Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Paraflu 11

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por nnuno fernandes, 11 Jan 2012.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por nnuno fernandes, 11 Jan 2012.

  1. Boas.
    Eu tenho um Fiat 127 mkII e recentemente mudei para o líquido da Fiat Paraflu 11 mas acontece que poucos quilómetros depois de ter mudado o carro está a verter água pela junta da bomba de água e pela do termostato que está na cabeça do motor. Qual será o motivo disto?
     
  2. O que se pode ter passado é , o Paraflu é um bom anticongelante e as suas propriedades é de evitar a corrosão , e limpar o circuito ! Ora como ja devia ter ferrugem, esta acção de limpeza fez com que as juntas cedessem ! Muda as juntas e aproveita novamente o líquido ! Mas conven andares tambem de olho na bomba de água e há relatos de que produtos destes tambem ajudam a limpar a ferugem muitas vezes depositadas na junta da cabeça , o que faz com que depois começe a queimar agua ( o liquido) ! Eu já fui vitima :D ! Mas mudei as juntas todas , junta da cabeça inclusivé e ficou tudo ok ! Já lá vai uns bons anos :feliz:
     
  3. Antes de ter colocado o Paraflu 11 andei muito tempo com o produto da Kraft a 20% e nunca ocorreu nada, agora é que tive que reparar a radiador e aproveitei para deitar o Paraflu11. O motor para ai há uns 2 anos foi rectificado e mudadas todas as juntas inclusive a da cabeça. Será que me vai estragar a junta da cabeça? Mudo só as juntas da bomba de água e do termostato ou também mudo para o outro anticongelante?
     
  4. Acho que devias de mudar apenas as juntas ;)
     
  5. E é provavel que outras fugas apareçam. Se o culpado disso foi essa mudança de produto, prevejo mais situações dessas. Pode até não acontecer, mas.... Fique atento.
    Essas mudanças devem ser evitadas. Se não havia problemas, para quê mudar?
    Por vezes aparece malta a pedir informação sobre determinado oleo. Prevejo que vão mudar de marca e aconselho a gastar do mesmo. Se não dá problema, para quê mudar?
    No caso do oleo nem convém.
    E pelos vistos no anti-congelante também.
     
  6. Eu mudei porque o radiador teve uma fuga no junta da tampa de baixo e o indivíduo que o reparou disse que o anticongelante da Kraft de 20% que eu utilizava era muito corrosivo.
     
  7. Caro amigo,

    O Paraflu é sem sombra de dúvida um dos melhores anticongelantes disponíveis no mercado, com um poder de limpeza extraordinário, assim como as propriedades anticorrosivas.

    Nós muitas vezes chamamos apenas "anticongelante", mas na realidade o produto tem 3 funções:

    - Anticongelante (impede que a água congele a 0º C)
    - Antiebulente (impede que ferva a 100º C)
    - Anticorrosivo (o mais importante de todos para nós)

    O produto da kraft certamente é muito mais incompetente neste aspecto, e permitiu que se dessem fenómenos de corrosão no interior do circuito. Os Fiat são particularmente susceptíveis a este fenómeno por terem dois metais diferentes no motor (ferro no bloco e alumínio na cabeça e bomba de água), o que gera, caso não haja uma protecção forte, um fenómeno chamado corrosão electrolítica, em que o ferro ataca o alumínio e o torna poroso.

    É isto que passados uns tempos transforma aquela treta corada de verde que lá foi posta em castanho. A água está cheia de óxido de alumínio, porque a "água corada" não fez o que devia fazer. Pior, o óxido acumula-se no ninho do radiador e na chauffage e dificulta o trabalho destes. Passado pouco tempo está tudo comprometido, e as peças estão corroídas por dentro.

    Isso foi mal dito... se o produto fosse corrosivo estávamos todos tramados! O que ele é é completamente inútil e deixa que os metais se ataquem um ao outro.

    Conheço motores que tiveram Paraflu toda a vida e por dentro continuam como novos. Eu troco o meu de 2 em 2 anos, e ainda sai de lá azul... e o metal continua limpo. Isto diz tudo o que há para dizer.

    O meu conselho é limpar bem todo o circuito, reparar o que houver a reparar e atestar daqui em diante sempre com um produto de qualidade... compensa mais a longo prazo.

    Um abraço!
     
  8. Obrigado pela informação, foi bastante esclarecedora. O objectivo de mudar de anticongelante é pelo facto do Paraflu 11 ser recomendado pela Fiat e de ter lido que era muito bom, o que se confirma pelo que disse.
    Amanhã se tiver tempo vou tentar aproveitar parte do anticongelante, desmontar a bomba de água e o termostato e voltar a montar tudo como deve ser.
     
  9. Eu ia para comentar, mas estava a espera que o Relvas o fizesse, e pronto, eu não o teria dito melhor(nem la perto LOL), o paraflu vende-se só na FIAT certo?
     
