Porsche Parade 50 Anos Porsche 911 - Estoril / Cascais / Sintra

OP
OP
H
Gostei muito destas duas frases. Parabéns Hugo! :)

É pena o resto do texto ser o oposto da ideia subjacente a estas frases, com muitos tiros mandados para o ar e muitos insultos, mas tenho esperança que aches o mesmo. De qualquer modo fartei-me de rir e valeu por isso mesmo. Obrigado. Gostei daquela parte dos "cagalhões"... podias falar dos outros, dos "cagões" também, ao fim e ao cabo vai tudo dar ao mesmo...

Em relação ao tópico: Parabéns ao 911. 50 anos de pura competição e tecnologia ao mais alto nível. Obrigado por existires! :)

Caro Alfista,

O texto é mesmo assim para ser lido com a interpretação que cada um achar, mas a interpretação que gostava que passasse é que, independentemente das questões que nos prendem às marcas e modelos, não se esqueçam que há o resto que nao conhecemos e devemos sempre respeitar os gostos e paixões de cada um, mesmo que sejam marcas mais elitistas que provocam sentimentos muito fortes, tanto na concórdia como na discórdia. A mentalidade tuga é complicada mas pode ser mudada!

O Portal dos Clássicos assenta numa base de automoveis populares em 90% naturalmente devido à nossa cultura e vivências automobilísticas. Nao somos nem nunca fomos um País rico cheio de glórias do passado relacionado com automóveis, e temos um culto muito baixo de utilização e prática do automóvel clássico. A evolução ocorre, mas a ritmo de passeio... Não estamos ao nível da Itália, UK, States, Japão, Austrália, etc..que têm naturalmente grandes comunidades e elementos suficientes para nos encaixarmos onde queremos com a maior da naturalidade. Nos EUA há mais 911 que Fiat 127... Correcto? Logo há mais adeptos da Porsche do que da Fiat e cá é ao contrário! Até aqui tudo bem...faz parte da história e caracteristica do País.

Os poucos que têm acesso (possuem ou convivem com) a marcas mais conceituadas, marcas mais premium, de modelos mais reconhecidos pelo seu palmarés e história, clássicos de valor reconhecido mundialmente, sofrem mais pela relativa falta de compreensão que o objectivo de estar a confraternizar é o mesmo do parceiro que é amante do carro mais simples e popular do Mundo, com milhões de unidades produzidas. O sentido é o mesmo, o que nos une acerca da preservação, utilização diária ou anual, partilha de ideias, entreajuda, curiosidades, coleccionismo, restauros, corridas, upgradings, passeios...etc pois aquele que tem o carro mais caro e exclusivo que se associa à riqueza é frequentemente posto de lado, com olhares sempre desconfiados e muito pouco admirado pelo próximo pois as pessoas tiram todas as ilações possíveis de que a pessoa deve ser um "cagão".. Que o carro foi dado, filho de papa, de mama, ladrão que rouba o povo, foi roubado para o ter, aparece para impressionar, tem a mania só porque tem o carro mais valioso ou com mais estatuto, etc, etc..a mente tuga do frustado é assim que inveja o próximo só porque no fundo mede os patamares dessa forma!

Quem gosta mesmo do seu clássico tem respeito pelo clássico alheio, o mesmo respeito que temos e devemos ter com as pessoas, e sobretudo pensar que, sentimentos fundamentalistas de só gostarmos e só falarmos de uma só marca ou coisa nos fazem pequenos ao ritmo deste País pequeno...

Quem teve a oportunidade de viajar, andar..e ver outras realidades sabe bem do que falo. A nossa mentalidade de adeptos de carros antigos e classicos é deveras muito limitada e subjugada constantemente. Temos que evoluir para nos fundirmos num só,com o motivo de idolatrar os carros...mas o problema não está no facto de que um Rolls-royce substitui um frota de vários Fiat ... Está na mentalidade das pessoas.

