Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Primeiro Carro Clássico

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Vasco Silva '98, 3 Nov 2014.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Vasco Silva '98, 3 Nov 2014.

  1. Boa noite, criei este tópico pois embora só tenha 16 aninhos ;) , já começo a pensar no meu primeiro carro. Como já disse na minha apresentação adorava que o meu primeiro carro fosse um clássico, e por isso vos peço que me elucidem sobre quais os carros serão os mais adequados. Como características principais preferia que fosse um carro "económico", dentro dos gastos de um clássico ;) , que fosse barato, até 1000/1500€, que fosse de fácil manutenção e seguro.
    Já tenho em mente alguns, mas aceito novas sugestões.
    Os carros são:
    VW Carocha, Fiat 127 Mk1/Mk2, Citroën Dyane, Renault 4L, Renault 5 Mk1
    Dêem as vossas opiniões, prós e contras dos carros, e até, se possível, comparações entre carros.
    Obrigado ;)
     
    António José Costa gostou disto.
  2. Nenhum Japonês ?? Não gostavas de "brincar" ás rotundas ? :p :D
    Assim por alto o mais "poupadinho" deverá ser o Fiat Mk2 . Mas cheguem -se a frente de quem mais percebe dos modelos anunciados :)
     
  3. Caro Carlos Jorge Sol Teixeira, estou aberto a novas hipóteses, não se acanhe em propor alguns japoneses :p
    Apenas não mencionei nenhum porque não conheço muito as máquinas nipónicas hehehe
    Mas deixe as características de alguns que se enquadrem nas minhas "necessidades".
     
  4. Sou suspeito porque tenho ambos mas para 1º carro para um "puto" sugiro Opel Corsa 1.3GT ou então um BMW E30 316, 316I ou 318I.
    Um Gt compras dentro desses valores já o BMW é um pouco mais difícil mas ás vezes aparecem uns "Bons Negocios"

    Da lista que apresentas-te a minha ordem de escolha seria: 4L ,127 , Dyane , Carocha e R5.

    Também tenho uma 4L e tirando os desportivos acho que foi o único carro de jeito que a Renault produziu até hoje.
    Leva-te a todo o lado que queiras ir, gasta pouco, a manutenção é baratíssima e acaba por ser confortável.
    Não sou grande entusiasta do modelo mas recolheço que é um excelente carro para uso diário ;)
     
  5. Bem-vindo ao Portal dos Clássicos!
     
    Simao Pedro gostou disto.
  6. Antes de mais bem-vindo, também entrei nesta "família" por volta da tua idade. Fica por cá que acredita que não te arrependes, visita o nosso site regularmente que irás aprender e disfrutar de uma paixão super bonita e saudável que são os carros antigos. Sei que agora está na moda o onda "vintage" e tal, mas pensa bem se gostas mesmo disto antes de comprares um clássico ou se é uma moda. Actualmente a procura é alta mas quando a moda passar vão haver muitos carros a serem encostados e isso é uma pena. Pode ser que tenhas sorte e apanhes um porreiro.

    Se fosse eu iria para um E30 Coupé porque há toneladas de material a bom preço e bastante barato de manter se não quiseres ires atrás da carneirada (jantes xpto, M Technik, etc). Um 4 cilindros nunca será um 25i a andar mas continua a mexer-se bem com muito menos gasolina.

    Por outro lado se não tivesse de ser já um clássico (um oldtimer) iria, sem dúvida, para um 106 Rallye MK1. Arranjava um mais original possível, ia andando com ele e reparando até ficar num estado bom e com certeza não te irias arrepender nem tão pouco perder dinheiro. Além de que é um carro brutal, pena ter ganho má fama devido aos aceleras / azeiteiros que os destruíram. Por gostos pessoais teria de ser vermelho, mas é um carro bonito em qualquer cor.


    S0-Photos-du-jour-Duo-de-106-Rallye-1-3-293012.jpg


    Dentro dos 1500€ não veja nada melhor que não precise de muitos cuidados... E suponho que queiras uma coisa pronta a andar.
     
