Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Renault Renault 5 SL - Do jardim para a estrada

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por J0rge Santos, 31 Mai 2016.

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por J0rge Santos, 31 Mai 2016.

  1. A historia deste carro começa a muito tempo atras e veio ao meu encontro por o ver debaixo de uma arvore cheio de terra dos anos que esteve parado no mesmo sitio.
    A ultima vez que existe registo de ser ligado remota a cerca de 5 anos atras.

    Nos ultimos meses cada dia olhava para ele nas traseiras do predio, com plantas a crescerem nos parachoques e os vidros cobertos de camadas de terra dos invernos dos ultimos 5 anos, mais sentia que deveria fazer alguma coisa, este carro como qualquer outro deveria andar pela estrada e nao a servir de canteiro.

    O carro é um Renault 5 SL, com matricula de 1987 e a poucos dias atras decidi falar e propor colocar o carro na estrada novamente por dois motivos, o primeiro que indiquei acima, o lugar de qualquer carro é na estrada e em segundo, e mais importante, este carro esta na familia a bastante tempo e tem muitas memorias passadas e um enorme valor sentimental.

    Embora toda a sujidade em que se encontra estou certo que com vontade e como é claro se o motor ainda se encontrar em condiçoes ele voltará a estrada.

    O meu objectivo nao será restaurar nesta primeira fase de A a Z para vender como classico ou algo do genero, mas conseguir que volte a andar na estrada e sempre que possivel com o material original e os cuidados e dicas que possam ajudar serao sempre bem vindos.

    Não é um turbo nem tem muitos cavalos nem tao pouco um super desportivo, mas tem tudo o que um carro poderá significar para um dono em primeiro lugar, valor sentimental e gosto por ele!

    Hoje depois do trabalho tive a dar banho a ele para ver o verdadeiro aspecto e fiquei supreendido com a pintura do mesmo que nao se encontra nada má, bem a terra teve de conservar alguma coisa. Ja as plantas e musgo do parachoques nao foram facil de tirar.jante.jpgmotor_2.jpgmotor1.jpgmotor3.jpgmotor4.jpgmotor5.jpgr5_1.jpgr5_l.jpgjante.jpgmotor_2.jpgmotor1.jpgmotor3.jpgmotor4.jpgmotor5.jpgr5_1.jpgr5_l.jpgjante.jpgmotor_2.jpgmotor_2.jpgmotor_2.jpg

    Ficam para ja alguma fotos.
     
  2. O oleo foi mudado juntamento com o filtro de oleo.

    A juntar reparei que a mangueira que liga ao carburador a anilha se encontrava partida e o tubo ja tinha sido alvo de reparaçao pelo que troquei o tubo e as anilhas.

    A tampa do deposito de gasolina encontra-se em condiçoes e levou gasolinha nova (cerca de 1/4 de deposito foi o que se arranjou hoje).

    Agora, a vossa ajuda nos proximos passos:

    1. Convem fazer uma purga ao circuito de agua?
    2. Termostato será que ainda ta a funcionar?
    3. Carburador, do lado esquerdo apresenta uma cor ligeira amarelada (nao de ferrugem)

    Alguem tem algum pdf de reparaçao deste modelo? Entretanto tirei o modelo do motor e enviei para a Renault para poderem indicar quais as recomendadas pela marca.

    Obrigado,
     
  3. História já tens e isso vale tudo. Estás com o pensamento certo, aos poucos colocas-o a rolar e depois logo vêm os melhoramentos que ele necessita.

    Força com o projeto!
     
    Abílio Teixeira Gomes gostou disto.
  4. @Arkl0n terás de alterar o teu nome no fórum para o teu nome real (ou muito próximo) ;)

    Relativamente ao carro.
    Dado que esteve hibernado e nas piores condições (a apanhar com os elementos durante anos) o mínimo que se pede é que lhe mudes tudo quanto são líquidos, uma boa lavadela interior para apagar cheiros e possíveis humidades e cuidado com o que tens debaixo do capot, tubos ressequidos é o que não deve faltar e basicamente após 5 anos parado tudo estará a precisar de ser mudado, não sei como é a distribuição deste carro mas será urgente fazê-lo, se for correia deve estar falecida e se for corrente no minimo deve estar toda perra, pelo preço que deve custar, se fores tu a fazer, é um must.
     
    Abílio Teixeira Gomes gostou disto.
  5. Obrigado Nelson vou tentar manter actualizado todos os desenvolvimentos até estar na estrada
     
    Nelson C. Santos gostou disto.
  6. A distribuição é por corrente. Este é o indestrutível motor Cleon da Renault. ;)
    (Qualquer dia ainda compro um Super5. Depois, a gastar dinheiro em Unos e Super5s, corro o risco de ser internado rapidamente no Júlio de Matos, a pedido da família)
     
  7. E pelo primeiro aspecto dos tubos e remendos que vi hoje que tinha de passadas tentativas de reparação, o tubo que liga ao carburador tava remendado nas duas extremidades por exemplo.
    Vou tentar fazer um levantamento do tipo de correia que tem e o estado da actual e as restantes componentes.
    Entretanto hoje tirei o modelo do motor( a placa por cima do filtro de oleo) e enviei para a renault para que possam indicar os modelos das velas e peças que são recomendas e tenha de mudar.
    Uma outra questão que gostaria de colocar e relativamente a limpeza exterior do motor, tem uma camada de po/terra e possivelmente óleo a mistura enorme, deveria limpar primeiro? e com que cuidados,do genero componentes eléctricos tapados com plastico?
     
