Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Problemas no motor de arranque de Mini 1000

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Nuno Pedro, 30 Mai 2007.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Nuno Pedro, 30 Mai 2007.

  1. Boas

    Estou com problemas no motor de arranque do meu mini 1000. O motor desmontado roda bem, e testado com um multimetro ta bom, mas quando dou a chave ele faz um barulho, como se tivesse preso e nao roda...

    Isto ja aconteceu a alguem?? Pistas do que será?

    Cumrpimentos
     
  2. Que teste fez?.Tem certeza que não está queimado..Tentou com ele cá fora fazer um teste de força?.
     
  3. O teste que fiz foi um tanto rudimetar.. foi po-lo ca fora e ligar os fios e ele rodava bem..ja agora como se fazem esses testes? É que eu de motores electricos nao percebo muito o_O

    Cumprimentos
     

  4. O facto do motor rodar não quer dizer que esteja bom.Com um multímetro ligado na posição do sinal sonoro ,verifica se há continuidade entre a carcaça do motor e os terminais de alimentação. Se ouvires o apito ,está directo à massa e tem de ser verificado_O teste de força é um bocado difícil de fazer sem material próprio,e consiste em por o motor a trabalhar,seguidamente com barras de madeira ir apertado o veio e ver se se consegue parar facilmente.No motor de arranque é difícil devido a sua configuração, podes tentar introduzir um pedaço de madeira no pinhão.ATENÇÃO,este procedimento pode ser perigoso.e o motor deve estar bem agarrado.(preso num torno por exemplo.(sem partir).
    Se parar ou perder muita rotação está queimado.Também podes verificar o estado das escovas,se estão gastas e não assentam convenientemente no colector.Comprova os cabos da instalação do carro . Já verificaste se não é o pinhão que não fica na posição correcta ? Haveria outros teste que implicariam abrir o motor,pelo que se chegares à conclusão que é o motor de arranque ,o melhor é leva-lo a uma oficina de bobinagem.
     
  5. pelo k percebo desta profissão de electricista... cuja reparação de motores de arranque é frequente.. só se poderá dizer o que pode ser, olhando para o mesmo...
    as causas mais frequentes são: induzido (desoldado), casquilhos gastos, ou escovas gastas... veja como é que isto está... ahhh veja também a massa ao motor...

    bom trabalho
     
  6. Nuno talves de meteres umas fotos o pessoal te possa dar uma ajuda melhor.
     
  7. Vou fazer isso..

    Vou tentar tirar as fotos ainda esta noite..

    Obrigado
     
  8. Boas

    Desculpem demorar tanto a por aqui as fotos, mas ca estão..não sabia ao que hava de tirar, s quiserem que tira a algum sitio mais especifico digam.

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Obrigados pela ajuda
     
  9. Nuno
    É muito difícil poder ajudar através de fotos.
    O que te posso dizer é o seguinte.
    Na primeira foto,pelas estrias que o induzido apresenta no corpo ,leva a querer que andou lixo no entre-ferro,o que não seria mau de todo, o pior será folga nos bronzes ou no veio, o que resultou o roçar do induzido no estator,Verifica se o interior do estator também está roçado.
    Para saberes se há folgas,prende o induzido num torno com as duas tampas,envolve-o com cartão ,assim não fere o ferro,com as duas mãos tentas abanar as tampas para cima,para baixo e para os lados ,verifica se não sede demais.algum movimento mínimo é possível . Se for esse o problema,em vazio pode funcionar bem,mas em carga devido à folga o induzido em vez de rodar é atraído pelo estator e encosta-se a ele não havendo movimento ,aí ouve-se um zumbido.Há passagem de corrente mas não há movimento.
    Ainda na primeira foto,embora não se veja muito bem parece-me haver algum desgaste no colector,assim como nas escovas(2ª foto),se ambas não estiverem em perfeito contacto também poderá ser daí o problema ,funcionar em vazio e em carga não.
    Marca os terminais das bobines e desligas, são ligadas em série ,mas para não teres problemas depois marca.Com um multímetro medes a resistência das bobines,tem de ser todas iguais ou quase, ficas a saber se as bobines do estator estão queimadas ou não.
    Verifica se não há continuidade entre o colector e o corpo do induzido,se houver,está com passagem à massa.A dificuldade em bobinar esse induzido torna a reparação muito cara , aconselhava a guardares esse e tentar encontrar outro.
    Se tiveres de substituir os bronzes, não é muito fácil sem experiência.
    Haveria mais a dizer de certeza ,uma vista de olhos ao vivo poderia revelar outros pormenores .
    Se precisares de alguma informação,não hesites.
     
