Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Rally Histórico Luso-Caramulo, 4-5 Setembro

Tópico em 'Clubes e Eventos' iniciado por Hugo D Oliveira, 10 Jul 2009.

Tópico em 'Clubes e Eventos' iniciado por Hugo D Oliveira, 10 Jul 2009.

  1. RHLC09_newsletter.jpg

    Estão abertas as inscrições para o Rally Histórico Luso-Caramulo.

    Inserido no Caramulo Motorfestival que se irá realizar nos dias 4, 5 e 6 de Setembro, o Rally Histórico Luso-Caramulo irá contar com duas provas de regularidade, uma de velocidade, uma prova de perícia e uma super especial nocturna. O Rally tem início na Vila de Luso, no dia 5 de Setembro, e termina com um almoço nos claustros do Museu do Caramulo com exposição dos automóveis em frente ao mesmo Museu, estabelecendo uma ligação com a colecção de automóveis clássicos que aí reside.

    As localidades por onde irão passar as provas de Sábado, serão anunciadas perto da data do evento, bem como o horário e regulamento de todo o Rally.

    O Rally Histórico Luso-Caramulo 2009, terá como principal atractivo a passagem dos seus participantes, pelos antigos (mas asfaltados) troços do Rally de Portugal.

    O evento contempla o seguinte:

    sábado, 05 de Setembro de 2009
    - Check In / Recepção dos participantes no Grande Hotel de Luso
    - Briefing do evento no Grande Hotel de Luso
    - Início da 1ª etapa de Regularidade
    - Almoço na localidade de Poiares
    - Prova de Velocidade em Circuito Fechado no Kartódromo de Poiares
    - Início da 2ª etapa de Regularidade
    - Prova Perícia (Obelisco Buçaco)
    - Drink-Break
    - Jantar no Grande Hotel de Luso
    - Início da Super Especial Nocturna
    A dormida será efectuada no Grande Hotel de Luso ****

    domingo, 06 de Setembro de 2008
    - Pequeno almoço no Grande Hotel de Luso ****
    - Passeio Caramulo
    - Partida do Grande Hotel de Luso com desfile pela Avenida Emídio Navarro com destino ao CARAMULO MOTORFESTIVAL
    - Almoço no Claustro do Museu do Caramulo com vista sobre todo o evento
    - Desfile dos participantes pela Rampa do Caramulo

    Todos os participantes estarão integrados no “Caramulo MotorFestival”, usufruindo assim de:
    - Estacionamento expositivo de todos os automóveis inseridos no Rally, em frente ao Museu do Caramulo
    - Visualização da “Rampa Histórica do Caramulo”
    - Entrada na “Feira Automobília do Caramulo”
    - Entrada no “Museu do Caramulo”


    O Caramulo Motorfestival, combina provas de competição motorizada de automóveis clássicos e desportivos, com actividades lúdicas e turísticas, tem crescido em número de visitantes e participantes. Em 2008, levou ao Caramulo mais de 20 mil pessoas, 65 automóveis inscritos na Rampa Histórica do Caramulo, 25 carros em prova na Rampa do Campeonato Nacional de Montanha Velocidade e mais de 100 carros clássicos inseridos em quatro passeios históricos.

    Para além da Rampa do Caramulo que conta para o Campeonato Nacional de Montanha / Troféu Caterham, este Festival integra outros eventos como o Rally Histórico Luso-Caramulo organizado pelo Clube LusoClássicos e variadíssimas concentrações de veículos clássicos que são essencialmente desfiles de peças de colecção.

    Para além das provas, os visitantes terão acesso a várias actividades: Feira de Automobília, concentrações de clubes de automóveis e motociclos clássicos, paddocks, actividades outdoor, bares e zonas chill out com música durante todo o evento.

