Peugeot 404 Pick Up Diesel

Marco esqueçi me de te dizer ! Podes medir a temperatura com um termometro que meça ate 100 graus ou mais , ou ate mesmo com um multimetro que tenha essa função !! E comparas com o manometro !
 
OP
OP
Marco Jorge

Marco Jorge

Marco Antonio
Bem, não tenho vindo aqui muito, por iso o topico não esta muito actualizado. De facto confirma-se indicação do Amigo Carlos. Deveria ser residuos de agua no carter, que faziam com que aparecesse borbulhas de agua na vareta do oleo. Desde que a junta foi trocada que ja fiz uns 30/40 Km, e ate agora,nada de agua no oleo. Alias, so agora o oleo esta a começar a ficar escuro. Retirando o bocal do oleo na tampa das valvulas, ai sim, esta com sinais de ferrugem, e na propria tampa, acomula-se humidade pelo lado de dentro. O Amigo Carlos disse-me que deve ser a agua que estava no carter que sobe juntamente com oleo que lubrifica a cabeça e como atinge uma temperatura elevada, acaba por se transformar em vapor. Não consigo ver a temperatura do termoestato, mas segundo a leitura do manomero e das 2 valvulas de temperatura ( uma que comprei para apertar na cabeça e outra que tem na bomba de agua ), o motor não chega a atingir os 65º. Tenho de verificar com outro manometro, pois acho que nem ha termoestatos para essa temperatura, e de qq modo, é uma baixa temperatura de funcionamento.
Apos alguns kilometros na maquina, e o teste do Amigo Jorge Viegas, acho uma carrinha com MUITA força, alias força demais. Arranca em 2ª como se fosse em 1ª, e arranca em 3ª como se fosse uma 2ª num carro normal. Esgota muito depressa a caixa de velocidades e andar a mais de 70, torna-se doloroso para os ouvidos. O motor entra em esforço muito cedo, graças ao diferencial traseiro ser ainda o original da 404. Creio que com carga maxima ( cerca de 1Ton ), tenho um comportamento sublime graças a essa potencia extra do motor ( quer em cilindrada quer em força, graças a maior cavalagem bem como a relação do diferencial ).

Abraço
 
Marco, nao a carregues em demasia , senao as molas de tras dobram em demasia e puxam em esforço pelo veio de transmissao, este conjunto , veio/ caixa entra em esforço e nao consegues meter as velocidades :lol: :lol:
 
OP
OP
Marco Jorge

Marco Jorge

Marco Antonio
Amigos, hoje a tarde vou a casa de amigo, que tem um pinhal junto a casa dele, que desde que comprei a 1ª Peugeot, me disse que uns dos 1º serviços que teria de fazer, era carregar alguns pinheiros que ele me vai dar. Por isso amigo Carlos, ela vai cumprir o seu principal objectivo de quando a comprei ( carregar lenha ). O peso, vai ser a parte mais complicada. Sei que aguenta bem mais do que 1 ton, masnão quero vergar a carrinha a meio com excesso de peso. Nem que tenha de la ir 2/3 vezes. Vou ter em atenção o peso, olhando para os pneus, e para o que se moveu em termos de suspenção, para assim calcular o peso que ja la esta em cima. Antes de tudo isso, tenho de instalar defnitivamente o manometro da temperatura, pois da casa desse meu amigo ate a mnha casa, apanho uma belas subidas, e não quero queimar
outra junta da cabeça.

Abraço,



Marco, nao a carregues em demasia , senao as molas de tras dobram em demasia e puxam em esforço pelo veio de transmissao, este conjunto , veio/ caixa entra em esforço e nao consegues meter as velocidades :lol: :lol:
 
