Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Pintura a aerógrafo

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Jorge Faustino, 3 Set 2007.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Jorge Faustino, 3 Set 2007.

  1. Viva

    Há muito que já andava com esta ideia. Muitas vezes um pequeno retoque é necessário e em determinados locais uma "sparayada" é mais que suficiente, basta arranjar tinta igual o_O
    Já me disseram que algures se fazem sprays com "tinta por medida" mas são poucos os locais e não se torna muito pratico.
    O aerógrafo permite o uso de qualquer tinta e permite até uma precisão maior não fazendo grandes pulverizações, o que é bom pois não precisamos de grandes cuidados com os carros que estão perto.
    Este fim de semana lá comprei um kit (25 euros) e como já tinha as tintas e os vernizes meti mãos à obra.
    O resultado foi óptimo e poupou-me uma ida ao pintor ;)
    O unico problema é que as tintas usadas precisam de uma pressão de cerca de 2 Bar e a lata de ar comprimido só consegue dar a pressão necessária durante pouco tempo obrigando-me a dada altura a limpar e afinar o aerografo com muita frequencia e, tambem a duluir cada vez mais a tinta.
    Fiquei entusiasmado com os objectivos alcançados e agora só preciso de resolver o problema das pressões de utilização com a ligação ao compressor.

    Já agora, alguém sabe onde posso comprar o adaptador para ligar uma mangueira normal ao aerógrafo que tem uma entrada substancialmente mais pequena?
     
  2. Sera que é possivel por umas fotos do kit, e ja agora do resultado final, so para ter uma ideia...

    cumprimentos.
     
  3. Bom... fotos por acaso não tirei, e o aerografo está a 40 km aqui de casa, é que oficina é mais em casa dos meus pais onde há espaço o_O:feliz:
    Ma podes ver o dito cujo Kit numa loja Leroy Merlan junto aos compressores e ferramentas pneumáticas...
     
  4. Olá.

    Ora aqui está um tema que a mim também me anda a interessar há algum tempo.

    Quanto á duvida de onde arranjar o adaptador, sinceramente não faço ideia, pois não sei até que ponto a entrada do aerógrafo (medida, tipo e passo de rosca) será standarizada. Julgo que um bom sitio para procurar é numa loja de modelismo (carros, aviões telecomandados, etc) pois costumam trabalhar com esse material, inclusive com as tintas e fazem as decorações dos modelos. Em ultimo caso, é tentar numa casa de tintas especializada (que tenha material para auto).

    Em relação á pressão do compressor, se ainda não tiver, aconselho vivamente a comprar um redutor de pressão com copo purgador. Os aconselhados são os que trazem logo manometro, assim regula com precisão a pressão de saida, e o copo é uma mais-valia, porque sempre apanha a maior parte da humidade que vai junto ao ar e que estraga a tinta.


    Eu também tenho andado a pensar em comprar um aerógrafo, mas não sei de que tipo compro, se de acção simples ou dupla acção. O seu é de que tipo?

    Era bom que alguém entendido participasse neste tópico, que revelasse alguns truques desta "arte".

    Cumprimentos.
     
  5. O tipo de entrada no aerografo poderá ser especifico mas isso não me preocupa pois o próprio Kit tem uma ficha adaptadora que presumo ser standard para os compressores específicos para utilização com este dispositivo.
    Casas especializadas nestas coisas... acho que são uma agulha no palheiro e casa de modelismo ainda não procurei já que este problema só apareceu no Domingo:D e hoje é segunda ;)
    Quanto ao tipo de aerografo, depende do que se pretende pois para retoques no carro NÃO É PRECISO grande precisão e um simples a funcionar por depressão é suficiente.
    O meu é um Proinsa baratucho e funciona bem com a tinta qure mandei fazer lá na estufa do costume pena ser só enquanto a botija está nova:rolleyes
     
  6. boas!!!

    eu tenho mt interesse nesse tipo pintura pois tenho grade amizade pela arte a pelos classicos tb!! aki a uns tempos a tras fiz uma pesquisa sobre aerografos e que os mais aconselhaveis pra o uso com o compressor sao bem mais caros k esses pequenos kites mas tb se podem adaptar esses kites ao compressor pela qual axo k so necessita de uma saida do compressor com regulador d pressao k s compra nas drugarias ou lojas de makinas!!

    n sei s ajudo mt mas e akilo k sei


    comprimentos a tds
     
  7. o aerografo que comprei funciona com pressões entre 0.5 e 3 bar e segundo as instruções o valor ideal é de 2 bar. Como podes ver são bons valores para funcionar com um compressor normal de oficina que costumam ter regulação.
    A diferença para esses mais caros é a precisão,conseguem-se traços de 1mm se usares um bom aerografo de gravidade.
     
  8. Eu penso que não têm que ser muito caros para conseguir essa precisão. Claro que como em quase tudo, a qualidade tem um preço, e até agora bom e barato é coisa que raramente tenho visto.

    Mas em relação á precisão do aerografo, eu penso que isso tem a ver com o tipo do mesmo. Os de acção simples, basicamente apenas se carrega e o ar passa projectando a tinta de acordo com o que vem de fábrica (tamanho de bico, etc), e pouco se pode fugir ao traço produzido.

    Já os de acção dupla, são mais complexos (e mais dificeis de dominar penso eu) e para além de se carregar para abrir a passagem do ar, pode-se mexer a patilha para trás e para a frente, o que faz regular o caudal da tinta (mais ou menos tinta). Logo dá para fazer traços finos ou leques largos, névoa, etc...