Agora, se os lideres tiverem essa mentalidade, é um problema pois vão unir os defensores mais incautos e afastar os mais globais, os que olham tanto para um Mehari com admiração como olham para um Mustang que apenas querem divertir, falar dos carros, gozar o momento e não propriamente tentar constantemente de fazer prevalecer que "este é melhor que este" porque é a marca ou clube que eu pertenço!
Temos que ser menos invejosos, mais humildes e abrir horizontes para que a comunidade cresça mas, em Portugal, torna-se difícil porque o nível de cultura é baixa, os objectivos até podem ser diferentes mas a convivência é competitiva e faz com que criem elites diferenciadas onde as pessoas se sintam mais entrusadas, caso por exemplo de um passeio do CPAA, ACP ou outro de renome..

Como conheço minimamente os dois lados, sou de clubes prestigiados, ando por cá também e compreendo o exagero das elites assim como compreendo o populismo exagerado. Vejo os dois lados, de objectivos muito comuns mas com mentalidades muito diferentes. Alguns cagões e outros cagalhões, outros nem uma coisa, nem outra. Onde me encaixo e gosto de estar.

Ainda não há meio termo...mas eu até tento, já que organizo e pertenço a comunidades que se conseguem entrusar nesse sentido. Tais como os encontros que ocorrem em localidades com 20/30 carros e pessoas de grande companheirismo.
Para haver grande companheirismo e respeito cá pelo burgo...tem que haver mais cultura,,respeito, educação e humildade...

Para a competição entre marcas, pessoas, usa-se, aliás como já o fiz, os circuitos...as corridas! E aí coloquem todas a a raiva para limpar o sebo ao Porsche, ao Alfa, etc... Mas sempre de forma cavalheira!
Num Portal é mais complicado um tipo criticar uma marca Ou modelo pois é alvo de ataque muitas vezes injustificado...pois o sentido que as pessoas querem não é deitar o carro pela sarjeta mas apenas explicar que aquele carro não lhes diz nada...é seco e oco para não lhes satisfazer as necessidades.

Como temos gostos e necessidades diferentes, não as coloquem como classes...não as estratifiquem que é melhor! Ter um Porsche é diferente de ter um Fiat, Um Mg, um Ferrari, um Citroen ou um Bond, mas o objectivo é na maior parte das vezes o mesmo, por isso é preciso ter respeito por todos! Dessa diferença comparativa entre os carros que é claramente necessária e indiscutível devemos nao fazer diferenças no que nos une a nós, pessoas, adeptos, entusiastas.

Senão, passem o nome deste portal para PORTAL DOS CLÁSSICOS POPULARES (sendo o termo clássicos bastante duvidoso se estivermos a aprofundar segundo as definições FIVA) e fazemos como os ingleses que têm subgrupos formados para diferenciar os grupos, carros, revistas, etc.. Também tem de tudo!

A grande diferença é que os ingleses não perdem tempo a invejar... Curtem mais o seu próprio carro e filosofia e conseguem conviver com mais entusiasmo entre si, independentemente de terem um carro de 300 cv que fulmina aquele que demora 50 segundos a chegar aos 100... Atributos muitas vezes associados aos latinos.. E não se importam de abrir a capota com 10 graus de temperatura no seu midget!
Mas que fazem distinção quando a conversa entra na engenharia e competição fazem...como tudo!

Tem que haver distinção entre carros...comparam-se naturalmente mas, não ponham nem cataloguem as pessoas por ter isto e aquilo como algumas (muitas) vezes o fazem!
Se eu comprar um Fiat amanha (porque há muitos fiatistas por cá) sou agradavelmente e muito bem recebido! Já sou um tipo porreiro! E no entanto posso ser, na realidade, um grande FDP.. Até posso ser um pedófilo e ninguém sabe! Ou não! Mas as pessoas acarinham pelo que eu tenho, não por aquilo que sou.

