Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Renault 11 Turbo (Ph)

Tópico em 'Renault' iniciado por Vitor Bruno Costa, 1 Mar 2014.

Tópico em 'Renault' iniciado por Vitor Bruno Costa, 1 Mar 2014.

  1. Depois de algum tempo lá consegui encontrar o que queria e no estado em que me agradou. Falo de um Renault 11 Turbo de 3 portas de 88 que já estava a ficar esquecido pelo dono que é dono de mais dois (um deles em preparação de rally gr. N).

    Infelizmente por questões de espaço e t€mpo será impossível para já fazer um restauro na integra. Pretendo por o carro totalmente funcional primeiro e tratar de alguns pontos bastante maus a nível de chapa e coleccionar material.

    A nível de mecânica o carro precisa de esticar as pernas e de alguns mimos. Já tem alguns pózinhos e uma linha de escape de 70mm (semi livre) que será retirada para não acordar os senhores da lei.icon_mrgreen.gif

    Coloco mais fotografias logo que puder.

    Aqui já na sua casa.

    n2eowi.jpg

    1491dl2.jpg

    2pp070z.jpg

    Para já vai levar uma pequena revisão. A seguir terei que concertar o tejadilho que está completamente estalado. O primeiro dono retirou o tecto de abrir e soldaram uma chapa no lugar, ou seja, aquilo tem meio centímetro de massa que começou a partir e a deixar o metal à vontade dos elementos.

    O carro tem alguns "extras", uns vão ser retirados, outros vão ficar. O radiador é de maior dimensão e o ventilador também. O carburador tem uma configuração de jiglers diferente e o circuito de refrigeração a água anulado. Veio também com espaçadores à frente e atrás.

    Quando o fui buscar trouxe:

    panela original em bom estado
    grelha original com símbolo "Turbo"
    tablier completo
    faróis frontais originais Valeo
     
  2. Boa Malha Vitor,

    Coloca mais fotos,

    Isso do tecto é tramado, como vais fazer? recolocar tecto ou corrigir correctamente com aço no lugar de massa??

    Aos poucos colocas como queres se está a rolar, revisão e Km para cimawink.png

    Boas curvas com esse Franciú.

    Abraço,
     
  3. Mais fotos. Quando o tirar para fora da garagem e não chover prometo que tiro melhores fotos.

    Modo "CUP" aplicado.

    20zr78i.jpg

    Módulo de ignição de um R19 ou R5 atmosférico que vai saltar para dar lugar a um RE209 ou RE037.

    34j59cn.jpg

    O radiador é de maior capacidade assim como o ventilador. Para quem não sabe, Os R5, R9 e R11 Turbo são carros que aquecem muito e com pouca exaustão ao nível do compartimento do motor.

    Comprei algum material para uma pequena revisão e outro que faltava. Os faróis de nevoeiro são do mesmo lado, mas não há problema, tenciono meter uns brancos no final. Estes também foram bem baratos, assim como as lâmpadas com as cápsulas amarelas.

    Algum material anda a fugir-me, o que há dois meses era fácil de se encontrar agora parece que foge por entre as mãos.

    a1s8cj.jpg

    34q1dlh.jpg

    2m845ex.jpg

    Tenho que ver que material está lá e o seu estado. O antigo dono disse que quando o comprou já vinha assim sem o tecto de abrir. Não é de admirar pois os tectos daquela altura eram muito dados a fugas e a problemas de abertura. Foi soldada uma chapa e "chaparam com a massa para cima...

    O trabalho é que foi mal feito, o que se veio a notar quando o último dono parou de andar com ele e deixou-o ao ar livre.

    Quando corrigir o tejadilho o pára-brisas saltará fora para corrigir as calhas pois um dos cantos não está nas melhores condições.
     
    joao ruivo quelhas gostou disto.
  4. Parabéns pela compra! Com esses mimos vai ficar impecável!
    Eu por acaso prefiro os faróis de nevoeiro em amarelo.
     
