Peugeot Peugeot 106 Xsi

Diários de Bordo

Peugeot Peugeot 106 Xsi

OP
OP
Carlos Vaz

Carlos Vaz

Pre-War
Ora bem...hoje foi dia de alguns "avanços": transmissões montadas e triangulos montados!

As borrachas para a barra estabilizadora, revelaram-se impossiveis de montar e eram bastante diferentes das de origem: fui a Sines e troquei-as... as que trouxe continuam a ser diferentes das originais, mas parece-me que têm bem mais qualidade que as iniciais e acho que vãolá encaixar! Amanhã também é dia! espero ter tudo montado durante a manhã, para seguir para a montagem dos pneus... na semana que vem, tem que ter IPO feita e voltar á estrada... já tenho saudades de lhe dar umas "gazadas"!
 
OP
OP
Carlos Vaz

Carlos Vaz

Pre-War
Afinal... tinha destinado a tarde para o XSI, mas acabei por dedicar esse tempo a "acompanhar" o Dr Duarte Silva á sua ultima morada, numa sentida homenagem ao meu médico de familia e de tantos milfontenses!

Possivelmente só poderei voltar aos trabalhos no fim de semana e isto se não chover, que eu trabalho na rua!
Tentarei tirar umas fotos que de facto é bem mais interessante!
 
OP
OP
Carlos Vaz

Carlos Vaz

Pre-War
Peço desde já, desculpas pela falta das fotos, mas ainda não me rotinei a ir documentando o que vou fazendo!

Hoje consegui colocar as borrachas da barra estabilizadora, embora tenha ficado com a sensação que os parafusos não entraram bem, pelo que não dei o aperto final ( assim que tiver o carro a andar vou com ele a um elevador para verificar bem), os "drop links" que ligam os amortecedores á barra estabilizadora estão colocados e amanhã é dia de substituír os terminais de direção e as pastilhas...
 
OP
OP
Carlos Vaz

Carlos Vaz

Pre-War
Ora bem... continuamos sem fotos, que eu simplesmente não sou capaz de andar de máquina na mão emquanto trabalho (até porque sou um bocado "laborda" a trabalhar no carro)!

Evolução de hoje: pastilhas, terminais de direção, valvulina da cx. e pneus com respectiva calibragem e alinhamento... o carro já andou hoje (muito pouco pois está sem IPO e sem seguro) e estou maravilhado, pois nunca o tinha tido assim, até a direção está tão leve que parece assistida!

Programa de festas para amanhã: soldar ou substituír a panela de escape, desmontar farois de longo alcance (um está partido e tenho que os tirar para a IPO até que arranje uns) e encontrar um pisca da frente direito que está partido também.
Esta semana terá que ter seguro e IPO... depois começamos a tentar resolver os diversos problemas electricos referidos no inicio e passar a pequenas operações de cosmetica!
 

António M. Vieira e Sousa

Gentleman Driver
Premium
Amigo Carlos,

As fotos fazem mesmo muita falta, pelo menos uma do antes e outra do depois já ajudavam este leigo, para não dizer ignorante. ;) Pena estarmos muito longe, senão disponibilizava-me para lhe dar uma ajuda, se a aceitasse.

Continuação de bom trabalho!
 
OP
OP
Carlos Vaz

Carlos Vaz

Pre-War
Amigo António (e todos os outros), tenho consciencia de que as fotos fazem mesmo muita falta, mais que não fosse nessa ajuda que poderão dar a outros...

A experiencia dos ultimos 5 anos, em que me vi "forçado" a acabar com os classicos por prazer e a ter que andar com carros "velhos" por não ter outra hipótese, mostrou-me que estes fazem todo o sentido se formos capazes e capacitados para lhe fazermos as respectivas manutenções... desta forma são uma alternativa muito económica para uso diário.
No entanto, poderão ser um autentico pesadelo financeiro se assim não acontecer.

E tenho variadissimos exemplos disso mesmo:

O 33 com o qual fizemos 42mil kms cá em casa, com despesas relativamente baixas em termos de peças que se saldaram em 3 filltros de óleo, 1 termostato, 2 foles exteriores de transmissão, 4 velas e 1 filtro de ar... agora se lhe fosse somar as infindáveis horas de trabalho, quer para estas peças quer para inumeras correções que tive que lhe fazer, tornariam a "convivencia" com o carro completamente impossivel.

