Reconstrução/Preparação de um Twin-Cam 1438

José Cardoso

Clássico
Eduardo Relvas disse:
Pois, eu sei, mas esqueci-me de referir que o meu dentista é em Castelo Branco... :D

Só cheguei a casa há pouco mais de uma hora.

Já vem o resto da conversa!



Nós esperamos então :D
Participo muito pouco no fórum, mas sempre que cá venho este é um dos tópicos que gosto de ver. Excelente trabalho e dedicação.
 

diogo leite

Clássico
eu tambem pouco participo mas não perco este tópico, aprende-se muito, Paraben pelos conhecimentos e dedicação!
 
OP
OP
Eduardo Relvas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Ora bem, vamos lá então ao eixo traseiro. Aqui o sistema é composto por 4 tirantes longitudionais, como tinha referido, e uma barra Panhard.

Os tirantes inferiores têm pouca ou nenhuma carga quando o eixo está paralelo à carroçaria, e só esforçam em aceleração e travagem (axialmente) ou em curvas (torsionalmente).

Como aqui mais uma vez a ideia é fugir a casquilhos duros que transmitam o que os engenheiros chamam NVH (Noise, Vibration and Harshness), a solução encontrada é simplesmente aplicar dois tirantes inferiores de cada lado, todos com casquilhos standard. Em termos de movimento da suspensão normal, não se nota nada de especial (embora efectivamente o eixo esteja mais bem suportado), mas em curva o efeito é semelhante ao que seria se existisse uma barra estabilizadora montada. Podem ver os braços em questão aqui pendurados no meu 124 Spider quando retirei o eixo traseiro (o braço inferior é o que vem em baixo da esquerda, o que se vê do lado direito a aproximar-se da foto é a barra Panhard):

100_2955Small.jpg

Neste momento já tenho os casquilhos completos para montar, e os braços extra foram a limpar e lacar com os triângulos. Já tenho um conjunto de parafusos preparados (de alta graduação, obviamente) para os ensaios, que vou executar no meu 124 Spider, já que obrigam a algum cuidado de montagem com os montantes standard para não bater em lado nenhum.

No meu 124 esta montagem não trará grandes benefícios pois tem uma barra estabilizadora de fábrica. Podem perguntar-se porque não adicionar simplesmente uma barra? Bem, há várias razões, mas basicamente as melhores são que i) as barras traseiras originais são raras e as aftermarket são caras; ii) a carroçaria não tem os pontos de montagem e teria de ser modificada como deve ser; e iii) esta solução é simples e mais barata, e igualmente eficaz.

A barra Panhard ainda está em decisão pois a ideia original era criar uma ligação Watts, mas a complicação extra de criar o ponto de montagem no diferencial é já um pouco demais, e pelo que me foi já confirmado por amigos especialistas desta área, num carro já rebaixado a alteração de geometria é mínima, e conseguem-se resultados muito bons com a barra Panhard equipada com casquilhos de poliuretano, já que nesta a transmissão de vibrações é mínima.

Um pormenor importante de rever quando se rebaixa a suspensão destes carros é o tirante de actuação do compensador de travagem, que tem de reflectir a mesma redução de altura que sofreu o eixo, senão os travões traseiros começam a receber demasiada pressão e podem bloquear antes dos dianteiros. Algumas pessoas optam por simplesmente remover o compensador, mas acho que é preferível que ele permaneça, embora modificado.

Desculpem lá tanta conversa e poucas fotos, mas ainda não recebi o material de volta para a montagem, depois ilustrarei tudo como deve ser. É que isto era o que mais precisava de escrever porque é uma espécie de "purga" do meu pensamento, pois tenho-me farto de discutir isto com uns quantos amigos de longa data dedicados a estas brincadeiras.

Para breve fica prometido um mega-update sobre o motor... está a ficar com um aspecto delicioso, e ainda mal começou...!

Um abraço a todos!
 

Anexos

  • 100_2955Small.jpg
    100_2955Small.jpg
    52.3 KB · Vistos: 0
  • 100_2955Small.jpg
    100_2955Small.jpg
    52.3 KB · Vistos: 0
  • 100_2955Small.jpg
    100_2955Small.jpg
    52.3 KB · Vistos: 0
  • 100_2955Small.jpg
    100_2955Small.jpg
    52.3 KB · Vistos: 0
  • 100_2955Small.jpg
    100_2955Small.jpg
    52.3 KB · Vistos: 0
  • 100_2955Small.jpg
    100_2955Small.jpg
    52.3 KB · Vistos: 0
  • 100_2955Small.jpg
    100_2955Small.jpg
    52.3 KB · Vistos: 5
OP
OP
Eduardo Relvas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Meus amigos,

é com um misto de coração pesado e revolta que vos venho comunicar que este projecto foi encerrado.

Prossegui com ele enquanto me foi possível, mas há cerca de 3 meses que não tinha notícias daquele que seria o beneficiário deste projecto. Nunca percebi o porquê deste silêncio, até que ontem me foi finalmente comunicado que o simples corte de comunicações se deveu a uma campanha difamatória que foi lançada contra mim por alguém dentro do Clube Fiat de Portugal, clube a que pertenci e do qual fui membro fundador e vice-presidente, mas do qual saí francamente desencantado em Agosto de 2003, depois de vários episódios tristes que não vale a pena recordar (mas em que, fique bem claro, nunca prejudiquei ninguém, pelo menos que eu saiba).

