Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Portal Dos Clássicos: Quando? Como? E Porquê?

Tópico em 'O Portal dos Clássicos' iniciado por Vitor Dinis Reis, 21 Mar 2012.

Tópico em 'O Portal dos Clássicos' iniciado por Vitor Dinis Reis, 21 Mar 2012.

  1. Antes de responder directamente ao título do tópico, vou fazer uma pequena regressão no tempo para enquadrar as recentes mudanças na nossa comunidade.

    O "Portal V2", a versão anterior à actual, era baseada numa plataforma de 2005 chamada vbulletin 3 (vb3) que, quando apareceu, era revolucionária pelas novas funcionalidades que trouxe aos fóruns da Internet. Até então não havia nada comparável: o sistema era simples, elegante e estremamente flexível.
    Orgulho-me de dizer que o Portal dos Clássicos foi dos primeiros fóruns ligados ao automóvel (talvez o primeiro?) a utilizar esta plataforma em Portugal, estávamos em 2006 (já estou a responder ao "Quando?"). A plataforma vb3 que utilizamos foi profundamente alterada para se adaptar às nossas necessidades e proporcionou-nos crescer a um nível que nunca imaginei quando iniciei este projecto. O mérito é de todos vós, uma comunidade não se constrói por vontade do programador, é algo orgânico e não está sujeito a regras pré-estabelecidas por quem a pensou ou implementou.

    Mas as questões técnicas estão sempre presentes e são a base da pirâmide como tal nunca podem ser ignoradas ou negligenciadas. Uma má opção nesta área impossibilita o crescimento natural da comunidade ou, no caso de ser uma comunidade já estabelecida como a nossa, a sua estagnação e lenta extinção. E era precisamente isso que se passava connosco desde fins de 2009. Estagnamos e, lentamente, iniciamos o processo de decréscimo no numero de tópicos, qualidade das discussões e riqueza dos conteúdos. Não era generalizado mas começou a notar-se com o passar do tempo. Existem vários factores para tal: o natural cansaço de alguns, concorrência ao nível de outros fóruns similares e das novas redes sociais como o Facebook ou a utilização de tecnologias obsoletas.
    Mantivemos sempre um núcleo duro de entusiastas fiel e dedicado, ligados por laços de amizade aqui adquiridos e que sempre mantiveram o Portal como sua casa. Mas começava a faltar o dinamismo e a irreverência de outros tempos. Desde 2005, ano da plataforma vb3, até aos dias de hoje passaram 7 anos!
    Sete anos na Internet são muitas gerações: na altura o Sapo era o motor de busca mais utilizado, o Internet Explorer 5 era rei e poucos conheciam outros browsers. Chrome? Firefox? Smarphones? Internet Móvel? Facebook? Android? iPhone? iPad? Nada disso existia!
    Assim, e com o aparecimento de tantas coisas novas e a estagnação do Portal, começamos a discutir internamente as opções possíveis para manter uma comunidade vibrante, apaixonada e divertida, ao dispor de quem queira passar alguns momentos com quem partilha a mesma paixão pelo veículo histórico. E esta última frase resume o "Porquê?" de existirmos. Faltava definir o "Como?" visto começarmos a mostrar ser incapazes de manter a regularidade entre mecos.

    Esperamos pelo surgimento do sucessor do vb3, o denominado vbulletin4 ou, simplesmente, vb4. Assim que ele apareceu - ainda antes de aparecer ao público, mas isso são outras histórias - compramos as licenças e começamos a preparar a evolução que parecia natural, dentro da mesma tecnologia e plataforma. Puro engano: o vb4 era um produto inacabado, mal estruturado e com enormes falhas de segurança. Os meses passaram e para cada nova correcção apareciam novos problemas. O vb4 não era, claramente, uma evolução antes um retrocesso num trabalho de vários anos.
    É no primeiro trimestre de 2011 que a situação se torna crítica: descobrimos que temos o sistema no limite da capacidade, sem capacidade para suportar alterações e a evolução prometida pelo vb4 não funciona nem temos uma qualquer multinacional por trás para suportar o desenvolvimento de uma plataforma própria capaz de manter o Portal a par do seu tempo. Estudamos e testamos todas as opções possíveis para manter o sistema estável mas a partir de determinado momento era urgente a necessidade de mudar.
    Sabíamos que a mudança de plataforma seria dolorosa... 65% de todos os bons fóruns espalhados pelo mundo são baseados no vbulletin: quase todos os utilizadores que alguma vez utilizaram fóruns se cruzaram com a plataforma vb3 ou vb4 mesmo sem terem essa consciência e mudar uma comunidade da dimensão do Portal dos Clássicos para algo diferente e novo obriga a adaptação, estudo e tempo, factores que nem todos dispõem ou estão dispostos a ceder. Lembram-se do "Porquê?"? Não era para aprender a funcionar com novas plataformas que nos visitam diariamente, pois não?

