Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Porsche 917

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Alberto Macedo, 12 Jun 2010.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Alberto Macedo, 12 Jun 2010.


  1. Ver anexo 174209




    Estugarda, há 41 anos atrás no dia 13 de Março de 1969 no Salão Automóvel Internacional de Génova, Ferdinand Porsche revelava um carro que mesmo nos padrões actuais é subestimado quando se diz que é um super carro: o Porsche 917, tornou-se uma lenda por ser um dos mais rápidos e mais bem sucedidos automóveis de corrida de todos os tempos.



    Ver anexo 174210



    Porsche começou o projecto de desenvolvimento do 917 em Junho de 1968 depois da FIA ter anunciado a criação da classe de Carros Desportivos Homologados, com uma capacidade do motor máxima até 5 litros e com um peso mínimo de 800kg. Sobre a supervisão de Ferdinand Piech, as 25 unidades do carro de corrida foram completadas em Abril de 1969 para que o 917 pudesse começar a competir nesse mesmo ano.
    Após a desistência inicial das primeiras 3 corridas por problemas técnicos, o sucesso desportivo do 917 começa em Agosto de 1969 na corrida de 1000km em Osterreichring com uma vitória de Jo Siffert e Kurt Ahrens.


    Ver anexo 174212


    O motor era tão invulgar como diferente dos carros de produção. Por trás do condutor estava um motor refrigerado a ar de 12 cilindros boxer. O motor de 520cv tinha uma cilindrada inicial de 4.5 litros. O chassis tubular era feito de alumínio, a carroçaria era em fibra de vidro sintética reforçada. Os engenheiros da Porsche desenvolveram diferentes carroçarias para ir de acordo com o tipo de corrida onde este participava. O modelo de traseira curta era usada em corridas com muitas curvas e para as fazer o mais rápido possível e o modelo de traseira longa era usado para pistas muita rápidas e com uma velocidade de ponta muito alta. Depois surgiu o 917 spyder para ser usado na CanAm e nas Interseries.


    Ver anexo 174213


    No final da temporada de 1970 a Porsche confirmou a superioridade com o 917 e dos modelos 908/03 ganhando as Racing Series Championship 9 vezes em 10 possíveis. Esta série de vitórias começou em Daytona e continuou em Brands Hatch, Monza, Spa, Nurburgring, Targa Florio, Le Mans, Watkins Glen e Osterreichring. Contudo, o ponto mais alto e desejado era a vitoria em Le Mans que foi conquistada em 14 de Junho de 1970 pela mão de Hans Herrman e Richard Attwood que levaram para Zuffenhausen. O seu 917 de traseira curta pintado com as cores da Porsche Salzburg, o vermelho e branco e com o numero 23, não só desafiou com sucesso os seus concorrentes como uma chuva intensa.



    Ver anexo 174206



    Como na temporada anterior, a temporada de 1971 foi dominada pelos modelos 917, tanto que o Racing Series Champioship foi parar à Porsche de novo com 8 vitorias em 10. Mais uma vez a Porsche conquistaria as 24 horas de Le Mans, desta vez pela mão de Gijs Van Lennep e DR. Helmut Marko que fez um recorde com a velocidade média de 222 km/h e com uma distancia percorrida de 5.335km, um recorde que ainda hoje se mantêm. Uma das características do 917 de traseira curta era ter um chassis tubular de magnésio. Um 917 de traseira comprida fez mais tarde de 1971 um novo recorde, na recta Mulsanne das 24 horas de Le Mans de a velocidade de ponta mais alta, 387km/h. outro modelo de Le Mans que ficou reconhecido foi um 917/20 com uma mistura de traseira comprida e curta era notável pelas suas proporções, contudo a sua cor rosa com o nickname de “the pig” (o porco) saiu da corrida quando esta ia a meio, a sua cor invulgar fez dele um dos mais famosos Porsche de sempre.


    Ver anexo 174202




    Quando a licença europeia da FIA expirou em 1971 a Porsche partiu para o Canadá para participar na CanAm. Em Junho de 1972, a equipa privada Penske usavam o turbo comprimido Porsche 917/10 spyder pela primeira vez. Com uma potência de 1000cv, o 917 dominou a temporada e conquistou o campeonato CanAm (Canadian American Challenge Cup). No ano seguinte o 917/30 spyder de 1200cv tinha a sua estreia,a superioridade do monstro conduzido por Mark Donohue foi tão obvia que no final da temporada a CanAm mudaria as suas regras para impedir a participação do 917/30 spyder na temporada de 1974. Típico da Porsche as tecnologias usadas para desenvolver mais potencia nas corridas foi transferida para os carros de estrada, foi assim que o 911 turbo com um escape lateral na traseira começou a sua vida em 1974 e foi e continua a ser um sinónimo de potencia do carro desportivo da Porsche.


