Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Pedido de ajuda - Documentos - Matriculas

Tópico em 'Legislação' iniciado por Nuno Gonçalves Nmlpag, 10 Out 2016.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Nuno Gonçalves Nmlpag, 10 Out 2016.

  1. Olá a todos, venho pedir a vossa ajuda!

    A minha duvida é, alguém sabe dizer onde estão os registos das matriculas das viaturas de 80's para trás?

    Explico, tenho um carro sem matricula, sei que já teve, é de herança, quando me foi dado vinha com matriculas, já restaurei o carro, coloquei as matriculas no carro, mas agora vim a descobri que as matriculas que ele tem são de um modelo igual mas com mais 8 anos!!! Depois de falar com os meus Tios, disseram que eles tiveram 2 iguais. em que 1 foi para a sucata porque não tinham os documentos e como este era o único foi ficando! Problema, fiquei com o carro mas com matriculas erradas, não há fotos dos outros nem se lembram das matriculas.
    Por fim, só tenho o numero do quadro! No IMT já me disseram que só tem de 80 para a frente! Um amigo disse-me que em BEJA fica o arquivo de todos os carros que não está no sistema, eu sou do Porto não importo de ir mas gostava de saber algo mais.

    Alguém tem uma ideia de como posso obter as matriculas só com o numero de chassi???

    Quero ter o carro direito com as verdadeiras matriculas, mesmo que tenho que pagar impostos e/ou taxas...

    Antecipadamente, obrigado.
     
  2. A marca não chega lá pelo número de chassi? Não existem documentos em papel para fazer coincidir esses dados? Acho estranho que o IMT não chegue lá pelo número de chassi, mas daquele local já acredito em tudo.
    Não há hipótese de procurar igualmente em fotos da época ou com outros familiares que possam ter registos fotográficos do carro?
     
  3. Olá Vítor, obrigado, os familiares já são poucos e os que restam são velhinhos... ao que já vi não há nada. Sobre o IMT, basicamente acampei á porta do IMT cheguei lá as 7h05 da manhã e para meu espanto não era o primeiro fui atendido ás 13h55 para me dizerem que, só com o numero do chassi só tem registos de carros de 80 para a frente!!! Entretanto já descobri (não pelo IMT) que há um gabinete que é o arquivo nacional em Évora mas não fazem atendimento ao publico, fico na mesma...
     
  4. pela marca não, a marca em PT não se mostrou disponivel, na origem não respondera... Eu sei que vou conseguir...
     
  5. Só com esses dados não ser ser fácil, o arquivo é organizado pela matricula isso está tudo num armazém realmente em Évora, mas ninguém se vai dar a esse trabalho de procura rpelo nº de chassi , já para informatizarem os dados de uma viatura pela matricula chegam a demorar mais de um ano..........
    Talvez " digo eu" consigas pelo nome de quem o carro estava registado, através das companhias de seguros............ procura bem dentro do carro para ver se anda por lá alguma vinheta do selo de circulação esquecida ou alguma factura de oficina.........
     
  6. E a matrícula que tem está abatida ou está ativa?

    Esses 8 anos são aproximados ou precisos? ter uma data pode ajudar a aproximar a matrícula e por sua vez o modelo e Nº do Chassis (quero eu dizer que pode ajudar a reduzir o intervalo de procura)

    Não sei se partilhando o modelo e a zona/localidade onde ele circulava poderia avivar a memória de alguém por aqui... mas só se tiver abertura para partilhar essa informação, claro. :)

    Já agora, essa informatização, creio que só foi feita para as matrículas que têm estado minimamente a circular/regularizar. Tive um caso que ainda não estava e que a informação que constava arquivada nem estava atualizada com a dos documentos.
     
  7. Já ouvi dizer que os arquivos de Évora foram extraviados... :wacko::mad:

    Não sei se é verdade ou não, mas se for... ainda mais vontade tenho de imigrar!
     
  8. Mas o proprietário da viatura o teu Tio certo? Ele pode pedir uma segunda via dos documentos na IMT. Ele não tem histórico nenhum numa seguradora onde ele teve seguro? Nas finanças ver os selos que foram pagas no passado também deveria dar digo eu...
     
  9. Boa noite
    por acaso nâo sabe de ninguem que se possa lembrar em que companhia de seguros o carro estaria assegurado ? lá poderia-se saber eventualmente com o nome do proprietario a matricula do veiculo
     
  10. Pois, o acesso à documentação do IMT (documentação técnica — o livrete) e o acesso à documentação do Registo Automóvel (a indicação de quem é o dono — o título de registo de propriedade) dependem da matrícula.
    Em ambos os casos, a informação está arquivada por matrícula.

    Assim, julgo que não vale a pena ir a estes serviços só com outros dados. Dito isto, as ideias para obter a matrícula têm que ir à registos que estejam organizados por nome de proprietário ou por número de chassis.
    Assim de repente:
    - Companhias de seguros: correr todas e perguntar que automóveis estiveram lá registados em nome do teu tio;
    - Finanças: 1- ver se o carro aparece na relação de bens da herança; 2- ver se eles têm registo dos automóveis que a pessoa declarava quando comprava o selo do imposto municipal de circulação;
    - Fotografias antigas: correr os baús em busca delas. Os carros eram muitas vezes fotografados.

    Boa sorte!
     
  11. Qual a marca da viatura e ano?
    Eu pergunto isto porque eu sei de uma ou outra marca que pelo vin consegues la chegar sem sair de casa!
    Por exemplo, se for do grupo Fiat e não muito antigo, basta ligar para o numero das peças que eles fazem as pesquisas deles pela matricula ou pelo numero de chassis e ai tem acesso aos dados todos do modelo.
    Se, por exemplo, for um sueco, o modo de busca no site de material Skandix pode ser por matricula ou VIN number, logo eles têm a info que tu necessitas caso seja Volvo ou Saab.
    Mas isto são só exemplos de que tens várias alternativas com essa informação que, (infelizmente) é mais precisa e organizada muitas vezes que as nossas entidades reguladoras.
    Claro que quanto mais antigo for, menor é a hipotese de conseguires ir por ai.
    Boa sorte na pesquisa!
     
    Luis Alberto Rodrigues gostou disto.
  12. Como dito pelo @afonsopatrao o caminho a seguir é ir a relação de herança em que deverá estar a relação de bens e a matricula do mesmo. e procurar nas fotografias antigas.
     
    Luis Alberto Rodrigues gostou disto.
  13. Boas pesquisas, acho que o melhor é passar pelas finanças.
     
  14. Bem então aqui vai mais uma "atoarda" .....
    Que tal perguntar à "conservatória do registo automóvel" quais os automóveis registados em nome do avô .....
     
    Luis Alberto Rodrigues gostou disto.

  15. Guilherme se não estiver informatizado eles não conseguem chegar lá, o arquivo está por matriculas......
    Quando comprei a minha " VW Pão de Forma" estive mais de um ano para ser informatizado porque a carrinha estava parada desde 1992.....
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página