Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Peugeot Peugeot 106 1.6 GTi 11/1997 - Certificado Pré-Clássico ACP

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por António José TCorreia, 29 Ago 2015.

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por António José TCorreia, 29 Ago 2015.

  1. Caros companheiros, o prometido é devido e cá fica toda a história do meu "rabugento" até aos dias de hoje, i hope you enjoy:thumbs up:

    Pois este foi o estado que o comprei, com a pintura com 14 anos, bom conhecedor daquelas lavagens com rolos:wacko:. Mecânicamente parece-me que foi um carro que sempre foi assistido a tempo e horas mas esteticamente, frutos de ter feito a "vida toda" na capital e sem garagem, não estava muito agradável a vista...<_<
    Apesar do equipamento "normal" dos GTi, este trás além disso, módulo ABS, Ar Condicionado e Tecto de Abrir.
    [​IMG]
    Exteriormente eram os plásticos descoloridos, 1 amolgadela no capot (alguém o utilizou como banco de jardim), vários "toques" nas laterais (portas), o capot, o tecto e a mala em certas zonas já se notava o primário :excl:...
    [​IMG]
    A nível mecânico estava tudo ok, tirando a linha de escape (catalisador, tubos e panela final) que pelo estado que apresentavam, o tipo dos escapes afirmou poderem ser ainda as originais :ph34r: Escusado será dizer que fazia aquele barulho muito "racer" e que metia medo em ronco a muitos escapes de rendimento :eek:
    Começou-se por uma revisão completa ao motor, óleos, filtros, travões e a linha completa de escape com catalisador, tudo original.

    Depois veio a pintura, então foi descascar tudo até onde se pode e preparar para começar a pintar:
    [​IMG]
    Ui ca trabalho deu o_O...
    [​IMG]

    Desmontou-se e pintou-se a tampa de válvulas pois estava toda a descascar e aplicou-se um novo vedante da mesma:
    [​IMG]

    A colocação do lettering original:
    [​IMG]

    E o aspecto final :wub:
    [​IMG]
     
    #1 António José TCorreia, 29 Ago 2015
    Última edição: 29 Ago 2015
  2. Em Janeiro de 2014 depois de ter os 17 aninhos feitos, lá foi dar provas do seu valor ao Automóvel Clube de Portugal. No final recebeu umas coisas destas B):thumbs up::wub:
    [​IMG]
     
  3. Na última revisão de mudança de óleos, dei indicação para efectuar a troca dos elementos da distribuição pois apesar de segundo a antiga proprietária dizer-me que tinha feito á 2/3 anos, decidi não arriscar. Na parte da manutenção sempre fiz na Peugeot Caetano e poucas horas após deixar o carro, ligaram-me a dizer que existia uma pequena fuga de óleo na junta da cabeça do motor e que por "azar", este óleo cai directamente para cima da correia de distribuição o que poderia "acelerar" o processo de degradação da mesma, não durando o tempo dito como "normal". A solução seria abrir o motor e colocar uma junta nova... Bem, como já andava com umas ideias, decidir dar um motor "novo" aqui ao "rabugento", então combinei com o pessoal da Peugeot e motor foi todo desmontado, descarbonizado, a cabeça do motor foi faceada para receber a junta, levou parufusos de aperto do motor novos, rodaram válvulas, levou juntas de colector, foi reafinado e trocou-se a distribuição com bomba de água. Foi montado e iniciou-se a rodagem...B)
     
    André Paixão gostou disto.
  4. Parabéns desde já por todo o trabalho feito no Peugeot.
    São de facto carros fenomenais e que têm uma genica desgraçada!

    Fiquei foi interrogado e espantado com o facto do carro com 17 anos já ter um certificado do ACP como veículo de interesse histórico.
    Que processo teve de fazer para o carro receber tal certificado?? Seja como for, os meus parabéns! :)


    Cumprimentos
     
  5. Parabéns desde já por todo o trabalho feito no Peugeot.
    São de facto carros fenomenais e que têm uma genica desgraçada!

    Fiquei foi interrogado e espantado com o facto do carro com 17 anos já ter um certificado do ACP como veículo de interesse histórico.
    Que processo teve de fazer para o carro receber tal certificado?? Seja como for, os meus parabéns! :)


    Cumprimentos
     
  6. Viva Hugo,

    O processo de credenciação não é um "bicho de 7 cabeças", apenas é um processo que antes de iniciar convém saber quais as " regras" ou "obrigações" exigidas para o tal. Inicialmente convém seres sócio de um dos clubes que podem credenciar em Portugal, nomeadamente o ACP ou museu do Caramulo. Com estas entidades eles dão-te uma ideia do que é esperado de um carro pre-classico. Depois é teres a certeza da originalidade do carro e muito importante, se o modelo terá potencial para um dia ser um clássico quando atingir os 25 anos de construção. Assim que ele estiver pronto é leva-lo a uma inspeção/credenciação a uma destas 2 entidades que referi e se tudo estiver OK, é emitido o documento oficial, que será enviado para a morada cerca de 8 dias depois.
    A inspeção é normal, verificam o interior, no exterior verifiquei que procuravam as diferenças de espaçamento entre painéis (se o carro esteve envolvido num acidente), levantam o carro vêm folgas e reparei também que procuravam se o carro já esteve rebaixado (nos Peugeot para baixar a suspensão atrás, "roda-se" umas estrias e parecem que ficam marcadas, então é fácil saber este aspecto em relação a suspensão.) É coisa para demorar uns 30 minutos...

    De resto não me lembro de mais nada de relevante, mas pergunta se tiveres mais dúvidas, pode ser que te possa ajudar

    Abraço Hugo.
     
    Hugo Albuquerque gostou disto.
  7. Ora muito obrigado.
    É de facto engraçado e curioso o processo :)

    Abraço
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página