Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Pergunta aos expert da pintura.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por M Bento Amaral, 27 Abr 2008.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por M Bento Amaral, 27 Abr 2008.

  1. Ando de volta do 127, a raspar a ferrugem, e para proteger a chapa ja raspada, comprei um spray de zinco("zincagem a frio") que comprei numa loja de tintas auto.
    Raspei a tinta e a ferrugem com cuidado, limpei a zona com diluente, sequei, e apliquei o spray,
    o problema é que como nao tenho estufa, e a aplicaçao do spray foi feito numa garagem, existem particulas suspensas no ar, que ao aplicar o spray, ficam agarradas a camada que apliquei no carro, a minha duvida é:

    Essas particulas sao prejudiciais, e se vao diminuir a eficacia do spray, se vao fazer estalar o spray ou provocar ferrugem mais depressa?
    Ou sao as particulas inofensivas por terem levado uma camada do produto, e basta lixar para deixar a superficie lizinha?

    :feliz:
     
  2. Mauro isso depende muito do tamanho e quantidade das particulas :huh: mas penso ñ haver problema visto que essa camada de spray vai ser retirada posteriormente e até ser retirada protege a chapa da corrosão... ;)
     
  3. A intençao era nao tira-la! Ficar como um primario!Nao dispensando aparelho por cima dela depois claro! Disseram-me que era bom! Daí eu estar a averiguar! o_O
     
  4. na minha opinão é melhor depois de a chapa toda tratada aplicar logo um aparelho primário indicado para o caso e não spray de zinco, ou então compra spray de aparelho que tambem se arranja e é mais indicado. é a minha modesta opinião..
     
  5. concordo com o Bruno... penso que um primario será melhor que a tinta de zinco (deve "agarrar" mais a chapa) ;)
     
  6. Sim, eu também concordo...mas se meteres uns rebites julgo que "agarra" melhor a chapa :D:D:D
     
  7. Ha quem mande zincar as peças de chapa antes de passar aparelho e pintar e etc..
    Daí achar que nao deve fazer mal ficar com o spray, alias, o spray costuma ser aplicado nas zonas onde foi usado soldadura!
    Acho que o spray seria uma protecçao extra! Algum de vós pintou a propria viatura?

    Obrigado Jorge, nesse caso o 127 no fim vai parecer um punzer tiger 1 cor de laranja =x
     
  8. eu pintei o meu mini, e o proximo é o 127 :D
    mas o spray de zinco serva para proteger da corrosão mas depois tem de ser lixado para levar aparelho, e penso que o aparelho não é proprio para ser aplicado por cima do zinco a não ser que seja recomendado por o tecnico/vendedor do produto...
     

  9. Deve haver algum tipo de aparelho que seja proprio, porque ha pessoas que mandam zincar peças de chaparia dos classicos para aguentar mais tempo!
    :feliz:
     
  10. sim isso é capaz de haver ou algum aparelho próprio ou então alguma zincagem própria, porque o aparelho convencional não adere muito bem a esse spray de zinco tb convencional, sto é a minha opinião Mauro que já trabalhei no ramo alguns anos ;), mas se ouver alguem que tenha uma opnião diferente da minha é chegar-se á frente.. :feliz:
     
  11. Fizeste bem! foi mesmo isso que eu pedi. Opinioes! ;)
     
  12. mas olha que aqui a opinião do Jorge também é bastante credível :D:D:D
     

  13. :D :D :D

    entao ja alguem sabe se ha aparelho proprio para aderir a zincagem?? :D
     
  14. Nada em concreto :))
     
  15. Eu por acaso estava pensando apos limpar todas as peças do charriot do meu Ford Cortina dar lhe com o spray de zinco e depois pintar mas segundo os comentarios nao deve ser a melhor ideia.
     
  16. São só bitaques, mas o bate-chapa após aplicar os remendos em chapa e soldar pincelava com primário e não zinco, de seguida o pintor passou lixa em tudo e aplicou um primário próprio que não só protege mas também melhora a aderência penso que lhe chamam a sub-capa e quanto a mim também aumenta o que se chama de " tensão superficial" reduzindo os escorridos.

    O zinco é um metal com propriedades muito próprias no que respeita á protecção de metais, pensem nas baterias e na resistência que as placas de zinco têm e o ambiente onde estão mergulhas! pensem nos barcos que usam electrodos de zinco puro para protegem o casco da corrosão, enfim ... eu aplico sempre o spray de zinco em pequenas reparações e pinto de seguida com tinta acrílica e até hoje não tive problemas mas no caso de uma pintura automóvel não sei bem...mas vou saber.
     
  17. Em breve vou colocar novidades :feliz:
    vou-me informar ;)
     
  18. Ora bem, vou explicar porque eu acho que o zinco é uma boa protecção para metal:

    1º O zinco é considerado um metal de sacrifício, porque tem maior tendência a perder eléctron, ou seja o zinco quando aplicado enferruja em vez do aço (dai o nome de metal de sacrifício).

    2ª Ao aplicar o primário (ou "aparelho"), por cima do zinco só iram estar a proteger ainda mais o metal, sendo mais difícil o ar ou a agua entrar em contacto com a chapa.

    3º Quanto ao tipo de primário a aplicar por cima, não é muito difícil de encontrar, normalmente quase todos os primários dão para bases zincadas ou galvanizadas

    cumprimentos Miguel gomes
     

  19. andei a investigar e sim estou de acordo com o Miguel, pode aplicar qualquer tipo de aparelho por cima do spray de zinco sem qualquer problema, embora eu prefira em vez de aplicar spray de zinco aplicar spray de aparelho, pois o spray de zinco é mais próprio para aplicar em soldaduras e ñ em painéis de porta por exemplo..
    espero ter ajudado
    cumprimentos
     
  20. O spray de zinco não é o mais apropriado para grandes painéis, como você disse é mais usado na soldaduras, hoje em dia temos bons primários anticorrosivos como o primários epoxi, ou os conversores de ferrugem que muitos deixam uma película de zinco na superfície da chapa, o que é ideal.

    Agora a opção de optar por primário anticorrosivo, ou pelo primário normal depende do tipo de protecção e da qualidade do trabalho que a pessoa quiser.

    Cumprimentos Miguel Gomes
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página