1. Todas as contas sem comentários e que não visitem Portal nos últimos 12 meses, serão apagadas definitivamente da base de dados.
    Fechar Aviso
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Pedido de opiniões - 1º clássico, bom bonito e barato

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por JuBranco, 11 Out 2018.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por JuBranco, 11 Out 2018.

  1. JuBranco

    JuBranco YoungTimer

    Registo:
    25 Set 2018
    Local:
    almada
    Olá. Boa tarde a todos.

    Apesar de já ter lido inúmeros posts no forum, é a primeira vez que participo e faço-o porque, finalmente, decidi dar o passo. Quero adquirir um clássico, para as voltinhas. Nesse sentido, venho pedir opiniões a este imenso poço de sabedoria. Desde já agradeço - e mais a quem tiver paciência para ler este testamento.

    A minha ideia é gastar o mínimo possível, mas comprar um carro que esteja decente - pelo simples facto que preciso dele, e porque não tenho experiencia para me meter já em restauros. Ao mesmo tempo, quero uma coisa fiável, barata de manter e que me permita aprender. Adoro motores e gostava de poder começar a sujar as mãos e a aprender umas coisinhas.
    Comecei por pensar num Renault Super 5 porque acho-lhes imensa piada. Mas depois de ver os preços que pedem por eles e de ler alguns posts fantásticos aqui no forum, comecei a ponderar outros modelos. Neste momento, estou bastante inclinada para um Fiat Uno. Não sou muito fan da estética, mas pelo que já li por aqui as peças são baratas, é um carro simples e fácil de mexer, para além de espaçoso e fiável, e com uns consumos mais que decentes. Não tenho intenções de andar com ele todos os dias - será um segundo veiculo - mas não descarto eventuais "viagens" de 50km/dia. Acham que um Fiat Uno é uma boa opção?

    Estou a pensar ir ver este carro no próximo fim-de-semana:
    Fiat uno 45s evolution

    Já falei com o dono que me enviou fotos do motor e comentou que o carro passou a IPO à muito pouco tempo sem anotações (sim, sim...bem sei que isso não é difícil). E que fez uma revisão em que levou distribuição, discos, pastilhas, bombitos, maxilas, tubos do travão e pneus. Faturas das peças não tem portanto é uma questão de fé (para mim pelo menos,que não percebo nada disto. hehehe). Segundo o actual dono, a chapa está boa; o único senão é o banco com o estofo rasgado.

    Neste momento, por aqui pela zona, é o Fiat Uno que mais me convence. Mas não tenho capacidade para avaliar se é um bom negocio ou não. Nem sequer sei que avarias é que costumam ter estes carros e que coisas é que devo ter em conta quando for ver o veículo.

    Podem-me ajudar?
    Muito obrigada!

    Cumprimentos
    Joana
     
    Edgar.Guerra e André_Rebelo gostaram disto.
  2. Pedro Seixas Palma

    Portalista

    Registo:
    25 Fev 2016
    Local:
    Lisboa
    Veículos nas Garagens:
    1
    Opinião? Esse Uno tem uma quantidade de inspeções em falta, deve ter estado parado 4 ou 5 anos.
    Os bancos estão tão gastos e imundos que duvido que só tenha 156.000km.
    O pedal da embraiagem não tem capa, o que provavelmente quer dizer que a embraiagem e a caixa estão nas couves.
    Pedindo desde já desculpa aos fiatistas que juram que o Uno é a oitava maravilha do mundo, na minha modesta opinião é feio, e carros com faróis quadrados (excepto citroen) nunca serão clássicos (contra-exemplos, sff)
     
    nuno granja e afonsopatrao gostaram disto.
  3. antunesfilipee

    antunesfilipee Clássico

    Registo:
    1 Ago 2018
    Local:
    Ourém
    Veículos nas Garagens:
    1
    Tenho que guardar o meu Mito então! São bem redondinhos! lol
     
  4. Dinis Figueira

    Dinis Figueira Portalista
    Portalista

    Registo:
    20 Mar 2017
    Local:
    Óbidos
    Veículos nas Garagens:
    1
    Eu diria para dar uma olhada neste tópico... dá para aprender muito noutros tópicos por cá..
     
