Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Quantos têm?

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por HugoSilva, 3 Jun 2015.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por HugoSilva, 3 Jun 2015.

?
  1. ... 1 a 3 viaturas

  2. ... 3 a 5 viaturas

  3. ... mais de 5 viaturas

Resultados visíveis apenas após votar.
  1. Peço perdão se for uma pergunta algo intimidadora, sei que muitos não gostam de publicitar ao mundo o que têm ou deixam de ter, por esse motivo fiz questão de colocar opções vagas.

    É pura curiosidade mórbida da minha parte! Saber até onde vai a paixão/doença! No entanto o que eu gostava mesmo de ter ideia é da elasticidade financeira a que se vêm sujeitos para manter o(s) vosso(s) clássico(s), e como lidam com as questões de espaço/armazenamento!

    RogerBallion_interna.jpg


    (peço também desculpa pois suspeito que esta questão já foi feita no fórum antes mas não é fácil procurar, não encontrei nada)
     
  2. A seguir ao dinheiro, a falta de espaço é mesmo um grande obstáculo, cheguei a ter mais de 30 carros clássicos, 25 motorizadas todas peugeot, e mais umas poucas casal, efs, gorila, etc.

    Por falta de espaço, preferi vender, e, alguns quase dados, a vê-los apodrecer à chuva, mas mesmo assim ainda ficaram 5 carros clássicos e 2 motorizadas clássicas...
     
  3. 3 Fiat 128 Sport Coupé (desmanchados para peças mais 4)
    3 Fiat 128 Rally
    1 Fiat 128 1100
    1 Sachs Minor 1965
    1 Hercules K103S 1965
    Vários tractores e é aqui que espero vir a ter mais! :)

    Devido a falta de espaço já tive que recorrer à imaginação. :)20150412_205614.jpg

    Material tenho tudo organizado de acordo com o catalogo de peças, mesmo o que é velho está restaurado. :)
    IMG_2906.JPG
     

    Ficheiros Anexados:

    #3 João Pereira Bento, 4 Jun 2015
    Última edição: 15 Jun 2015
  4. Sou o orgulhoso proprietário de... 3 clássicos, dispostos nesta foto pela sua ordem de aquisição:

    QvxUmNxl.jpg

    Todos estão guardados em garagem.

    O Mercedes e o MG estão em Lisboa e procuro circular com cada um deles pelo menos duas vezes por mês. A opção entre um e outro reside no carácter mais ou menos familiar do evento e no estado do clima. No fundo, complementam-se...

    O BMW está na garagem da minha Mãe, em Leça da Palmeira. Como a visito, em média, uma vez por mês, aproveito para fazer uns kms com o carro enquanto estou por lá.

    Acabo por conseguir gerir a utilização dos carros através da sua localização geográfica e das minhas rotinas, pelo que nunca nenhum deles fica muito tempo parado.

    Costumo passar férias em Tavira e tenho por lá um apartamento com lugar de garagem. Às vezes fico a pensar se não poderia preencher esse lugar com outro clássico, mas as poucas vezes que consigo lá ir levam-me a pensar que pelo menos nesta fase da minha vida esse pensamento não faz sentido.
     
  5. Pois eu infelizmante so tenho lugar para um....:(
    Ja esta em andamento uma nova garagem para poder aumentar o meu leque de classicos....
     
    Bruno Coelho e HugoSilva gostaram disto.
  6. Eu só tenho lugar na garagem para 2. Um fica na rua, mas para ser sincero, a minha maior limitação, tirando a óbvia (monetária), é mesmo a prática.

    Mais que 3 carros, para serem conduzidos por uma só pessoa, para mim é quase demais. Isto porque ligo muito pouco à questão de posse. O que gosto mesmo é de andar com eles. Mais que 1 ou 2 meses sem tempo para andar com um carro que é meu, para mim não faz qualquer sentido em o ter.

    Isto pode chocar muitos portalistas, mas se fosse milionário, nunca iria além dos 3-4 carros, agora esses carros poderiam era passar em muito o valor de certas colecções que se situam na ordem dos 3 dígitos no nº de exemplares...

    (um pequeno à parte: isto é a visão de quem trabalha nunca menos de 40h por semana, provavelmente se fosse milionário, a visão de disponibilidade para desfrutar dos carros seria bem diferente!)
     
