Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Problema De Aquecimento Mini 1000

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Milton Mendes, 8 Set 2013.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Milton Mendes, 8 Set 2013.

  1. Boa noite

    Tenho um Mini 1000 de '79 totalmente de origem.

    Tenho tido alguns problemas de aquecimento, a temperatura do carro ACTUALMENTE em andamento corrido fica entre o meio e o "H" e no pára - arranca sobe para o vermelho

    Ja vi varios posts, dicas e ajudas e e ja fiz algumas alterações mas o problema presiste. Tenho o carro bem afinado, o escape limpo, o carro nao bufa nem morre

    1º Meti-lhe um radiador novo, mandei reconstruir todo o radiador numa casa especializada, mandei meter 3 favos em linha para levar um pouco mais de agua ;

    2º Verifiquei o estado do termostato, esta bom a abrir quando a agua atinge 85º C ;

    Ja pensei em adaptar uma ventoinha electra no outro lado do radiador mas não queria tirar o valor e a originalidade do carro por isso essa será a ultima ipotese

    Ja me disseram que posso ter o manometro estragado porque quando eu tenho a temperatura alta, se eu abrir o capô e meter a mão na tampa das valvulas consigo notar a tampa quente obviamente mas é um quente suportavél que não queima.

    O mesmo me acontece com os tubos da água que se notam que estão quentes mas, nem de longe nem de perto estão sobre uma pressão tão grande que os faça rebentar do aquecimento

    Bem, espero noticias e desde já obrigado a todos

    E um abraço a todos os que diariamente se dedicam ás coisas velhasbiggrin.png
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Troca válvula tempo que esta bloco motor ver se temp fica igual se ficar pode adaptar ventoinha eletrica dos pc que existe tamanho grande , ou no verão tir termóstato fora de inverno volte polo


    Enviado por Sergiotaxista
     
  3. Obrigado pela dica Sergio. Vou tratar disso e darei noticias. Abraço
     
  4. Pode estar a ventoinha montada as avessas ou ser pequena demais.
     
  5. A única hipotese de que me lembro depois de tudo o que já foi dito, é a de haver ar dentro do circuito de refrigeração. Ao colocares o novo radiador sangraste o ar do sistema?

    O sangramento do ar é simples e é feito através da tubagem da chauffage. Desligas o tubo que vai para a torneira e, com o tubo de borracha que desligaste virado para cima, despejas água no radiador até veres água no tubo. Voltas a ligá-lo de forma a perder o minimo de água possivel.

    De notar que este procedimento te põe água a mais no sistema, é normal que depois 'cuspa' alguma pelo tubinho junto à tampa do radiador, que serve exactamente para isso.

    Tirando isso, ou é o sensor de temperatura que está na culassa e não no bloco como já foi dito, ou então o próprio termómetro no tablier.

    O ideal é arranjares alguém que tenha um termómetro digital e que te meça a temperatura de um tubo ou da tampa do termostato e por aí já vês.

    Como o sensor que fica na culassa é mais barato e mais fácil de mudar, eu começava por aí.
     
    Milton Mendes gostou disto.
  6. Obrigado Sr. António. Realmente não fiz o sangramento.. Vou fazer e darei noticias
     
  7. Já sangraste o motor , Milton ?
     
    Milton Mendes gostou disto.
  8. Olá companheiros.

    Informo que já sangrei o motor mas o problema pouco melhorou. Mas já o consegui resolver de outro geito..

    Comprei a grelha do Mini Cooper S e fiquei com o problema resolvido. A grelha é toda aberta, entra possivelmente o dobro do ar (sem querer exagerar).
    A minha grelha era muito fechada por causa da chuva... Tinha um bocado de chapa grande a zona do distribuidor para evitar a humidade.. E eu como sou novo nestas andanças pensei que realmente fosse normal a grelha ser assim (e se calhar ate é)

    Agora mesmo por volta das 4h da tarde em que, aqui no Alentejo, esta bastante calor.. a temperatura do carro chega ao risco do meio e já não passa dai


    Cumprimentos a todos e obrigado pelas dicas
     
    António Barbosa gostou disto.
  9. Resolvidobiggrin.png
    Ainda podias era queimar a junta do jeito que estavasad.png
     
  10. Boa noite:

    Estive e ler o seu tópico e sinceramente há qualquer coisa que não esta bem.

