Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Procura-se entendidos em VW Porsche 914

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Sergio Pinto Sousa, 24 Fev 2015.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Sergio Pinto Sousa, 24 Fev 2015.

  1. Boas, como já apresentei o meu VW Porsche 914 1.7 de 1970 no Diário de Bordo, esteticamente lá me arranjei e consegui dar de novo o brilho ao carro, com uns toques pessoais, ficou como pretendia. Em relação a mecânica.... bem, isso já são outros quinhentos! O carro estava a trabalhar em 3 cilindros, abri a tampa do distribuidor, e verifiquei logo que não estava nas melhores condições. Troquei a tampa, rotor, platinados, cabos de velas e velas. Já está melhor alguma coisa, mas preciso de afinar o ponto e a folga do platinado. Fiquei com outras dúvidas em relação ao carro que gostaria de trocar impressões com quem conhece este tipo de motores com injecção electrotécnica. Tenho uma alavanca vermelha entre os bancos que não sei para que serve, tenho um ventilador que parece fazer uma circulação de ar do motor para refrigeração, mas nunca o ouvi a funcionar, não sei se o carro aquece ou não, não tem manómetro de temperatura e não sei se tem alguma luz que avise. Se alguém me poder tirar estas e mais duvidas sobre este carro agradecia!
     
  2. Sérgio, não sou mecanico e n sou nenhum expert. Mas tive um 914 durante 7 anos do ano do teu. Para saberes um pouco mais do modelo lê o tópico que fui fazendo ao longo de alguns meses:

    http://portalclassicos.com/foruns/i...914-história-e-estórias-de-um-mal-amado.8889/

    Quanto à electrónica não e fácil afinar essas injecções. Eu aprendi a conviver com os caprichos da minha. Qunto à mecânica, tirando a electrónica é uma mecanica robusta tipicamente VW que qualquer especialista em VAGs refrigerados a ar consegue mexer. A manete vermelha de que falas é precisamente o que aciona o ar quente na sauffage. Não tem manómetro da temperatura mas podes sempre tentar comprar uma consola central dos modelos dos anos seguintes que vêm com esses manómetros.

    Center_Console_Porsche_914-002c.jpg

    Encontram-se algumas no eBay de vez em quando.

    Não me lembro ao certo mas creio que existe uma luz de temperatura que para te ser sincero me pareceu bastante falível. O ideal mesmo é teres um manómetro para a controlares.

    Abraço!
     
    Vitor Dinis Reis gostou disto.
  3. Mais uma vez, boa noite David. Já mexi na alavanca, mas nada... isto deve abrir algo que faça passar o calor do motor, aspirado por algum motor da sauffage, mas também, mexendo nos botões no tablier, nem ar quente nem frio! Devo ter algum problema aí. Já agora, aquele ventilador de circulação de ar que fica por cima do motor, ligado a dois tubos de ar que atravessa o motor, como funciona? É accionado automaticamente ou deverei ligar alguma coisa? É que eu acho que também não funciona. Tenho também uma folga muito grande na alavanca das velocidades... isso é normal, pode-se afinar ou há alguma manhã ou peça "critica" que tenha que trocar? Obrigado pela ajuda.
     
  4. Sérgio, assim superficialmente o teu carro parece-me estar a precisar de umas horinhas de electricista. O meu chegou a trabalhar também em 3 cilindros e nessa altura aproveitei para fazer uma revisão eléctrica geral. Aconselho-te a comprar o OWNER's MANUAL.

    Muito sinceramente já não me lembro do método de funcionamento da sauffage.

    Quanto à folga na caixa, já experimentaste outra de um 914? Não são caixas mt precisas. De qualquer forma podes ter problemas no selector.
     
    Vitor Dinis Reis gostou disto.
  5. Consegues enviar uma foto desse tal ventilador?
     
  6. Eu não estou em Portugal de momento, mas encontrei uma foto na net igual ao meu.Porsche-914-4-test-drive-25.jpg

    Trata-se deste ventilador e tubos e ar que fazem a passagem de um lado ao outro do motor.
     
  7. Entretanto fica aqui uma foto com as letras PORSCHE nas portas e com a frente um pouco mais rebaixada. Não sei se saiu algum modelo em Portugal com estas letras, mas como fui um pouco influenciado pelo meu pai para as por, porque ele lembra-se de os ver com essas letras.009.png
     
    Moises Trovisqueira gostou disto.
  8. Boas, sem ser nenhum expert na matéria, com umas dicas e uns videos de aprendizagem no Youtube, lá consegui afinar o 914, trabalha como um relógio, como nunca pensei que fosse trabalhar devido à injecção. Mas afinal o problema estava mesmo no rotor, não estava bem apertado e movimentava-se, fazendo uma má distribuição. Já paguei para afinar, mas veio de lá na mesma, e não sei como não repararam nisso. Afinei o platinado a 0,4mm como os carochas 1500cc e a ouvido, rodei o distribuidor, até apanhar aquele relantim certo, que depois de o experimentar na estrada, estava mesmo bom! Sorte de principiante como se costuma dizer. Mas antes disso sentia que de vez em quando o carro trabalhava a 3 cilindros.... depois de duas horas a ver e rever, experimentar e entregar o meu primeiro dia de férias à mecânica lá reparei que o fio que traz o sinal da centralina para um dos injectores estava danificado, facil de trocar, uma ficha nova e ficou 5*.
    Próximo passo na mecânica será acertar o ponto do motor, pois custa a dar a primeira volta no arranque, por vezes tenho mesmo de deixar descair o carro uns centimetros para ele pegar logo. Enfim, uma coisa de cada vez, mais uma etapa em estudo.
     


  9. Não é meu ... mas de um amigo



    e a "carburador" ...
     
  10. Bem Guilherme, realmente dizem que anular a injecção e aplicar dois carburadores o carro fica muito mais fiável. Também já pensei em fazer isso, mas nestas minhas ultimas férias fiz cerca de 600km no meu depois de me habilitar a fazer umas afinações, se continuar a ter o comportamento que teve, vou manter a Injeção. Preciso é de fazer um restauro desses, está muito bom! Parabéns ao proprietário.
     
    Guilherme Bugalho gostou disto.

  11. Parece que a "intenção" do proprietário também é ... "meter injecção" mais tarde; o carro veio com carburadores ....
     

  12. GOSTEI
     
    Guilherme Bugalho gostou disto.
  13. Segundo o que me foi dito o distribuidor é diferente sendo a "carburadores" é um .... se for de "injecção" é outro.
    Mas não perguntes quais as diferenças que eu não perguntei e não sei .....
     
    Sergio Pinto Sousa gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página