Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ove Andersson faleceu

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Dias Gonçalves, 12 Jun 2008.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Dias Gonçalves, 12 Jun 2008.

  1. Agora fiquei chocado com esta notícia

    estava a passear pelo site do Classiclub quando deparei com a notícia do falecimento de Ove Andersson, um dos idolos da minha juventude nos ralis, particularmente nos Toyota. A noticia é do Carpinteiro Albino e passo a transcrever parcialmente:

    Ove Andersson faleceu Ontem num acidente no decorrer do Milligan classic rally na África do Sul. O veterano sueco colidiu frontalmente com um camião, acabando por sucumbir aos ferimentos.

    Aos 70 anos de idade Andersson era uma personagem incontornável do desporto automóvel mundial. Estreou-se nos ralis em 1961 e ao longo da sua carreira 21 anos somou alguns triunfos em provas mundialistas, antes da criação do campeonato em 1973. Monte Carlo e Sanremo estão no seu palamarés. O piloto sueco tripulou na sua maioria veículos Toyota.
     
  2. Mais uma figura do automobilismo internacional, especialmente ligada á Toyota desapareceu... E de uma maneira "estúpida", ou no mínimo esquisita... :huh:

    cumprimentos.
     
  3. OVE ANDERSSON

    O sueco Ove Andersson, ex-chefe de equipe da Toyota, morreu na manhã desta quarta-feira (11) após um acidente durante uma competição de rali entre carros clássicos na África do Sul.
    As informações dão conta de que Andersson, que tinha 70 anos de idade, teria batido de frente com um caminhão após contornar uma curva cega em um modelo Volvo de 1957, em etapa do Rali de Milligan.
    À frente do setor europeu de esporte a motor da Toyota na Europa por 30 anos, o dirigente foi um dos responsáveis pela criação da divisão de esportes da montadora, originada da própria equipe do sueco. Depois, ajudou na fundação da escuderia de F-1 e liderou o time entre 2002 e 2003, quando virou consultor.
    Sob sua tutela, a Toyota conquistou a glória no Mundial de Rali: foram quatro títulos de pilotos e três de construtores. “Todos estão chocados e tristes com esta notícia terrível”, afirmou Tadashi Yamashita, presidente da Toyota Motorsport.
    “Ove foi uma inspiração para nossa equipe e à muitos no esporte. Sua paixão pelo automobilismo é lendário e ele é uma grande perda. Nossos pensamentos vão todos para sua família”, completou.

    In Autosport

    Também tenho belas recordaçoes de Ove em Ralis, infelizmente deixou-nos a fazer o que mais gostava.

    Até Sempre
     

    Ficheiros Anexados:

  4. É de lamentar. Os nossos ídolos estão a desaparecer. :(-
     
  5. "... O ex-dirigente da equipe Toyota, o sueco Ove Andersson, morreu nesta quarta-feira em um acidente durante a disputa do rali de Milligan, na África do Sul.

    Andersson, 70 anos, teria se envolvido em uma colisão frontal entre dois caminhões, de acordo com informações da revista inglesa especializada em automobilismo Autosport.

    Há 30 anos na gerência de competições esportivas da Toyota na Europa, Andersson foi o responsável pelo projeto que levou a empresa a criar uma equipe de Fórmula 1, em 2002. Durante os dois primeiros anos, ele foi o chefe de equipe da marca japonesa...." in tribuna news
     

    Ficheiros Anexados:

  6. Obituário-Ove Andersson

    "O antigo piloto de ralis sueco Ove Andersson, que liderou a equipa Toyota no Mundial de Ralis e ainda a equipa nipónica na Fórmula 1, morreu ontem na África do Sul, na sequência de um acidente quando disputava um rali de clássicos. Andersson, de 70 anos, que deixara a Toyota em 2003, tripulava um Volvo 1957 no Milligan Vintage Trial, quando numa curva cega chocou de frente com um camião." (Sportinveste multimedia)

    Um grande senhor dos ralies da década de 70.

    O mundo dos clássicos fica mais pobre.:(-
     
  7. Re: Obituário-Ove Andersson

    Pelo menos morreu a fazer o que sempre soube fazer, conduzir:(
     
  8. Anda recordo as suas passagens com Hertz no Corola 1600 e Celica no Rali de Portugal nos anos 70.
     
  9. Ove Andersson foi o grande impulsionador da carreira da Toyota nos rallys.

    Durante anos, com o Celica, como piloto, depois como director desportivo, mais tarde como responsável principal da equipa de rallys, com sede em Colónia, culminando como responsável da equipa de F1.

    Um grande senhor dos automóveis.
     
  10. Era um senhor,certamente não sera esquecido.
     
  11. Ainda á dias andava a ver fotos antigas dos Rally´s Tap e lá estava ele numa das fotos , e na revista Motor Clássico do mês passado tinha lá uma foto dele num Alpine :(:(:(
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página