    Este é ainda um bom pretexto para uma visita à colecção de Arte e Automóveis, Motociclos e Velocípedes e colecção de miniaturas e brinquedos antigos do Museu do Caramulo, entidade organizadora do evento. A 4ª edição do Caramulo Motorfestival tem por objectivo superar os 20 mil visitantes, número atingido em 2008.

    A 1ª edição, em 2006, teve 11 mil visitantes, e a 2ª, em 2007, 14 mil.Estão também já confirmadas no evento a presença de alguns pilotos, como Armindo Araújo e Mex Machado.

    O Caramulo Motorfestival é um evento dedicado aos automóveis e motociclos clássicos e desportivos, que combina a parte de competição de um rally e de uma rampa, com um conjunto de acções lúdicas e turísticas, como sejam a Rampa do Caramulo (Campeonato Nacional de Montanha), a Rampa Histórica do Caramulo, o Rally Histórico Luso-Caramulo, a Colecção de Automóveis, Motociclos, Velocípedes e Miniaturas do Museu do Caramulo, a Feira de Automobilia do Caramulo (Pavilhão Multiusos), Concentrações de automóveis e motociclos clássicos no Caramulo (Clubes), Actividades lúdicas Outdoor com a empresa Desafios Caramulo, parques infantis insufláveis, bares e zonas chill out com música durante todo o evento, entre outras.

    O número de inscrições é limitado! Inscreva-se já até 01 de Setembro.
    Através do site do Clube Lusoclássios, pode acompanhar as novidades que iremos divulgando e fazer a sua inscrição.
    Não hesite em colocar-nos as suas perguntas, teremos o maior gosto em responder-lhe.

    Para mais informações sobre o Caramulo Motorfestival, dirija-se a www.caramulo-motorfestival.com

    REGULAMENTO (brevemente)

    FICHA de INSCRIÇÃO (ficheiro PDF)

    RHLC08.jpg
    Rally%20LC_newsletter_CMF07%2002.jpg

    Há momentos na Vida que não se podem perder, são Únicos.
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Caro Hugo

    acabei de enviar um mail a pedir a minha pré inscrição, que formalizarei pelas vias normais.
    Se puderem considerar, agradeço
     
  3. Bom dia, caro Luís Manuel.

    A sua pré inscrição está aceite.

    Em caso de alguma dúvida ou esclarecimento, não hesite em contactar-nos.

    Até Setembro,

    Hugo Oliveira
     
  4. Armindo Araújo no Rally Histórico Luso-Caramulo

    Este ano iremos propocionar aos vencedores do Rally Histórico Luso-Caramulo, uma experiência inesquecível cheia de adrenalina.

    Os felizardos irão subir a rampa do Caramulo, durante o dia 6 de Setembro, com o Tetra-Campeão Nacional de Ralis, Armindo Araújo, a bordo do seu Mitsubishi.

    O condutor português, vai voltar a ser um dos pilotos a apadrinhar o Caramulo Motorfestival.

    Brevemente, apresentaremos mais novidades.
     
  5. Boas, Hugo estou a ponderar sériamente a troca de subir a Rampa por este rally,até quando se pode fazer a inscrição.
    Programa bastante interessante.
    Cumprimentos
     
  6. Bom dia, caro António Gonçalves.

    Neste Rally as inscrições vão estar limitadas a 30 veículos, sendo que as mesmas estão abertas até ao dia 1 de Setembro.

    Alguma dúvida ou esclarecimente, esteja à vontade.

    Cumprimentos,

    Hugo Oliveira
     
  7. Bom dia
    pode ir considerando a minha pré inscrição,a amarelinha vai voltar ao Luso
    Bom sucesso
    MP
     
  8. Ora viva caro Mario Prista

    Cá contaremos consigo e que venha daí essa bela amarelinha que tanto superou o ano anterior.

    Assim sendo até breve
    Diogo Ribeiro
     
  9. Rally Histórico Luso-Caramulo com passagem no Kartódromo de Poiares

    O Rally Histórico Luso-Caramulo, irá ter este ano uma passagem no Kartódromo de Poiares. Iremos dar aos participantes o prazer de conduzir num dos mais belos traçados do género em Portugal.