  8. Penso que seja esse mesmo, C1EG7/50 vi hoje após mto esforço para chegar aos números debaixo de tanta porcaria.
    Já vi que és bastante entido nos R5 ;)
    Espero que seja indestrutível!! :) porque pelo que vejo foi já remendado várias vezes e acho que não encontrei um tubo q nao tivesse fita cola ou isolante nas pontas :p
     
    afonsopatrao gostou disto.
  9. Parabéns pela coragem de fazer renascer esse R5.
    Normalmente quando um carro está há muito na família é difícil o ver partir, tivestes e muito bem a decisão mais acertada em da novo rumo ao carro. Apesar do relato aparentar um desfecho diferente, o R5 está com muito boa aparência não se nota ferrugem, pintura não está má, mais parece que o carro esteve em garagem.
    Boa sorte com o R5
     
  10. Obrigado Abílio!
    Tambem fiquei surpreendido porque esperava depois de o limpar ter varios pontos de ferrugem mas pelos vistos vegetação e a arvore que se encontrava por baixo juntamente com a quantidade de terra que tinha protegeram de alguma forma alguma areas. Ja no que diz resqueito ao parachoques e perto das borrachas haviam plantas a habitar e grandes já. Ainda vai ter de levar mais uma lavadela mais a fundo para retirar todos os vestigios
     
  11. Boas,

    Hoje estou a pensar ao final do dia fazer o seguinte:

    1. Verificar o estado das tubagens para fazer a lista de tubos que necessita
    2. Verificar o estado da correia de distribuição
    3. Mudar as velas para as recomendadas pela Renault
    5. Mudar filtro do Ar
    4. Se ainda tiver tempo, efectuar a purga do sistema de agua

    Para o ponto 4 qual o melhor metodo para efectuar a limpeza do sistema de agua? O que encontrei na net, visto ainda nao ter conseguido o manual de workshop, apenas vejo a colocarem a mangueira e efectuarem a limpeza desta forma e no fim preencher com agua destilada.

    Como verifico se o termostato está em condições,ou o melhor é mesmo trocar?

    motor_geral.jpg

    Visto ser um carro antigo, apenas usar agua destilada visto os outros produtos poderem causar algum dano no sistema actual?

    O que aconselham os experts? :)
     
  12. Ele não tem correia de distribuição! Tem corrente. Essa, ao menos, não precisa de manutenção tão frequente.

    Quanto ao demais, infelizmente não sei ajudar. Aguarda pelos mais entendidos!
     
    Nelson C. Santos gostou disto.
  13. Enganei me :) já tinhas indicado acima que era corrente este modelo.
    Pelo menos vou verificar se está ainda em condições ou se convém ser mudada para evitar danos futuros :)
    Quanto ao sistema de refrigeração e que já não é tão simples e queria fazer de forma correcta
     
  14. Boas! Volto a fazer o apelo para que mudes o teu nome para o real, ou muito próximo dele. Regras são para se cumprir!

    Não pude deixar de reparar que o amigo é da minha terra, Covilhã! Não me lembro de ver esse carro parado em lugar nenhum! Em que sítio estava?
     
  15. Boas Miguel, efectuei ontem o pedido e aguardo a alteração do nome.
    Quanto ao carro está no jardim e daí não o veres :)
     
    Miguel L. Catarino gostou disto.
  16. Efect
    EfectueI agora um segundo pedido. Confirmem por favor.
     
  17. Segundo dia:

    Já conta com filtro de óleo e óleo mudado e com uma bateria a funcionar.

    Verifiquei o nível de água e estava ok, não resisti em o por a trabalhar um pouco e após algumas tentativas lá pegou :) fumarada com o ar no máximo e a medida que baixava o ar a fumarada desaparece.
    20160531_210537.jpg

    Não arrisquei muito tempo ligado pois ainda não tenho forma de controlar a temperatura e o sistema de refregiracao não foi revisto mais o termostato o mais provável é tarde nas últimas.

    Assim sendo fui verificar os tubos a serem alterados e procurar possíveis fugas e...

    Bem, tubos não há hipótese tem de ser trocados, as anilhas estão nas últimas e para não falar em calcario que aparenta ser...
    20160601_195626.jpg

    As ligações ao radiador também parecer que convém serem trocadas:
    20160601_195544.jpg20160601_195535.jpg

    O carburador ontem troquei um dos tubos e hoje reparei que a parte do lado direito não tá com bom aspecto:

    20160601_205332.jpg

    Além disto o fumo inicial no escape era branco e após 1m passou a mais negro e qd colocava o ar a negro deixava de fazer fumo mas não arrisquei mais tempo ligado

    Agradeço as vossas sugestões, para já penso trocar as tubagens, limpar carburador e afinar e trocar o termostato e fazer a purga ( já verifiquei que tem 3 parafusos de 11mm que se retiram e com o deposito de água acima do motor para realizar o processo).

    Abraco
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página