  10. Mauro, pelo que o João Luís comentou aqui há tempos, também se vende nas lojas da Norauto, mas acho que esse já vem pré-diluído a 33%, eu costumo fazer a 50/50.

    Um abraço!
     
  11. É diluído a 33% mas não compro na Norauto. Eu comprei no Jumbo.
     
  12. Eu tive que comprar na Fiat e fiz 50/50. Na Norauto de Braga não têm, ou pelo menos quando andei a ver não encontrei. Ainda vi nos hipermercados mas não encontrei esse que já vem diluido a 30%.
     
  13. Hoje já desmontei o termostato e a bomba de água, agora só falta montar. Reparei que a face da bomba de água que encosta ao bloco do motor tem umas irregularidades provocadas pela ferrugem mas o resto parece estar bom. Será que convém rectificar essa face? A rectificação poderá implicar no funcionamento da bomba de água?
     
  14. Se os danos são visíveis, é bem provável que o alumínio já esteja demasiado poroso para uma rectificação ligeira corrigir, mas é questão que só vendo mesmo.

    De qualquer forma, com a forma de montar a bomba no 127 não há problema pois não afecta o alinhamento de nada. Se achar que merece a pena, pode-se rectificar.

    Penso que a melhor solução talvez seja (isto tendo a certeza que o alumínio ainda aguenta!) limpar bem toda a zona e montar a bomba com um vedante de boa qualidade além da junta de papel, insistindo ligeiramente nas zonas mais atacadas, mas convém espalhar de forma regular por toda a superfície para não desalinhar o encosto, e os aglomerados também são de evitar porque podem soltar-se e entupir alguma passagem. Idealmente é espalhar com um dedo para fazer uma camadinha fina dos dois lados da junta de papel, e passar também com o dedo para entranhar nas zonas porosas da parede da bomba.

    Atenção, convém inspeccionar bem o estado do veio e especialmente do retentor da bomba, se estiver muito afectado pela corrosão mais vale trocar tudo e ter paz e sossego. Se ao mover a polie a bomba não rodar suavemente só com uma ligeira resistência, e silenciosamente, a mesma coisa.

    Um abraço!
     
  15. O meu receio é que seja do retentor da bomba porque quando o carro estava parado pingava água mas não consegui identificar se era da junta da bomba ou do retentor, embora a água aparecesse no perno que está na parte de baixo.
    Estive a ver os preços da bomba de água e rondam entre os 30 e os 40 euros mas não sei se há alguma marca melhor que outras.
     
  16. Às vezes pode ser mesmo do perno. Agora de cabeça não sei precisar, mas há alguns que entram directamente na galeria de água no motor, e podem deixar passar água se não forem isolados como deve ser.

    Se preferir montar uma bomba nova (solução certa para ficar descansado de vez), basta escolher uma marca minimamente reputável. Se bem me lembro, a que montei no meu (já faz cerca de 15 anos) é da Bugati (já não sei ao certo como se escreve!).

    Caso contrário, é questão de aplicar um pouco de massa vedante em torno da zona da rosca (mas sem apanhar a rosca em si!), e uma anilha de latão por baixo da cabeça do parafuso ajuda também a isolar alguma passagem que ainda possa haver. Se tiveres, um bocadito de massa de cobre nas roscas também é sempre uma óptima ideia, para não griparem.

    Um abraço!
     
  17. Já montei uma bomba de água nova da Graf, custou-me 30 euros. Só que tive de mudar o tubo que vem do radiador e que liga à bomba porque mesmo apertando a abraçadeira ao máximo vertia água. Nas juntas deitei um pouco de silicone quer de um lado quer do outro. Agora está a aparecer umas pingas de água na parte de baixo do lado da transmissão o que não era suposto.
     
  18. Não haverá aí alguma rela a dar o pifo? Foram trocadas recentemente? Se não fazes ideia da idade delas, já devem lá estar há demasiado tempo, e com o historial recente, não devem estar muito famosas.

    Uma coisa que me esqueci de referir é que eu normalmente na montagem dos tubos às falanges do radiador e motor costumo aplicar uma massa vedante, compra-se nas lojas de bricolage para canalizações domésticas, para usar em vez da tradicional estopa. A que eu uso é carota, mas muito boa, vem em caixinhas pequeninas redondas e é verde, agora não recordo a marca.

    Um abraço!
     
  19. Eu pelo menos nunca as troquei. O problema é que se for pelas relas são as do lado da transmissão o que implica desmontar a caixa de velocidades. Quanto ao tubo troquei por um novo que tinha comprado já há algum tempo.
     
  20. Outra coisa que é costume falhar por corrosão é o tubo metálico de passagem junto à cabeça... lembrei-me há pouco.

    Isto tirar palpites ao calhas é difícil, é mesmo daquelas coisas que só investigando com calma para traçar a origem... ainda por cima depois de o circuito ter sofrido um ataque de corrosão por falta de protecção adequada.

    Um abraço!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página