Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Problema no motor

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Diogo Oliveira, 4 Jul 2011.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Diogo Oliveira, 4 Jul 2011.

  1. Boa noite,
    A minha XF anda me a deixar doido, começou-me a fazer rateres e a engasgar-se e depois de alguma pesquisa cheguei á conclusão que era o platinado mal afinado. Entre tanto nao era so o platinado mal afinado mais sim o condensador o platinado a bobine e a vela tudo queimado. Tratei de lhe montar tudo novo afinar como deve ser quando nao é o meu espanto que a mota voltou a ficar na mesma depois de algum tempo a andar normalmente. Entre tanto a falar com o senhor que me ajudou a montar as peças ele disse que já estava tudo queimado outra vez... Acham isto normal? Qual será a causa para acontecer tal cena?

    Cumprimentos

    Diogo Oliveira
     
  2. Então ninguem domina a parte electrica das motoretas?

    Abraço
     
  3. A instalacao eléctrica e nova?
    Quem a montou?

    Ja verificaste se a instalacao esta toda boa, e os cabos estao ligados aos sitios certos?
     
  4. É nova em relação a material que falei, bobine platinado condensador e vela de resto é tudo igual. Foi tudo montado por um senhor de confiança.
     
  5. Na minha K 276 montei uma vela nova NGK trabalhou cinco minutos e queimou portanto não me admira pois o material hoje em dia não presta, voltei a meter outra igual e já fez 400 kilometros e ainda lá anda portanto ainda pensei que tivesse algo na instalação e não era defeito da vela
     
  6. Eu comecaria por rever todo o circuito electrico.
    Todos os fios.

    Nem que facas uma instalacao paralela, ou seja ves todos os fios e metes novos por fora, deixas tar os antigos mas todos desligados.

    Mas se fosse eu, perdia algum tempo e trocava todos os fios.
     
  7. Não sei o que deva fazer... Secalhar vou mesmo verificar a instalação electrica toda.
    E que a mota em apenas um deposito de gasolina queimou uma bobine um platinado e um condesador completamente novos...

    Abraço
     
  8. Nenhum motor "queima" todo esse material ao mesmo tempo e muito menos duas vezes seguidas! Quem afirma isto, ou não sabe o que diz ou não lhe interessa explicar tudo...
    Não é necessário mexer na instalação! Basta um fio directo do azull do motor para o terminal respectivo da bobine!
     
  9. Não percebi bem o seu comentario Carlos.
    Diz que basta ligar um fio directo do azul do motor para o terminal da bobine para que resultado?
    Acha que o material foi mal montado?

    Cumprimentos
     


  10. Diogo, para que o motor funcione e possas concluír que a avaria é do motor ou da instalação, basta-te ligar um fio directamente no azul (nalguns casos preto) que vem dos platinados e na bobine! Como o corta corrente fica fora de circuito e se o motor trabalhar, ficas a saber que o defeito é na instalação! Se o motor não trabalhar, o defeito será do sistema eléctrico do próprio motor!
    No caso da XF, o motor é montado sobre borrachas pelo que puderá estar isolado e não chegar massa à bobine! Aperta um fio directamente no alumínio do motor e no ferro do quadro para despistares a possibilidade de ser falta de massa!
    É possível que os platinados não tenham sido bem apertados, tendo-se fechado com o funcionamento!
    Tanto a bobine como o condensador, se não forem Bosch (apesar de novos), são sempre suspeitos! Vale mais uma peça Bosch usada do que outra nova mas de origem manhosa!!!
     
  11. Diogo entendes-te bem a explicação do Carlos Martins?
    Pois para teres uma ideia este homem ajudou-me a reparar e montar o meu motor da Casal Trial por telefone e ele está a trabalhar como um relógio:D:D:D
     
  12. Obrigado pela ajuda Carlos, eu vou fazer o que me disse. No entanto realmente a bobine e o resto do material cheira-me que aquilo é tudo de raça manhosa e deve ser essa situação que está a causar o problema. Eu acho que tenho ali uma Sachs v5 com o sistema Bosch e como é para lhe montar um Motoplat posso por as peças Bosch na XF.

    Cumprimentos

    Diogo Oliveira
     
  13. Bom dia,

    Penso que o já encontrei o problema, a mota está a funcionar na perfeição não há problemas de motor nem de instalação,pelo menos para já. O causador desta situação penso que tenha sido estas novas tecnologias vindas da china. (material de má qualidade)
    No entanto a mota em 1ª 2ª e 3ª parece-me que tem um desempenho diferente de 4ª e 5ª, dá-me ideia que morre um bocado em 4ª e 5ª e antes não acontecia isto. Pode ser do platinado?

    Cumprimentos
     


  14. Pode, não do platinado em si, mas da respectiva afinação! Platinado demasiado fechado, atrasa a ignição! Platinado demasiado aberto, avança a ignição! Tem de ter uma abertura de 0,40mm e depois regular o prato das bobines para 1,5mm antes do PMS!
    Outra situação, se tiveres a curva de escape demasiado curta, ou porque a cortaste, ou porque a introduziste demasiado na panela, vais perder binário e a consequente facilidade de subir, ultrapassar ou circular com passageiro! Fico admirado pela quantidade de "profissionais" que desconhecem a importancia do tamanho da curva numa motorizada (2T)!
     
  15. Engraçado que na minha Casal Trial fazia o mesmo e no senhor que me esteve a mexer no motor da minha Casal 125 falou-me logo nessa questão do escape mas acabei por levar lá a Trial e ele esteve foi a mexer no ponto do motor e agora parece um avião
     
  16. Não há palavras é de pessoas assim que necessitamos. Com conhecimento e experiência. Muito obrigado Carlos. Já agora como é que afino o prato das bobines antes do ponto morto superior?

    Cumprimentos
     
  17. Obrigado Diogo!
    Essa parte da afinação, convem entregar a um profissional, porque é muito importante e frequentemente o pessoal sem experiencia faz isso a olho ou simplesmente deixa ficar como estava, quase sempre com mau resultado!
    É preciso um instrumento de medida que enroscado na culassa, nos permite medir o avanço a dar à ignição, assim como um apalpa folgas para medir a abertura dos platinados! Tambem é importante alguma experiencia, dado que é uma operação chata e de paciencia, daí o profissional!
    De forma simples e em poucas palavras, os platinados tem de iniciar a sua abertura quando o pistão está a 1,5mm do PMS!
     
  18. Pois o probema é o profissional que saiba mexer no avanço do motor...
    Outra questão a tal situação da curva estar curta, se eu colocar o escape ligeiramente mais para trás ganho em binário mas vou perder em velocidade de ponta certo ou errado?

    Cumprimentos
     


  19. Certo e errado!!!
    Certo, se o motor antes desenvolvia bem na última mudança (4ª, 5ª ou 6ª, consoante o motor)!
    Errado, se desenvolvia mal! Com a curva mais comprida (e se o problema for daí), passa a esgotar a última mudança e a ganhar em velocidade!
    O mesmo raciocínio se coloca com uma cremalheira maior ou mais pequena! Nem sempre uma cremalheira mais pequena faz andar mais! Nos casos em que a cremalheira é pequena demais (transmissão demasiado longa), uma cremalheira maior, permite recolocar o motor na faixa útil de rotação e desenvolver a última mudança, ganhando em ponta!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página