    O Kartódromo de Poiares, tem sido, ao longo dos tempos, o palco ideal para a passagem de vários ralis, entre os quais podemos destacar o Rally de Portugal Historico. Para além das infra-estruturas de apoio, o kartódromo de Poiares tem uma pista de 1200 metros de perímetro e 8 metros de largura estando homologado para trofeus regionais e lazer.
     
  10. Nicha Cabral (Primeiro piloto de Fórmula 1 Português), Rui Madeira e Mex Machado dos Santos, são alguns dos pilotos que dão a cara pelo Caramulo Motorfestival na sua quarta edição a decorrer nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2009.

    Tal como no ano passado, Nicha Cabral deverá reinaugurar a Rampa do Caramulo a bordo de um automóvel clássico do Museu do Caramulo, dando início à prova.
     
  11. Re: Armindo Araújo no Rally Histórico Luso-Caramulo

    A Federação Internacional do Automóvel (FIA) decidiu desclassificar o piloto Nasser Al-Attiyah do Rali da Acrópole, onde o actual líder do Campeonato do Mundo de Ralis de Produção (P-WRC) terminou no segundo lugar, garantindo oito pontos. Al-Attiyhah já apelou da decisão, suspendendo a aplicação da desclassificação. Caso esta se mantenha, Armindo Araújo passa do segundo lugar para a liderança do Mundial, somando 37 pontos, contra 31 do seu adversário.

    Perante esta decisão, o piloto português decidiu participar no Rali da Austrália, de 4 a 6 de Setembro, que assim será a última das seis provas pontuáveis para Armindo Araújo – o piloto abdica de pontuar no Rali da Grã-Bretanha, última prova do campeonato. Se a desclassificação de Al-Attiyah for confirmada, Araújo precisa apenas de terminar a prova australiana no pódio para garantir antecipadamente o título.

    Infelizmente, mas por uma boa causa, não vamos poder contar com o craque português, para levar os vencedores do nosso Rally Histórico Luso-Caramulo na Rampa do Caramulo.

    Mesmo assim, os felizardos terão uma experiência inesquecível cheia de adrenalina. Irão subir a rampa do Caramulo, durante o dia 6 de Setembro, com o piloto do Clube LusoClássicos, antigo campeão Regional de Ralis, Raul Aguiar, a bordo do seu Mitsubishi.
     
  12. Rally Histórico Luso-Caramulo, A História

    1956, 1959, 1968, 1970, 1971……… E nós?? Em que ano estamos??? 2009!!!!! O ano da 4ª Edição do Rally histórico Luso – Caramulo…. E sabem quem organiza? Claro está…o Clube LusoClássicos……