    Ver anexo 174204


    Até aos dias de hoje a reputação do 917 é lendária. Por esse motivo, 50 especialistas da competição automóvel internacional de uma revista inglesa a Motor Sport nomearam o 917 como o “melhor carro de competição da história”. Tudo em todos a Porsche construiu 65 unidades do 917, 44 unidades de traseira curta e comprida, 2 PA spyder como 19 modelos para competir na CanAm e nas Interseries com potencias até 1400cv. 7 dos mais famosos modelos do 917, entre eles estão os vencedores de Le Mans de 1970 e 1971 e o 917/30 spyder estão em exibição no novo museu da Porsche em Estugarda.


    Ver anexo 174206


    Duas coisas a reter:

    1º a Porsche nunca apresentou um protótipo que não passa-se para produção/competição

    2º a única marca de automóveis que teve a amabilidade de responder ao meu e-mail a requerer informação do modelo e quando marcas como a Citroen, Toyota, Lancia, Peugoet e Lamborghini não responderam, os e-mails iam para a casa mãe não para o representante em Portugal.

    “Pequenos detalhes que distingue os grandes dos pequenos”Ver anexo 174214
     

    Ficheiros Anexados:

  2. com a proibição de participar nos campeonatos europeus e como a porsche não estava numa fase de poder fazer grandes investimentos num novo protótipo partiu para a alteração de um modelo já existente e criou o melhor 911 de sempre, o 911 Carrera RS
     
  3. Um tópico para verdadeiros apreciadores!
    Sem dúvida um dos melhores desportivos de todos os tempos, um super campeão!

    Os Mello Breyner ainda chegaram a particpar num 917 recentemente nuns campeonatos...
     
  4. Um grande carro de um enorme motor.
    O Eng. Pais do Amaral tem (acho que ainda o tem) um 917 decoração Gulf.
    Já correu com ele na Boavista e já o emprestou a uma revista espanhola há uns tempos.
    Escreveram que era um carro delicado e de extraordinariamente dispendiosa manutenção.

    Ainda este domingo vi um no museu de Sartre.
    Deixo a imagem:

    [​IMG]
     


  5. Gosto muito de te "ouvir", aprendo bastante com as tuas "parabolas" :feliz:, desde ja obrigado, aqui so um aparte, disses te que o melhor é o 911 Carrera RS, como gosto de me expremir, acho o melhor ser o 911 turbo. B)
     
  6. Sarthe!?

    Tens de nos fazem uma foto reportagem de Le Mans.
     
  7. Não é bem assim....
    O carrera Rs é mais especial apesar do Turbo ser o porta-estandarte da marca. O que suscita maior admiração é o carrera RS, não só pelo seu carisma especial como pelas suas capacidades para a época, 220 Cv, 240Km/h, 5,6 segundos de 0-100..discos ventilados às 4, 900e picos Kg, imagem fantástica. O Turbo foi um grande avanço, um carro magnífico e um dos pioneiros, o super desportivo mais rápido em aceleração da época...mas em condução pura e dura tem posturas menos íntegras do que o Carrera RS e o comportamento do motor do carrera é mais linear.

    Claro que isto... para te responder tenho que fazer um testamento...mas posso explicar as grandes diferenças e sensações de um carro para outro.
    Note-se que o carrera RS que estão a comparar é o de 1973 (homologation special) e o primeiro Turbo de 1974, ambos carros que saíram para produção.
    Por acaso tenho um excelente comparativo dos dois, comparativo de época claro!

    Saudações Porschistas!!
     
  8. obrigado Hugo,

    Adoro estes debates, e tem logica o estas a afirmar atençao...

    e disseste ...
    "Claro que isto... para te responder tenho que fazer um testamento...mas posso explicar as grandes diferenças e sensações de um carro para outro." Força leiotudo com atençao e gosto, compara la os aspectos de ambos mais profundo se quiseres por email o meu e o mmartins306@gmail.com .


    :feliz:
     
  9. disses-te tudo acerca do carro, e o ultimo carrera rs da série 993 faz suspirar qualquer um
     
  10. Belo topico, obrigado pela informaçao :)
     
  11. é uma grande marca de automóveis e a unica que me responde aos e-mails acerca de qualquer informação, já há mais de 5 meses que estou à espera que a lamborghini me responda a um mail acerca do Countach
     

  12. Já fiz o TRABALHO DE CASA (TPC) num tópico sobre estes dois míticos...
    Vai lá ver!
    abraço
     

  13. É só o "nível" da coisa...impek!
     
  14. Ganda tópico amigão!!!

    E olha que o 917 ainda tem muito pra contar. Podes aprofundar muito este tópico... Não queres pesquisar sobre os 917 nacionais e das colónias?

    Parabens!!!
     

  15. fica registado
     
  16. Lembrando que o record de distância de 1971 de um 917k nas "24 du Mans" foi só agora batido pelo Audi R15 TDI (embora antes não houvesse chicanes, mas também não houvesse contolos de tracção, de estabilidade, de (...)!)
     
  17. sim, mas de qualquer forma são carros diferentes.
    o audi pode não ser tão "romantico" mas é de facto bem mais eficaz do que o porsche.
    outros tempos...

    li na autosport que o Pais do Amaral vai correr agora em Julho no Le Mans Classic no Cobra e no 917 caso este esteja pronto.

    tenho uns artigos contemporaneos do 917 em casa. talvez os possa digitalizar...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página