Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Os BMW

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Ricardo M C Martins, 1 Set 2010.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Ricardo M C Martins, 1 Set 2010.

  1. Ora bom dia!

    Gostaria de lançar aqui um pequeno debate sobre os BMW que costumamos ver nas nossas estradas.
    A BMW é uma das marcas que me desperta bastante curiosidade e tenho algumas questões que ainda não vejo muito esclarecidas.

    A primeira questão passa pelos famosos Neue Klasse, quais as diferenças entre os 1500 1600 e 2000 e os 02? Pelo que me tenho apercebido a produção destes carros deu-se em paralelo... já li algures que os 02 eram uma versão mais desportiva.

    A segunda questão que gostaria de colocar passa pelos motores M10 e M20 (creio eu), sei que a diferença está no nº de cilindros, mas em termos de consumos e desempenho a diferença é muito significativa? o 2000 compensa em relação ao 1800? (Isto a nível dos E21 e E30)

    Por fim, só gostaria de saber qual dos dois o melhor... E21 ou E30?
     
  2. Ricardo, faz uma pesquisa aqui no Portal que encontras facilmente essa informação.
     
  3. Cada um defende o seu , cá para mim o E21 parece-me ser um carro mais fragil , enquanto o E30 parece ser mais encorpado ..
    Creio que o 2000 compenssa sempre , afinal sao mais 200cc de cilindrada .. e mais um cilindro a emborcar eheh
    Mas tambem basta querer e se poe um M10 muito proximo de um M20 :)
     
  4. Pedro já procurei nos fóruns e não encontrei muita coisa, tudo o que encontrei foi na wikipédia, sobre o 3-series e M10 e M20 engines.
    Gostaria que me falassem aqui da experiência e nada que seja demasiado técnico.

    Alexandre são mais dois cilindros;)
    Os números em termos de binário e potência ainda se fazem notar, mas será que os consumos serão bem maiores para quem pretende uma utilização mais frequente?
     
  5. Ricardo, mostro-me solidário" ctg porque criei um tópico para vários modelos de diversas marcas, que me trazem mts dúvidas.

    E em pesquisas pelo google nao aparece nada concreto, daí coloquei o topico para contar com a sabedoria no assunto de alguns colegas foristas, que teêm conhecimento de causa etc, mas não contei com grande ajuda infelizmente, isto já se passou mais do que uma vez.

    Deixando o off topic, julgo que o E30 é mais equilibrado, com mais establidade, mais confortável que o E21.

    Sobre consumos um M20 a injecção deve fazer consumos na casa dos 9lt a andar nas calmas, depois tens tb os M10 1600cc 75hp ou 2.0 M10 na casa dos 100/102hp creio eu com quatro cilindros a carburador, provenientes dos E12 serie 5, e dos bmw 2002 e mais alguns como o CS 2.0 etc.

    Agr sobre os 1500etc e 02´s, tb não sei as diferenças mas tb aguardo pra saber, porque já tive essa curiosidade.

    Abraços
     
  6. Sim sao 6 , isto é o que dá vir para aqui depois de acordar eheh
     
  7. Obrigado pela atenção Manuel.
    Pelo que li, os 1500, 1600, 1800 e 2000 eram carro mais conservadores, berlinas com cariz mais familiar, enquanto que os 02 eram carros mais desportivo - que só existiam com 2 portas - e os outros tinha 2 ou 4 portas. Também existe a designação 1600-2 e 1602, mas sobre isso ainda não li nada.:huh:
    Creio também que os motores M10B16 também existiram com injecção.
    Quanto ao E21 também tenho a sensação de ser um pouco inferior ao E30 no que diz respeito ao comportamento, até porque tenho a sensação de que o E30 é uma espécie de evolução do E21, pelo menos os interiores são muito parecidos.;)
    De qualquer das formas pode ser que por cá apareça alguém mais entendido no assunto, mas gostaria de ver aqui testemunhos de quem já teve experiências com alguns destes carros pelo menos.
     