    Mas era preciso agir e a decisão foi tomada com muita ponderação. Optamos por aquela que é a empresa com um produto mais estável, avançado e (principalmente) seguro. Segura na questão da segurança informática propriamente dita, da capacidade da sua equipa técnica, das opções estratégicas e da visão para o futuro. Foram meses de trabalho para chegar aqui: compramos, instalamos e testamos todas as soluções deste tipo existentes no mercado. Foi um trabalho metódico e que envolveu muitas horas de dedicação. Procuramos sempre a melhor solução a longo prazo, independentemente dos custos a curto prazo.

    Esta plataforma é a melhor base existente para todas as ideias que temos para a nossa comunidade. Este passo, grande e doloroso, não é o passo final na mudança que planeamos, antes um passo inicial para uma caminhada bem maior e que, esperamos, seja do agrado de todos.
    Não queremos um Portal estagnado e em morte lenta, antes um Portal capaz de manter actual por muitos e bons anos na forma com que sempre se destacou: atrevido, jovial, divertido e disponível para o que o faz mover: as pessoas!

    Este último mês e meio não têm sido fácil para ninguém: há quem esteja frustrado por não conseguir entrar ou porque não se sente à vontade ou porque é tudo estranho. Para a nossa equipa interna de moderadores e administradores porque, além da natural necessidade de adaptação como todos os outros são obrigados a "horas extra" na gestão e manutenção dos conteúdos (lembrem-se que não são remunerados). Para mim têm sido especialmente difícil com dezenas de horas dedicadas a esta mudança, centenas se contar com os últimos meses mas já posso anunciar a primeira vitória: mesmo sem o mercado ou as garagens em funcionamento, aumentamos a média de posts por dia quando comparado com os últimos meses de 2011! Obviamente o numero de visitantes diminuiu em face da indisponibilidade do mercado mas esse é o indicador que menos interessa pois para grandes massas existe o Facebook. Num país tão pequeno é difícil atingir uma penetração maior simplesmente porque não existem assim tantas pessoas interessadas neste hobby. O que procuramos é que esta família se divirta online, ensine e aprenda com os seus pares partilhando experiências e vivendo intensamente o dia-a-dia do Portal.
    Essa é a essência duma comunidade virtual e o que procuramos facilitar com a adopção desta nova plataforma. Este é o nosso "Como?".

    Obrigado a todos pela paciência ^_^

    Este post foi promovido a noticia
     
  2. Sem palavras. B) Alguém estava inspirado. Obrigado a todos.
     
  3. Apesar dos contratempos, e do tempo extra que estas a dispensar para renovar o portal, a minha avaliação é bastante positiva!

    No inicio, andei aqui a patinar, e não percebia onde é que andavam as coisas, mas isso é como tudo na vida, temos de utilizar para começar a perceber. É como quando aprendemos a conduzir, no inicio temos de olhar para a maneta das mudanças, e hoje, mudamo-las tão rapidamente que nem dá tempo para as anilhas sincronizadoras fazerem o seu trabalho e arranhamos as mudanças! eheh
    Por isso, os users que se queixam que não estão a perceber onde é que anda o que, e que não encontram a informação, têm de fazer isso mesmo: explorar. Que amanha já estão prós novamente nisto! :)

    Eu não sou grande coisa a informática, por isso, não conseguiria ser uma ajuda valiosa para ti, contudo, sabes que trabalho numa casa de máquinas e ferramentas industriais, se eventualmente te passares com algum bug que não entendas, e precisares de mandar uma traulitada no PC, podes encomendar-me uma marreta de 15KG, que eu despacho em entrega urgente em 6H! :D
     
  4. Sem qualquer pretensiosismo, até porque o meu papel de moderador no Portal é exclusivamente virado para a manutenção e não para a evolução do forum, só posso glorificar o trabalho feito pelo Vitor... Acho que nem com todo o voluntarismo consigo fazer uma pequena ideia da epopeia por que passou para levar este projecto de evolução a bom porto, e isso tem de ser reconhecido.

