Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Que Motorizada É Esta?

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Márcio, 2 Dez 2012.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Márcio, 2 Dez 2012.

  1. Boas,

    Tenho uma motorizada que pretendo restaurar. Estava perdida numa garagem já à muito tempo e ninguém lhe estava a dar uso.

    Gostava de saber se me conseguem ajudar a identificar que modelo será. Pelo quadro, depósito, etc pensei inicialmente que seria uma Macal Cliper.
    Até porque o deposito tem um simbolo que diz motorizada cliper. Mas todas as que encontrei têm motor Zundapp, e esta tem motor Sachs. Para além disso o quadro e o conta km tem gravado as iniciais SIS, devendo por isso ser uma sachs? mas não encontro nenhuma exactamente igual à minha, e gostava de a restaurar da forma mais original possivel.

    Se conseguissem ajudara identifcar agradecia;)
     

    Ficheiros Anexados:

  2. bela motorizada que ai tens.
    Não tens o livrete dela? ajuda para identificar o modelo.
     
  3. http://rodasdeviriato.blogspot.pt/2011/11/macal-cliper-star-classic-auto-2011-12.html

    E engraçado andei a procura e nada será que foi trocado o motor?
     
  4. A motorizada estava perdida numa garagem do meu avô, e ainda não consegui dar com os documentos:p
    Ela parece-me exatamente igual a essa. Acho estranho ser só o motor trocado porque o conta km é da SIS, e no quadro também estão gravadas as iniciais SIS.
    Mas falei com algumas pessoas e todas me dizem não ter conhecimento de nenhuma macal cliper com motor sachs..
     
  5. Companheiro. De facto o modelo Cliper vinha normalmente equipado com motor zundapp de 3 velocidades. O que aí está montado é um motor Sachs de 4 ou 3 velocidades igual aos que equipavam as SIS-Sachs Lebre as Aliança/Dúnia e mais tarde a Almirante de 4.

    Acontece que nem Sachs nem Zundapp foram em Portugal marcas de motorizadas (o que se verificava na Alemanha). A sachs e a zundapp forneciam os motores para algumas marcas de motorizadas portuguesas, com principal destaque para a SIS e para a FAMEL.

    Podendo ter havido adaptação do motor, sinceramentem em minha opinião trata-se de uma SIS, modelo Cliper equipada com motor Sachs de 3 ou 4 velocidades. Quando diz que tém a marca SIS espalhada em algumas peças da motorizada, as dúvidas quase se dissipam. Será porventura uma SIS-Sachs modelo Cliper.
     
  6. Saber o ano, ajudava à identificação! Se for anterior a 64, será uma coisa, se for posterior, será outra!
     
  7. Agradeço os comentários e a ajuda! Quanto ao ano, ainda estou à procura dos documentos e assim que os tiver posto aqui o ano da motorizada para assim ajudar à identificação.
    Existe alguma forma de ver o ano no quadro? esta mota não tem a chapa de identificação com o ano como algumas mais recentes têm:(
     


  8. A chapinha do motor tem o ano gravado!
     


  9. Não existe um modelo Cliper na SIS! Sem 100% de certeza, Cliper será a marca de um distribuidor, como Siera, Tâmega, Aliforte, Marvil, ASV, Glória, Rensak, Aidan, Narvik, Mayal, Colossal, Zenith, Zagaia, Dúnia, Quiper, Mairl...........................
    Há centenas de marcas, para não falar em milhares!!! Por outro lado, os construtores (fabricantes) seriam em torno de uma dezena!
     
  10. Sim, concordo, agora para mim não restam dúvidas que foi a SIS que colaborou fornecendo grande parte do material assim como forneceu o motor Sachs. Confesso que só uma vez vi uma CLIPER e vinha equipada com moto Zundapp de 3.
     


  11. Neste caso e em todos os outros (salvo raras excepções), o fabricante forneceu a motorizada completa e já com os emblemas do distribuidor!
    A ideia de que o armazenista comprava umas peças aqui, outras ali, o motor acolá e montava uma motorizada com a sua marca, é uma grande treta! Esse princípio aplicava-se a penas às bicicletas, veículo simples e fácil de montar!
     
  12. Boas,
    Tenho alguns desenvolvimentos.. Já tenho o livrete da mota, mas a unica coisa que aparece é SIS-Sachs, não tem informação sobre o modelo. E é de 1968.

    Cumps
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página