  7. Sem dúvida, aliás, acho que é dos maiores erros quando tentamos re-imaginar a nossa vida atual mas com vários dígitos no saldo do extrato bancário e os carros seriam apenas mais uma coisa que não teria quaisquer semelhanças com a realidade atual.

    Se eu tivesse guita ACHO que teria garagem(s) maior(es) onde poderia ter os carros que me estivessem a apaixonar naquele dado momento, e ACHO andaria com um diferente todos os dias para justificar a questão da "posse".
    ACHO também que se calhar o gosto pelos clássicos seria muito menor, em parte justificado pela facilidade que seria em tê-los "sem suor".
     
    Abílio Teixeira Gomes gostou disto.
  8. Possuo uma Macal M70 (acho que fiz uns 4 km com ela em 3 anos) e uma Bedford KBD27 que uso para "biscates" de fim de semana.
    Desculpem o meu off-topic mas ter um clássico não é sinónimo de riqueza, dou-vos o meu exemplo. Tenho um Ford Mondeo 2.0 TDCI (ano 2003, carro da esposa) que em 5 anos "comeu-me" milhares de euros em mecânica e hoje em dia ainda chateia, acho que com o dinheiro da compra e das milhentas de reparações que fiz no carro era mais que suficiente para comprar e manter uns 2 a 3 carros clássicos, àh e as minhas posses são iguais ás de um qualquer cidadão que trabalha semanalmente 40 a 60 horas, com casa, carros, filhos e demais despesas para sustentar.
    Logo e acho eu que, ter um clássico para o dia a dia ou porque se gosta dele não é sinónimo de riqueza, mas sim de gosto ou opção, e baseado no "meu exemplo" torna-se mais barato que manter um carro moderno e actualizado. Prefiro gastar alguns milhares de euros num clássico que me satisfaça e corresponda às minhas necessidades, que fazer o mesmo num carro que simplesmente perde valor gaste o que gastar em manutenção.
     
    Moises Trovisqueira gostou disto.
  9. Abílio isso nunca esteve em causa, se bem que há clássicos que fazem os ocupantes parecer ricos! hehe

    Pelo que me tenho apercebido a maior parte dos participantes aqui do fórum têm carros "do povo", carros que há 30/40 anos foram os carros dos seus pais, os carros que os levaram à escola e para os piqueniques em família, não são donos de E-type's ou Pagoda's mas sim Fiat's 127, Cortina's ou Datsun's =)

    Apesar de tudo olhando para a votação apercebemo-nos de que a grande maioria de facto tem menos de 3 carros, o que acaba por fazer sentido.
     
    Abílio Teixeira Gomes gostou disto.
  10. Os que participam podem não ter esses carros! Mas anda aqui muita Hiena que não participa e tem carros de topo... :)

    Eu já disse muita vez que ter um Jaguar E perfeito é fácil, um Fiat 127 não... :)

    Em Portugal já visitei mais de 10 colecções com mais de 100 carros cada. :) Pessoalmente mesmo com o euromilhoes não tinha mais de 10 carros. Eu não gosto de ter para fazer número, gosto de me envolver neles e conhecer profundamente os carros.

    Se tudo correr bem vou ficar com 4 Fiat 128 a andar. Dois coupés e 2 Rally, o que para muitos é ridículo, são carros "iguais". Só o facto de aos olhos dos outros parecer parvo já me dá prazer, mais ainda ter os carros decentes, conhecer bem e ter toda uma envolvência brutal no que toca aos 128.

    Tenho espaço para um X1/9 1300, Opel Olympia de 1954 e um Ferves Ranger. :)
     
  11. Honestamente também não vejo sentido em ter carros iguais, provavelmente escolheria a versão mais rara e que mais gratificante vai dar depois de terminada e durante a sua conservação. Isto porque se a ideia é andar com eles ia sentir que se num dia saia com o 127 Rally e no outro com o Coupé parecia que estava com o mesmo carro... já o X1/9 é outra história, um design muito fora do comum!

