Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Proibição de conduzir carros “normais”

Tópico em 'Legislação' iniciado por Flávio Moreira, 17 Out 2011.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Flávio Moreira, 17 Out 2011.

  1. Proibição de conduzir carros “normais” + nova DUVIDA

    Apesar de não ter nenhum clássico, já à algum tempo que ando por aqui a ver o que há para um dia “meter mãos à obra”.
    Mas agora tenho um problema, após junta médica fiquei proibido de conduzir carros “normais” (devido a incapacidade física), tenho que conduzir um carro adaptado, apesar de ter tirado a carta sem restrições e conduzir durante 12 anos carros normais. Apesar de todos os inconvenientes (não poder conduzir os carros que tenho e ter que trocar um deles por um de caixa automática) será que o sonho de ter um clássico também vai acabar?
    A minha questão é se há alguém que tenha este problema, que é restrições para conduzir sem ser um carro adaptado que tenha algum ou vários clássicos, há alguma possibilidade de os conduzir?
    Se não der que tipos de clássicos poderei conduzir/comprar que sejam de caixa automática?
    Espero que me tenha feito compreender com estas dúvidas.

    Cumprimentos
    Flávio Moreira
     
  2. Há inumeros carros com caixa automática, aqui em Seia havia um sinca 1100 e há um corola da década de 70 também de caixa automática, no entanto há muitos modelos classicos com essa opção, principalmente Americanos.
    No entanto podes adquirir um classico e fazer a modificação da mesma forma que é feita em carros modernos.
     
  3. Sim, mas os modernos vêm de fabrica com caixa automatica, agora um carro de 30 ou 40 anos de caixa manual dá para alterar para automática?
     
  4. Primeiro terás de decidir que carro pretendes (marca e modelo) e depois as opções (se houver) de caixa automática.
    Claro que vai ser "complicado"; tecnicamente quase tudo é possível dependendo do dinheiro a investir ....
    Já o "legalmente" (segundo as regras da FIA para clássicos) é que me parece um pouco complicado .......; com essa idade (30/40 anos) penso que já havia uma gama bastante grande de carros com caixas "automáticas", principalmente no mercado americano ...

    Post scriptum - há dias vi à venda um Austin 1300 (BMCBL) em UK com caixa automatica
     
  5. Eu não ía tão longe, seguramente encontras Mercedes com caixa automatica ou mesmo BMW, se o modelo de que gostes dentro destas marcas não tiver saiu seguramente de fabrica tambem com caixa automatica e aí é uma adaptação simples e sem problemas de legalisação.
     
  6. Os American Muscle costumam vir com caixa automatica! :D
     
  7. Assim numa pequena pesquisa encontra-se Mercedes-Benz 190 E de 84, 85 são bons carros não? Serão bons carros para classicos?
    O BMW 318 CABRIO BAUR tambem deve ser porreiro...

    Tenho é a ideia que carros antigos com caixa automática traz sempre vários problemas, será assim?
     
  8. Flavio, existiam varios modelos europeus com caixa automatica à 40anos, mas normalmente essas caixas não eram muito fiaveis, a agravar a isso a maioria dos mecânicos, não sabia fazer a manutenção, tem que se respeitar religiosamente as mudanças de oleo da caixa, e nem sabiam afiná-las.
    Dai que comprar hoje um veiculo com 40anos com uma caixa dessas em bom estado em Portugal é quase uma sorte.
    Eu carros adaptados conheci muitos, até porque faziamos essas transformações e tratavamos da inspecção na DGV, inclusivé em veiculos de trabalho como Transit, lembra-me de uma com embraiagem manual.
    Renault 16TS com caixa automatica(ao volante) e acelerador no lado esquerdo, Austin 1300 com cx aut., Talbot Horizon com cx autom, ...
    Enfim havia muita coisa, mas as melhores opções nesta epoca deve ser Mercedes com caixa automatica, mas existem Volvo e todas as marcas Americanas.
     
  9. Amigo Flávio, o sonho de ter um clássico não fica por realizar por causa de uma caixa de velocidades :feliz: . Existem carros da década de 70 (por exemplo) com caixas automáticas, como por exemplo o meu Ford Capri 1600 XL Automatic, que adquiri á uns anos a um amigo da família (amigo este que apenas podia utilizar a perna esquerda). Com paciência verá que encontra. Cumps.
     

    Ficheiros Anexados:

  10. ja vi esse comodore em viseu no stand, que agora está no stand. parece-me muito bom mas se estiver interessado penso que vale mais contactar o anuncio que é o dono do carro, no stand o preço está com a inflação.
    abraço e boa sorte!
     
  11. Olá
    Como já foi dito há muitos clássicos com cx. auto., tens de procurar bem o teu interese e carteira, Simcas sempre houve de cx. auto., mas é verdade não era tecnologia tão fiavél como nos dias de hoje e a manutenção é mesmo só para especialistas.
    Acho que vale mais um pré classico ou clássico como os MB mais actuais e fiaveis e com mais disponobilidade de peças.
    Ab Marco Pereira
     
  12. Vê no Standvirtual; fiz agora pesquisa e têm à venda 49 carros de caixa automática anteriores a 1982, com preços a partir de 1000 € (12 com preços até 10000 €)
     
  13. Amigo, no meu dia a dia pessoalmente conduzo automoveis com cx automatica à muitos anos, e numca tive problemas com elas, os Mercedes de facto são os mais conhecidos em fiabilidade mas existem outras opções como por exemplo 2CV com embraiagem centrifuga que até nem é dificil de adaptar. Recordo-me que nos anos 80 hevia um vizinho meu que era handicapado motor mas comprava os carros 'normais' e um especialista em portugal adaptava um sistema de embraiagem automatica, eu cheguei a andar ao lado desse Senhor e o que acontecia é que ele conduzia normalmente mas como so funcionava com uma perna , desde que desacelerasse e colocasse a mão no punho do comando das velocidades o pedal da embraiagem descia automaticamente para voltar a subir desde que a seguinte velocidade fosse metida, recordo-me que vi isso nas mãos dele adaptado num Honda Civic, num Nissan bluebird e num Citroen BX, o sistema era completado com um botão que comandava o sistema, ou seja se a sua Esposa conduzisse o carro colocava o botão em comando normal e o carro conduzia-se normalmente, na altura disse-me que era a unica possibilidade de ter automoveis adaptados ao seu handicape sem o problema de revenda, na altura os automaticos eram mais dificeis de vender que hoje, não sei dizer quem fazia isso mas alguém deve conhecer, espero ter ajudado.
    Cumprimentos.
     
  14. Obrigado a todos pelas opiniões, para já a compra do classico fica em "Stand By". neste momento tenho que resolver a compra do novo carro e a venda da minha A4.

    Já agora entre estes dois qual escolhiam?
    Megane ST GT Line com caixa EDC dupla embraiagem
    [​IMG]

    ou DS4 com Caixa pilotada
    citroen-ds4_2012.jpg


    Obrigado pela dica, mas qualquer tipo de adaptação tem que ir ao IMTT a inspeção B para averbar no librete para o poder conduzir. Não sei se eles aceitam qualquer tipo de adaptação. Pelo que sei a adapação tem que ser feita por uma casa certeficada.
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página