  5. Pedro Seixas Palma

    Portalista

    Registo:
    25 Fev 2016
    Local:
    Lisboa
    Veículos nas Garagens:
    1
    Eu pedi contra-exemplos! Clássicos modernos com faróis redondos são fáceis de encontrar (apesar de pessoalmente não incluir o MiTo entre eles...): Lancia Delta, Alfa-Romeo Spider e GTV (tipo 916), Fiat Coupe, Fiat Ritmo, Mazda Mx5... VW Golf mk1, ...
    Agora com faróis quadrados... Ford Sierra? Honda Civic?
     
    nuno granja gostou disto.
  6. João Pegadas

    João Pegadas Portalista
    Portalista

    Registo:
    20 Set 2012
    Local:
    Olhão
    Veículos nas Garagens:
    1
    No que diz respeito à compra de 1ºs carros clássicos/pré-clássicos, etc, já escrevi tudo o que havia a escrever sobre essa matéria aqui:

    Auxílio na escolha de uma viatura

    Mas caso não consiga passar a mensagem pretendida, vou directo ao assunto… Não existem carros velhos bons e baratos, há que gastar o "sagrado papel" para o ter nas devidas condições de circulação na via pública, Ponto!

    E esse Uno, estando parado uns tempos, leva uma revisão que não é brincadeira, ainda que o material seja barato. O meu conselho é que investigue melhor o assunto e pese bem os prós e os contras se realmente quer iniciar-se neste mundo dos carros velhos. ;)

    Não pretendo desmotivar ninguém com o meu comentário, longe disso! Mas quem se mete no mundo dos carros, sobretudo estes mais velhotes, tem que se mentalizar no início que vai gastar BOM dinheiro até que esse investimento comece a dar frutos… Por outras palavras, que permita usufruir do carro na sua plenitude sem chatices.
    Cada caso é um caso, e o valor das peças, fiabilidade, manutenção, etc depende de cada carro, pelo que fazer o "trabalho de investigação" é crucial nesta fase. :thumbs up:
     
  7. JuBranco

    JuBranco YoungTimer

    Registo:
    25 Set 2018
    Local:
    almada
    Olá a todos e obrigada pelas rapidísimas respostas.

    Dinis, obrigada pelo link. Foi esse tópico que me fez começar a pensar num Fiat Uno mais que num Renault super 5.

    Pedro, agradeço imenso a sua opinião. O carro esteve parado uns anos, sim. Até tenho a informação de quantos mas não recordo agora assim de repente. No entanto, acaba de passar na inspecção - digo isto porque não entendo o seu comentário de que tem "uma série de inspecções em falta".
    O pedal, é preciso ter bom olho para o ver! Já vejo que tem um olho muito melhor que o meu.
    De facto, bonito não é. Nisso estamos de acordo. Mas a beleza do veículo não é, pelo menos para mim, neste momento, o factor mais importante.

    Cumprimentos
     
  8. AndréFernandes

    AndréFernandes Portalista
    Portalista

    Registo:
    16 Set 2012
    Local:
    Porto
    Veículos nas Garagens:
    1
    Renault 5 alpine, renault 5 alpine turbo, renault 5 turbo 2, renault super 5 GTTurbo só para citar os modelos mais chegados e o meu Pequenote!

    205 1,9GTI...
     
    Pedro Seixas Palma gostou disto.
  9. HugoSilva

    HugoSilva "Conduz com bom gosto!" - petrolicious.com
    Portalista Premium

    Registo:
    25 Mai 2015
    Local:
    Margem Sul
    Veículos nas Garagens:
    1
    [​IMG]
    Estes são redondos ou quadrados? ;)

    [​IMG]
    Estes dependendo do ângulo também são redondos... e quadrados... :wacko:

    [​IMG]
    Young timer? Clássico? Quem sabe! :rolleyes
    @JuBranco sem nunca ter tido um Uno julgo devem ser dos melhores carros para quem quer começar neste mundo especialmente para meter as mãos na massa pois parecem simples o suficiente. O único senão poderá ser mesmo o facto de, especialmente a segunda fase como é o exemplar que mencionou, ainda não sere olhados propriamente como "carro clássico", a ausência de cromados é tramada!