    Já tive um MINI 1000 de 1974 NOVO, foi o meu falecido Pai que o comprou para a minha irmã e o carro de ORIGEM, trazia a grelha normal, e na zona do distribuidor, vinha com uma peça em plástico (20cm*20cm).
    O carro não aquecia, fosse verão ou inverno.
    Começou a ter esses sintomas a partir da altura em que deixou de ter anti.congelante em condições ( ferrugem no sistema e refrigeração e consequente entupimento do radiador) que depois de BEM FEITO, com o devido SANGRAMENTO, resolveu o problema em definitivo.
    Tirar termostatos, para mim, não é opção. O carro foi construído para ter termostato, portanto deve la ficar.

    Sinceramente, a mudança SÓ da grelha de certeza que não resolveu o problema, e digo isto porque a ventoinha, expele para o guarda-lamas esquerdo o calor do radiador.
    Acredito sim que o "sangrar" do sistema e a colocação correta da ventoinha tenham resolvido o problema.
    Claudio
     
    António Barbosa gostou disto.
  11. Existem umas capas protectoras em plástico para os dias de chuva (fig.1), sei que no Alentejo vocês não se importavam que chovesse um pouco mais mas se chover, uma grelha dessas vai deixar passar chuva para o distribuidor e este vai isolar. Se não quiseres gastar dinheiro na referida capa protectora, improvisas bem uma com uma luva de borracha (fig. 2 - um dedo para cada fio de vela mais um para o fio da bobine) e umas abraçadeiras de electricista bem apertadas.

    Claudio, o ar que é sugado pela ventoinha para o radiador, só pode entrar pela grelha, se esta estiver obstruida..., o nosso clima mediterrânico não gosta do sistema de arrefecimento original do Mini, há que ter alguns cuidados!
     

    Ficheiros Anexados:

    Claudio Vilas gostou disto.
  12. Meu caro Antonio Barbosa:

    A grelha frontal, pata ficar obstruída, meu caro, precisa de toneladas de lixo uma vez que os espaços existentes são suficientes.
    A grelha que existe no guarda-lamas, tem umas passagens mt boas.
    Para ambas ficarem obstruídas, é preciso que o dono do carro seja mt ignorante, uma vez que fazer a manutenção, também inclui limpas estas coisas.
    Atenção não quero que, com a palavra ignorante ofender alguém.

    Claudio
     
  13. Eu concordo com muitas das coisas ditas.. E outras nem tanto, mas pronto talvez seja um pouco inexperiente para falar ainda.

    Se nos colocarmos de frente para o capô percebe-se claramente que a ventoinha envia ar da esquerda para a direita, ou seja do motor para a cava da roda. Ou seja, todo o calor que é gerado pelo motor é deitado para cima do radiador pela propria ventoinha.

    É de salientar que de outro geito não puderia ser porque, apesar de o ar quente ser metido para cima do radiador, todo o ar frio que entrar pela grelha será tambem consecuentemente colocado para cima do radiador pela mesma ventoinha. Ou seja, o sistema é "mediocre" mas é o sistema que temos se queremos manter o carro original.

    Montar a ventoinha do motor ao contrario nunca é uma ipotese isto porque, dar para montar ela dá, o problema é depois de a montar colocar o radiador. Não dá porque a concavidade da ventoinha fica invertida e amolga e amassa todos os filamentos do radiador. Aconteceu-me uma vez e nem o radiador fui capaz de meter no carro

    Sr. Antonio Barbosa, fiquei interessado na capa, vai mesmo fazer-me falta porque já chove aqui para a minha zonabiggrin.png . É possivel dizer-me onde posso comprar?

    Já agora, gostaria que me ajudassem numa questão.. Qual a melhor ventoinha, 11 pás em plástico ou um de 6 pás em metal?

    Eu penso que talvez a de 6 pás faça melhor o serviço derivado ás pás, apesar de em menor numero, serem mais largas. Mas pronto estou com duvidas

    Obrigado
     
  14. Sr. Mendes, a ventoinha de 6 pás é a que dá mais fluxo de ar, tem é o inconveniente demasiado ruído, é melhor ficar pela de 11 pás.
    Quanto à protecção qq casa que venda peças para mini arranja lhe isso!

    Cumps,
     
    Milton Mendes gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página