  8. As férias só nos estragam:huh:
     
  9. É verdade eheh
    Para mim como referi acima o E21 é um carro mais "magro" e o E30 sendo mais corpulento..
    Para mim os melhores sao o 323i(e21) e o 325i(e30) e acho que está tudo dito !
     
  10. Relativamente aos 02, não sou a pessoa indicada para debater esse tema. De qualquer das formas, parece-me que tem muita qualidade de construção, robustez e um motor muito fiavél com relativa potência.

    Já nos e21, aparte das preparações Alpina, as versões 320 (6) e 323i são um "must". Já guiei alguns, e o 323i deixa estupefacto qualquer um. Quanto ao e30, bom ... tem sido classificado nos últimos anos como um marco da bmw na história automóvel. Potência, qualidade de construção, luxo, opcionais, diversos tipos de carroçaria ... um futuro clássico, com um potencial tremendo para clássico. Dentro dos M10 recomendo os 318 is, já nos M20, o colosso 325i. Não vale a pena referir as versões 320 is, M3, Hartge, Alpina ... toda a gente sabe o que são. Por mais que por vezes se tente dizer o contrário, nenhum carro dos anos 80 tem tanta presença na memória colectiva como o e30 M3.

    Grande abraço
     
  11. Bom dia Ricardo, gostava de tentar ajudar em relação a algumas questões colocadas, embora outras de tão genéricas que são faz-me pensar sobre a sua intenção ao colocá-las se é na perspectiva do colecionador ou para uma utilização diária.

    Os 02 são carros extremamente desportivos, aliás qq BMW o é seja num modelo de carburador de 75 cv até aos 6 cilindros de 170 (325i e30). Em relação aos e30s existe um fórum especializado só neste modelo onde poderá encontrar muitas informação sobre o modelo em: E30Portugal • Índice

    O cunho desportivo está presente quer na performance dos motores e excelente fiabilidade, quer na posição de condução (tabliers orientados para o condutor) onde tudo é pensado ergonómicamente sob o ponto de vista do condutor, quer ainda na excelente qualidade de construção e precisão da engenharia alemã.

    Em relação aos modelos 02, e21 e e30 todos têm as suas virtudes. Os e21 foram os primeiros BMW da série 3 e uma das suas fragilidades conhecidas é o comportamento um pouco imprevisivel devido principalmente á utilização das suspensões dos 02 num carro mais pesado e de caracteristicas diferentes. Com algum "trabalho" de casa é possivél "agarrá-los" ao chão melhorando o comportamento. Quanto aos motores são substancialmente diferentes os six dos 4 cilindros. Dependerá da utilização dada ao carro, os M10 são dos motores mais fiáveis alguma vez construidos, base dos Formula 1 da época com distribuição por corrente. São praticamente á prova de tudo. Os M20 são inebriantes no barulho e suavidade, nobres na utilização sobretudo devido ao binário e á vontade de fazer rotações.

    Os e30s representam uma evolução enorme em relação aos e21s, com suspensões independentes, a maioria com barra estabilizadoras, muitos com travões de disco ás 4 rodas e alguns com ABS ... enfim um modelo desportivo, fiável, seguro, confortável q.b., com uma imagem clássica e desportiva ao mesmo tempo. Disponíveis nas versãos de 2p, 4p, touring, cabrio, baur, M3 ... para todos os gostos e tipos de utilização. Mitico pelo passado desportivo e titulos alcançados e com um potencial de valorização como futuro clássico muito interessante ( não é por acaso que tenho 8 e30s).

    Em relação aos 02, o 1600-2 deu lugar aos 1602, modelos praticamente iguais apenas a designação mudou. Julgo por cá no fórum é muito fácil documentar-se sobre este modelo pois existem excelentes exemplares por cá bem tratados e mantidos e até alguns "envenenados" que constituiem casos de estudo impares. Prefiro as versãos ti e tii pois são as mais desportivas, mas qq 02 é um carro fantástico de conduzir (tenho um 1602 que gosto muito e que parece um relógio pega sempre á primeira e é muito "nervoso" e giro de conduzir).