    Digo eu, que nunca usei nenhum, apenas li umas coisas.
     
  9. precisão consegues com aerógrafos de gravidade e de acção dupla e esses são mais caros. Na Leroy uns de acção dupla custam 60 euros e um de gravidade custa 50 euros logo mais caros do que o que eu comprei. Mas acho que isso só mesmo para fazer bonecos e não é essa a minha ideia.
    Este fim de semana já trabalhei com aerógrafo ligado a um compressor ;) e assim sim, dá gosto tarbalhar. Funciona sempre sem entupir e sem precisar de tinta muuuuiiiito diluida.
    Como a pressão é constante afinas uma vez pronto.
    Recomendo para pequenas coisas claro.
     
  10. Boas pessoal.
    sou estudante de engenharia mecanica na UTAD e neste momento estou a desenvolver um trabalho no qual necessito de utilizar um aerógrafo.
    O objectivo é criar um padrão aleatório muito fino de cor preta, sobre uma superfície de cor branca posteriormente pintada. A superfície em causa é a madeira.
    por este motivo agradecia que me pudessem fornecer alguma informação sobre o manuseamento deste aparelho já que a minha experiência é nula. O aerógrafo que possuimos aqui na UTAD é dupla acção.
    quem quiser pode contactar-me por email. joao7dc@gmail.com
    Obrigado
     
  11. Boas!

    Este fim de semana vou pintar o quadrante do meu 1200, apenas a parte cromada, mas a lateral, pois o quadrante em si não, quero deixar marcas de uso, e vou pintar com esta técnica...um amigo meu que é tatuador tem uma pistola dessas e vai ensinar-me a trabalhar com ela...mesmo a tinta que vou usar, que é à base de alimínio, deve ser própria!
    Já o mandei comprar e agora vou pintar...

    Mostro resusltados assim que possa!!!

    No you tube estive a ver uns vídeos e parece-me que vou ter que comprar uma pistola destas....

    Cumps.
    Mário
     
  12. Na minha opiniao o que deves fazer e ,primeiro dares um bom tratamento na madeira tipo levar uma base em tapa poros pelo menos duas de mao dependendo da madeira que utilizas e o estado dela.
    Depois de acabada essa fase , podes passar a primeira camada se e preta entao da lhe duas de mao com intervalos de 15 a 20 minutos se usas tintas celulosicas .
    quanto ao branco se o trabalho consiste em dares transparencias , para que as faixas negras se vejam( se e isso que pretendes) o melhor e optares por diluir um pouco mais o branco, abrires o curso da acçao do ar quase ao maximo e aplicar o branco sempre em movimentos paralelos, com o cuidado de a tinta ficar aplicada por igual...
    Outra coisa o mais aconselhado para esse tipo de trabalho e um aerografo de dupla acçao ja que te permite controlar o leque , a nivel de traço fino ou grosso.
    as mascaras sempre podes utilizar moldes de cartao fino para a cor preto, ou mesmo papel cavalinho, canson etcc..ha tambem quem utilize aquele papel autocolante que as graficas usam para publicidades,,,
    espero ter ajudado,,,
     
  13. viva!

    visto que um dos meus hobbys é modelismo e tenho vários aerografos, posso dar uma ajuda.
    Se os colegas precisarem de esclarecimento / duvidas sobre o funcionamento e peças de aerografos ou redutores para compressores, estejam a vontade, pois posso ajudar!
     
  14. boas.

    tambem posso dar umas luzes sobre pintura a aerografo... o modelismo é um outro Hobby.

    quanto ao tema do post...

    os redutores podem ser comprados em qualquer loja de modelismo, a Kitmania, a BigCat deve de ter esse material.

    os preços dos aerografo podem variar muito.

    para as primeiras tentativas podem comprar um chaves (artesania latina) por 25€ sendo este de dupla acção e de gravidade. São bastante aceitaveis mas as peças são de dificil substituição.

    depois temos os evolution considerados por muitos os melhores do mercado... existe uma loja a vender isto em PT e com muitos extras.

    uns links para referencias:

    Airbrushes

    MODELISMO BIGCAT

    KitMania

    e um forum onde se podem informar sobre toda esta arte de pintura...

    Modelismo na Net :: Portal

    alguma coisa estejam a vontade.

    saudações
     
  15. caros amigos
    junto algumas fotos de um retoque com aerografo, com a vantagem de poupar tintas e diluentes.
    mario melo
     

    Ficheiros Anexados:

  16. Bom tópico ;) *****
     
  17. É mesmo a este tipo de trabalhos que me refiro... bom trabalho, um dos aerógrafos que mostras é igual ao meu e até ver, para coisa barata tem dado para brincar.
    Consegue-se dar varias camadas finas de tinta e depois de verniz sem as cuspidelas das latas quando começam a chegar ao fim poupando consumíveis.
     
  18. entretanto mais uma dica
    para pequenos retoques eu já tenho as tintas que mais uso em frascos pequenos de plasticos com tampa dos iogurtes e nem preciso de usar os frascos dos aerografos, coloco um tubo de plastico mais comprido no aerografo e vai diretamente, evita a lavagem dos mesmos, a mangueirinha que uso para ligar ao compressor é das borrachas berna.
    boas pinturas
    mário melo
     

    Ficheiros Anexados:

  19. Não diluis a tinta com o diluente de pintura?
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página