Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Renault Clio I

Tópico em 'Clássicos Modernos' iniciado por João Pedro Assunção, 26 Mar 2009.

Tópico em 'Clássicos Modernos' iniciado por João Pedro Assunção, 26 Mar 2009.

  1. Bem, dos muito poucos posts que já fiz cá, quem já reparou neles viu que eu falo muito no Corsa GT, de que tenho muito orgulho. No entanto, não posso deixar de lado a minha outra princesa.

    É um Renault Clio I 1.2 de 1994, foi comprado novo, tinha eu 4 anos, e agora o meu carro de dia-a-dia, e a par com o Corsa, é a menina a que mais me afeiçoei até hoje. Chego ao ponto de gastar mais uns cobres para não me desfazer dela, mesmo com toda a gente a dizer-me que mais vale comprar outro. E nao me lixem, a princesa merece tudo.

    Não tenho aqui fotos à mão, mas quero ver se tiro umas ainda hoje.
     
  2. Pois bem, anteontem aconteceu-me uma daquelas figuras de uma pessoa se lembrar dela e esboçar logo um sorriso, de tão parvas que algumas pessoas podem ser.

    Enfim, lá depois do estágio vinha eu descansado para casa, deviam ser umas 6 e meia, obviamente com o Clio, e mais ou menos no fim de uma recta com uns 500 metros noto uma Astra GTC de 2008 (1.9 CDTi, se não estou enganado) a aproximar-se a toda a velocidade, talvez a uns 100-110kmh, e sim, dentro de uma localidade, e cola-se a mim, ficou talvez a meio metro do meu pára-choques. Notei pelo espelho que parecia pouco mais velho que eu, diria 20 ou 21 anos. A estrada em que seguíamos era bastante estreita, e é aí que vejo o gajo a fazer-me sinal de luzes porque queria ultrapassar. Fiquei logo "o gajo tá parvo. ele acha que tem espaço para passar?", mas aí estávamos a chegar à zona de monte, numa estrada cheia de curvas.
    Ora, eu nunca me meto em "picas", mas quando estou sozinho na estrada gosto de "praticar" nas curvas :D. Só que eu já estava farto do gajo sempre a fazer sinal de luzes, e fiquei logo "já que tens tanta mania de ser acelera, deixa ver como é que te aguentas nas curvas" (e gentes, o que eu fiz na estrada NÃO É PARA FAZEREM, eu sei que aquilo não devia ser feito, mas pronto, eu ali já estava farto do gajo).
    Não acelerei, deixei-me ficar nos 50-60kmh, era nas curvas que ia mostrar realmente o que sabia fazer.
    1ª curva: uma à direita, pequena desaceleração para passar o peso para a frente do Clio, quase não reduzi a velocidade, e fi-la sem sequer suar. Notei que o gajo se afastou uns 2 metros, e colou-se de novo a mim mal acabou a curva. A 2ª foi uma curva à esquerda com contracurva, mais apertadas que a 1ª, e a subir. Novamente quase não reduzi a velocidade, e fi-la sem problemas, enquanto via pelo espelho o Astra lentamente a afastar-se de mim, ficou a uns 5-6 metros, e voltou a juntar-se rapidamente a mim na recta seguinte. A 3ª era uma curva à esquerda apertada, mais uma que fiz sem problemas na mesma velocidade, e em que o gajo do Astra voltou a abrandar. Aí tinha uma recta de uns 800 metros, mais larga, e o gajo passou-me a toda a velocidade, o que achei uma irresponsabilidade ainda maior que a nosa "pequena prova técnica" :p pois tinha uma lomba até bastante acentuada, com muito pouca visibilidade.

    Enfim, para concluir, isto não é para fazerem, só o fiz porque o gajo já me estava a irritar, depois de um dia de estágio difícil, mas devo admitir que a cena foi hilariante: um Clio 1.2 com rodas quase de bicicleta (155/70 R13) a mostrar a um Astra 1.9 CDTi como se fazem curvas. Também só podia ser, sendo este carro da família do Clio Williams :D
    A princesa a mostrar o que consegue fazer :feliz:
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página