Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Rebaixar 128

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Nilton M jesus, 28 Mar 2010.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Nilton M jesus, 28 Mar 2010.

  1. Boas pessoal, tenhos umas duvidas em relação ao rebaixamento do meu fiat 128. qual a melhor maneira de o fazer ? A frente e a traz. Sera que os entendidos nos 128 normais me podem ajudar? Cumps e obrigado.
     
  2. Amortecedores e molas traseiras do X1/9 montados a frente do 128 e espacadores na mola transversal traseira.a outra um systema coilover aos quatro cantos .
     
  3. Rebaixar é possivel como o Rui referiu.

    Atenção ao rebaixar que depois a medida máxima das jantes sem interferência nas caves de roda é 5 1/2'', para montar jantes mais largas tem de alargar guarda-lamas.
     
  4. Como funciona isso dos espaçadores na mola transversal traseira? como se faz isso?
    obrigado cumps.
     
  5. O meu "falecido"128 estava rebaixado e não foi preciso molas e amortecedores do X1/9 embora essa opção seja viável é muito mais dispendiosa,não me perguntem como foi feito porque foi o meu pai que fez a unica coisa que sei é que a mola traseira em vez de 2 folhas tinha 3 ,e possivelmente o meu actual vai levar o mesmo tratamento mas sinceramente não falei com ele acerca do assunto
     
  6. Os amortecedores do X1/9 sao mais curtos e tem menos curso. os amortecedores e molas dos dois modelos tem precos que se comparam . Disse que nao precisou te amortecedores do X1/9 e ao mesmo tempo diz que nao sabe como e que foi feito.Amigo Sergio ...
     
  7. Os amortecedores e molas do X1/9 encontrá-los em Portugal só com muita sorte e ao mesmo preço dos do Fiat 128!!!, isso era um achado.
    Amortecedores do 128 é possivel encontrar alguns num stand antigo, daqueles "monos" que não se venderam e que depois até se faz um preço porreiro para sair dali.
    Em lojas internacionais, arranja-se material X1/9, mas barato duvido e tem de acrescentar despesas de envio.
    Em relação à suspensão de trás, a solução de rebaixar, é mandar "pasmar" a mola, se a quiser bastante rijida, manda colocar mais uma lâmina, ou seja fica com 3, qualquer oficina de molas de "carroça", aquelas que normalmente nos dias de hoje arranjam molas de camions lhe fazem isso a "brincar".
    Se for para utilização em estrada não aconselho as 3 lâminas, senão quem for atrás parece que vai em cima de uma pedra, se for para pista, track days, ai sim 3 lâminas para ficar a traseira rijida e escorregar no limite.
     
  8. Pasmar? o que é isso?
     
  9. Sim Rui o carro tinha muitas alterações mecânicas como já referi em outro tópico,mas tenho a certeza que a nivel de amortecedores eram do carro julgo eu que terá sido o Jorge dos Amotecedores que elaborou o trabalho ,mas amigo isto foi á mais de 15 anos e o carro quando veio do meu pai para mim já vinha assim tinha eu 18 anos e já vou com 33 mas se há duvida quando estiver com ele pergunto-lhe ;)
    Abraço
     
  10. É para a traseira não ficar levantada e com mais uma lamina como eu referi e tambem o amigo Vitor ele fica mais duro e não adorna muito ;)
     
  11. koni tem vendedores em Portugal penso eu...nao sei? se vai rebaichar tem que ser feito com pecas de melhor qualidade em conjunto .Amortecedores de origem nao estao desenhados para rebaichar.Para alcustivar mais vale deichar ficar com pecas de origem. se o intencao e gastar pouco... as molas e a barra estabilizadora do modelo carrinha com as molas da frente cortadas e uma opcao.pra ficar bem feito tem que se gastar um bocadinho mais amortecedores koni aos quatro cantos com molas X1/9 a frente e mola the fibra na traseira tirada de um corvette.se o custo nao e relevante...companhias como a Koni Bilstein e outras oferecem todos os tipos de amortecedores,dimensoes e grau de (valving) o resto um bom torneiro faz o que for precizo. O meu 128 de competicao tinha os corpos de amortecedores originais torneados e modificados para aceitar (inserts) koni do modelo VW golk MK1 com "coilovers" Ground control (molas 350 lbs a frente e 275lbs na traseira) mola transversal eliminada e a barra estabilizadora dianteria de um ford escort wagon de 1983.Aqui diz-se (that is more then one way to skin the cat).eu nao compreendo como uma pergunta tao simples como a inicial se transforma numa conversa tao complicada.Parte de ser tuga talvez....
     
