Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Pistolas De Pintura (Convencionais, Copo Ao Alto, Hvlp, Lvlp)

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por João Almeida, 11 Mar 2012.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por João Almeida, 11 Mar 2012.

  1. Olá a todos!

    Chegada a hora de pintar umas coisas comecei a procurar informação sobre as melhores formas de o fazer.
    Há por aí uma oferta muito grande de pistolas de pintura, usando diferentes tecnologias, convencional, convencional de copo ao alto, HVLP, LVLP...
    Será que alguém nos pode elucidar sobre as suas aplicações, requisitos, etc?
    Por exemplo, li que as HVLP precisam de uma grande tiragem de ar e baixa pressão, como o nome indica, na prática precisamos de um compressor de quantos litros para pintar com uma destas? Podem ser usadas tintas acrilicas, aquosas, sintéticas?

    Espero ainda não ter dito asneiras, vou calar-me e lançar o desafio aos entendidos...

    Um abraço

    João Almeida
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Se não tens experiência segue o meu conselho: Com o dinheiro da compra da pistola, do compressor, e dos materiais que são muitos para pintar um carro e ainda do tempo despendido vais seguramente conseguir mandar pintar o que queres, melhor e mais barato no profissional da tua zona.
     
    M Bento Amaral gostou disto.
  3. Caro amigo,

    Hoje em dia a maioria das pistolas trabalham segundo o princípio HVLP (High Volume / Low Pressure, ou seja, Grande Volume / Baixa Pressão), o que permite trabalhar com um compressor pequeno.

    Eu tenho um de 50 litros, e já pintei algumas coisas com a minha pistola. O compressor gera pressão até 8 bar, e a pistola trabalha com 2,5, o que permite estar a pintar bastante tempo sem o compressor necessitar de carga, e quando carrega não impede que continuemos a pintar, por isso não prejudica o desempenho.

    A minha pistola faz parte de um kit de acessórios para ar comprimido, salvo erro da Black&Decker, e tem o depósito por baixo.

    Obviamente um profissional faz melhor e mais depressa, mas com um pouco de prática conseguem-se resultados bastante razoáveis.

    Um abraço!
     
    Jorge Viegas gostou disto.
  4. Concordo, mas eu não vou pintar nenhum carro :) Isso deixo para profissionais...
    Mas sim, pretendo pintar algumas peças, tudo o que eu achar que sou capaz de fazer, farei :)
    Para mim, fazer um restauro completo numa oficina, sem qualquer intervenção pessoal, não é a mesma coisa, é muito mais divertido fazermos nós :)

    Abraço,
    João
     
    Filipe M. Simões gostou disto.
  5. Eu julgava que as pistolas HVLP eram todas com o copo por cima...
    Penso que são mais fáceis de usar por principiantes...
    Obrigado pelo esclarecimento. Eu realmente fiquei na dúvida em relação ao tamanho do depósito do compressor. Como tenho um de 100L não fazia ideia se é pequeno ou grande para este tipo de tecnologia.

    Abraço,
    João
     
  6. Eu iniciei-me nas pinturas com o meu compressor de 50 litros e pistola com o copo em baixo, pintei os eixos e diversos componentes dos mesmos e atendendo à pouca experiência ficou razoável no meu ponto de vista, uns dias depois tentei pintar o depósito e não conseguia atinar com a pistola de copo em baixo, comprei um de copo em cima e é muito mais fácil.

    Acho bem que tentes fazer esses serviços pois além de aprenderes, o restauro tem outro "valor" :)
     
  7. Eu antes tinha 2 pistolas de copo em baixo, e só me davam problemas =S Agora tenho uma HVLP e garanto que é um espectáculo, se a tinta estiver bem "líquida".
    Até agora ainda não me desiludiu.
     
  8. boas,
    para mim o pior é fazer a mistura da tinta.
    não tenho muito a noção das quantidades de diluente ou do catalisador no caso do primário de epoxy.
     
  9. Caro amigo,

    Geralmente o próprio fabricante da tinta tem indicações sobre qual a percentagem de diluente (e tipo) a utilizar para aplicação a pistola, é uma questão de ver a documentação da tinta (alguns fabricantes podem ter a indicação no seu website em vez de pôr no rótulo, por exemplo).

    Convém lembrar que a tinta deve ser preparada apenas na altura da aplicação, e se a pintura demorar algum tempo, deve-se agitar o depósito para não deixar secar a tinta na tubagem. E quando se termina, tem de se desmontar e limpar devidamente toda a pistola. Caso contrário, o equipamento pode ficar inutilizado, ou pelo menos ser bastante complicado de limpar mais tarde...

    Um abraço!
     
  10. A parte chata mesmo é a limpeza da pistola :lol:
     
  11. Aliás a mim tem vezes que adio a pintura só pelo trabalho de desmontar aquilo tudo no final para limpar em condições :wacko:
     
  12. Ora nem mais, a mim o que mais me incomoda é mesmo limpar a ferramenta =S
     
  13. Uma boa pistola ajuda muito a obter um bom resultado na pintura.
     
  14. boa noite estive a ler alguns dos tópicos e deparei com algumas dificuldades, curiosidades ,! mas tudo isto faz parte do trabalho no restauro do seu carro. mas dica aqui dica ali...as coisas fazem-se.

    pistolas: uma boa pistola não custa menos de 400 euros mas são já profissionais para isso tem de ter boas condições de utilização estufa...
    depois na limpeza de uma pistola nunca se deixa de um dia para o outro como de costume... isto é erro de precipitante acaba de pintar... um recipiente com diluente desmonta toda e limpa. pois tem orringues que se podem estragar
     
  15. Amigo Ribeiro passe por aqui e apresente-se ;)

    http://portugal.portalclassicos.com/forum/6-os-entusiastas/
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página