    Muito ficou por dizer, pois um tópico sobre "os Bmw" teria forçosamente que referir os miticos CS, os V8 da série 500, os e24, os e23, os e12 e e28 entre muitos outros !

    Espero ter sido útil, tentei ser sucinto q.b.
     

  12. Boas

    1- Os 02 são de duas portas e mais pequenos

    1500
    [​IMG]

    02
    002626.2-lg.jpg

    2- Quanto ao M10 / M20 são efectivamente 4 e 6 cilindros

    3- Qual o o melhor E21 ou E30

    Na generalidade a evolução de um modelo é melhor do que a anterior, mais evoluído, mais confortavel e mais eficaz. Este caso não é excepção.
    As suas características são diferentes e a opção de escolha passa do que se pretende dum carro. Se a ideia for apenas brincar o E21 acaba por ter mais piada pois brinda-nos com umas valentes traseiradas, mais difíceis no E30.
    Há que ter algum cuidado com o E21 pois é conhecido por ser o tipo de carro que morde ao dono, ou seja, é fácil perder o controlo da traseira quando não se espera...
     

    Ficheiros Anexados:

  13. Diogo, Sérgio e Jorge muito obrigado pelo "depoimento"... acho este tipo de assuntos muito importante pois é uma marca bastante presente nas nossas garagens.
    Tenho a ideia de que os 1602 são realmente carros que dão para "brincar" mas quando olho para as características técnicas em termos de potência fico com a sensação de que os cavalos deste carro sabem a pouco, mas como nunca conduzi/fui conduzido num carro destes não tenho voto na matéria, também há que lembrar o peso mais reduzido destes carros face aos de hoje.

    Também gostaria de falar dos 5-series, conheço um amigo que o pai dele tem um 528i e28 e diz que aquilo é uma besta quando se quer soltar os cavalos. Infelizmente ainda não se vêem muitos por estes lados.

    Muito obrigado e abraço!

    P.S - Aguardo mais opiniões!
     