Se comprar um Jaguar...enfim, sou elitista! E devo concerteza ser um cagão na óptica das pessoas! Tenho um carro de estatuto, muito distinto que faz invejar tudo e todos, Sou rico, tenho a mania, nao me devo dar com ninguém, gozo com os "carritos populares" , pertenço à realeza... Enfim, afinal posso ser assim, mas posso ser o gajo mais porreiro deste portal! Também posso ser um FDP mas...ninguém saberá se nao me quiserem conhecer.

Já pensaram nisso?

Quem modera deve pensar nisto. Pois quem modera deve ser muito, mas muito culturalmente avançado para ser isento e distinguir as coisas, ser diplomático e tentar unir as coisas, nao separar e criar guerrilhas com bocas, preferências ou protecções a este ou aquele indivíduo porque usa esta marca. Senão não está a moderar, está a incomodar..está a travar a partilha e conhecimento que faz com que as pessoas evoluam, está a travar a critica que é necessária para progredir. As comparações são necessárias entre carros, eles próprios competem nas vendas e nas corridas, na imagem, no estatuto, na evolução da vida é assim...mas deixem os carros competir sem envolver as pessoas! Aprendam a respeitar as marcas, os modelos, e tirem o chapéu se for preciso! Não para agradar a A ou B porque no fundo o que queiram dizer é que o carro até nem gostam muito..mas têm que o dizer. Pá...não digam...não sejam hipócritas!

Quem modera é o arbitro e esse tem que ser imparcial e isento. Deve ser bem disposto e ter moderação (como a palavra assenta bem) nas palavras e juntar o máximo esforço para juntar as pessoas, mesmo que tenha o seu Clube...

Estou cá porque aprendo, porque passo o tempo a ler coisas que me identifico, nomeadamente e resumidamente os automóveis.
E certamente que tenho paciência para mandar umas bocas a quem me ataca o carro, sem justificar plenamente de modo a que tenha que dar o braço a torcer. Para adjectivar,adjectivem mas com a certeza que levam troco pois não tenho paciência para gente frustada, pequena e que só vê uma ou duas coisas à frente. Para argumentar é com sentido de experiência, baseado às vezes pela cultura de cada um.

Sobre mim...
Aprendi a ver muitas... E é assim que quero ser, mais global, mais eclético, conhecer mais coisas, carros, sítios e pessoas, conviver com este daquele clube ou adepto ou com o outro do lado oposto. Senão só me conheciam de ouvir falar de Porsche e BMW nos sites e locais próprios para o efeito sem me misturar com o resto dos adeptos que partilham o mesmo gosto que eu...
Aprecio outros carros e não sou fanático da Porsche, simplesmente é a marca que adoro/amo/idolatro e todos os seus modelos têm um carisma que me identifica e me faz rejubilar de alegria. Conheço algo da marca, convivo com ela e até tenho um exemplar (se pudesse...tinha muitos) mas isso não faz de mim fanático! Consigo olhar, ler e apreciar os outros... E até ter paixões por outros!
Mesmo alguns Fiat...apesar de serem poucos! 131 Abarth... Os Spider... Dino...cinquecento...

O que interessa aqui meus caros são ...

OS AUTOMÓVEIS CLÁSSICOS!



Pedro,

sobre a ultima frase porque isto vai longo...
Só posso dizer que é sempre fantástico algum adepto de uma marca diferente tecer um comentário extraordinariamente diplomático e sincero como esse dos parabéns ao 911!
Porquê?
Porque simplesmente reconhece a paixão que o outro (eu) tem pela marca e modelo e porque realmente reconhece valor ao mesmo. Cavalheirismo.

A capacidade para "Get out of the box" é surpreendente. Surpreendente porque sinto que poucas pessoas terão essa capacidade, de serem humildes e sinceras e que consigam sair verdadeiramente do seu ninho.

Como podem verificar, um adepto da Porsche não convive apenas com adeptos da Porsche como normalmente acontece como vos expliquei anteriormente. Porque temos que sair da caixa...se nos deixarem claro! Senão voltamos para o anonimato como alias os mais elitistas preferem.

Questão de quererem ser cagões ou...cagalhões! Ou nenhum dos 2!

