Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Problema Fiat 600 - engasga

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Jorge Filipe Luis, 10 Mar 2011.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Jorge Filipe Luis, 10 Mar 2011.

  1. Olá,
    recentemente tem me acontecido uma situação bastante caricata e preocupante no mínimo. Na cidade o meu 600 porta-se impecavel mas aqui a uns dias na autoestrada quando vai a subir ele começa a engasgar e para mesmo durante 1 ou 2 seg e volta outra vez a funcionar. Reparo que isto só me acontece em autoestrada e a subir. Alguém faz alguma ideia do que será?

    Cumps
     
  2. Boa noite caro amigo,

    Tem filtro de gasolina? Veja se está cheio de lixo, porque isso soa a falta de fluxo na alimentação, o motor precisa de mais alimento em auto-estrada, e especialmente a subir.

    Se não tiver, veja como está o filtro do chupador no depósito (costumam ter uma rede muito fina), ou na entrada do carburador (idem aspas).

    Um abraço!
     
  3. Gasolina ferve dentro do carburador com o calor do escape (vapor lock).Na caixa do filtro de ar tem uma porta que transfere o calor do escape para o inerior desta.A porta tem duas posicoes uma para a entrada de ar frio e outra para a proveitar o calor do escape.E ter a certeza que nao esta a bloquear a entrada de ar frio.Boa sorte.
     
  4. Filtro de gasolina entupido??
     
  5. Ou o que o Rui disse ou então má regulação da bois do carburador, pode estar muito baixa e não deixar entrar gasolina suficiente para a cuba, aconteceu-me isso num Datsun e no Capri.
     
  6. Agradeço a resposta ao tópico. Já mudei o filtro da gasolina, e verifiquei o filtro do ar. Vou experimentar amanha.

    De qualquer das formas eu estava com o carro a trabalhar e verifiquei que ouço o barulho de uma faisca na zona das velas. Será necessário mudar-las?

    Verifiquei que os cabos que ligam ao motor de arranque estão um bocado gastos, terá alguma influencia?

    Alguém tem algum material acerca de carburador do 600, para saber como afinar-lo uma vez que acho que é um desperdício levar ao mecânico para ele afinar o carburador.
     
  7. Se se ouve barulhos de descargas, o problema está nos contactos dos cabos de alta tensão ou no estado da tampa do distribuidor. Todos os terminais dos cabos de alta tensão estão bem encaixados?

    Se a tampa for de idade desconhecida, é uma boa precaução trocá-la por uma nova, pois muitas vezes são elementos que prejudicam bastante a performance da ignição. Quem diz a tampa diz o rotor.

    A mesma coisa se aplica aos cabos das velas... são os originais? Se são, está na hora de os trocar. Recomendo cabos de silicone, que são muito mais eficazes que os antigos e têm um melhor isolamento, que os torna mais seguros de manusear e suprime melhor as interferências (por exemplo com aparelhos de rádio).

    As velas também podem obviamente ter culpa no cartório, mas não na questão da descarga. Velas de idade avançada prejudicam a performance, o consumo e a facilidade do arranque, mas não devem (pelo menos se estiverem inteiras!) criar descargas externas.

    Em suma, convém verificar todo o sistema com cuidado, porque de facto pode também aqui existir alguma culpa na hesitação do carro a alta velocidade, a minha dica acima baseou-se na pressuposição que as verificações básicas deste género estariam feitas.

    Quanto a afinar o carburador, embora possa ser uma operação relativamente simples, é recomendável que seja feita por alguém devidamente equipado pelo menos com um analisador de gases por causa das IPO... e também porque alguém com experiência pode aperceber-se de alguma coisa que um mecânico menos versado não tem noção e não consegue identificar.

    Um abraço!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página