Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Potência De Motor Sachs

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por André Pipes, 22 Nov 2012.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por André Pipes, 22 Nov 2012.

  1. Boas,
    Tenho um motor Sachs 125cc/3, sim, é mesmo isso, 125cc com 3 velocidades, data de 1961. A minha questão é: como posso saber ou calcular os parâmetros necessários para posteriormente calcular as medidas para o escape?
    É um motor a dois tempos, logo deve ter que levar um escape semelhante ao das motorizadas, mas adequado a 125cc. Quer dizer, acho eu, pois aquilo que foi lendo diz que o escape faz toda a diferença no que diz respeito a motores a dois tempos. Se alguém tiver alguma luz acerca deste assunto, agradeço a partilha de informação.
    Abraço.
     
  2. O escape deve ser mais ou menos igual a qualquer 125 da epoca.tipo casal 125 ou isso.
     

  3. Boas,
    Tens toda a razão, o escape nas motas a 2T pode significar o total aproveitamento da potência do motor ou o total desaproveitamento. Não te sei dizer que cálculos necessitas de fazer mas penso que não é uma coisa fácil e exacta, que é resultado de algum estudo e tentativa/erro.
    Tenta em alguma casa especializada, é o único conselho que te posso dar.
     
    Carloss gostou disto.
  4. Ora viva,
    de facto o escape deveri ser semelhante ao da Casal 125, mas tenho alguma dificuldade em encontrar um. Já tentei a Jamarcol, mas a resposta nao ajudou. :/
    Para calcular o tamanho do escape e afins, existem programas na net.
    http://wheelingemuitomais.blogspot.pt/?m=1
    Mas é necessário conhecer o motor (rpm, potência..)
    Encontrei na net o escape de origem para a este motor/Mota, mas caramba, €250 por um escape.. :/ para além de eu nao gostar muito do formato do escape..
    Ando a pensar em colocar dois escapes de 50cc.
    Será burrice ou estupidez da minha parte?
     

  5. Pode explicar melhor essa ideia dos 2 escapes?
     
  6. Então é assim, a minha ideia é fazer uma forquilha á saída do cilindro e colocar dois tubos, para dois escapes, á partida um para cada lado da mota. A saída do cilindro tem diãmetro 32, mais ou menos, os escapes de 50cc têm por norma diãmetro de 30, mais coisa menos coisa. Não sei se a ideia resultará, mas teóricamente, a ideia poderá funcionar, pelo menos em relação aos escapes. Recordo que o motor é de 125cc. Lá está, teoricamente..
    Já estou por tudo...
     
  7. Do pouco conhecimento que tenho, não me parece viável, porque não sei até que ponto o ar de admissão e a diferença de pressão conseguirão varrer os gases de escape por dois escapes, quando o motor foi produzido para ter um só escape.
    Mas como diz que está por tudo, é mesmo uma questão de experimentar, e se resultar fica com a obra pronta e fica contente e isso é o que mais importa.
     
  8. Sim, de facto é isso, a ideia era para ficar funcional, mas tambem ficar bonito, "pra inglês ver", até porque nao vou entrar em competições com a mota. Contudo, queria evitar de danificar o motor com uma brincadeira deste tipo.
    Acerca do do funcionamento do escape, o de 125cc, á partida, deve oferecer menos "resistência" (nao sei qual o termo correcto a aplicar) á saída dos gases, nao? Ora, na minha leitura de leigo, e sou mesmo leigo nisto, dois de 50cc, deveriam dar a saída suficiente para um motor de 125cc. A menos que me diga que o funcionamento de ambos os escapes (da panela e tubo) é igual e aí a minha opinião muda..
     
  9. Eu não quero falar mais do que o pouco que sei, porque aí estaria a entrar no campo das suposições que é muito perigoso, mas pensando por exemplo no caso de um 4 cilindros em linha a gasolina com 2000 de cilindrada (a 4T claro, não é o exemplo mais correto, mas penso que para o caso serve para ajudar ao pensamento), tipicamente de série traz um escape, e isto não é por acaso, são gastos milhões em estudos e muitas cabeças conhecedoras a pensar no assunto.
    Vendo este exemplo, não sei até que ponto será viável a aplicação de dois escapes num motor mono-cilíndrico com 125 de cilindrada, e uma vez que a mota a maioria das vezes será para viajar a velocidades baixas (corrija-me se estou errado), penso que a velocidade do ar de admissão, não será suficiente para varrer os gases do cilindro aquando do cruzamento de janelas, e isto fará com que os gases fiquem no interior do cilindro, o que fará a mota perder performance.
    Mas se a questão dos dois escapes é puramente estética, tem a opção de na forquilha, uma das aberturas estar obstruída, e sendo assim só um dos escapes será utilizado, para o caso se estiver o motor afinadinho, pouco ou nenhum fumo deve deitar, o que fará com que provavelmente nem se note que só um dos escapes está em funcionamento.
    Vou tentar informar-me melhor sobre o assunto, não leve a mal algo que tenha dito, é simplesmente a minha maneira de ver as coisas perante o pouco que sei, não quero de maneira nenhuma influência-lo a fazer algo, mas sim tentar ao máximo ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
     
  10. Permita-me corrigir o erro que cometi, e é importante ficar aqui registado, para ninguém vir ler aquilo que disse e tomar como certo, quando na verdade pode estar certo ou errado.
    Investiguei e informei-me com pessoas conhecedoras do assunto, e o que retirei é que a sua ideia pode realmente resultar, e pode inclusive fazer com que a mota desenvolva melhor em baixas rotações.
    Experimente essa ideia dos dois escapes para motor 50cc e coloque aqui os resultados.
    Desculpe o meu erro, não apago a mensagem anterior, para quem ler o tópico perceber o que aqui se passou. Não tenho como intenção esconder o meu erro, mas sim deixá-lo propositadamente, para que quem pensasse da mesma maneira que eu, possa ver que está errado.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página