    Vitor, imagino-te em frente aos computadores (não deves ter só um) depois de várias horas consecutivas em busca de solução para os diversos problemas q te apresentaram, e a ter que ler algumas críticas frias e impensadas de alguns membros que perdem a paciencia ao fim de 5 minutos. Comigo seria o suficiente para ligar ao Mauro a encomendar a tal marreta, e desistir de tudo. Felizmente temos-te a ti, amigo, inatacável profissional com competências mais que provadas, ponderado, conseguindo ao mesmo tempo ser participativo no forum e ser regularmente a voz da razão na equipa de moderação...

    Por tudo isto, o mínimo que podemos fazer é agradecer-te usando o lema do teu Sporting... Obrigado Vitor pelo esforço, dedicação e devoção para nos permitires a todos atingir a glória de usufruir livremente do Portal. Grande abraço.
     
  5. Obrigado por este magnifico portal!
     
    Paulo Almeida gostou disto.
  6. Caneco! Foram precisos tantos anos e tantos posts para escreveres um em que é preciso carregar 2 vezes no "PageDown" para o ler todo...

    Excelente trabalho, como sempre!

    Para festejar tens de (finalmente) mostrar como deve ser o teu Alfa aqui ao pessoal.
     
  7. Penso que o mais importante já foi dito.

    Agora é desejar-te boa sorte no trabalho que te resta para terminares as próximas etapas.

    Obrigado pela oportunidade que nos deste de partilhar-mos este sonho que são os clássicos.

    Abraço.
     
  8. Definitivamente, um tópico de leitura quase que diria obrigatória para todos, especialmente antes de se queixarem de alguma coisa... é preciso lembrar que o trabalho todo que existe por trás desta fantástica comunidade é suor não remunerado de uma equipa pequenina (nalguns aspectos fundamentais, apenas uma equipa de um..!), que investe tempo e paciência a fundo perdido para pôr de pé uma casa a que todos chamamos nossa.

    Se muitos de nós perdem tempo por carolice de volta dos nossos carros, o Vítor e a equipa perde esse tempo a melhorar e afinar o Portal, com algumas reconstruções e rectificações pelo meio... é um trabalho de amor constante, tal como os nossos clássicos.

    Um grande bem-haja a toda a equipa, e a todos vós que por aqui passam... lembrem-se de ter estes factos presentes, e não desfaçam naquele que é o nosso Portal, usado por todos mas apenas mantido por alguns! Há que ser proactivo e não apenas crítico.

    Um abraço a todos! E longa vida ao Portal!
     
  9. Antes de mais parabéns pelo resultado final. Sei que ainda terás muito trabalho para poderes "afinar" uma ou outra coisa mas isso como diz o outro faz parte.
    Estive muitos anos ligado ao desenvolvimento de sites, estáticos dinâmicos, com base de dados de variadíssimas linguagens. Posso imaginar parte do teu trabalho, apesar de teres uma realidade diferente, ou seja uma comunidade expectante com o resultado final e que vibra diariamente com o Portal.
    O Portal cresceu nos últimos anos de uma forma que eu próprio não fazia ideia que fosse possível, mas tenho a ideia que tudo esta no sitio certo e devidamente organizado. O trabalho da moderação tem sido fenomenal também.
    Muitos de nós utilizadores não fazemos ideia do trabalho e as horas que se passa em frente a um computador para colocar algo, mudar a cor, ajustar uma imagem, retocar uma foto corrigir um bug numa base de dados e no fim ainda ter a preocupação que tudo corra bem em I.E Firefox, Safira etc.
    O mundo da programação exige muita dedicação, pesquisa e brio profissional mas no teu caso o resultado esta à vista.
    Mudamos e mudamos para melhor, continua a melhorar este “espaço” que é de todos.
     