O 155 foi um exemplo ainda mais flagrante, pois terá feito cá em casa, quase o mesmo numero de kms, mas necessitou de muito mais coisas: Termostato, radiador, bomba de água, triangulo de suspensão esquerdo, pastilhas á frente e atrás, kit borrachas de bomba de enbraiagem e escape... bem como de 3 filtros de óleo. Neste as horas dispendidas foram ainda mais significativas.

O Mazda 323, conta já com 130mil kms feitos na minha mão e engloba já um conjunto de peças interessante: 1 radiador, kit distribuíção (este teve de ir á oficina), transmissões usadas, terminais de direção, rotulas de suspensão, pastilhas (2 conjuntos), amortecedores traseiros, velas de incandescencia e um incontável numero de filtros de óleo (até porque este motor leva 2)...

Se todo este trabalho fosse feito em oficina, meus amigos, isto seria completamente incomportável.


Os trabalhos no 106 continuam... hoje desmontei-lhe os faróis de longo alcance (um deles tem o vidro partido) e saquei a panela para fora, por forma a que pudesse ser soldada (isto tive que fazer no exterior)... depois surgiu o contratempo sob a forma de um manipulo/puxador da porta do condutor partido, inviabilizando a entrada por esta porta. Tirei a forra da porta e tenho a peça cá fora sendo que até agora não estou a encontrar nenhuma.

Prognósticos são os seguintes: amanhã estou de "serviço" á loja de Stº André e vou aproveitar para comprar o pisca dianteiro direito que está partido, bem como as escovas do limpa vidros. De tarde irei a Sines ver se encontro o puxador numa sucata... se o encontrar ficará pronto para a IPO... caso contrário irá fazer a IPO na quinta feira de tarde sem a forra da porta (conto com a condescendencia deles) e rumará na Sexta de madrugada até á capital, onde espero encontrar o malfadado puxador.

A partir daqui iniciarei, ( já com ele a ter uso residual ainda que numa base diaria) a busca da resolução de todos os gremlins electricos (uma matéria em que me sinto pouco á vontade), para depois passar a pequenos (o que ele precisa mesmo é de uma pintura ou na pior das hipóteses um "fuminho") trabalhos de cosmética!

Uma novidade: a partir da próxima semana, deixará de estar tão exposto ao ar do mar pois passará a pernoitar debaixo de telha!
 
Pois...
Quem tenha que levar o carro à oficina "por tudo e por nada"... tem que abrir a carteira!

Eu vou fazendo pequenas coisas, simples é certo, mas que se traduzem numa significativa poupança, no final de contas!
;)
 
OP
OP
Carlos Vaz

Carlos Vaz

Pre-War
Ora bem... pisca montado, um fio artesanal para poder abrir a porta pelo exterior e siga para IPO!

Torceram o nariz ao facto de estar sem forra da porta e lá veio com a folhinha verde, mas com 2 anotações: 1 referente á abertura da porta e outra referente á matricula dianteira que terá que ser substituída!
Acabei por não ir a Lisboa, pelo que falta resolver o assunto da porta, sendo que já dá para começar a disfrutar!
Com os pneus novos o carro está a "agarrar" tanto que até me dá medo, pois estou ainda á descoberta dos "novos" limites de aderencia, e sabendo que as saídas de traseira são algo violentas, tenho que ter cuidado.
Falta-me fazer os 40 kms entre a minha casa e Santiago do Cacém, numa estrada de curvas (com piso mau), mas que foi o "meu quintal" durante mais de 1 ano... será a referencia para estabelecer as melhorias do carro.
Agora começam os pequenos trabalhos de cosmetica e de resolução dos problemas electricos... já lhe descobri 2 pontos de "massa" que limpei e remontei, mas simplesmente não melhorou!
 

Camacho Cêrcas

Pre-War
Autor
O XSI do Vaz…

Este PSA foi comprado por mim para o Dr. Vaz. Eu não sou apologista de ir ver carros para os outros, pois o barrete que me serve, pode não servir ao outro, mas como era para o meu amigo Vaz, era um 106 e estava aqui perto, lá decidi dar uma ajuda.
Era carro de um único proprietário, num estado bastante aceitável, seja estético, mecânico e de interiores, pronto a ser entregue e a ser negociado. Após falar com o proprietário que contou-me tudo o fez e não fez ao XSI, a razão da venda, etc., fomos dar uma volta e logo nos 1º kms, entendi a escolha do Vaz nos PSA, nomeadamente os 106.
Negociação feita, telefonema para o Vaz: "Se não compras tu, compro eu!"