  7. José de Sá e André Silva, também já tinha pensado que se não fosse um clássico podia ser um "oldtimer", e por acaso pensei no BMW e30 coupé 316 ou 318, até porque há um na minha rua pelo qual me apaixonei, ou um Mercedes 190D, só que depois o meu pai disse-me que gastavam muito e por isso esqueci a ideia. Mas se for um "oldtimer" os que gosto mais são o VW Golf, o Peugeot 205, Opel Corsa, dêem a vossa opinião sobre estes pré-clássicos, entre outros do mesmo segmento.
    José de Sá, sempre gostei da 4L, até porque já andei numa de um familiar, mas o que me preocupa é o pouco espaço de condução, pois têm o banco muito para a frente, e as janelas são um pouco claustrofóbicas ;) , e não sei se me habituaria, até porque sou um indivíduo alto (1,80 e ainda a crescer :p ). Obrigado pela sugestão do Opel, vou tê-lo em consideração.
    André Silva, não intrepete isto como um insulto :p , mas o meu amor pelos clássicos e por tudo o que é antigo é incondicional, adoro tudo o que é antigo, até porque tenho uma pasteleira e uma motorizada. Obrigado pela sugestão do Peugeot 106, também o terei em consideração. :p
     
    Simao Pedro gostou disto.
  8. Caro Vasco,

    Espero que me permitas tratar por tu :)

    Antes de mais acho que deves ter em consideração carros que realmente te chamam a atenção, estes bólides necessitam de alguma atenção e pouco desleixo para se manterem operacionais. São efectivamente mais fáceis de manter que carros recentes, mas já tem vários anos em cima sem se saber em que condições, logo 1º tratar de coloca-los em condições e depois desfrutar.

    Quantos às máquinas selecionadas sou suspeito mas acho que o R5 e os 127 me parecem os mais adequados, sendo os 127 mais energéticos com motor vivaço e o R5 mais confortável e provavelmente mais fácil de levar no dia a dia.

    Todos estes carros foram projectados no inicio dos anos 70 ou mesmo anteriormente a esta data, os veiculos dos anos 80, 205, Corsa A, etc, tem outro conjunto de valências isso agora é ver o que toca mais ao coração escolher um e depois procurar ;) .

    Atenção a um ponto estas máquinas não tem a possibilidade de regulação da posição de condução como as máquinas novas e esse ponto é de crucial relevância se já tens 1,80m e ainda vais crescer nem que seja um danoninho ;)

    Boa procura, abraço,
     
    nuno granja gostou disto.
  9. Pese embora a sugestão dos "oldtimers" ser a que para mim faz mais sentido, sobretudo para 1ª carro e para carro de uso frequente (embora haja aqui imensas provas de que um clássico pode sem de uso frequente).

    Já a escolha do "oldtimer" e até do clássico se for esse o caso deve ter em conta o tipo de preferencia que tem em termos de carro.

    O que quero dizer é que quando se fala de um Corsa A, podemos falar de um 1.0 ou de um GT ou mesmo de um GSI... todos são válidos mas com vantagens e desvantagens que os fazem ser muito diferentes. E este tipo de diferenças encontram-se em quase, senão mesmo em todos os modelos de todas as marcas.

    Se for como eu com um pendor mais... digamos... err... desportivo, corsas 1.0 NUNCA, corsas GT são uma escolha muito interessante e... GSis... são mesmo quase irresistiveis!

    Outro exemplo: Visas Club... teria vergonha de ser visto perto de um. quanto mais a conduzi-lo! Visas Gt tonic, era já!

    Só depois de nos ter elucidado sobre qual o seu "pendor" e gosto em termos automobilisticos é que poderemos dar uns "bitaites" com credibilidade!
     
