Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

relação de caixa fiat?????

Tópico em 'Fiat' iniciado por Tiago Andre Ribeiro, 16 Nov 2010.

Tópico em 'Fiat' iniciado por Tiago Andre Ribeiro, 16 Nov 2010.

  1. boas pessoal dos fiat´s ando aqui com um projecto em mente e precisava de infornações de caixas da fiat o que queria era a relação de transmisão da caixa 4 do fiat 127 900c e da caixa de 5 do fiat 128!!! e se era possivel trocar a cloche de uma para outra !!!!!!????ou se me podiam dizer qual a caixa mais curta para motor 1100 do 128?????
    alguem me pode ajudar !!!!!!!!

    com os melhores cumprimentos TR
     
  2. A cloche nao é igual! :p
     
  3. pois eu sei que na parte do motor nao é igual mas a uniao da caixa a cloche é parecida será que dá para colocar a cloche do 128 na caixa de 4 do 127????
     
  4. Eu nunca ouvi falar de um 127 que levasse a caixa de 5 de um 128! Pelo que presumo que não só não dá, como não valerá a pena o esforço para a encaixar lá.

    O comum é meter uma caixa de 5 do próprio 127!
     
  5. Mas o que quero é colocar a cloche do 128 na caixa de 4 do 127 !!!!!!!!!!!para aplicar o motor do 128 no 127!!!!!!!!! o que quero fazer é um 127 para umas brincadeiras e quero a caixa o mais curto possivel!!
    por isso que quero utilizar a caixa de 4 do 127 que penso que deve ser mais curta mas se as relaçoes forem iguais utilizo a caixa de 5 do 128 !!!!!
     
  6. Eh! tantos pontos de exclamação! tas a ralhar comigo ou quê? lol :D

    Eu nunca ouvi falar em nenhuma modificação desse género! pode ser que alguém saiba, e vai pesquisando! :p
     
  7. mas olha lá.. o motor do 128, no 127 para que?
     
  8. longe disso é uma mania dos pontos !!!!!:D:D
    pois eu tambem nunca ouvi falar disso e os meus amigos tambem dizem que sou doido e que nunca se viu mas como gosto de coisas diferentes dos outros e como tenho muito material do 128 vindo dos unos 60 que tenho e como só tenho um 127 queria apimentar o 127 com motor do 128 para umas brincadeiras....
    dependo do resultado pode passar para uma motor com mais pimenta :D
    cumprimentos TR
     
  9. Existem melhores opcçoes do que um motor 128 para aplicar no 127!
    Começando pelo a112 abarth, passando pelo 131 mirafiori, o 1000 fire do UNo 45 1 serie,o 127 sport 75 hp, y 10 fire etc etc etc...
    Para aplicar esse motor vai ter que mexer em apoios e na estrutura do cofre do motor sobretudo do lado da caixa e olhe que ainda terá que mexer bastante, já para não falar em alteração das tubagens do radiador etc etc...
    Será que justifica tanto trabalho?
     
  10. pelo que tenho visto nos meus uno´s os motores são fiaveis e têm alguma genica para um 1100 com umas pimentas fica bem engrassado para brincadeira !!!!!como sempre gostei de ter 127 para brincadeira e nao tenho material para ele gostava de utilizar o do 128..alteraçoes pensadas era:
    -motor 128 apimentado
    - travagem visto que 127 nem tem servo freio e o 128 já tem e bomba principal é maior
    disto na traseira travão de mão hidraulico
    estética o mais parecido com 127 abarth que anda no nacional de classicos :D:D
     
  11. Marco eu sei que mais bem feito e o mais visto e o mais indicado é utilização das mecanicas que me falou mas como disse nao tenho esse material e como tenho muito do 128 e não quero gastar dinheiro para isso já chega os escort´s e as motorizadas é que estou pensar fazer o que disse!;)
    o que é preciso algumas alteraçoes mas nao muito dificies do lado motor e modificar o apoio do 127 para 128 nada de complicado,lado da caixa tambem nao muito dificil aplicar a caixa de 5, mas isso nao queria o quero é utilizar mesmo a caixa de 4 que fica com os mesmos apoios !!!!a questão está se dá para torcar as cloches de uma para outra !!!!
     