  12. A mola transversal traseira tem originalmente uma curvatura, chama-se "pasmar" a tornar essa curva mais plana(mais direita).
    Mas se for para gastar dinheiro existe mola replica da Abarth, só uma lâmina grossa e plana, na BerniMotori.


    Rui sou tuga sim senhor, em Portugal existe representante Koni, só que duvido que exista amortecedores X1/9, modelo que na epoca foram vendidos muito poucos em Portugal, logo não fizeram stock.
    Arranjar material para X1/9 arranja-se em França, Alemanha, ... , mas o material X1/9 é escasso, e sendo vendido por stands especializados em veiculos de colecção é caro, o Fiat 128 aqui na Europa não é ainda um veiculo de colecção, em Portugal existe algum material para 128 Sedan visto que havia muitos é possivel arranjar algum "old stock" a bom preço, o mesmo não acontece com material X1/9.

    As transformações que falas com material VW e Ford, não são hoje aceitaveis para um classico, num classico vale zero.

    No entanto se for necessário rebaixar a viatura e houver muitos Euros consegue-se arranjar molas de qualquer tamanho feitas de encomenda e amortecedores reguláveis também, só que estamos a falar de material competição com preços a condizer.

    Quanto a competição este ano vai correr em Portugal, um dos melhores 128 que correram em todo o mundo, uma viatura Ex- Filipinetti, o orçamento é proibitivo...

    Mas existe também outro com um nivel altissimo que é o 128 do Paulo Lagoa preparado em Portugal.

    Por isto tudo gosto de ser tuga, os Americanos não nos ensinam nada de material Italiano.

    Podem ter mais experiência em motores de 7000cm3, agora em baixas cilindradas...
     
  13. Pois amigo Rui mas isso para mim deixaria der ser um 128 no entanto interressante para quem gosta desse tipo de alterações,mas como sou teso e prefiro manter o "original" alterava os amortecedores para recarregar a ar colocava-os um pouco duro e prensava as molas,nada de exageros claro isto á frente a trás idem nos amortecedores e a referida pequena alteração nas molas como já foi referido,estamos a falar de um 1100cc com 55cv e não de um V8 com 400cv B)
     
  14. Amigo victor quem e que mencionou a America?Eu sabia que mais tarde ou mais cedo seria capaz de extrair o vosso verdadeiro sentimento contra a minha participacao neste assunto.Nao tem muito a ver com verdadeiro assunto ao fim e ao cabo. Evolvam por favor sejam um bocadinho mais inteligentes a demonstrar os vossos semtimentos. Nos tempos de hoje isso Ja nao se usa.Nao esquecer que eu sou tuga a mais tempo que voces e com respeito a carros Italianos ...muitos deles estao ca nos EUA meus amigos.O meu nao era de 7000cc mas sim 1300cc e nao tinha 400hp mas sim 134hp com modificacoes todas legais para competir no campeonato SCCA pro solo series em 1986 e nao deichou de ser fiat um carro Italiano preparado nos Estados Unidos da America por um Portugues.E se eu vos disse-se que a maior parte do material Abarth para motores e duplicado aqui nos states por companhias especializadas e exportado para a europa ainda me chamavam mentiroso.
     
  15. Eh pah, eu penso que o amigo Nilton não está a pescar nada da conversa, talvez ele tivesse vontade de rebaixar um pouco o carro para fins mais desportivos ou estéticos, mas a conversa já está demasiado afiada!!

    Confesso que também não sou nenhum expert na matéria, de maneira nenhuma e também não pesco nada do assunto, mas pelo menos percebo de português e bem melhor do que outras pessoas que já podem estar afectadas por outros maneirismos ou influências e não é também por serem mais velhas do que eu, que possam valer mais por isso.

