Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Problemas - Mini 1984

Tópico em 'Minis' iniciado por Miguel Rosa, 2 Ago 2010.

Tópico em 'Minis' iniciado por Miguel Rosa, 2 Ago 2010.

  1. Boas,
    Tenho um Mini 1000 de 1984, que recentemente levou um motor 1300, creio que do MG Metro.

    O novo motor teve de levar algumas coisas novas, outras foram aproveitadas do motor antigo, mas lá ficou tudo a funcionar. No entanto, não trabalha tudo na perfeição. O carro parece que não tem potência, ou seja, o motor não desenvolve, faz rateres e de vez em quando faz um barulho estranho vindo do carburador, parece qualquer coisa a estalar. Já perdi algum tempo de volta do carro, verifiquei o funcionamento de todas as velas, as válvulas também estão todas a funcionar, já vi inúmeras coisas, mas ainda não consegui dar com o problema. Já me disseram que poderá ser do distribuidor, mas penso que seja mesmo do carburador, será que alguém pode ajudar?

    Obrigado.
     
  2. Boas,
    Efectivamente poderá não ser só o carburador. Veja se o motor esta a "ponto". Esses raters de que fala podem também ter origem na falta de combustivel, ou o motor estar fora de ponto...
    De qualquer maneira é tudo falta de afinação.
    Cpts
     
  3. Amigo miguel pode ser os platinados abertos o_O
     
  4. Boas,
    Antes de mais obrigado pela ajuda. Andei a ver mais umas coisas no motor do meu Mini, de modo a descobrir o problema, e reparei que a ordem dos cabos das velas estava em 1-2-3-4, mas segundo o que já li a ordem correcta é 1-3-4-2. Experimentei a alterar aquilo, mas a única coisa que obtive foi um estoiro que meteu metade dos vizinhos à janela, isto quando dei à chave para meter o carro a trabalhar. Será que devo tentar colocar o carro a trabalhar outra vez com aquela configuração?

    Obrigado.
     
  5. Oh Miguel se deu estoiro então está mal...uma vez no meu também os troquei dei à chave eram para ai umas 23h30 e aquilo pareceu um tiro...resultado,metade dos vizinhos todos cá fora a perguntar quem tinha levado o dito tiro...:huh::huh:

    Quando fez essas alterações a junta da cabeça (de colectores) levou nova:huh::huh:é que se a junta não tiver boa entra (puxa) ar por lá e acaba por fazer isso...até "cospe" a gasolina pelo filtro do ar...

    AbraÇo
     
  6. Boas,
    Em primeiro lugar obrigado pela resposta.

    Já não sei o que hei-de fazer, segundo o que estive a ler, o problema pode ser de dezenas de coisas diferentes, e apesar de me desenrascar não sou mecânico. Em relação à ordem dos cabos das velas, aquilo não deve ser 1-3-4-2? É que foi como liguei quando deu o "tiro", mas antes funcionava com 1-2-3-4, que era como vinha montado, o que acho estranho.

    O carro anda, mas parece que não tem potência, custa a desenvolver, e por vezes manda um estalo do carburador... O maior problema é que o mecânico onde levo sempre o carro está de férias, e só regressa no final de Agosto!

    Se alguém quiser tentar ajudar com mais alguma coisa, agradeço.

    Obrigado.
     
  7. A ordem de ignição é de facto 1-3-4-2. Sabendo isto, se tirar a tampa ao distribuidor e vir onde apertam os cabos, consegue perceber pela rotação do rotor (sentido anti-horário) como estes devem estar ligados às velas. Deixo uma foto abaixo de como eles devem estar.

    Para resolver o problema, começaria por colocar os cabos das velas pela ordem correcta, verificar a afinação das válvulas, certificar que o motor está a ponto e só então ver a afinação do carburador.

    [​IMG]
     
  8. Antes de mais, obrigado pela ajuda.

    Amanhã vou mais uma vez ver isso dos cabos das velas, com essa foto será certamente mais fácil. Em relação à afinação das válvulas, como posso verificar se estão afinadas? Já verifiquei que todas elas se encontram a funcionar, mas em relação à afinação não sei como posso ver isso. Quando ao facto do motor estar a ponto, também terei de verificar, já andei a fazer umas pesquisas aqui pelo fórum acerca disso, tendo descoberto este tópico: http://www.portalclassicos.com/sistemas-electricos/7525-ponto-do-motor.html que certamente será útil.

