Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

OS classicos e os autoradios

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por M Bento Amaral, 23 Ago 2008.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por M Bento Amaral, 23 Ago 2008.

  1. Viva.

    Quero animar um pouco mais os meus passeios de 850,e pretendo por-lhe alguma musica.
    O radio que trasia ja o tirei, nao estava ligado, e em relaçao ao visual, nao é o que mais me agrada.
    Se lhe por um radio classico, fica bonito, e mesmo que dê bom som, vou estar limitado ao que der nas estações de radio, pois, cartuchos ou K7.... bom... já é tecnologia que me escapa de certo modo!:huh:
    Se lhe puser um radio do seculo XXI, vou ter o colocar escondido, ou de baixo do banco, ou por baixo do "portaluvas", ainda ssim, se depois lhe quiser meter um Cd enquanto vou no carro, se for sosinho tenho de parar o carro, se fr acompanhado, o pendura tem de fazer uma ginastica fantastica pra ver onde mete o CD.
    Se calhar a melhor opçao, é comprar umas colunas pequenas de PC, escondelas de baixo dos bancos, e comprar um MP3 com radio!

    O que é que os colegas acham?
    :feliz:
     
  2. O melhor é instalares um autorádio com cassettes, passo a explicar...aproveitas o leitor de cassettes e compras uma cassettes adaptadora, existem à venda nos hipers, nos chineses, e lojas do ramo, e a essa K7 ligas o Mp3 e o som é aplificado pelo próprio autorádio e tens o caso resolvido, isto por acredito que com essas colunas do pc não oiças nada com o barulho de fundo do carro.

    atenção, tanto podes ligar um Mp3 como um cd portátil à K7.
     
  3. OSclassicos e os autoradios

    Os adaptadores de tipo cassetes são uma trampa. Som pessimo, de fraca qualidade mesmo, e por pouco que os contactos estejam um pouco desalinhado vai piorar mais ainda.
    Existe muitas soluções, desde das mais baratas para adaptar um leitor MP3 a um auto radio de época
    Leitor Mp3 ou CD
    As mais luxuosas

    BECKER MEXICO 7948 Return of a classic!
     
  4. Sim é uma hipótese, agora se lá por casa houver um autorádio mas que não tenha essa entrada, a outra é mais rápida de ter som no carro, agora também depende das cabeças de leitura das K7 e vibrações que está sujeita, eu às vezes ando com uma no meu clássico e com um Mp3 e não tenho razões de queixa, e sou esquesito de ouvido, já se puser um cd aí sim já existem uns ruidos parasitas provocado pelo próprio leitor de cd.
     
  5. Rádio original, com o som original e ouvir sempre as belas rádios nacionais... B)
     
  6. Então o que aconteceu á frase " a melhor melodia do Mundo"?

    Não deveria de precisar de um rádio para "abafar" o som do motor.

    Sir Alec Issigonis não desenhou espaço para rádio no Mini, porque dizia que seria perder a melodia do motor.

    Existe actualmente muita oferta de rádios "retro" que funcionam com tecnologia do Séc.XXI. A ideia do MP 3 é boa, apenas precisa de uns retoques.

    Desde que para o local escolhido não faça furações ou estrague, não vejo o mal de um auto-rádio moderno num clássico. ( Não adoram aqueles rádios dentro dos porta-luvas dos carochas?)

    Um clássico deve também ter a sua componente prática, isto para quem não é fundamentalista ou conservador de museu.
     
  7. Varias hipoteses existem
    há no mercado autoradios modernos com ar classico que são bem aceites na estetica do carro ( vi na Prolar)
    Podes tambem usar o sistema K7 ligado ao MP3 que tambem não fica mal.
    Outra opção é uma estação emissora de FM ligada ao MP3 que custa cerca de 12€ e que te envia o som para o radio na onda que sintonizares.
    Ai tens associado o radio antigo com as tuas musicas e o caracteristico som "ronfanho" dos radios Anos setenta:D
     
  8. Re: OSclassicos e os autoradios


    concordo plena;)mente
     
  9. uma ligação com mp3 para mim é a melhor solução
    se for o caso , investir em colunas
     
  10. Motra la o tablier do 850.
    se der para esconder o radio eu ía por essa opçao e metia um radio normal, caso queiras um da epoca e à vista mas quiseres ouvir mais do que o radio apanha, ía para esta soluçao...
     