Este simples comentário do Pedro Marques, que é adepto de Alfa-Romeo como poucos, colega de discórdia de preferências, gostos e apreciações, rival de tópico, rival de nível, comenta desta forma...

Posso deduzir que os seus gostos e preferencias ninguém lhos tira, que está perfeitamente à vontade para criticar ou elogiar o carro dos outros com naturalidade e alguma imparcialidade, mas acima de tudo existe um respeito pelo gosto e paixão com argumentos ao mesmo nível. Apoia a história e a experiencia com sabedoria nos comentários e não está cá para matar frustrações ou invejas gratuitas. É claro como água!

Se apetece ou não aturar determinadas conversas (de merda), invejas, falta de cultura e saber estar nos automóveis fica ao seu critério porque somos livres de nos darmos com quem queremos. Mas globalmente devemos estar abertos a novos conhecimentos e partilha o que nos faz enriquecer seja com o gajo do Porsche como com o gajo do Alfa. De certeza que este indivíduo nao me vai dar uma seca de 2 horas no mínimo a falar do parafuso da cambota do seu alfa que é melhor que todo os parafusos juntos do Porsche..e blá, blá, blá, blá ...e nem fala da sua terra, do que gosta de fazer, se tem filhos, se conhece este ou aquele, se fez corridas, se faz restauros, se faz isto e aquilo...fala do parafuso italiano para me mostrar que percebe, nem olha para os meus olhos e mais nada! E só sabe falar daquilo...? Enfim, penso mesmo que não, nem o aturava dessa forma.

Notoriamente, assim, com este comentário de agradecimento publico ao Porsche 911 temos as tais pessoas de nível, independentemente de terem carros com mais ou menos níveis.

E isso, meus caros...é de Gentleman Driver.

Capito?

Abraço
 
OP
OP
H
Ambos os "packs" do evento da Porsche Ibérica estão esgotados desde a semana passada.
Consegui o pack Carrera.

Ver anexo 312876

Ouvi dizer que se esperam mais de 250 Porsche 911 de todas as épocas! O desfile será concerteza caótico...possivelmente muito complicado para a azáfama da marginal Cascais-Estoril...

O Walter Rohrl estará no Autódromo do Estoril depois do almoço..e isso sim, é memorável onde poderemos assistir ao mestre em acção!

E o Rallye Martini em Sintra e Autódromo Estoril será um acontecimento marcante para quem vai participar (e para quem assiste), onde a diversão e o bichinho da competição estarão garantidos!

Entretanto vamos estar a par das novidades onde espero fotografar alguns momentos. Mas creio que fotos não irão faltar.
 

Anexos

  • 911 50 years.jpg
    911 50 years.jpg
    10.5 KB · Vistos: 0
OP
OP
H
Carlos Vaz disse:
Vencedores do rallye a dupla Adalberto Melim/Rui Alves em 911 (930) Turbo.

Curiosamente uma dupla com um dos melhores palmarés em regularidades em Portugal a bordo de um Alfa Romeo GTV 2000
Tenho uma história este fim-de-semana para contar sobre o Adalberto Melim e os seus carros...portanto já lá vamos!
 

Carlos Vaz

Pre-War
HUGO NORTON disse:
Tenho uma história este fim-de-semana para contar sobre o Adalberto Melim e os seus carros...portanto já lá vamos!

Ora venha de lá essa história! Há anos que não estou com ele...
 
OP
OP
H
Carlos Vaz disse:
Ora venha de lá essa história! Há anos que não estou com ele...
No final da entrega de prémios no Estoril, perguntei-lhe, entre outras coisas, qual o carro /marca que preferia..
Directamente..Alfa ou Porsche?
E a resposta foi..hummm.. são diferentes pois o Alfa é mais usado para as regularidades e, ao contrário do que se diz, é bastante fiável e bastante competitivo, engraçado de conduzir..gosto muito, adoro o Alfa Mas...
Agora vem o mas...