    Obrigado a todos pela ajuda, quem achar que pode ajudar um pouco mais se puder agradeço que diga aqui mais algumas coisas que devo fazer, pois quero mesmo meter o Mini a andar. :huh:
     
  9. Para afinar as válvulas existem várias formas. Sabendo que a ordem de ignição é 1-3-4-2 e a medida normal da folga é 0,30 para admissão e escape (podem ser outras dependendo da configuração do motor), pode fazê-lo da seguinte forma:
    - Roda o motor até ter a válvula 1 (escape) toda aberta, no ponto em que para quaisquer dos lados que rode, ela começa a fechar.
    - Com a válvula 1 de escape toda aberta, afina a 3 de admissão e 4 de escape
    - Roda o motor
    - Com a válvula 3 de escape toda aberta, afina a 4 de admissão e 2 de escape
    - Roda o motor
    - Com a válvula 4 de escape toda aberta, afina a 2 de admissão e 1 de escape
    - Roda o motor
    - Com a válvula 2 de escape toda aberta, afina a 1 de admissão e 3 de escape

    Pode também por a contrabalancear as válvulas de um cilindro e afinar no oposto, ou mesmo fazer de uma forma e validar da outra. Em todo o caso, se o motor trabalhou antes, presumo que as válvulas tenham sido afinadas... E se calhar talvez seja melhor um profissional ver isso, uma vez que não tem muita experiência e é daquelas coisas que mais vale não arriscar.

    O mesmo para o ponto do motor (distribuidor). Partindo do principio que a distribuição foi bem bem montada, é só mesmo uma questão de afinar a posição do distribuidor. Isso é rápido e fácil, mas para ficar bem feito tem de ser com uma pistola própria.
    O meu conselho seria levar o carro a outro mecânico ou esperar até ao final do mês pelo habitual.

    'Better safe than sorry.'
     
  10. Obrigado pela ajuda. Amanhã à tarde vou ver o que posso fazer, se não conseguir nada terei de levar o carro a outro mecânico e se possível ficarei na oficina enquanto ele trata da máquina, assim sempre vou aprendendo mais qualquer coisa de mecânica, que é uma área de que tanto gosto, mas acerca da qual não sei tanto quanto gostaria.
     
  11. Estou passado com o Mini. Levei desde a hora de almoço até agora de volta daquele motor e nada. Em relação aos cabos das velas está tudo na ordem correcta. Fiquei também a saber que o ponto foi verificado pelo mecânico, com a tal pistola, antes dele ir de férias, portanto, à partida, também não será essa a origem do problema. Hoje procurei por alguém que pudesse dar uma ajuda, mas os dois mecânicos com que falei disseram que não sabiam fazer nada disto dos carros antigos. Penso que possa ser algo mais "grave", ou seja, as válvulas de admissão terem sido rectificadas mas as de escape não, e por isso estar com estes problemas. Obrigado a todos pela ajuda que têm dado, mas não percebo muito disto apesar de me esforçar para aprender sempre mais. Parece que tenho mesmo de esperar pelo mecânico que me costuma tratar do Mini, mas só em Setembro, tinha logo de ir um mês de férias na altura em que isto aconteceu, que azar...
     
  12. Por acaso esse carro tem servofreio montado, pode ser o tubo que sai do colector ao servo....
     
  13. se fosse alguma fuga o carro custaria a pegar, a mim parece-me ser folgas de valvulas completamente mal afinadas... quanto á ordem ele so trabalkha mesmo em 1-3-4-2....
     
  14. Boas,
    Hoje finalmente parece que o problema ficou resolvido! Durante a tarde estive de volta do Mini, com o meu pai, e entre mexer no carburador, no distribuidor e ver qualquer coisa no volante do motor (desta última parte foi o meu pai que tratou por completo) aquilo ficou em ordem. Já não tem o tal problema de não desenvolver nem nada disso, ficou impecável, precisando ainda de algumas afinações, mas isso agora já é algo que vou tratando...

    Obrigado a todos pela ajuda, foi muito útil para elaborar uma lista de possíveis causas do problema, e assim, resolver o problema do carro, mesmo que por exclusão de partes.

    Já agora, se alguém puder ajudar, quais as diferenças entre um motor A e um motor A+? É possível saber qual é um A ou um A+ pelo aspecto exterior? Se pudessem agradecia que colocassem aqui uma foto de um motor de cada, devidamente identificados. :feliz:
     
  15. Voltando aqui ao tópico do meu Mini, alguém me sabe dizer como posso alinhar a direcção?
    Obrigado!
     
  16. Tens de ir a uma oficina que faça isso.. normalmente costuma de ser onde vendem os pneus, norauto, etc..
     
  17. Pergunta antes se a peça que segura a jante dá para jante 10 se for o caso, há muito boas a prender o raio da peça que faz o alinhamento com elásticos:s

    qualquer casa de pneus te alinha isso....
     
  18. Boas

    e fotos da maquina nao tem
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página