  11. como consegues ligar umas colunas de pc ao carro se elas sao amplificadas a nao se q sejam 12v! mesmo assim nao é facil
     
  12. Nem todos os auto rádios dos anos 60 e 70 tem FM :/ Em alguns pais eram frequências militares
     
  13. conhece esse sistema para leitor de k7, mas nao vou nada a bola com isso!

    Epah...esse becker é fantastico! =D mas deve estar muito fora do meu orçamento! :huh:
    Essa enginhoca parece-me bem, vou ver se o radio que cá tenho tem isso! mas duvido! E nem todos devem ter!

    Ja agora, como é que vejo que o meu radio esta bom?

    Rogerio, o tablier tem uma prateleira por baixo! É literalmente uma prateleira! E o radio de certesa que dava para ficar escondido por de baixo da prateleira, mas como disse,para depois colocar um cd é uma carda de trabalhos!

    Acho que a soluçao que melhor se ajusta é mesmo o mp3 ligado a umas colunas de pC, Barato, e sem muito trabalho! Acho que vai ser mesmo essa a minha opçao!
     
  14. Se o teu auto radio não tiver essa entrada DIN, existe a possibilidade e meter em linha com a entrada da antena um receptor para sintonizar um sinal de FM emitido por um pequeno emissor, ou simplesmente ouvir radios FM comerciais. Este tipo de receptor existia já nos anos 60 ou 70 quando a FM na faixa 88-108 Mhz deixou de ser um a frequência militar e/ ou da aviação civil.
    Por exemplo existe outras soluções como este emissor em AM de frequência em FM que dispensa de ligação entre os dois aparelhos, wireless ha mais de 30 anos:)
    363704.jpg
    Existe um aparelho deste em Pt instalado num vw tipo de 1963 Standart
     
  15. Caríssimos, alguém me pode ajudar a saber o que é e para que serve, o "apêncice" que aparece na parte superior das fotografias deste rádio Blaukpunt?

    Desde já obrigado!
     

    Ficheiros Anexados:

  16. Realmente é curioso, nunca tinha vistoo_O, verificando pela foto, só me resta 2 hipóteses, será um amplificador suplementar(adaptado) para que esse rádio tivesse 4 saidas (para 4 colunas) ou o do próprio rádio estar sem reparação, porque já é muito dificil obter peças, Eu tenho um muito parecido com esse e não encontro triac para ele, e não existe equivalência.
     
  17. Efectivamente o carro tinha 4 colunas (uma em cada porta)

    A outra foto que tenho é esta, não sei se ajuda muito, mas.......

    Caro José Lopes, desculpe a ignorância (também por isso é ando por este Portal) mas o que são TRIAC's? e para que servem?
     

    Ficheiros Anexados:


  18. Boas, aqui vai a explicação do triac, isto apesar de eu ter-me enganado em relação ao componente que andei à procura.
    O TRIAC (TRIode for Alternating Current) é um componente formado por dois SCRs (Silicon Controled Rectifier) internos ligados em paralelo, um ao contrário do outro. Tem três terminais:
    MT1 (anodo 1)
    MT2 (anodo 2)
    Gate (G)

    No seu funcionamento básico, o triac ao receber uma tensão na GATE, permite condução entre o MT1 e MT2 de Corrente Alterna.


    --------------------------------------------------------------------------------

    Tiristor (SCR)


    Funciona de forma semelhante ao TRIAC mas apenas conduzindo num sentido.

    Funcionamento do TRIAC
    O TRIAC é utilizado para comutar(chavear) corrente alternada . O TRIAC pode ser disparado tanto por uma tensão positiva quanto negativa aplicada no eletrodo de disparo (gate). Uma vez activado, continua a conduzir até que a corrente eléctrica caia abaixo do valor de corte.

    Utilização do triac
    é utilizado para controlar dispositivos de corrente alterna, permitindo um controle de activação de potências elevadas a partir de correntes na ordem dos miliamperes. Substitui com grandes vantagens os relés na maior parte dos casos. O TRIAC de baixa potência é utilizado em diversas aplicações como controlo de potência para lâmpadas “dimmers”, controlo de velocidade para ventiladores, interruptor de comando de dispositivos de AC, entre outros. Quando usado com cargas indutivas, como motores eléctricos, tem de se assegurar que o TRIAC desligue correctamente no final de cada semi-ciclo de alimentação eléctrica.

    Abraço!
     
  19. Obrigado, e boa sorte na procura desse Triac que necessita.
     
  20. o meu 600 tem um rádio de época de cartuchos e duas colunas "stéreo" e vao continuar la!

    da-lhe outro carisma
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página