Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Racing Festival Figueira da Foz - 29, 30 e 31 de Maio 2009

Tópico em 'Rallys, Velocidade e Regularidade' iniciado por Nuno Andrade, 29 Mai 2009.

Tópico em 'Rallys, Velocidade e Regularidade' iniciado por Nuno Andrade, 29 Mai 2009.

  1. [​IMG]

    http://www.efigueira.com/

    Os antigos campeões mundiais de ralis Markku Alen, Timo Salonen e Didier Auriol, são os cabeças de cartaz de um festival de automobilismo que arranca sexta-feira na Figueira da Foz, disse fonte da organização.

    O eFigueira Racing Festival inclui uma exibição automóvel, sábado e domingo, disputada por eliminatórias numa pista de terra batida com dois quilómetros de extensão, erguida no recinto do evento, uma antiga indústria de madeiras na margem esquerda do rio Mondego.

    "Uma pista de terra é muito mais espectacular do que uma em alcatrão. [Os pilotos] vêm para se divertir e, automaticamente, divertir quem os vê num 'super show' de ralis", disse à agência Lusa Duarte Cancella de Abreu, consultor do Racing Festival.

    Além de Markku Alen - o finlandês cinco vezes vencedor do Rali de Portugal e que em 1978 venceu a Taça FIA de Pilotos, competição que no ano seguinte daria lugar ao Mundial de Ralis - confirmaram a presença Timo Salonen, campeão mundial em 1985, e Didier Auriol, o francês que conquistou o título em 1994.

    Os restantes pilotos estrangeiros são os italianos Andrea Aghini, quatro vezes vencedor do rali da Madeira, e Alex Fiorio, ambos já retirados das competições internacionais.

    A lista de pilotos nacionais convidados, divulgada pela organização, inclui 28 nomes, maioritariamente pilotos de ralis dos últimos 30 anos como Joaquim Santos, Carlos Bica, Jorge Ortigão, José Carlos Macedo ou Miguel Campos, entre outros.

    Da lista de convidados fazem ainda parte Filipe Albuquerque - que representou Portugal no campeonato A1GP - e os pilotos de todo-o-terreno Ricardo Leal dos Santos, Paulo Marques e Bernardo Villar. O eFigueira Racing Festival abre na sexta-feira com um programa social e de lazer na Curia, com a presença dos pilotos internacionais que hoje chegam a Portugal.

    A abertura oficial do salão automóvel e motos está agendada para as 15:00 no recinto do Racing Festival, onde decorre, pelas 17:00 a primeira de três demonstrações de Freestyle Motocross. À noite, pelas 21:00, na Serra da Boa Viagem, está agendada uma recriação do antigo troço de asfalto que integrou o programa do Rali de Portugal nas décadas de 70 a 90, no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal e a organização do evento.

    O percurso escolhido, a subir, entre o Cabo Mondego e a Casa de Chá, no cimo da serra, tem cerca de 2,5 quilómetros, sensivelmente o dobro da extensão da super-especial do Rali de Portugal de 1997, ali realizada e que acabaria anulada devido à grande afluência de público. "Vamos recriar o [slogan] longe do perigo, perto da emoção, na serra da Boa Viagem", disse à Lusa Lídio Lopes, vice-presidente da autarquia da Figueira da Foz.

    A reedição do troço tem a participação de 11 viaturas de competição, pertença de pilotos nacionais, estando previsto que pelo menos Markku Alen possa conduzir na serra da Boa Viagem. Os pilotos vão partir de três em três minutos e deverão efectuar duas subidas cada, disse ainda Lídio Lopes. O autarca, que participou, como co-piloto, em provas do nacional de ralis, fecha o pelotão de pilotos ao volante de um Ford "com 30 anos", revelou.

    Disse ainda que todas as questões relacionadas com a segurança dos participantes e espectadores "estão devidamente acauteladas". "Vai existir um carro zero e comissários espalhados pelo troço", sustentou, aludindo ainda à presença de elementos dos bombeiros com três ambulâncias e duas viaturas, para além de agentes da PSP.
     
  2. Pessoal! Só para informar que uma das viaturas que vai subir é a minha!
    Por isso o Portal está representado!

    :)
     
  3. Que espetáculo Luis... boa sorte, espero que acima de tudo corra tudo bem e proporcione um grande prazer!!:D

    E que pena eu tenho de estar a trabalhar...:(-
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página