    Atenção à questão da beleza, que como se costuma dizer, está nos olhos de quem a vê. E nisto é tal e qual. Há entusiastas que gostam puramente do carro pelo que é, apreciam-lhe as características que fazem dele um bom familiar, um excelente citadino ou um desportivo raivoso. Não ligam se é bonito até porque se tudo correr bem quando estamos ao volante não vamos o exterior, quanto muito o interior.
    Pessoalmente não consigo nunca dissociar-me da estética, se calhar por isso admiro tanto os carros Italianos, é muito fácil encontrar verdadeiras obras de arte em qualquer década e quero gostar do que vejo quando bato as portas e me afasto para entrar em casa :wub:
    O Uno tem uma coisa engraçada, a primeira série foi desenhada pelo génio do Giorgetto Giugiaro que também desenhou a primeira série do tão idolatrado Golf, óbvio que isso não faz dele mais bonito só porque sim mas tem uma maior pureza no que diz respeito ao conceito original e regra geral quem gosta de Unos gosta mais da 1ª série que é pior em quase tudo o resto diga-se.

    Isto para dizer o quê, acaba por ser uma questão 50/50 talvez até mais a tender para o "clube" de quem gosta deles (também) pela estética e por isso, se for o seu caso, ajuda muito a ter vontade de o conduzir, aturar e nele trabalhar se gostar do que vê, especialmente por fora, para se ficar a babar para ele enquanto toma aquele café da manhã e o observa da esplanada B)

    Há muitos tópicos, tais como este, este ou mesmo este que abordam este tema, ainda assim os suspeitos do costume são sempre os carros de entrada de gama dos anos 80 em diante, nomeadamente o Citroen AX, Peugeot 205, Ford Fiesta, Toyota Corolla e Starlet, Renault 5, etc.
     
    #9 HugoSilva, 11 Out 2018
    Última edição: 11 Out 2018
    nuno granja gostou disto.
  10. Pedro Seixas Palma

    Portalista

    Registo:
    25 Fev 2016
    Local:
    Lisboa
    Veículos nas Garagens:
    1
    Esse Uno tem 27 anos e 17 inspeções. Deveria ter 23 se as tivesse feito todas, logo faltam 6.

    Esta um parado aqui há demasiado tempo... o porteiro do prédio em frente tem o contacto do proprietário.
    Se não fosse aquela injeção Kugelfischer ...
     
  11. Rafael Isento

    Rafael Isento Portalista
    Portalista Premium

    Registo:
    18 Ago 2015
    Local:
    Porto
    Veículos nas Garagens:
    1
    O antecessor serve?
    1518944103-1517819600.2017.fiat.127.ts.jpg

    Ou um irmão?
    0fbcfda4-9b8b-11e6-9c02-d9c15f442bbf.jpg
     
  12. António José Costa

    Portalista

    Registo:
    5 Dez 2008
    Local:
    Odivelas
    Veículos nas Garagens:
    1
    Olá Joana, bem vinda ao mundo dos clássicos, vou puxar a brasa à minha sardinha.

    Tenho este Opel Corsa A à venda Opel Corsa 1.3 GT 1989 - Campeão Nacional H7 CNRRH 2017, comprei-o à 2 anos e meio a um portalista, estava conforme podes ver aqui Opel - Corsa GT - O Intruso com todo o processo de recuperação, faltam muitas fotos.
    Se queres uma coisa para andar em segurança e vais comprar um veículo usado sem saber o seu real estado tudo o que é de segurança tem de ser trocado.
    Basicamente este Corsa foi refeito (já me disseram que fiz demais) e obviamente pode-se gastar bastante menos colocando peças de preço inferior, seja pela qualidade, finalidade eventual duração ou apenas pela marca, mas este é um carro pronto a andar sem problemas, e que obviamente de quando em vez terá alguma coisa para tratar.
    No meu caso gastei praticamente 3x mais em peças que no carro, mas num carro de 500€, nunca iremos gastar menos de 500€ no mínimo dos mínimos para andarmos minimamente em segurança.
    É óbvio que por vezes aparecem carros que são um achado, mas a procura deverá ser "intensa", e alguma sorte também.