    Quarenta bólides reunidos na Vila de Luso para mais uma atribulada prova. Uns já batidos, outros novatos e outros completamente receosos do tempo que por aí vinha. 9h da manhã e já se sentia o manifesto das máquinas…. Organização de stress em pulso e concorrentes atraídos pelo ambiente que se vivia….Honras feitas e cá vamos nós para aquilo que se chama “lutar contra o tempo”…. Dez horas e começa a derradeira complexidade de circular…. A abrir as hostilidades o já conhecido Ribeiro no Carocha de 56. A partir daí, por favor é só escolher; MGA, Triumph, Porsche, Fiat, Citroen….enfim uma verdadeira loucura de raridades que degolaram as ruas deste humilde Vila….Mas…..de repente, e deixemo-nos de redundâncias, o relógio de prova assinalava 10h e 30min: está na hora exacta de iniciar a 1ª Prova de Regularidade com destino a Vila Nova de Poiares… As maquinas impunham um cantar de bradar ao infinito conseguindo impor uma saída religiosa de minuto a minuto…Sai um, vai outro, roda outro, troca de caixa e lá vão eles de regularidade absoluta engolir o calor do asfalto…..e fazer passagens controladas intermédias. Tudo era levado ao pormenor e nem o mais distraído deveria falhar. 11h e trinta minutos e começam a chegar os primeiros participantes a Poiares… De motores quentes e bem afinados, já se fazia notar a confusão de contas que por ali pairava… tudo tinha corrido pontualmente calculado e nada até agora tinha falhado…..”vocês gostam de dificultar aquilo que é fácil….” Dizia um participante ainda a recompor-se das curvas sorridentes da serra…. O almoço foi servido e calmamente os participantes conseguiram acalmar… Já conseguiam contar de 1 até 10…Já conseguiam dizer “finalmente uma pausa”, até que….. 14h e é hora de sair….3,2,1…….Amigos, a hora chegou…Máquinas a trabalhar e daqui a 2 Km toca a parar para a tão esperada Prova de Circuito Fechado no Kartódromo de Poiares….. Rapidamente se fazia sentir o calor que aquecia a fila de entrada para o recinto..A abrir segue um veículo da organização e logo de seguida o mítico Carocha…Depois o MGA, logo de seguida o Porsche e depois o Fiat e depois o numero 08 e depois o Mini e depois o BMW e logo logo o 2CV ….Enfim cada um com a sua vontade de acelerar e criar mais um momento único de loucura…Bela prova… A tarde já escaldava e a 2ª Prova de Regularidade estava já em marcha. Não havia tempo a perder, pois as contas têm de ser aferidas e a velocidade regulada….. Que confusão se instalou nas ruas entre Poiares, Mortágua, e Bussaco….Uma autentica manifestação do “Oh tempo volta para trás”. Uma magnifica compilação de veículos que marcam pela diferença…. Ao subir a Serra do Bussaco, o cheiro a perícia fazia-se sentir… à hora marcada começavam a chegar os primeiros participantes… de minuto a minuto o cenário começava a compor-se e o público radiante com tanta diversidade. Tudo estava a decorrer conforme o previsto e nada estava a falhar. De som montado, de clima criado e de empenho aplicado, o início da atribulada perícia foi anunciado. De repente o pó tomou conta da serra e a mistura entre participantes e concorrentes fez-se sentir. A certa altura a duvida entre bailado e desfile colocou-se entre os participantes, pois efectivamente a imponência criada em torno do recinto era miticamente estimulante. Já a perícia ía longa, entra em palco a equipa “4”, para animar a festa…Um meticuloso Defender de 1970 com o divertimento e a loucura instalada no interior…. O ânimo e a comédia fizeram-se sentir e todos os “mirones” conseguiram impor um ritmo de alegria no recinto..


    Já eram 18h e 30 minutos e já era tempo de rumar ao Casino de Luso…num ambiente verdadeiramente exemplar, todos puderam respirar a frescura de um champanhe e de uma Boémia….Todos puderam discutir a contada de tempos e todos puderam aferir ao pormenor o que tinha acontecido durante o dia…14,50segundos….nao não eu fiz menos…efectivamente era um troço complicado…os comentários saíam e a as garrafas vazavam…. Meus amigos, estamos num Rally e tudo conta para competir..


    Após o merecido descanso o jantar no Grande Hotel de Luso foi servido…..Num instante o café foi servido à beira da piscina e bem juntinho de um imaculado Carocha Split de 1954, cedido pelo Museu do Caramulo…Cenário giro…Ambiente caricato mas………….TÁ NA HORA DE SAIR…. A avenida de Luso está carregado de gente e a super especial nocturna necessita de calor mecânico…A confusão bem sucedida estava instalada… A organização entupiu o Luso e finalmente deu ânimo a este espaço… A prova começa e só gostava que visses estas prendas dos anos 50 a 70, a subirem o Bussaco e a criarem um verdadeiro ambiente de ritmo, alegria e divertimento..Tudo correu como planeado e ao fim de 40 passagens a hora da verdade estaria à vista de todos…. Casa de Chá chama pelos participantes e o microfone para anunciar a entrega de prémios já estava bem quente… Quatro Provas equivalia a quatro prémios…. De casa composta e divertimento instalado todos sorriram ao sucesso deste dia que apesar da diversão da organização, conseguiu demonstrar que realmente há capacidade de criar ambiente de extrema loucura e singularidade….