  12. As cloches do 128 tem relações diferentes da do 127....
    A proposito no circuito de braga circula um 127 abarth mas com motor 127 alterado!
    Como vê, também poderia pegar num e altera- lo , por forma a ficar mais apropriado:)
     
  13. Os motores 128 são realmente motores fiaveis e cheios de genica, em Portugal julgo que não é uma alteração comum, mas na Argentina, são muito procurados para colocar em Fiat 600 para corridas, em relação à caixa julgo que as melhores são mesmo as do 128, que são de 4 velocidades, nunca houve Fiat 128 de fabrica com 5 velocidades, obviamente também se arranja caixas de 4 e 5 velocidades para os Fiat 128 com os rapports que quiser, relação de diferencial à escolha, autoblocante, só que esse material vai para preços proibitivos, porque é material de competição e muito apreciado noutros paises.
     
  14. Sr.Vitor sabe me dizer que tipo de preparação é feita nos motores que fala ou onde encontar alguma coisa sobre preparação de motores do 128 ?????
    mas as caixas que tenho dos motores 128 são de 5 !!!! mas questão está em utilizar material que tenho sem comprar outro!!!!!!!!!!B)porque eu sei que as vossas opinioes são melhores e as mais viaveis mas não há dinheiro para elas !!!!
     
  15. marco quando fala que são diferentes fala em que ???
    as relaçoes sao diferentes ou formato da caixa ??
    sabe dizer se as relações são diferentes ou na caixa de 5 só tem mais a 5ª !!!!
    ps:falando de caixas de origem :D:D
     
  16. As Caixas de 5 velocidades são dos Ritmo, codigo Fiat138 e dos Uno da primeira serie que utilizavam este motor.

    Quanto a preparação de motores 128, existe muita coisa pois eles foram utilizados em competição e com sucesso, mas disponivel on-line tenho duvidas, existe um livro: "Fiat 128" de Francesco Panarotto que faz um apanhado da historia destes Fiat em competição falando um pouco da evolução mecânica.
    Quase todo o material de competição para preparar o motor é caro.
    Tudo depende do que pretendes, cabeças de motor preparadas, com valvulas maiores, pistons de alta compressão, veios de excêntricos com maior angulo de abertura de valvulas para fazer 8000-9000rpm, colectores para 2 carburadores duplos, ou sistema de injecção Mecânica , tudo isso foi utilizado na epoca e pode se conseguir hoje, os preços é que podem ser altos.
    Existem casas em Italia, como a Berni Motori, na Belgica: Guy Moerenhout Racing, em Inglaterra: Middle Barton Garage e existem Americanos a copiar o material Italiano: Topolino e PBS, atenção que material dos USA acresce IVA sobre o material e envio + taxa alfandegaria e ultimamente apareceu uma empresa Ucraniana a preparar material dos Yugo, que inicialmente eram 128, estes com preços mais simpaticos.
    Depois aparece por vezes alguma coisa pelo ebay, mas de material de competição muito pouco.
     
  17. A caixa do yugo gvx 1300cc e de 5 velocidades monta no motor 128 e no chassi do 128 sem modificacao.A relacao e 4.25.A caixa do 128 sport de 4 velocidades tem a relacao 4.64,a do 128 rallye 1300cc 4.25 a do 1100 nao sei.
     
  18. boas pessoal andei de volta das caixas e já cheguei a conclusoes !!!
    as caixas são iguais com relacões iguais apenas a caixa de 5 tem mais os carretos de da
    5ª mudando a cloche de uma para outra fica com problema resolvido!!!
    conclusão fica a caixa de de 4 que tem todos os apoios de origem do 127 com a cloche do 128 e com diferencial do 128 que dá para levar transmissões maior diametro!!!!

    ps:quem tiver alguma coisa sobre preparação dos 128 que diga algo!!!!!!!!!!!

    ficam umas fotos das caixas !!!
    com os melhores cumprimentos TR
     

    Ficheiros Anexados:

  19. O veio do pinhao na caixa de 5 e mais comprido. se queres saber a relacao conta o numero de dentes da carmalheira e divede pelo numero de dentes do pinhao. Com respeito a trocar os cloche (se for possivel ???) nao esquecer que as folgas dos rolamentos do diferencial tem que ficar na especificacao.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página