    Espero não te ter assustado, este mundo é um vicio.

    Boas curvas,
     
    Rafael Isento gostou disto.
  13. António José Costa

    Portalista

    Registo:
    5 Dez 2008
    Local:
    Odivelas
    Veículos nas Garagens:
    1
    Também já o vi ;)
     
  14. RicardoGT94

    RicardoGT94 YoungTimer

    Registo:
    21 Abr 2017
    Local:
    Portalegre
    Boa tarde Pedro. Sobre o Fiat Uno eu não poderia estar mais de acordo. O teu comentário é, para mim, uma lufada de ar fresco. Por vezes parece-me que o Uno foi convertido num "Sagrado Graal". E, calma, não estou mesmo a dizer isto para hostilizar, é somente uma opinião.
     
  15. André Filipe Gonçalves

    Registo:
    26 Fev 2018
    Local:
    Barreiro
    Olá Joana,
    Mandando o meu bitaite. Acho que deves ter alguma paciência nestas pesquisas e não te precipitares, já vi carros (nomeadamente unos) com melhor aspecto do que esse, bebendo dos concelhos deste pessoal, abre o leque para outros carros similares..... não sei qual é o teu orçamento, mas digo te ja se deixares o teu campo de escolha so pela zona da grande Lisboa, vai ser muito mais complicado....na zona centro/norte costuma se encontrar boas opções.
     
  16. Pedro Teixeira4

    Pedro Teixeira4 Portalista
    Portalista

    Registo:
    4 Dez 2013
    Local:
    Pedrouços Maia
    E Cinquecentos não gostas @JuBranco ?
    Anda aqui um no forum que faz muitos km e pouco se queixa.
     
  17. Rafael Isento

    Rafael Isento Portalista
    Portalista Premium

    Registo:
    18 Ago 2015
    Local:
    Porto
    Veículos nas Garagens:
    1
    Primeiro passo:
    Qual o orçamento para a compra?

    Segundo passo (tão importante quanto o primeiro):
    Qual o orçamento para a reparação?

    Sem isto não há opiniões que se aproveitem...
     
  18. HugoSilva

    HugoSilva "Conduz com bom gosto!" - petrolicious.com
    Portalista Premium

    Registo:
    25 Mai 2015
    Local:
    Margem Sul
    Veículos nas Garagens:
    1
    Deveriam haver regras para criação destes posts, nomeadamente responder obrigatoriamente a essas questões cuj resposta devia ser validada prla moderacmo e só depois o tópico ficaria visível. Fica a sugestao

    Voltando ao tópico.
    O orçamento é de facto essencial porque um carro que custe €500 dificilmente vai ter os pneus em condições pelo que mesmo com pneus de €60 já estamos a falar de mais 50% sobre o preço de compra.
     
  19. Vitor Bartolomeu

    Registo:
    30 Mai 2018
    Local:
    São Domingos de Rana
    Bom dia Joana

    Aqui vai a minha posta de pescada...
    Para tomar uma decisão deves estabelecer os seguintes critérios:

    1- Orçamento para compra, porque vai limitar as escolhas;
    2- Orçamento para manutenção preventiva pós-compra e "surpresas";
    3- Utilização pretendida, porque se for diária deves considerar conforto e fiabilidade;
    4- Pretendes sujar as mãos ou encomendar o serviço? (Afecta o item 2);
    5- Caso optes por sujar as mãos deves evitar complexidade e exotismo por causa da disponibilidade do material (nada de coisas inglesas dos anos 30...);
    6- Estética e valor sentimental... bem no fim da lista

    Aproveita para ver muitos anúncios, vai ver muitos carros, não tenhas medo de fazer muitas perguntas e se possível leva alguém contigo com alguns conhecimentos técnicos, porque nem todos os vendedores vão ser pessoas sérias e idoneas.

