Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Renault 4L " A Minha Francesa "

Tópico em 'Renault' iniciado por Marcocab, 6 Jul 2014.

Tópico em 'Renault' iniciado por Marcocab, 6 Jul 2014.

  1. Vou apresentar a minha Francesa, que é aquisição recente cá da casa. É uma GTL de 1108 cc . O anterior dono dava-lhe um uso intensivo em estradas de mau caminho, mas era muito cuidadoso com a mecânica. Há dois anos levou amortecedores novos, este Inverno levou uma junta de cabeça, bomba de àgua e revisão geral. Quando a fui buscar, estava na oficina a trocar a junta da tampa das valvulas e afinação das mesmas. Para já precisa apenas dos casquilhos da barra estabilizadora, um Olho de Boi e um fole de transmissão. Depois é começar a tratar dela aos poucos e a dar-lhe algum "carinho". Já levou uma lavadela por fora e foi aspirada por dentro, para se livrar do maior pó e terra que trazia em cima.

    Ao lado do "irmão" mais velho.
    Ver anexo 342081
    Ver anexo 342078
    Ver anexo 342079
    Ver anexo 342080

    E a quilometragem

    Ver anexo 342077

    Se alguém tiver manuais ou alguma documentação sobre a 4l, agradeço a ajuda, pois sobre este carro não tenho nada.
    Vou tentar manter isto actualizado para que possam acompanhar a evolução da Francesa.
     

    Ficheiros Anexados:

    João C Fonseca gostou disto.
  2. Parabéns pela aquisição.

    Agora é dar-lhe muita amor e carinho... um carro desses bem zelado não tem fim... ;)
     
    João C Fonseca e Marcocab gostaram disto.
  3. Ao andar com a menina, as mazelas começam-se a manifestar. Troquei-lhe os casquilhos da barra estabilizadora e qual não é o meu espanto quando a vou testar e a "rangidela" continua. Nova avaliação ao assunto e descrubo que os casquilhos do braço de suspensão superior estão gastos e com folga. Vou ver do outro lado e também já começam com alguma folga. Resultado, chegaram hoje casquilhos novos. Comprei logo para os dois lados e também os do braço inferior. espero que desta se resolva.
    Outra coisa que também notei foi que à frente, o lado direito está mais baixo que o lado esquerdo, não sei se a barra de torção alguma vez foi mexida, mas se calhar vou ter de lhe mexer para corrigir isto.
    Infelizmente não tirei fotos ao que já foi feito, mas quando trocar os casquilhos coloco aqui algumas dos trabalhos.
     
    João Luís Soares gostou disto.
  4. A idade pesa... :)
    Quanto trocares os casquilhos, troca sempre todos... mesmo que pareçam estar OK...
    Por vezes, mesmo novos, ainda poderão gemer... nada que um lubrificante não resolva... ;)
     
  5. Sim a idéia é trocar mesmo todos e lubrificá-los logo. Estou a pensar usar vaselina, pois penso que a massa consistente pode atacar as borrachas dos casquilhos.

    Hoje foi dia de ir buscar a irmá desta. Sim a oferta incluia duas 4L, uma a andar e com inspecção e outra que estava parada há dois anos que seria para tirar peças. Foi carregada em cima do reboque e lá seguiu para nova morada.
    Quando a fui ver a primeira vez parecia estar um bocada afectada, mas hoje ao olhar mais atentamente apenas identifiquei dois ou três pontos fortes de corrosão, mas de resto, fundos, chassis, embaladeiras, parece estar tudo ok. Estes carros são mesmo muito fiáveis. Esta esteve parada dois anos e em menos de 10 minutos tinha o motor a trabalhar. Cabos de encosto na bateria, um pouco de gasolina no carburador, gasolina no depósito e tava a cantar em pouco tempo. Nada de fumos nem ruídos no motor, tudo parece funcionar muito bem. Sei de antemão que tem a junta da cabeça queimada, por isso um trabalho a fazer com calma. Para já vai continuar em banho maria e a RB é que vai ter a atenção toda. Quem sabe com tempo não tenha a outra a andar também.

    Ainda não tenho os documentos dela por isso não sei de que ano é. alguém me sabe dizer de que ano é a matricula JF ?
     
  6. Supostamente é de 1985. Se puderes salva-a!
     
  7. A junta da Cabeça é algo relativamente simples e Barato de se Fazer.
    Mas convém ter já umas certas Ferramentas que dão sempre Jeito... ;)
     
  8. Eh Marco, já começou forte e feio com as "Francesas"....!! :lol: :lol:

    JF é de 1985, um amigo meu do Alentejo e membro aqui do Portal tem uma com essa matricula que considero como um dos melhores exemplares a nivel nacional...!! foi um restauro digno de ser visto e revisto...

    Venham de lá umas fotos e espero contar consigo para um cafezinho já no próximo encontro em Faro... ;)

    Abraço e boas bricolages... :D
     
  9. Vou tentar João, mas não prometo nada. Já sabes que nesta altura ando a "navegar" aos fins de semana :D .
     
  10. Mesmo os casquilhos novos na barra estabilizadora podem fazem ranger a suspensão. Por isso o barulho pode vir daí. Mas se ao mudar os casquilhos todos o barulho desapareceu, melhor.

    Quanto às alturas diferentes de barra de torção, eu também pensava o mesmo de uma 4F minha. Acabou por ser desgaste no interior de um dos pneu frontais. E apenas cheguei a essa conclusão quando tive um furo! Como tal, apenas aconselho a verificação de barras de torção no caso dos pneus serem novos.

    continuação de bom restauro!
     
  11. Já troquei os casquilhos mas o barulho continua lá. Assim que tiver tempo estou a pensar em lubrificar um casquilho de cada vez para ver de onde vem o barulho, mas parece-me vir da barra estabilizadora.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página