O 911 é de outro Mundo..e apesar de exigente é terrivelmente eficaz para tudo, é a jóia da coroa lá de casa. O Porsche é bom de tudo!
Contou-me alguns despiques ..algumas histórias, enfim..fica na memória.

Abraço
 

Carlos Vaz

Pre-War
HUGO NORTON disse:
No final da entrega de prémios no Estoril, perguntei-lhe, entre outras coisas, qual o carro /marca que preferia..
Directamente..Alfa ou Porsche?
E a resposta foi..hummm.. são diferentes pois o Alfa é mais usado para as regularidades e, ao contrário do que se diz, é bastante fiável e bastante competitivo, engraçado de conduzir..gosto muito, adoro o Alfa Mas...
Agora vem o mas...

O 911 é de outro Mundo..e apesar de exigente é terrivelmente eficaz para tudo, é a jóia da coroa lá de casa. O Porsche é bom de tudo!
Contou-me alguns despiques ..algumas histórias, enfim..fica na memória.

Abraço

E então? Alguém esperava que a resposta fosse outra? São carros da mesma categoria? Conheço o Melim há muito tempo, cheguei a "privar" bastante com ele nos tempos em que estive no ARCP e o homem não é parvo, logo a resposta nem podia ser outra!

Já foi dito em diversos posts espalhados por este fórum, a insistencia em comparar o incomparavel é algo que me ultrapassa!
 
OP
OP
H
Carlos Vaz disse:
E então? Alguém esperava que a resposta fosse outra? São carros da mesma categoria? Conheço o Melim há muito tempo, cheguei a "privar" bastante com ele nos tempos em que estive no ARCP e o homem não é parvo, logo a resposta nem podia ser outra!

Já foi dito em diversos posts espalhados por este fórum, a insistencia em comparar o incomparavel é algo que me ultrapassa!
Calma calma amigo,não se chateie com isso.. É apenas uma história / observação. Não fique picado pois, tem levar as respostas mais brandas e sem esse tipo de observação, como fez.

Tanto eu, como o Adalberto não somos fundamentalistas..mas não quer dizer que as pessoas não tenham as suas preferências automobilísticas que, por acaso, coincidiram.
O 911 dele é um grande carro, bom em tudo (como ele diz) e mais importante que isso é verificar, fotografar, filmar, ver e assistir e correr com ele mais de 40 Km atras dele. De facto um grande piloto, um grande senhor de uma humildade acima da média.
Falamos sobre um acerto de suspensão que precisava..concordamos, etc..fiquei a 1,5 segundos dele no slalom..ele em 1º, eu em 4º e é que importa.
Foi uma grande festa, cheia de histórias e momentos, feita por grandes carros, única...e isso é o que devia ser observado, precisamente a comemoração dos 50 anos do Porsche 911 e tudo o que se passou.

Garanto que há novidades e das boas, e mesmo uma apresentação MUNDIAL que por lá ocorreu!

Filmes há muitos...fotos nem se fala mas, se vamos novamente entrar em picardias sem sentido quando se conta uma história destes carros...PORSCHE 911 (não consigo colocar as palavras maiores..)

Carlos Vaz, Ninguém o atacou portanto, mais do que comparar seja o que for, a insistência em achar que alguém ataca é ainda mais insistente e logicamente propositada e inconsequente, tal como referi para quem quiser ler, uns posts atrás. Acho que exprimi que as pessoas têm que ser um pouco mais humildes e com maior visão e abrangência, sobretudo não entrarem em medições de pilinhas...

Para medir pilinhas fazem-se uns rallyes e uns circuitos...

Quem gosta verdadeiramente de carros gosta de muitas coisas, não invalidando que se considere um tal modelo especial, acima dos outros, como foi o caso.

Aqui, neste tópico, o que interessa não são propriamente os outros carros.. Apesar de não me chatear particularmente porque falei, em resposta, dos carros do Adalberto Melim.

aqui a ESTRELA É mesmo o Porsche 911 e as suas comemorações e, como devo ser o único que andou por lá deste popular portal dos clássicos, haverá concerteza gente que gostaria de ver e ler umas histórias.
Mas se a maioria prima por esta abordagem..