  10. Não interpreto, até fico fico contente por assim ser e não ser uma questão de modas, é mais um para a nossa família dos clássicos. Trata-me por tu, tenho 21 anos ahah
     
  11. Vai em frente... deixo-te uma sugestão... Polo G40... compras barato e com tempo pode ficar novo! as pecas sao baratas e ele anda muito... muito... bem... tambem podes pensar no famoso turbo ie... ve este video...

    https://www.youtube.com/watch?v=GAR83v1wK2Y
     
  12. Vasco, sê muito bem-vindo cá ao Portal... Já tinha "tropeçado" neste tópico mas antes de dar a minha opinião, quis saber o que os Portalistas mais experientes te poderiam aconselhar :D. Não posso deixar de concordar com o que o António Costa, o Carlos Vaz e o André Silva te disseram... Ao te aventurares no mundo dos clássicos, tens de ter em conta que já não são carros novos e que tens de prescindir de algumas coisas (Ar/Cond., etc) :p, além do facto de que geralmente precisam sempre de mais uns "mimos" para ficarem devidamente operacionais e de precisares de duplicar a tua atenção sempre que andas com eles.

    Claro que em termos de manutenção são mais fáceis de manter em comparação com os carros mais recentes, mas isso em parte também depende da máquina que escolhes ;) E isso é o mais importante! Tens de considerar um carro que gostes, mas que seja prático para o uso que lhe é destinado. Partindo do principio que queres um carro prático, económico e fiável para umas voltas dentro da cidade, entre as quais suponho "casa-escola", é por aí que tens de jogar

    Antes de dar a minha opinião quanto aos carros já seleccionados, vou falar um pouco por experiência própria... Tenho 21 anos, 1.82m de altura e tenho uma 4L desde os 18 anos. A minha 4L não é a melhor a nivel de chapa e outros afins, comprei-a pelo valor sentimental e histórico - podes consultar o meu Diário de Bordo para não me tornar muito chato aqui no tópico - e pelo motor, que está 7 estrelas! E nesse campo não preocupo, faço uma manutenção anual por precaução e mai nada! E é o meu carro do dia-a-dia... é pequeno, prático para as minhas voltas na cidade e passeios automobilisticos, incrivelmente fiável não consome por aí além (a minha faz uma média de 6 / 6,5 litros) e muito confortável... se estás com problemas com o facto de caberes lá dentro, esquece! cabes lá dentro com o banco no máximo puxado para trás, mais 4 pessoas e uns 5 sacos de batatas na mala (experiência própria) :lol: :lol:

    Passando então á lista, como fanático da Renault que sou, recomendo-te logo a 4L ou o R5 como cabeças de cartaz... ambos partilham a mesma mecânica, logo são muito fiáveis, encontras de tudo ainda novo e barato e são confortaveis (mais o R5 do que a 4L, porque é mais espaçoso). Ah...!! e ainda mais uma vantagem, em comparação com um 2CV ou um Dyane, tens mais potência!! ;) :D

    Como "oldtimer's", a minha preferência recai logo sobre o Peugeot 205 XAD e o Citroen AX (apesar de não estar na lista), ambos muito bons a nivel de mecânica, extremamente económicos e confortáveis...

    O meu conselho, e como já mencionei, é que procures um carro que seja prático para o uso que lhe queres dar
    Boa procura e um Abraço
     
    Andre.Silva e Simao Pedro gostaram disto.
  13. Concordo em tudo com o João Pegadas... mas num clássico não consigo dissociar a praticidade do prazer.... performance... ruido... elemento surpresa... envergonhar carros novos supostamente muito mais potentes... Caro Vasco procura o equilibrio entre todos os factores... se so olhares ao consumo e manutenção o prazer de condução vai sofrer :) ...
    Mas se for esse o caso e estiveres preparado para andar na A! a 80km/h a minha escolha recaia sobre a 4L pintada de azul alpine e com as jantes do alpine também...
    Se queres um carro maior econômico e com potencia o 190d 2.5TD 'e a maquina que procuras, mas estes em bom estado são mto difíceis de encontrar e são caros... 3500 - 5000e...

    Mantenho o conselho, Uno Turbo ie ou o G40... vê o video... são carros muito fáceis de fazer a manutenção... só gastam mais um bocadinho :) mas para compensar eles valorizam e vão certamente valorizar mto nos próximos anos... são carros que depois de passares a juventude vais querer guardar e dar umas voltas com o teu filho... :D

    Abraco e bem vindo!
     