Bem, a parte que o Vaz nunca soube mas deverá deduzir… Após o XSI ter-me sido entregue, lá para os lados da Malveira, fiz um pequeno desvio e fiz o antigo troço do Rally de Portugal, no Gradil. Claro, sempre a fundo que aquele motor gosta é de andar perto de redline. As 1º impressões foram extremamente positivas. Tenho de salientar que ia com fracas expectativas sobre estes PSA.
A leveza do conjunto, a firmeza e convicção á entrada e saída das curvas, o motor disponível acima das 3500 rpm, a direção comunicativa apesar de não ser assistida… Fiquei realmente adepto dos XSI.
Chego a casa, estaciono o chaço, olho para trás: "Raios partam, até parece bonito o sacana do Leão! Depois de jantar vais provar o que sabes em Sintra, tas fod***…" Sim Vaz, em Sintra esteve lá uma hora a acordar todos os fantasmas que dormem pela Serra, porque o XSI grita bem alto quando está a tocar no redline. Perdoa-me mas estava a pedir uma volta num troço que conheço melhor, estava encantado com o carro.

O resto é história já contada pelo Vaz, um track day, um Rally de Regularidade em Lisboa-Sintra que até estava a correr bem, não fosse eu ter tido um ataque de confiança e ter deitado tudo a perder, além da operação Stop que tivemos, com a GNR a desqualificar uma série de equipas.

Em linhas gerais, estes pequenos PSA são extremamente interessantes, tendo em conta o que oferecem por determinado preço.

Por já ter tido um AX Sport II, a experiencia deste XSI e de um 106 Rallye, aconselho vivamente os PSA a quem quer ter uns kms de adrenalina sem preocupações de fiabilidade, consumos, imagem, perícia na condução e acima de tudo, sem ficar com a carteira vazia.

ps: Vaz, e essa cicatriz no para-choques da frente, queres contar o que foi…? :lol:
 
OP
OP
Carlos Vaz

Carlos Vaz

Pre-War
ps: Vaz, e essa cicatriz no para-choques da frente, queres contar o que foi…? :lol:

Ahahahahahah!

Tinhas que vir falar nisso!

Essa cicatriz foi derivada de um pequeno desentendimento do temperamental XSI com o "maçarro" do condutor (no momento, armado em piloto)!
Muito pouco tempo depois de o ter, necessitei de ir a Santiago do Cacém fazendo o percurso numa estrada que já aqui disse ter sido durante muito tempo o meu "quintal"! Nunca as contei, mas reza a lenda que a dita estrada terá 365 curvas e um piso que já viu melhores dias!

No caminho de regresso resolvi decidi tentar perceber o que é que o carrinho tinha nas "tripas" e vá de dar "calor"!
No final de uma seguencia, direita, esquerda, direita, ou seja na ultima direita o sacana descola-me de traseira sem hipótese de correcção, de forma que fiquei atravessado na estrada com a frente encostada a uma barreira de pedra que lhe provocou a tal cicatriz.

O erro foi meu, pois esqueci-me que o motor tem muito pouco abaixo das 4500 e deveria ter feito aquele troço com uma abaixo... assim, quando a traseira descolou e eu tentei corrigir com o volante e o acelerador, não tive motor para o tirar daquela situação!

Enfim, tudo não passou dessa cicatriz no parachoques e duma outra no ego do dono!
 
OP
OP
Carlos Vaz

Carlos Vaz

Pre-War
E hoje foi dia de "trabalho"!

Estive de escala na loja e em vêz de levar a "besta de trabalho" Mazda 323 2.0d, o escolhido para me transportar até Stº André foi o "centsseis"!

88 kms depois, chegámos "sãos e salvos" a casa, não sem antes termos tido um pequeno "quid pro quo" com um BM série 1... que nas 1ªs curvas foi "despachado" á lá TMN, um MIMO!

Amanhã deverei dar-lhe uma lavadela e vamos a vêr se há sessão fotografica!
 

Nuno_Salgueiro

Clássico
Amigo Carlos, está tudo bem?
Fico feliz pelo 106 andar a mostrar as suas garras lá para os lados de VNMilfontes.
Como sabes esse carro precisa de muito redline e estrada sinuosa para mostrar o que vale.
Um abraço.
 
Topo