Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Recordar Rampa da Falperra

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Jorge Martins, 3 Jan 2011.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Jorge Martins, 3 Jan 2011.

  1. Boas
    Estou a pensar reunir toda a informação e partinhar alguma que tenho convosco, sobre esta famosa RAMPA DA FALPERRA (Braga). :D

    Rampa da Falperra, 1984: António Rodrigues venceu a segunda edição da rampa minhota com o Lancia 037 de ralis e aproximou-se do título de Campeão Nacional de Velocidade. Nesse ano, a Rampa da Falperra tinha apresentado candidatura ao Europeu de Montanha, e o delegado da FISA (o espanhol Manuel Ligona) acabaria por dar um parecer favorável. Regressando à parte desportiva, Mário Silva que já aqui tinha vencido em 1983, regressou com o BMW M1 para tentar um novo triunfo e melhorar o seu próprio recorde. No entanto, um despiste do piloto de Cascais logo na primeira subida de prova deixou o caminho livre a Rodrigues que além de vencer facilmente, ainda se aproximou do melhor tempo de Silva no ano transacto. Vindo dos iniciados, António Barros, com o Renault 5 Turbo seria o segundo do agrupamento B e 5º da geral.
     

    Ficheiros Anexados:

    Eurico Gomes gostou disto.
  2. Boa ideia!!;)

    Grandes máquinas essas desses tempos...:D
     
  3. 14ª. RAMPA DA FALPERRA

    A edição 85 da Rampa da Falperra foi a primeira com estatuto europeu, pois contou para o Europeu de Montanha. Teve também e pela primeira vez transmissão televisiva.

    Mauro Nesti, que já havia vencido em Portugal na Serra da Estrela foi um fácil vencedor, superiorizando-se com alguma facilidade aos restantes Sport-protótipos de Herbert Stenger, Claudio Calella, Fredy Baer e Luigi Bromolili. Nesti, era um piloto veterano, mas quando lhe falavam na sua idade, respondia: “il cuoire e piu importante…”.

    Impressionou bastante o andamento do Audi Quattro (450 cv) do suíço Claude François Jeanneret, um automóvel idêntico ás viaturas de fábrica de Mikkola e Mouton, que foi 5º da geral e 1º do Grupo B. O melhor português e vencedor do Grupo A, foi o Volvo 240 Turbo (um modelo frequentemente apelidado de “Táxi de Estocolmo”…) de António Rodrigues, que ficou à frente do BMW 635 CSi de José Peres, um carro ex. Charlotte Verney. Curiosamente, Manuel Fernandes tudo tentou para fazer a estreia de outro BMW 635 CSi, um carro adquirido à Schnitzer, mas graves problemas mecânicos impediram-no de conseguir esse intento.

    Saliente-se que estiveram à partida da rampa nada menos de 78 carros, entre os quais alguns protótipos e GT's, que na época desta reportagem apenas podiam ser vistos pelos espectadores portugueses aqui na Falperra, uma vez por ano. Números bem diferentes dos das rampas da actualidade…
     

    Ficheiros Anexados:

  4. ANO de 1985
    Travagem do Audi Quattro A2 de Claude-François Jeanneret, um dos mais experientes pilotos do Europeu de Montanha
     

    Ficheiros Anexados:

  5. 1985
    Giovanni Rossi e o BMW M1
     

    Ficheiros Anexados:

  6. ninguem tem fotos da rampa no fundo do bau
     
  7. O Bmw da Imperial de 86

    M11.JPG

    A team da Imperial

    team_Imperial.JPG
     

    Ficheiros Anexados:

  8. As fotos tinham que ser da falperra!!!! Quero fazer um artigo e necessito de algumas fotos para tal!!!!
     
  9. Ninguem sabe nada sobre esta subida da falperra
     
  10. Informo que:

    A edição de 2011 da Rampa da Falperra, que marca o regresso da prova ao Campeonato Europeu de Montanha, inicialmente agendada para os dias 14 e 15 de Maio, viu a sua data alterada, passando agora a disputar-se uma semana depois, ou seja, nos dias 21 e 22.

    Na origem desta alteração está o facto de nos dias 21 e 22 estar marcado um acto eleitoral em Espanha, sendo esta precisamente a data em que estava agendada a prova espanhola da modalidade. Sendo assim, a Subida Internacional al Fito vai ter lugar a 14 e 15 de Maio, surgindo-se agora a Rampa da Falperra, uma semana depois.
     
  11. 2010
     

    Ficheiros Anexados:

  12. Que lindo.... quem me dera ver algum dia uma máquina dessas lá a correr...
     
  13. Atenção que a isto chama-se plágio
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página