  14. Boa noite, obrigado a todos pela ajuda que me têm dado, e pelo que percebi não fui muito claro nas especificações do carro para o qual prentendo poupar ;) , por isso aqui vai um coisa mais específica e algumas perguntas.
    O carro que prendendo ter têm que ser um carro confortável, para mim que sou um rapaz grande, o que me leva à primeira questão, a Renault 4L e o Fiat 127 Mk1, têm bancos que dêem para regular?
    Tem que ser económico, pois como se sabe a gasolina em Portugal é um roubo, outra questão, quanto gasta um Mercedes 190D e um BMW e30 316i e 318i?
    Sei que reduz bastante as hipóteses, mas preferm gasolina ou gasóleo?
    Tem que ser um carro que se possa puxar mais um bocado de vez em quando, aqui a 4L e o 127 (entre outros) ficam de fora ou também dão para "assapar". :p O 127 Mk1 têm quantas velocidades?
    Tem que puder andar, ocasionalmente, em caminhos não alcatroados sem problemas, nada de rally, mas por exemplo, ir a alguns sítios passear, como serras ou margens de rios, etc. , basicamente " turismo de natureza". ;)
    No caso de um clássico têm que se conseguir adaptar um rádio e umas colunas.
    Não sei se é clássico ou pré, mas até que ano foram feitos os Renault 5 com " mudanças de cabide"? :p
    Tem que ter presença, não quero nada que chame todas as atenções, mas algo discreto que faça virar algumas cabeças, nomeadamente do sexo feminino :) , se é que me faço entender.
    Qual aconcelham para primeiro carro, clássico (4L, 127, etc.) ou pré-clássico (Golf Mk2, Corsa A, 205, 106, etc.)?
    Hatcback (referidos na questão anterior) ou sallon (BMW, Mercedes, etc.)?
    Tem que ter uma manutenção fácil e barata, pois na altura em que o comprar devo estar na Universidade, ou seja, não tenho dinheiro para reparações muito caras.
    Tem que se aguentar em viagens longas, pois de vez em quando gostava de dar umas voltas ao Domingo, voltas essas que seria de algumas centenas de Km.
    Estou aberto a outros carros não mencionados, por isso não se acanhem em dizer.
    Neste momento é o que me ocorre, se entretanto me lembrar de mais algum "capricho" editarei este post. :p
     
  15. Metendo a colherada dos japoneses:
    Starlet KP ou mesmo o EP70
    Corolla KE20/KE30/KE70/E80
    Datsun 1200/120Y
     
  16. Caro Francisco Viterbo, sabe-me dizer os consumos dos Corolla KE20 e KE30, e dos Datsun 1200 e 120y?
    Obrigado
     
  17. "Sabes", trata-me por tu :p
    Dado que é tudo motor 1200, deves conseguir fazer 6/6,5. Acredito que se tiveres tudo limpinho, filtros, o motor sem carvão e tal, a coisa baixe para 5,5/6. :)
    Tudo vai depender do pé, trajectos e estado da mecânica
     
    Simao Pedro gostou disto.
  18. Já vi que aqui no fórum são todos gente porreira, por isso se não se importarem vou passar a tratar-vos por "tu". :p Se alguém levar a mal, por favor diga, que continuarei a trata-la por " você ".
     
    Francisco Viterbo e Simao Pedro gostaram disto.
  19. Vasco,

    Pouco há a acrescentar ao que aqui foi dito e creio que a melhor solução será um "oldtimer".

    Notas...

    Eu evitava Carochas (já agora chama-se VW Type 1) e carros de épocas mais remotas, pese embora alguns serem fiaveis, se estiverem em bom estado ultrapassam o teu budget.

    BMWs são excelentes carros mas a manutenção e eventuais avarias vão ser caras. Opel, Fiat, Peugeot e Renault são opções menos agrestes nesta matérias.

    Relativamente a carros dos anos 80, por exemplo um Corsa, apesar de ser um carro bastante fiavel e economico ( um 1200 foi talvez o carro mais fiavel que passou por casa dos meus pais), começa a chegar ao 30 anos e por norma os últimos donos não lhe prestaram grande atenção, logo muito provavelmente vais precisar de investir e por vezes mais do que os tais 1500 eur...