  10. Vitor penso que a palavra é simplesmente obrigado.
    O Portal é um vicio indispensavél e mesmo salutar para desanubiar dos problemas do dia a dia.
    Quanto a todos os que reclamaram uns por frustração, outros por falta de conhecimento e outros ainda que se refletissem duas vezes tinham ficado calados, penso que tens respondido a tudo da melhor forma e com muita paciencia, que eu não tería seguramente.

    Por isso mais uma vez muito obrigado e força que estas seguramente no bom caminho.
     
    David Silva gostou disto.
  11. Embora seja novato neste Fórum, dou sempre valor a quem se dedica a algo em que acredita, gosta e oferecendo o seu tempo disponível.
    Ainda ando a aprender a navegar por aqui.
    O meu obrigado pelo trabalho aqui exposto.
     
  12. A evolução e a mudança fazem parte da vida...sem elas,agarrados a costumes e a coisas do passado acabamos por nos extinguir...e nao é isso que queremos para o Portal! Fui e sou a favor da mudança. Temos de nos habituar a estas novas tecnologias,pois elas são o futuro !

    Abraço
     
  13. Depois da leitura ao texto, veio-me à memória a data da minha inscrição (14 de Março de 2007), já lá vão cinco anos.
    Cinco anos de puro prazer, a partilhar histórias, fotos, vídeos, conhecimentos, mas acima de tudo cinco anos que me proporcionaram um enriquecimento a nível pessoal. Lidar com pessoas de várias gerações, de diversos pontos do país, inclusivamente fora de Portugal, é uma mais valia que só posso agradecer ao Portal.
    Graças ao Portal conheci várias pessoas, que hoje são minhas amigas e que, inclusivamente, já fizeram parte de momentos importantes da minha vida.
    No entanto, o Portal dos Clássicos não é um bem adquirido. O Portal (fórum) não passa de um resultado de muita dedicação, horas perdidas e muito stress do Vítor, que ao longo deste anos, conseguiu arranjar motivação para fazer sempre mais e melhor. E este é o resultado.

    A mim, resta-me dizer obrigado por todo o trabalho realizado em prol do Portal e de todos os amantes de clássicos
     
  14. O nº de posts que eu tenho dispensa qualquer tipo de comentário acerca da minha "dedicação" ao Portal dos Clássicos!
    Obrigado Vitor.

    Obrigado a toda a comunidade!
     
    Paulo Miguel Gomes gostou disto.
  15. Acho que o pessoal disse tudo, só temos de agradecer ao Vitor todo o trabalho que teve no melhoramento e modernização do Portal...

    Estou em casa com o Portal e além da paixão pelos clássicos, fiz e continuo a fazer amigos com este gosto comum...sem este nosso cantinho tornava-se muito mais difícil ou mesmo impossível.

    Vitor, obrigado pelo teu esforço em prol do Portal e por todos os entusiastas, este trabalho é de louvar :)

    Grande abraço ;)
     
  16. Parabéns Vitor, pelo esforço e dedicação... ;) ;)

    A malta agradece!!! :)
     
  17. Agora deixaram-me encavacado... agradeço muito a todos! Com toda a sinceridade: o objectivo não era a auto-promoção ou criar uma "corrente" de reconhecimento público. Nem tão pouco criticar publicamente os mais "impacientes"...

    Ontem, ao iniciar este tópico quis apenas justificar as opções recentes. Por uma questão de coerência: quando afirmo que o Portal é uma comunidade tenho, no mínimo, de clarificar as grandes opções perante os seus membros.

    Um obrigado sentido pelas vossas palavras!
     
  18. O meu Muito Obrigado pelo empenho e dedicação,que faz com que este nosso portal seja o que é.
    Estão de parabens ;)
     
  19. Os meus parabéns Vitor! Ando por aqui há menos de um ano mas ainda conheci o portal antigo e este promete! Imagino as olheiras com que deves ter ficado com tantas horas a ver linhas de código!

    Um abraço e mais uma vez parabéns!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página