    Com todo o respeito cavalheiros, faço um apelo à calma.
    Sr. Rui Fernando Maurício, posso com certeza relembrá-lo que não é o primeiro incidente aqui no Portal em que está envolvido, com comentários que por vezes, sinceramente, não são absolutamente em nada, construtivos. Deve reconhecer a sua arrogância nas palavras que aqui digita, pois se assim não for, é o primeiro a perder a razão. Aliás, parece que nos seus comentários aqui neste mesmo tópico desenvolve um acto de conspiração contra si próprio, receio que provavelmente não tenha entendido com sensatez a mensagem dos seus (compatriotas).

    Mas quem sou eu para me impôr neste sítio dos clássicos e dos antigos? Tem tanto direito de expressar a sua opinião como eu, aliás, estou neste momento a revelar a minha.

    Espero não estar a ofender ninguém aqui e também não quero tirar partido por nenhum.

    Cumprimentos a todos.

    PS: Nilton, já falas-te com o João Pereira Bento? Ele também é capaz de poder ajudar-te, já tem calo nos 128 coupé. :D
     
  16. Deus e Deus e nao agradou a todos.Arrogantes talvez mas nao seram pecado ao serem sensatas .Agradeco a sua chamada de atencao e a atencao que tem prestado as minhas polemicas (assim conssideradas pelo senhor) participacoes.
     


  17. Amigo Rui, quando falou em tuga em sentido depreciativo pensou que isso pegava, desvalorizei a sua informação.

    Para além disso você não sabe para quem está a falar, se você teve um carro, eu por acaso até tenho mais, mas não quero ir por ai, quanto às transformações Americanas também as conheço.

    FAZA, duplicadores de material PBS, para além disso os 128 na Europa tinham oficialmente 160CV, com injecção.

    Quanto a material Abarth posso lhe indicar mais empresas que comercializam material e no geral nada é feito nos States, os Americanos compram uma grande quantidade e depois distribuem, inclusivé para a Europa, mas isso é apenas a parte comercial.

    Já agora repense a sua participação no forum quando diz que sabe tudo e os Tugas não, porque deste lado também podem estar pessoas que sabem, só não querem entrar em conversas que não interessam a quem criou o topico; uma viatura para circular legal na rua é diferente de uma viatura de competição, entende?
     

  18. Rui não sei se posso tratar por tu mas assim o vou fazer com todo respeito
    Eu pessoalmente não tenho nada contra a tua participação nem neste tópico nem em nenhum,aliás muito pelo contrário,pessoas como eu estam cá para aprender não sou nenhum expert e sou maluco por automoveis americanos potentes então nem se fala,embora no meu coração existe um lugar muito especial pelo 128 que nenhum carro o tira,avante no entanto julgo que o nosso amigo Nilton precisava de uma ajuda simples e eficaz para o seu 128 que penso eu original ora bem tu com o teu conhecimento atascaste a cabeça do homem que acho que ainda ficou mais baralhada,vamos lá ver se ajudamos o homem de uma forma mais simplificada,pois se tens conhecimentos a alto nivel como já foi demonstrado terás mais facilidade de o ajudares com simplicidade,no entanto fica a saber que as tuas ideias,inclusivé as que já foram comentadas no tópico motores para 128 estam anotadas,caso me saia o euro compro outro 128 para "brincar" ;)
    Tenham lá calma
    Abraços
     
  19. A minha intencao nao foi mijar para o quintal de ninguem .Peco perdao pela minha ignorancia ao ponto de nao me ter apercebido que a partecipaco de um dos membros era com interesses secundarios.pelo menos assim me constou ao me explicar por (pm) que tinha uma oficina e comercializava alguma pecas Fiat.com respeito ao originador do topico penso que no meio do nevoeiro gerado pela minha pessoa e mais um ou dois complices tera ficado com uma boa ideia como proceder para atingir os seus objectivos.Alias foram descutidas varias vias diferentes de o fazer,umas boas, outras melhores e outras pessimas.Sem dialoguo (embora por vezes um pouco abrasivo)a chance de chegar a uma resposta ou sulocao torna-se mais dificil.Posso vos garantir que para alem de me armar em bom a intencao e sempre genuina em ajudar, mesmo com a minha fraca modestia.
     
  20. A maneira mais barata, é agarrares numa saca, enche-la com areia, e mete-la na mala do carro! :D Prática bastante comum entre os 600 e os 850! :D
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página