Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

pintar o motor

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por fernando joel machado, 6 Set 2007.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por fernando joel machado, 6 Set 2007.

  1. olá a todos, gostaria de saber qual a melhor tinta para pintar partes do motor, ou mesmo o motor, por o motor com a "cara lavada" é um pouco de vaidade mas fica super bem.
    aqui á tempos perguntei a um pintor e disse-me que só pintava com tinta normal, mas eu ponho as minhas duvidas,em relação da durabilidade devido as altas temperaturas que certas partes do motor origina, como á volta da saida de escape, se algum me poder dar alguma informação, agradecia...
     
  2. Caro amigo tem que pintar com tinta de alta temperatura.

    Um abraço
     
  3. Sem dúvida: tinta de alta temperatura.
     
  4. Tinta de alta temperatura, recomendaram-me uma em spray, as que vi eram de preto fosco e cinzento cromado, os preços variavam entre os 17€ e os 19 €. Para ambas serem usadas e serem eficazes, ha que limpar muito bem as superficies, e em especial desengordurar muito bem....

    cumprimentos.
     
  5. Já agora aproveitando a "onda", qual será a melhor opção para produto a aplicar no colector de escape? Presumo que seja qual for o tipo de tintas xpto desaparecem, mas e algum tipo de metalização ou algo semelhante? Existe algum tratamento que aguente tanto calor?
     
  6. jacto de areia deixa-lhe os colectores como novos... só que uns tempos depois voltam a enferrujar.. o colector de escape é uma peça muito complicada de manter com um bom acabamento... eu opto pelo jacto de areia,vai durar com certeza muito mais tempo que qualquer tinta, porque mesmo com tintas para o efeito qualquer água, ou outro líquido vai influencia na resistencia da tinta... e ficará feio..
    cumprimentos
     
  7. O colector não vale a pena, pois este suporta temperaturas elevadissimas e quer a tinta, quer outro tratamento torna-se ineficaz. Eu optei por polir o colector para retirar a ferrugem de estar parado, mas quando começar a levar "calor" aquilo fica como deve ser

    Um abraço
     
  8. Eu no meu vou limpar com um tratamento para a ferrugem e depois pintar com um cinzento semelhante á cor do metal novo.

    Vai ser com uma tinta de alta temperatura que suporta salvo erro 650º da Eastwood.

    Por acaso acabei á poucos minutos de fazer a lista de coisas para pedir e isso é uma delas.

    Vem da Frost em Inglaterra, juntamente com um kit de limpeza e preparação para o tanque de gasolina e uns paineis de isolamento para os fundos.

    :huh::huh:
     
  9. No colector por mais que pinte vai logo à vida. Então quando se liga pela primeira vez até faz fumo.

    Já vi ai umas imagens de tratamente aos colectores em que estes ficam bem protegidos. Penso que seja uma vitrificação, o resultado é muito parecido com a lacagem
     
  10. :huh:
    Para pintar as zonas em ferro fundido basta uma boa tinta de chassis na cor desejada.
    As zonas sujeitas a altas temperaturas como o caso do colector devem ser pintadas com a tinta adequada.
    Porem a tinta necessita de uma cozedura para resistir no caso do meu depois de pintar foi 20 minutos ao forno da cozinha [​IMG]e continua bonito:huh:
    O motor depois de pintado ficou assim.[​IMG]
    [​IMG]
     
  11. Que motor tão bem restaurado, parabens , gostava de ver melhor esse 128
     
  12. Fernando,em primeiro lugar é preciso estar as superficies sem gordura,muito bem limpo,depois pintar com tinta para calor.atenção quando comprar a tinta não se esquecer de pedir que é para calor.ao colotor de escape é pedir para dar um jacto de areia mas fino.e boa sorte.
     
  13. o bloco de motor nao é preciso tinta de alta temperatura, no meu carro pintei com a mesma tinta que pintei o carro tudo e a tinta ao fim de 20.000k ainda lá mora. Tens é de limpar muito bem o bloco todo, e dar so um fuminho para ficar com a cor sem estar muito espessa...
    quanto ao colector acho que o melhor mesmo seja o que o joão rodrigues sugere, vitrificaçao, tinta de alta temperatura na minha opiniao fica sempre com mau aspecto.
     
  14. Eu tenho um escape/colector de um mota pintado com tinta de alta temperatura e foi uma questão de km até voltar ao mesmo..
     
  15. Olá a todos.
    Existe uma tinta especial para colectores de escape e colectores de admissão:
    'Hi-Temp Exhaust and Manifold Paint' é vendida por Bill Hirsch em www.hirschauto.com.
    As tintas resistem a cerca de 2000ºF (+-1093ºC).
    As tintas com acabamento tipo "Aço Inox" só resistem a 1600ºF (+-871ºC).

    O maximo que já vi à venda por cá é tinta preta até 700ºC....
    Estas resistem bem mais....

    Espero ter ajudado.

    Cumprimentos

    Pedro Bessa
     
  16. P.S. A Tinta é de aplicação directa. Não usar primário, porque o primário não resiste às temperaturas....
     
  17. Existe um método eficaz
    -O colector é em primeiro lugar limpo (ferrugem e gordura) através de uma solução quimica e em seguida metalizado com aluminio de alta temperatura.
    Existe uma firma em Lisboa SLM (www.slm.pt) http://www.slm.pt/index_files/Page920.htm que executa este trabalho com um custo de cerca de 60 Euros para um colector de 4 cilindros. Provávelmente existem outras firmas de metalização que executam o mesmo trabalho.

    Boa sorte
     
  18. já ando a restaurar este 128 desde 2002 vou indo por etapas. Neste momento falta apenas dar um jeito final á carroçaria para ficar perfeito.
    No proximo ano espero fazer isso
     
  19. Aproveito este tópico que fala da pintura do colector, para também introduzir algumas questões! Ando a limpar o compartimento do motor do meu Jaguar! está um pouco sujo devido aos anos que já não é limpo! Este fim de semana dei.lhe um "banho" de parafina ( não é bem bem parafina mas quem me aconselhou chamou-lhe assim). vou deixar esta semana toda a "fermentar" a sujidade para no proximo fim de semana repetir a operação.
    Gostava de saber conselhos e produtos que utilizão neste tipo de operação.
    Cumprimentos!

    PS: Claro que tapei todo o tipo de cabos eléctricos e retirei bateria durante esta operação!!!
     
  20. Existe um excelente produto para o efeito

    visite http://www.por15.com/prodinfo.asp?grp=MC&dept=2

    Cumprimentos
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página