  10. boas!! para começar o induzido andou a roçar nas indutoras(carcaça) logo tem os casquilhos gastos, as fotos das escovas nao dão para ter noção do tamanho delas, e falta uma foto aos colecores do induzido( onde as escovas estão em contacto) para ver se o induzido tá desoldado em algum sitio, ou se está muito ovalizado... falta-nos também saber o estado do bendix, porque se o bendix estiver estragado, o motor roda no sitio fica engrenado no volante do motor, mas nao tem força para "prender", tem de fazer um teste ao bendix, rode-o á mão para a frente e para trás a ver se ele prende, se prender prenda-o num torno de bancada, e com um pau faca força no bendix ao mesmo tempo k o faz girar.. e pronto...
     
  11. Obrigado Luis pela explicação. Vou tentar encontrar alguem que perceba do assunto para ver se me consegue fazer alguma coisa disto.. agora ha outro problema.. este fim de semana tentei com outro motor de arranque e deu exactamente a mesma coisa :huh: .. é pouco provável terem os dois motores a mesma avaria, portanto deve de ser qualquer coisa na instalação do carro.. seria possivel o cabo que vem da bateria para a frente do carro estar um pouco cortado e não deixar passar a corrente necessária para fazer o motor de arranque rodar com força suficiente, mas apenas permitir um 'sinal' chamemos.lhe assim.. e que todas as luzes trabalham bem, e todos os outros sistemas electricos..
     
  12. Realmente dois motores apresentarem os mesmo problemas, não é impossível mas pouco provável É melhor confirmar os estados dos cabos de alimentação e o próprio canhão de ignição.Experimenta liga-lo directo a ver o que acontece.
    Vai dando notícias do desenrolar dos acontecimentos.Também aprendemos com os problemas dos outros,no futuro nunca se sabe,poderemos também passar por eles.
     
  13. seo motor de ARRanque foi testado fora e esta bom, no carro nao funcinar com pouca força liga um cabo de massa direto da bateria ao motor de arranque.faz atençao tb a bobine de chamada q esta a parte montado na carroceria e ve se esta boa,da noticias,um abraço
     
  14. Também acho que os cabos de alimentação terão de ser bem analisados, e os proprios contactos (os terminais e sua cravação). A corrente que um motor de arranque puxa é muito elevada, e se não os cabos não permitirem o fluxo de corrente nada feito...
    É uma "avaria" muito comum em diversas máquinas (ferramentas) eléctricas, quando se usa grandes extensões e de baixa secção de condutores, de certeza que a "papinha" que a máquina precisa não chega lá toda.
    Isto serve de conselho para aqueles que usam compressores, maquinas de soldar (especialmente inverters) e utilizam extensões e um dia queimam as maquinas e não percebem porquê.

    Abraço.
     
  15. parece ter as escovas gastas . o do meu mini se der a chave com ele emgatado salta fora um fio la dentro
     
  16. Boas, Independentemente das válidas respostas aqui dadas, para quem não está à vontade a mexer nestas coisas, aconselho a consultar uma casa de electricidade automóvel de confiança. As reparações de motores de arranque normalmente são baratas e se não for o caso, há sempre a possibilidade de se arranjar um usado cá ou lá fora que será decerto uma solução económica. Cumprimentos e boa sorte.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página