    Bons kms...

    nuno granja
     
    Rafael S Marques e Simao Pedro gostaram disto.
  20. Tanto a 4L/R5 como o 127 têm bancos para regular...

    Quanto aos consumos do Mercedes 190D e dos BMW's, não faço ideia... mas isso parece-me carro pra gastar perto dos 8 litros, se fosse um Mercedes E250D, parece-me que é mais poupadinho... ontem andei num que fazia médias de 6,5 litros, mas era carro de 1ª mão, estava sempre todo afinado e limpinho, o que possa ser um dos principais motivos para fazer tais médias... Acho! ;)

    Quanto ao "puxar"... sabes que esse tipo de carros não foram concebidos para "picar" na estrada, são feitos para andar e usufruir deles como merecem... como clássicos! Mas falando por experiência própria faço alguns picanços com a 4L, aquilo anda à vontade a mais de 130 (no meu caso, já dei 140) e já envergonhei alguns Mercedes e outros carros de alto gabarito ao ultrapassá-los :lol: :lol:. O 127 e a 4L têm 4 velocidades + marcha-atrás.

    Mas não posso deixar de concordar com o Nuno Granja, tanto Mercedes como BMW's são belissimos carros, confesso que até gostava de ter um, mas as suas manutenções são caras, e o pior é se te acontece algo de mais grave com o carro, aí chovem "rios de dinheiro", metafóricamente falando... fica-te pelos populares franceses e italianos e que é melhor

    Quanto às aventuras TT, pah... nesse campo a 4L bate aos pontos! O 127 é mais "rasteiro" e com suspensão mais rija... E tenho fotos a comprovar que já passei com a 4L em montes de ribeiras e serras ingremes o suficiente sem me deixar mal.

    Rádio e consolas, adapta-se perfeitamente... quer no 127 como nos Renault's

    Quantos ás "senhoras", não me posso queixar... :lol: A 4L tem feito imenso furor junto das minhas companhias femininas, muitas já me pediram para dar uma volta com o carro, além de ter 3 amigas minhas que têm 4L's para uso diário... portanto nessa área, no problem's :p Sou sincero, acho que não ficas mal visto...

    Esses Renault's 5 de mudanças de cabide são rarissimos, só se produrziram um ano apenas (1972-1973) e são dificeis de encontrar, por isso nem te dês ao trabalho de procurar... eh eh :D :D

    Quanto à manutenção acho que já tenho tudo dito... Renault's, Peugeot's e Fiat's são mais práticos e fiáveis em termos de custos

    Viagens... não tenho queixas, em Setembro fiz pouco mais de 300 km's com a 4L em 3h por estradas nacionais e só parei uma vez, para usar a casa de banho! :rolleyes: E portou-se lindamente, quer na ida, quer na volta! Já fui a França com ela e durante semana e meia fizemos cerca de 4000 km's sem um único problema., foi só meter gasolina e andar...
    Ah... e como estudo em Portimão e sou de Olhão, faço diariamente cerca de 150 km's, durante uma semana que não tive boleia, fora outros dias, a 4L foi sempre o carro eleito... sem preocupações, portou-se sempre à altura! ;)

    Sobre os pré-clássicos... tens aí boas opções: Opel Corsa, Peugeot 205, 106... sobre os Golf já não opino, pois não sei muito sobre eles... como pré-clássico, recomendo-te ou o Peugeot 205 XAD ou Citroën AX (este último é o Rei dos consumos). Eu comprei recentemente um 205 e apesar de ainda não ter posto á prova como merece, tem sido espetacular para uso diário...

    Como Clássico mesmo, escolho sem a sombra da dúvida a 4L ou o Renault 5...

    Mas não vás por mim, só te estou a transmitir informações que acho relevantes como os demais membros que têm escrito aqui no tópico, deves escolher um carro que gostes e que te dê prazer em conduzir, o resto são "peanuts"... :lol:
    Vai procurando, pesquisando acima de tudo e verás que algo ter surgirá...

    Abraço
     
    nuno granja gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página