    Dia 5 de Setembro…..10h da manhã….Nem era preciso convidar….os concorrentes instalaram-se na rua principal e chamavam arduamente pelo calor dos “cavalos”…Destino – CARAMULO MOTORFESTIVAL. 57 Km de caravana que já era anunciada no Caramulo. O relógio marcava 12h e o Rally Histórico Luso – Caramulo dava oficialmente entrada no Caramulo…. Eram palmas, eram olhares, eram policias, eram públicos, eram, mirones, eram tudo o que quisessem para marcar este belo momento. Daí até às 16h foi um pulo. Neste entretanto e de 20 em 20 minutos era anunciada a subida de Raul Aguiar, no seu Evolution pela rampa do Caramulo. De carro decorado pela equipa LusoClássicos, o EVO de Aguiar e pedro Pereira encheu de inveja todos os que por ali passavam….Realmente este ano o LusoClássicos abusou na dose…….. Já quase no final solta-se o grito : “RALLY HISTORICO SUBIRÁ A RAMPA DENTRO DE 15 min” … Gostava que vissem o olhar vidrado de todos; o sorriso rasgado dos participantes…. À hora exacta, dá-se a subida…. “Silencio que os bólides vão passar”…. Palmas, gritos, sorrisos….um verdadeiro ambiente de recordar e único….40 máquinas históricas a subir o Caramulo…. Momentos destes? Só mesmo visto.


    A contagem decrescente aconteceu!!! Despedidas, agradecimentos…o adeus e o até para o ano, porque a 5ª edição será novamente organizada pelo Clube LusoClássicos que mais uma vez demonstrou o que realmente vale.

    Os vencedores:

    Prova de Regularidade: em primeiro lugar, Helder Valente – Porsche Carrera 2,7 – 1974 -, em segundo lugar, Jorge Dinis – Porsche 911 SC – 1979 -, e, em terceiro lugar, Alberto Taveira – Triumph TR6 – 1969.

    Prova Especial Nocturna: em primeiro lugar ficou Jorge Dinis – Porsche 911 SC – 1979 -, em segundo lugar ficou António Dionísio - Jaguar E4.2 – 1970 – e, em terceiro lugar, ficou Luís Gama Rocha - Porsche 356 SC – 1963.

    Na Prova de Perícia: João Paulo Farias – Toyota Corolla GTI – 1987 – ficou em primeiro lugar, Hélder Valente – Porsche Carrera 2,7 – 1974 – ficou em segundo lugar e, em terceiro lugar, ficou José Rodrigues - FIAT 128 Rally – 1971.



    O Clube aproveita para agradecer a todos os que colaboraram. A todos e sem excepção cá vai, como alguém teima em referir,

    “OBRIGADO AMIGOS”
     
  13. Amigo Hugo, B)


    Muitos parabéns por mais este muito bem organizado evento realizado pelos amantes de clássicos do Luso.

    Teremos no futuro que organizar alguma coisa em conjunto com as enumeras viaturas clássicas existentes em Coimbra e arredores... ;)

    Quem sabe... :D
     
  14. Já havia falado com o Hugo (pessoalmente) sobre uma hipotética hipotese de se fazer em conjunto um encontro nacional do portal com o Lusoclássicos.

    Estive muito perto mas não consegui ir ao Luso ver este evento, vou ver se um dia consigo inclusivé em participar.
    Parabéns e um abraço!;)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página