  5. Hoje desde que o comprei foi o primeiro dia que trabalhei no carro. Com o bom tempo aproveitei para fazer uma revisão, todos os filtros saltaram fora, assim como as velas, cabos de velas, rotor e tampa do distribuidor.

    A semana passada tive um pequeno problema com a ventoinha do radiador. Na primeira vez que disparava funcionava muito bem, na segunda já não andava, só andava depois de empurrar as pás. Hoje já não fez o mesmo, mas, ou vai levar um motor novo ou então uma ventoinha nova completa de maior dimensão.

    Foi dia também para ver com maior pormenor os sítios mais críticos ao nível de chapa, sistema eléctrico (todo torrado), e mecânica.

    bduusn.jpg

    35dba6p.jpg

    O Para-choques traseiro está em bom estado, as luzes traseiras é estão completamente "derretidas" pelo sol e vão sair. O Aileron foi pintado com a mesma tinta da carroçaria, vai sair também. O quadro por baixo está imaculado, pelo menos na traseira nunca bateram.laugh.png

    1pjaex.jpg

    Embaladeiras estaladas e presas por alguns parafusos. Carroçaria por baixo está boa, pelo menos à superficie.

    143naqa.jpg

    A minha maior dor de cabeça é mesmo aquilo que me tapa a cabeça. Pelo aspecto da coisa vai ter mesmo que levar tecto completo.

    245c6bp.jpg

    As soleiras e dobradiças são as primeiras coisas apodrecer nos Renault 11, mas este, não parece mau. A do lado direito é a que está pior. Em termos de borrachas e plasticos exterior, tudo está kaput e tem de ser trocado.

    2wcqqgi.jpg

    Os discos traseiros já foram à muito tempo... pelo menos 3mm de material que já foi.

    2q09and.jpg

    enkmo.jpg

    O interior vai precisar de mimos e provavelmente um tablier novo. Eu trouxe um para aproveitar peças mas provavelmente vou tentar arranjar outro completo. Este tem um acabamento em borracha (possivelmente não é o original). Forras, estofos e cintos, tudo terá que ser revisto. O quadrante morreu aos 86 mil...

    2mg1e2f.jpg
     
  6. No fim de semana fiz também uma revisão. O sistema de ignição estava completamente nas lonas, com cabos das velas a disparar com cachimbos completamente torrados. O estava elevado (+/-1100 a quente), e com o material novo voltou para os níveis normais, apesar de não ficar estável (carburador a precisar de revisão e limpeza), depois de quente não vai abaixo.

    c0o50.jpg

    2wofvbm.jpg

    Velas antigas, todas pretas da má carburação (sintoma reduzido mas que ainda persiste).

    161b0go.jpg

    Parte do material novo que entrou. Entretanto na mudança de óleo dei cabo de uma anilha e de manhã ainda escorria óleo pelo bujão, entretanto levou um ligeiro reaperto.

    Preciso dar uma lavagem geral ao motor para ver se há alguma fuga. Para já só apanhei pingas de óleo devido à primeira anilha não vedar, mas como tem muita sujidade, não sei se haverá alguma fuga escondida por baixo do lodo.

    O carro depois desta pequena revisão está muito mais certo e a consumir menos, continua é a não queimar a gasolina toda, o que poderá ser causa do módulo/bobine e do carburador. Agora tenho é uma pequena passagem de óleo na bolacha dos tubos que ligam ao radiador.
     
  7. Bons trabalhos!

    Este modelo ainda é bastante mal tratado... E este também precisa de uns bons mimos...
     
  8. Está bem porreiro esse Renault 11 Turbo, e possui computador de bordo o que na altura não era muito habitual e mesmo nem todos os têm, em vez disso tinham os espelhos com regulação eléctrica, pelo menos é o que tenho visto.
    Bom restauro.
     
  9. Este também tem os espelhos eléctricos e tinha tejadilho de abrir até o terem retirado.
    O computador de bordo de momento apenas marca o nível. E´mais uma coisa a rever.
     