Portanto...
Sejamos brandos..

Senão daqui a pouco tenho que fazer o que os moderadores fazem quando alguém cita uma marca que não corresponda ao tópico. ;)
 

Carlos Vaz

Pre-War
Oh Hugo... mas afinal qual é ou era a história assim tão significativa?

Que o Melin que até correu de Alfa GTV 2000 prefere um 911 Turbo?
E então? Qual é a surpresa de uma pessoa preferir um carro que tem mais do dobro da potencia de outro e que quando era novo custava mais do dobro do outro?

Ainda se fosse ao contrário... a noticia não é quando um cão morde num homem...

Quanto ao resto... oh "camarada" Hugo... até percebo a forma como aborda esta coisa dos fóruns (há uns 10 anos eu fazia o mesmo) e digo-lhe mais, faz cá muita falta pois acaba por ser um grande animador disto e as "discussões" apimentam a coisa... vê-se também que é uma pessoa de bom gosto automóvel e com relativo conhecimento, pelo menos do (s) carro (s) de que gosta.
Mas... é demasiado rápido a brandir a bandeira da humildade, quando isso é precisamente uma das coisas que (pelo menos ao nivel do forum) tenho mais dificuldade em lhe reconhecer.
Caramba... já todos percebemos que tem uma paixão assolapada pelo 911... mas que isso o envolva constantemente em comparações descontextualizadas e sobretudo com carros que não foram, não são nem nunca pretenderam ser do mesmo segmento ou mesmo concorrentes... caramba!

Eu como sabe tenho uma certa conotação com a Alfa Romeo... (aos poucos tem-me passado) mas não tenho problema nenhum em reconhecer outros. Dou-lhe um exemplo que até já foi referido num post qualquer: sou um absoluto maluco pelas Giulias... no entanto, reconheço que a Fiat com o 124 ST mandou cá para fora um produto muito interesante... ao ponto que se lhe atirarmos com o preço para cima... eu até já digo que em termos relativos considero o 124 mais carro pelo dinheiro.

Ao nivel de motores, a mesma coisa... o Bialbero da Alfa é um dos motores mais iconicos do mundo... mas... francamente não sei se não prefiro o Twin Cam Lampredi!

E... como facilmente se percebe estou a comparar coisas relativamente similares e com preços (embora dispares) que não se situam nem pouco mais ou menos ao nivel do dobro!

Ah... e já agora, só para que conste: houvesse dinheiro para isso e morariam na minha coudelaria vários Porsches, desde novos a velhos e classicos... alguns 911, outros nem por isso... haveria de cá morar um 912 com um motor alterado a 2.4... e a "matar" muitos 911 contemporaneos!

Mas pôrra... já cansa de tanto idolatrar o cabrão do carro!
 

Carlos Vaz

Pre-War
HUGO NORTON disse:
Achas que vale a pena..?

Se insistires muito.. laugh.png
Isso sim, vale a pena! Ainda assim com a ressalva de não dizer quão maravilhosamente superior a tudo o resto é o 911 de 2 em 2 linhas!

Basta a abrir e a fechar o tópico.
 

Anexos

  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 3

Andre.Silva

Trapatony
Não se lembrem por favor de comparar a Porsche com a Ferrari... Se não é só choro. laugh.png biggrin.png


Fora de brincadeiras, postem fotos, reportes, o que correu menos bem, vídeos, gajas que lá andavam, etc.
 

Anexos

  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • biggrin.png
    biggrin.png
    973 bytes · Vistos: 0
  • biggrin.png
    biggrin.png
    973 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • biggrin.png
    biggrin.png
    973 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 0
  • biggrin.png
    biggrin.png
    973 bytes · Vistos: 0
  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 3
  • biggrin.png
    biggrin.png
    973 bytes · Vistos: 3
Topo