No entanto, pensava eu que esse passado estava enterrado e eis que, afinal, me veio assombrar passados todos estes anos, sem que compreenda bem porquê, nem o grau de violência das acusações de que fui alvo.

Investi muitas horas de alma e coração, pesquisa e trabalho de oficina, já para não falar de um significativo investimento pessoal a nível monetário que adiantei na melhor fé de que o projecto teria seguimento, mas tudo isto foi sumariamente intitulado de vigarice.

A partir deste momento, como disse, o trabalho está encerrado.

Um abraço a todos!
 

José Cardoso

Clássico
É de lamentar que coisas como estas aconteçam por vários motivos.
Se tivesse algum Fiat para por um motor destes o seu trabalho não parava por aqui.
Cumprimentos
 

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Eduardo amigo a estrada da vida tem desses buracos, siga para bingo que um gajo como tu não fica a carpir mágoas. Difamação né crime mas neste país é o que é. Ignora os idiotas.

um abraço

Francisco
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Tenho acompanhado a novela de perto porque tenho falado com o Eduardo no msn.

Sinceramente, o que se passou dá-me um profundo nojo! Gente assim é triste e não merece nada.

Duvidar da honestidade de alguém só pelo diz que disse?

Para que fique claro, o Eduardo, mal me conhecendo pessoalmente, vendeu-me, a preços quase simbólicos, um pisca e um painel de suporte do rádio para o 1500, além de toda a ajuda que deu. Mais recentemente trocamos uma miniaturas (partida) para peças que cá tinha e lhe faziam jeito, por um manual original para o meu Ritmo.

Com isto, acho que a honestidade e a disponibilidade do Eduardo ficam demonstradas, se dúvidas houvesse.

Em relação aos outros palhaços, lá continuarão com joguinhos de poder na sua quinta...

Nós cá ficamo-nos pelo maior fórum de clássicos do país!

P.S. Eduardo, desculpa o desabafo aqui, mas estava com isto entalado.
 

Paulo Sergio Carvalho

Portalista
Portalista
Amigo Eduardo apesar de não participar no topico vinha a acompanha-lo com muito gosto,é de lamentar o sucedido mas infelizmente á gente que só vive bem com o mal dos outros :wacko:
Abraço
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Eduardo, a vida de vez em quando traz-nos destes dissabores, mas nada que um "tipo" como tu não consiga ultrapassar, tive o prazer de te conhecer no EN e tenho a certeza que és digno de toda a confiança e amizade (ou não te tinha oferecido o Escort para não apareceres de plastico).
Cabeça erguida e segue em frente.

Um abraço.
 
OP
OP
Eduardo Relvas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Caros amigos,

Obrigado a todos pelas palavras de apoio.

Eu sinceramente pouco me incomodaria este tipo de leviandade se não estivesse a ser seriamente prejudicado por ela, pois para quem supostamente anda a vigarizar, só me vigarizei foi a mim, que adiantei da melhor fé uma quantia bastante grande para não parar este projecto, assumindo que eventualmente seria reposto. Mas em vez disso, fiquei a arder com o investimento... que vou levar meses a conseguir compensar, e com prejuízo grande para os meus próprios clássicos, já que o dinheiro saíu da minha conta dos clássicos, e por isso neste momento não há fundos para nada.

Até já ponderei vender a E30 para não comprometer mais a minha situação junto do banco, vamos a ver como isto se resolve...

Um abraço a todos!
 

M Bento Amaral

Barão da Sopa da Pedra!!
Que chatice... :S Não vendas a E30! Isso quase nunca compensa, pode ajudar-te a tapar algum buraco orçamental, mas depois constatas que ficaste sem dinheiro e sem material. Aperta o cinto por uns tempos! :S As vezes andar uns tmepos assim é mesmo a melhor opção!

Tudo se ha-de repor!
 

ze miguel silva

Zé Miguel Silva
Que palhaçada!

Afinal ainda há mais gente do que eu pensava a "divertir-se" a difamar os outros, prejudicando-os..

Só estive com o Eduardo uma vez, na Boavista de 2009, mas tenho lendo atentamente os seus tópicos e os seus comentários no que diz respeito aos Fiat..

Se eu tivesse €€ com fartura e se eu mandasse, pode crer que mandava para aí o meu Fiat 1100 para ser restaurado por quem sabe!

Pena que o proprietario do motor nem sequer tenha pago o restauro do motor até ao momento..o_O

Acredito que o Eduardo vai dar a volta por cima rapidamente!

Abraço
 

Paulo Sergio Carvalho

Portalista
Portalista
Eduardo estou capaz de escrever aqui uma serie de palavrões estas mer##as revoltam-me não existe forma da malta poder ajudar,vender o projecto por exemplo :huh: uma hipotese,não sei diga como podemos ajuda-lo não venda a BMW pelo menos por enquanto ,acho e acredito que tem pessoas aqui no Portal que possam ajudar,espero eu ;)
 

Andre.Silva

Trapatony
Eduardo, nestes tempos difíceis investir numa coisa e sair outra é muito grave, e ninguém têm o direito de fazer uma destas... Vamos a ser superiores, que tudo há-de correr bem, nem que acabes o projecto e o vendar a outra pessoa daqui a algum tempo... Um abraço amigo, e que tudo corra do melhor. Vais ver que não falta aí gente com poder de investimento a querer bom material.


PS: Para a próxima, cobra adiantado...
 
Topo