Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ponto Do Motor Fiat 128 1100

Tópico em 'Mecânica' iniciado por evandro costa, 6 Out 2014.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por evandro costa, 6 Out 2014.

  1. Estou com uma duvida queria montar a correia de distribuição no meu fiat 128 e nao consigo pois nao encontro a marcação do ponto na cambota, tenho a marcação na polie mas nao tenho a marcação no bloco?
     
  2. No meu a marcação está feita na tampa amarela. Já no motor 1500,tem uma espécie de garfo aparafusado ao bloco.
     
    Rafael S Marques gostou disto.
  3. Ficheiros Anexados:

    Paulo Sergio Carvalho gostou disto.
  4. no meu motor nao tem na tampa nem aqule garfo que esta visivel na foto, mas ja vi que se tirar a polie consigo desenrascar me pela marca que la tem
     
  5. Não tem mesmo estas 3 marcas?
     

    Ficheiros Anexados:

    Paulo Sergio Carvalho gostou disto.
  6. nao pois a minha tampa falta lhe esse bocado por isso e que nao dava com o encaixe obrigado pela imagem assim e muito melhor.
    ja agora sabem me dizer onde se compra aquelas peças amarelas em plastico que liga o acelarador ao carburador o meu partiu as duas?
     
  7. sim e essa peça e falta mais uma que tem uma rosca que liga o acelarador ao veio
     
  8. O ponto da cambota também deve ser visível através da espia na campânula da embraiagem, tem uma tampinha que permite ver o volante do motor, e no volante há um pontinho redondo gravado que depois consoante alinha com as posições marcadas na espia dá os 0, 5 e 10º. Não havendo marca do resguardo da correia, é a alternativa a usar.

    Quanto aos tirantes do acelerador, talvez tenha essas peças no meu stock, vou ver e amanhã digo.

    Mais alguma questão, é só dizer!

    Um abraço!
     
    Paulo Sergio Carvalho gostou disto.
  9. Eu lembreime dessa marca no volante do motor. Mas tinha ideia que um volta completa da cambota não corresponde a uma volta completa da arvore de cames, é preciso dar duas voltas para acertar. Certo?
     
  10. Num motor onde se separa o movimento da came do da cambota, é indiferente, desde que voltem a estar alinhados devidamente. O problema é que não se deve andar a passear muito a cambota com a came quieta, porque se corre o risco de danificar as válvulas que estiverem abertas. O movimento deve ser reduzido, e só para procurar o sítio onde está a marca de ponto.

    Além disto, há também a questão de que o movimento do veio auxiliar vai tirar o distribuidor do ponto, por isso é outra coisa que tem de ser revista após a montagem da correia. Aliás, a questão de desfazer a sincronia entre came e cambota nestes casos é irrelevante (se pensares no conjunto a mover-se, a cambota repete o mesmo movimento em todas as voltas), mas o distribuidor também se move a metade das rotações da cambota, logo mexendo na came também tem de se mexer no distribuidor. Esses sim têm de estar correctamente sincronizados.

    Um abraço!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página