Para Os Amantes Alfa

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team

É precisamente isto que me vai acontecer, ou seja, primeiro clássico e Alfa, Spider S3 de 85. Depois farto-me, arranjo €300.000 e compro um moderno 8C, só porque sim "ah e tal é bonito". Depois descubro que um dos clássicos com o design mais arrebatador de sempre é a Giulietta Sprint Speciale e pumba, fico obcecado e começo a procurar no OLX... claro!!
 
O título deste tópico é "Para os Amantes Alfa".

Não posso dizer que seja um Amante Alfa. Um Amante conhece bem a(s) sua(s) amada(s) e eu ainda não conheço. Poderei até afirmar que ainda não tenho aquela amada.

Eventualmente até nem um Apaixonado me possa sequer considerar pela Alfa, pois uma paixão pressupõe um certo nível de envolvimento (físico e mental) que não posso dizer que tenha tido.

Sempre fui, eventualmente por via dos carros que os meus pais tiveram, mais um Adepto da Ford. Digo adepto, porque sendo uma questão familiar e provavelmente culturalmente condicionada, acabei por gostar da Ford desde criança e desde daí sempre tive na mira o Ford Mustang (primeiras séries) como carro predileto.

Em bom rigor, a Alfa Romeo nunca me disse nada. Em bom rigor, nunca conheci ninguém com um Alfa Romeo para além de um professor e de um colega de trabalho. Em bom rigor, nunca tinha tocado num Alfa Romeo.

O meu interesse pela Alfa Romeo começou por aquilo que li aqui pelo Portal. Primeiro, antes da máquina, interessou-me o "Alfismo". Li e gostei o suficiente para aguçar o apetite por mais.

Fui para a internet.

Em vez gloogar por gajas boas procurei por Alfa Romeo.

Fui lendo, lendo, lendo, até chegar ao Youtube. Aqui comecei a ver e mais do que isso... a ouvir. E o som "daqueles" Alfas impressionou-me.

Fui à procura.

Procurei e tive o meu primeiro contacto com um Alfa muito recentemente. E, provavelmente, para os mais "puristas", nem terá sido um contacto com um Alfa "daqueles". Contudo, a verdade é que me cativou.

Portanto, menos do que Amante, menos do que Apaixonado, eventualmente, posso dizer que fiquei e estou Cativado pela Alfa Romeo.

A minha primeira experiência com um Alfa foi marcante. Um verdadeiro regozijo para os sentidos. Recomendo vivamente.

Tendo sido um Alfa do final da década de 80 fiquei com a pulga de ir atrás de "mais e melhor".

Destes vídeos do Petrolicious há um que não me sai da mente e que revejo várias vezes:



Tendo já visto alguns deles à venda no estrangeiro, já me deu a pancada de fazer alguns contactos para pedir ajuda para, então sim, poder vir a tornar-me num verdadeiro Amante com a sua Amada, porque aquilo do amor platónico, ao nível das ideias sem coiso e tal... não será bem para mim ;)

Veremos :)
 
Última edição:

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
A estética de quase todos os Alfas até aos anos 80 tinha muito de "gaja boa" portanto até nem é assim tão diferente.
A mística de uma marca é muito difícil de descrever mas pessoalmente no caso da AR acho que é fácil, basta olhar para os modelos mais cobiçados que mesmo para quem nunca conduziu nem investigou mais sobre a milagreira (construtoras são as outras hehe) de Turim, são considerados esteticamente muito, muito interessantes, verdadeiras gajas boas, pelo menos para quem gostar do perfume a hidrocarbonetos.

Até aos anos 80, salvo um ou outro modelo/série menos curvilíneo (a), são carros de linhas arrebatadoras e tal como numa mulher atraente, quando vemos passar é isso que nós põe metaforicamente de língua de fora e com sorriso parvo na cara e, analogamente, apetece-nos logo entrar lá para dentro (esta foi mesmo de palito nos dentes e lápis atrás da orelha!!...).

Até se podia dizer que é por serem desenhados por italianos mas não seria verdade, olhe-se para os Fiat (ou mesmo a Lancia) da mesma época por exemplo, o rácio de estéticas bonitas/banais é quase a inversa.
É óbvio que tudo isto é meramente subjetivo mas se tivesse de escolher carros que não deixam ninguém indiferente sem sequer serem conduzidos, a AR seria várias vezes mencionada.

Não se enganem, nomes como Bertone, Zagato ou Pininfarina são os enormes responsáveis pelo sucesso da milagreira, pois conseguiram ao longo de décadas provocar taquicardias sucessivas, divórcios compulsivos com separações de bens muito agrestes e vazar carteiras melhor que um carteirista no 15E em Lisboa durante a época balnear...
 
Não posso dizer que seja um Amante Alfa. Um Amante conhece bem a(s) sua(s) amada(s) e eu ainda não conheço. Poderei até afirmar que ainda não tenho aquela amada.

Quase que subscreveria na totalidade as palavras do Tiago,a diferença é que nunca tive uma marca favorita.

Até á dois anos atrás os Alfa Romeo eram para mim sinónimo de carros bonitos e cheios de problemas, dois anos e o mesmo numero de Alfas depois, a opinião não mudou muito. :D

Problemas é o que não falta, sendo um perfeccionista quero que o meus carros perfeitos, talvez por isso não seja fácil.

No Entanto a Alfa Romeo tem um "Je ne sais quoi" que primeiro estranha-se e depois entranha-se.

Hoje o Gt 1600 Junior é quase o meu carro do dia a dia, e a Alfetta GTV6 só não anda mais porque é gulosa. Sem duvida uma marca que por mais problemas que dê, o prazer ao volante supera largamente tudo o resto.

Cumprimentos
 
Última edição:

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
Isto já começa a estar algo off-topic mas qual é o carro dos anos 70 que no século XXI não vai eventualmente dar problemas?

Será que isso está ligado à marca?

Hoje é uma mangueira do circuito de refrigeração que está ressequida.
Amanhã é a embraiagem que após dezenas de milhar de quilómetros desiste de viver.
Ontem foram os manómetros que não mexiam.
Etc.

Porra, são 40 anos e em alguns casos já quase meio século de espancamento humano e meteorológico, se daqui a mais 50 anos os Alfas/Ford/Peugeot/BMW's derem menos problemas que estes carros que hoje chamamos de clássicos e são problemáticos, corto um braço... vá um dedo, vá nada porque eu não faço apostas hehe
 

João Pereira Bento

128coupe
Premium
Portalista
O que me motiva no portal são mesmo os carros e nada mais.....e neste tópico em particular Alfa's, o resto é para mim acessório, até irrelevante em certos casos.

Não sei se esse comentário era para mim! :( Alguém tem que dar a cara pelos carros, se o tal ficou nas mãos de um membro do Portal é maravilhoso. :) Eu bem vou abrindo os tópicos que dizem Alfa-Romeo 33 na esperança que um dia seja o diário ou restauro de um 33, Tipo 33! :p

Acessório é saber se comeram sushi ontem ou se a casa tem piscina olímpica! :)

Não fui eu que acendi o rastilho...
 

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Admiras-te!? Grupos de facebook são um terreno fértil para "grandes comentadores". Há um conflito de gerações. A maior parte deles nasceram depois do fim da K7.

Ainda hoje vi por lá chamarem Datsun 100A a um Suzuki SC100, mas ele não se inibem de comentar cheios de pujança.

Eu também não sei a história desse 6C, mas sei ficar calado à espera que alguém perceba do assunto me enriqueça o conhecimento.
 
Última edição:
Topo