    Mas pronto cada um tira prazer de coisas diferentes, à data o único prazer sórdido que tenho é em conduzir carros muito pouco vistos e que acabam por chamar à atenção, não vou mentir, é engraçado quando se ouvem comentários do género "Epa olha aquela máquina...." ou "Um Alfa Romeo... até da gosto..." hehe

    A questão do ter muitos para fazer vista... não sei, e se forem muitos que são conduzidos todas as semanas? ;)
     
    Abílio Teixeira Gomes gostou disto.
  12. Tenho dois carros iguais à quase trinta anos e ainda não me fartei deles.
     
    João Pereira Bento e HugoSilva gostaram disto.
  13. É esse o espírito ;)
     
  14. Renault 4L
    Opel kadett
    Honda amigo
     
  15. Opel Kadett B sedan restaurado e a trabalhar (hoje vim para o escritório nele...);
    Ford Anglia a trabalhar mas a precisar de restauro,
    Opel Olympia P1 que um dia será recuperado ou vendido...

    Planos futuros...só mesmo mais um Kadett B coupe/fastback ! E tem de ser vermelho!
     
  16. Ando por estradas diferentes... É por isso que não faço parte de clubes e deixei de ir a passeios ser gozado. :)

    O último que fiz foi o Rally Histórico do Caramulo. No entanto recebo cá em casa e frequento muita garagem de pessoal que gosta e não tem carros para dar nas vistas :) Se fosse para mostrar com os milhares de euros que gastei no 128 que tenho pronto teria um Mazda MX-5, talvez dois e aos Domingos ia para a marginal da praia da Nazaré em vez de ir para a Serra de Aire e Candeeiros. :)

    Um Fiat 128 Rally é muito distinto de um Coupé! Detesto chamar atenção e dá me um prazer brutal aos olhos dos outros não ter sentido carros iguais. :)

    Nos coupés o meu vermelho será sempre para ser original e o outro que tenho em restauro fica com uma transformação da época (mais potente, mais leve, também vermelho e pensado ao mais ínfimo detalhe). Desafio que me tem dado um prazer brutal... :) Os Rally primeiro vou acabar um e só depois penso o que faço ao outro, provavelmente um fica 1ºsérie e outro em 2ºserie (interiores cor-de-laranja).
     
  17. Tenho 2 Canhões e 1 plástico:)

    Renault 5 Tl Laureate - 1984
    Peugeot 106 Rallye - 1994
    Renault Megane ST 1.5Dci -2010 (family wagon)

    João Bento, é incrível como gostando tanto de Pocket Rockets da Renault és obcecado por Fiat 128, obviamente são totalmente distintos mas tenho um bichinho carpinteiro que se farta de me fazer comichão por isso:). Um dia se e quando possível vais tentar convercer-me in loco do porquê;)
     
  18. Eu gosto muito da Renault. O 1º carro após o euromilhoes seria um Renault Spider dos primeiros sem para-brisas, alias um não, um vermelho, um amarelo e um azul. O meu Pai em 1996 comprou um Mégane coupé novo e estava lá um Spider amarelo ao lado. "Não levo aquele porque senão não te podemos levar, só tem dois lugares", aquela desculpa na altura enganou-me porque era muito pequeno, ficou sempre esse desejo.

    Eu não o consigo convencer, agora o carro talvez. :) É só avisar quando passar pela zona centro, se tiver oportunidade damos uma volta no 128.

    A prova que gosto da Renault também, mais do que a Fiat. Tenho dois Renault.

    1.jpg
     
    #18 João Pereira Bento, 12 Jun 2015
    Última edição: 12 Jun 2015
    João Carvalho gostou disto.
  19. Cada pessoa tira prazer diferentes da mesma coisa.
    No caso dos clássicos, carros ou motas, muitas vezes começa-se com um e depois outros se vão juntando.
    Penso que é preferível ter pouca quantidade mas em óptimo estado e disfrutar do que se tem.
    Juntar muitos "a ocupar espaço" e depois não os utilizar, ou ter alguns que andam mas não podem ir muito longe porque estão fraquinhos, não me diz grande coisa.
    Manter custa dinheiro mas temos de fazer opções e quem quer ter clássicos sabe que terá sempre despesas.
     
    João Pereira Bento gostou disto.
  20. Esse RS não dá nada nas vistas =P
     
    Hugo Viana da Silva gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página