OP
OP
Marco Jorge

Marco Jorge

Marco Antonio
Amigos,
A nova 404, passou na inspecção ( sem folha limpa, mas o que foi marcado, não tenho qualquer culpa ).
Vou contar a historia hoje da inspecção.
Decidi, lavar o motor, expecialmente por baixo, lavar a carrinha por fora, limpar os vidros, no fundo embelezar a carrinha para tão importante acontecimento. Verifiquei luzes, buzina, mija mija, o basico, e esava tudo OK. Comos as bruxas me perseguem, tinha de ter algum precalço, para não dizer que tudo estava bem. No centro de inspecção na parte de ver as luzes, nada de luzes de presença, nada de maximos, nada de luzes de stop ( tudo isto a funcionar qundo saiu de casa ), e coisa que nunca tinha reparado, não acendia a luz de maximos no painel de instrumentos. Resultado, CHUMBO !!! O tipo ainda me disse para ver os fusiveis, mas altura verifiquei e estavam todos Ok. Sai pelo fundo do pavilão, procurei um sombra dentro do centro e encostei a carrinha.
Quem me conhece, sabe que eu sou um gajo TEIMOSO ( não é persistente, é mesmo teimosia, pois tinha de fazer seguro hoje mesmo, por isso precisava de ter folha verde ), tinha comigo o meu arcenal de ferramentas, fios electricos, fita isoladora de pintor, uma navalha, um busca polos feito feito com um fusivel tubular, .......... !!! Toca de meter mãos a obra e verificar os problemas. Descobri perto do motor, um pora fusiveis com 2 fusiveis que fizeram curto circuito. Inventei um esquema com fusiveis de reserva, e Bingo. Minimos atras, e maximos a frente. Problema resolvido. O tipo queria ver uma luz ou verde ou azul a indicar maximos. No tablier tinha algns botões que não estavam funcionais e 2 deles tinham porta lampada ( branca ). Com um pedaço de plastico que descobri verde, coloquei por cima da lampada, fiz uma ligação directa do rele, e Bingo, mais um problema resolvido. Faltava as luzes de STOP. Verifiquei que estava mesmo avariado o contacto, sendo que se fizesse ligação directa, as luzes ja acendiam. Novamente no tablier tinha o botão do motor do mija mija. Desliguei os contactos do mija mija e liguei lá uma ligação directa das luzes de STOP, sendo que bastava carregar no botão e as luzes funcionavam, e Bingo, mais um problema resolvido.
Chamei o inspector, e verificou tudo. Tudo estava bem. Paguei a reinspecção e folha verde.
Ficou assinalado a velha questão dos pneus ( tenho no livrete 165 R15 ) e montados o equivalente 185/80 R15. Esta na margem, disse-me que não tinha problemas voltar com os mesmos pneus montados. 2ª anotação, descobriu-se que o DUA tinha data da 1ª maticula 1/1/1974. Não podia ser, era erro da conservatória, pois a carrinha segundo o sistema tinha data de 13/12/1974. Novamente ficou marcado na folha, disseram-me que para a inspecção não tem problema, so se a PSP/GNR implicar. E a 3ª coisa que marcaram, so dei agora em casa, pela causa. O inspector disse-me que a carrinha tinha exactamente o mesmo nº de kilometros, da ultima inspecção. Disse que não podia ser, pois o carro tinha e sempre teve o conta Kilometros a funcionar. Resumindo, desde que ela chumbou hoje de tarde, e eu fazer a reinspecção, não chegou a fazer 1Km, por isso a kilometragem manteve-se igual ( burice do inspector ).
Resumindo, passou, tenha 2/3 pequenas coisas para ver ( nada complicadas ), e agora so falta encontrar lenha para carregar, pois a maquina ja esta operacional.
Outro dia conto-vos uma historia que envolve esta carrinha e o seu ex dono, no que toca a inspecção ( coisas que so hoje descobri ).

Folha da menina:

Ver anexo 288963

Abraço
 

Anexos

  • 21092012376.JPG
    21092012376.JPG
    146.3 KB · Vistos: 35
OP
OP
Marco Jorge

Marco Jorge

Marco Antonio
Bem, conforme prometido, a 1ª de muitas cargas correu conforme planeado. Tenho ideia atendendo ao curso das molas e ao espaço disponivel na parte superior do pneu, que tenha andado em cerca de 1 Ton ( 4 pinheiros mansos, sendo que os troncos foram cortado logo ao tamanho para caberem no recuperador, tendo ficado por cortar somente as ramadas ).
Conforme ja me tinham dito, e eu confirmei, a malvada da marcha a tras, e o cabo dos trabalhos para engrenar quando a carrinha esta carregada. Meste mesmo local, so apos umas 10 tentativas, é que a marcha a tras engrenou.
O motor lida MUITISSSIMO bem com a carga, alias, existe um caminho para minha casa em que o meu Saxo 1.5d, a andar bem mais depressa não se aguenta a fazer essa subida toda em 4ª, e a 404, completamente caregada, fez a mesma subida a 50 Km/h e SEMPRE em 4ª sem sequer pensar em ter de reduzir.

Prova do carregamento:
 

Anexos

  • 27092012386.jpg
    27092012386.jpg
    114.6 KB · Vistos: 72
Topo