  10. Parabéns pela aquisição Victor, um R11 é um grande carrobiggrin.pngwink.png

    Começo a gostar do farol traseiro original, à uns 15 anos atrás arranjei outros mais escurecidoslaugh.png

    Ver anexo 335502
     

    Ficheiros Anexados:

  11. Tem que ver se não foi aplicado, porque caso tenha sido não tem o debímetro, nem o cabo do conta quilómetros com um sensor para indicar a velocidade média e os quilómetros no computador de bordo.
     
  12. Os fase 2 já são fumados. Eu vou precisar de comprar dois novos. Os que tenho são os originais, um está estalado e o outro para o baço.

    Está completo. É de origem. O debimetro é que já deve ter ido ao ar e por isso até anda desligado. O quadrante precisa de uma revisão. Encalhou nos 86 mil.rolleyes.gif

    Neste momento não tenho updates. Tenho que andar um pouco com ele e tratar de uma fuga que vem da bolacha dos tubos do radiador de óleo. Devem ser os vedantes. Mas é estranho porque o nível de óleo não diminuiu... se calhar ate é óleo a mais.
     
    João Duque gostou disto.
  13. Os que tu tens são os originais e eram iguais aos do meu que é fase 2 do mesmo ano que o teuwink.png

    Os que coloquei à posteriori são mais escuros e são os que eu tenho de momentowink.png

    Podes ver aqui que os teus são originais, embora eu ache que na versão Turbo fique mais giro uns fumadoscool.png

    Ver anexo 335510Ver anexo 335511
     

    Ficheiros Anexados:

  14. Ando a ver de desencanto um catalogo desses em PT e um livro de manutenção.

    Os farois são estes:

    P1120853.JPG

    ref: VALEO 065085 (DR) e VALEO 065086 (ES)
     
    João Duque gostou disto.
  15. O que tenho do R11 em termos de informação,

    Pasta de documentos do carro,
    Ver anexo 335512

    Catálogos,
    Ver anexo 335513

    Manual de peças
    Ver anexo 335514

    Os dois últimos itens adquiri na automobilia da Moita e na Fil Motor Clássico, à uns anos atrás, por lá encontra-se bastantes coisascool.png
     

    Ficheiros Anexados:

    João Carvalho e Vitor Bruno Costa gostaram disto.
  16. Ui esse catalogo de peças... fazia cá um jeito as páginas do B375.
     
  17. Parabéns pela compra ;)
    Aos poucos vai ficando como deseja!
     
  18. Já não digo nada há algum tempo. Os últimos meses têm sido passados a coleccionar algum ( :lol: :lol: )material. Material que faz falta e que não tinha, outro que vai servir de substituição e algum para reserva.

    Apesar de ainda não ter feito nada no carro estou bastante contente com o progresso feito até agora. Em poucas semanas consegui material bastante bom e algum até raro. Pelo meio conheci algumas pessoas aqui do portal, do Clube GT Turbo, e outras que já andam no meio dos Renault 11 Turbo já há alguns anos.

    6dua35.jpg

    Um dador que encontrei e veio com o material que podem ver na foto abaixo e mais um tejadilho, um aeleron, um capot, embaladeiras, e mais um interior de um 3 portas.

    nd23wl.jpg

    Entretanto o mês passado tropecei num Renault 9 Turbo, que veio quase todo às peças para casa. :lol:

    8vp7cx.jpg

    No meio disto tudo aprendi algumas coisas e tirei muitas dúvidas que tinha em relação ao restauro. Espero ter novidades em breve. :)
     
    João Carvalho e Carlos Vaz gostaram disto.
  19. Ora vamos lá dar uso a "isso"!

    Pode ir fazendo um restauro a rolar... para já é ir disfrutando. Lembro-me deles novos e era coisa para ser dificil de acompanhar na estrada!

    ;) :p
     
    Vitor Bruno Costa gostou disto.
  20. Ainda hoje com o seu ar cansado consegue deixar muita gente a olhar.

    Já falta pouco material para depois começar a restaurar peça a peça. Para mim restauro é restauro, tirar velho e colocar novo, só mesmo em ultimo recurso. Entretanto vou ver se conheço pessoas que me possam ajudar no restauro da chapa.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página