    Outro bom conselho que posso dar é que deves conduzir o máximo possível para veres do que gostas. Não são raros os casos de pessoas que optam por uma determinada marca ou modelo por questões estéticas ou sentimentais mas que depois ficam desiludidos.

    Boa caça!!
     
    António José Costa e HugoSilva gostaram disto.
  20. Rafael Isento

    Rafael Isento Portalista
    Portalista Premium

    Registo:
    18 Ago 2015
    Local:
    Porto
    Veículos nas Garagens:
    1
    Eu vou sugerir o Peugeot 205 com motor TU (a partir de 1987) e passo a explicar porquê:

    1- É possível comprar um 1.0 ou 1.1 com pouco dinheiro, até mesmo um GT.
    2- Muito material disponível, venderam-se bastantes.
    3- Carismático. Foi a tábua de salvação da Peugeot e foi um Best-Seller da marca.
    4- Material não tão barato quanto o da Fiat mas ainda assim bastante em conta.
    5- Bom comportamento, confortável, com espaço e muito versátil.
    6- Fiabilidade à prova de bala, muito robusto.
    7- Se não passou anos a fio sujeito às intempéries dificilmente terá podres e as ferrugens serão muito contidas (num clássico/velho há sempre algumas). Apenas os plásticos interiores devem apresentar alguma preocupação, nomeadamente o tablier (novamente, num clássico/velho deste segmento não há milagres).

    Agora para quem pertende por as mãos na massa:

    8- Com motor TU de 954cm³ (1.0) ou 1124cm³ (1.1) há bastante espaço no compartimento do motor para as manutenções. Tem a ENORME vantagem de ter o escape voltado para a frente e a admissão voltada para trás. Com isto tem-se tudo à mão: alternador, motor de arranque, filtro de óleo, bomba de água, correia de acessórios... Na parte de trás tem apenas a admissão e os componentes ficam todos no topo. Isto aliado ao espaço e ao facto do capot abrir para trás (num ângulo muito bom) torna qualquer operação na "sala das máquinas" muito fácil.
    9- A mudança da distribuição é um processo muito simples e não requer ferramentas específicas. As únicas ferramentas específicas são fáceis de fazer em casa. Basicamente 2 brocas, uma de 6mm e outra de 8mm, 1 barra metálica, 3 parafusos M6 ou M8, 3 porcas M6 ou M8, 2 anilhas, 1 chave Allen com 10cm e algo pequeno que pese 1,5kg. O resto é habilidade e ferramentas básicas.
    10- (aqui peço a "ajuda do público" pois corro o risco de estar a dizer asneira) Comparativamente ao Citroën AX/Peugeot 106 que usam o mesmo tipo de motor, o 205 tem vaso de expansão no circuito de refrigeração, AX/106 não.

    A minha sugestão no 205 é sempre do 1124cm³ (o ColorLine por ex.) para cima mas um Júnior (954cm³) também é bastante engraçado.

    Do que me lembro a gama base era:
    Motor TU 954cm³
    XL (3p) / GL (5p)
    Júnior (3p e 5p) - série especial

    Motor TU 1124cm³
    XR (3p) / GR (5p)
    ColorLine (3p e 5p) - série especial

    Motor TU 1360cm³
    XS (3p) / XT (3p) / GT (5p)
    CJ (cabrio)
    Roland Garros - série especial


    Já andaram à venda Peugeot's 205 GT na ordem dos 800€, aquilo é um carrão.
    Há também o XS com o mesmo motor, mas difícil de encontrar.

    Entre os mais básicos, e ordenados por preço crescente, eis as minhas sugestões:
    - 205 Júnior 3p
    - 205 ColorLine 5p
    - 205 GT (ou XS)
    - 205 CJ (cabrio)
    - 205 Roland Garros (qualquer um, 3p ou cabrio, mas são caros)



    Espero ter criado confusão suficiente, aguardo assim por mais opiniões devidamente fundamentadas.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página

  1. Este site utiliza cookies para o ajudar a personalizar os conteúdos, aprimorar a sua experiência de utilização e manter a sua sessão activa no caso de ter conta registada.
    Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies.
    Fechar Aviso