  14. Só respondo pelo gosto de falar no assunto (já que não se paga...), uma vez que há por aqui muita gente com muito mais saber e experiência tanto do e21 como do e30, além dos 02. (e até já falaram, como um gajo se entusiasma e acaba a escrever testamentos, já outros com mais conhecimento e autoridade se pronunciaram, e ainda bem. mas fica na mesma) E olhe que há no Portal mais informação do que pode parecer, há é que procurar com tempo... é uma pena a pesquisa não funcionar muito bem, pelo menos comigo...
    De facto o e30 é uma evolução do e21, mas uma evolução profunda, que toca nos pontos quase todos, ou todos mesmo, resultando, como já se disse, em "mais carro", com mais equipamento, acabamentos melhorados, tudo melhorado. A qualidade de construção é superior, não que a do e21 seja má. E sendo uma evolução do chassis e21, não deixa de ser outro carro, diferente, nem que seja por nenhuma peça não mecânica (painéis de carroçaria, etc... Mas não ponho as mãos no fogo pelos vidros, nunca olhei para isso com atenção) ser igual. A distância entre eixos é ligeiramente diferente, mas só por pouco mais de 1 cm. (Só um reparo em relação a algo que foi dito: o e21 também tem suspensão independente nas 4 rodas, como aliás já os 02/Neue Klasse)
    Entre e 21 e e30 base é a mesma, mas são carros diferentes, e nem a BMW teria mudado a designação se assim não fosse. E claro, o e30 também há em 4 portas, que nunca houve no e21. De resto, convém sublinhar o óbvio, quando uma marca substitui um modelo por outro a ideia é melhorar, portanto é natural que o e30 seja "mais carro" que o e21, um é um carro dos anos 70, o outro é dos anos 80, e isso resume o espírito das diferenças, acho. Disto isto, e como falamos de clássicos, nem sempre o mais moderno é o que mais convém, depende do que se quer, como já disse o Jorge Faustino. O e30 é mais pesado, um pouco menos simples de "mexer" em termos de carroçaria/interiores, da mesma forma que um 02 é mais leve que um e21 e por aí adiante... Mas são todos bons.
    Dito isto, ainda há muito quem não saiba, ou não ache, que o E30 é, de facto, uma evolução do e21. Para dar uma comparação, enquanto dos primeiros Neue Klasse até ao último dos 02 produzidos se pode dizer, em rigor, que é sempre o mesmo carro (com muitos melhoramentos nas varias versões, mas é sempre o mesmo carro, mesmo chassis, mesmos painéis de carroçaria, com diferenças de pormenor), do e21 para o e30 já não, mas a base é a mesma, em termos de chassis. Mal comparado, a diferença é mais ou menos a mesma que vai de um Porsche 911 Carrera 3.2 dos anos 80 para os 911-964 Carrera 2... Ou, melhor ainda, a diferença que vai de um 964 para um 993. A base é a mesma, mas é outro carro, não havendo muita coisa que se possa trocar de um para outro (ou pode-se, mas dá trabalho, implica alterar outras coisas). Quanto à passagem dos 02 para o e21, já são carros completamente diferentes. Partilham os motores M10 e caixas, mas pouco mais. Dito isto, o e21 (certamente por ser mais barato), é muito usado para conversões com motores muito mais potentes do que alguma vez teve de origem, sejam de 4 cilindros (como o do M3, e há quem ainda lá meta um Turbo), 6, e até motores BMW de 8 cilindros! E quem procurar há de encotrar e21 com Chevy V8... para quem gostar dessas avarias.
    Em termos aceitação o e21 sofreu um bocado de início porque havia já um grande culto dos 02, e o e21, sendo maior e mais pesado, tinha os mesmos motores, pelo que andava menos... Enquanto o motor M20, com 6 cilindros, não foi lançado, um 2002 tii continuava a ser mais rápido que qualquer e21. Mas os 6 cilindros, principalmente o 323i, ficaram na história, como tb já destacado acima.
    Durante alguns anos o e30 ainda usou o motor M10 que já vinha do início da Neue Klasse, mas depois, creio que em 89, a BMW parou de fazer o M10 que, convém lembrar, já vinha da primeira metade dos anos 60 e do lanlçamento do 1500 Neue Klasse.
    Quanto à questão das diferenças entre os primeiros Neue Klasse e os 02, e para além da já referida de os primeiros existirem em 4 portas e o 02 não, as diferenças são em pormenores que foram sendo introduzidos ao longo dos anos. equipamentos, acabamentos, melhoramentos... mas é sempre o mesmo carro. A Motorclássico, já não sei em que número, publicou um comparativo entre o 1600-2 e um 02 em foca essas diferenças. Mas em resumo, foi uma modernização progressiva, sempre em pormenores, embora alguns com reflexos claros no conforto, fiabilidade, etc, como no caso da instalação eléctrica.
    Já do valor de cada um como clássico, se o costume é quanto mais antigo melhor, o e21 é uma excepção, pois em geral continua a ser mais barato que o e30, para o mesmo tipo de motor, seja 4 ou 6 cilindros. Mas é bastante mais raro, pelo menos em PT, principalmente pela época em que surgiu - 1975 - logo a seguir ao 25 de Abril, em que por um lado não "convinha" andar de BM, e por outro o poder de compra para carros desses preços desceu bastante. Assim, (e é só uma impressão, quem tiver dados concretos que me corrija, agradeço), há muito menos e21 em PT do que 02, e suponho que o nº de e30 seja muito maior do que esses dois somados, basta andar na estrada e olhar. e30 vê-se vários todos os dias, 02 vê-se de vez em quando, e21 (a andar...) só se vê muito de vez em quando. Uma das razões para o e21 continuar a ser mais barato é, suponho, o facto de a maioria deles estarem em mau estado. O 02 é um clássico declaradíssimo, muita gente quer um, quem os tem estima-os (e ainda há muitos para recuperar), enquanto e21 há poucos, e a maioria está a enferrujar ao relento há anos. Mas nestes últimos dois ou três anos noto algum crescendo de interesse pelo e21, suponho que pelo facto serem mais baratos (os 6 cilindros é outra história...), mas também, e por mim falo, pelo design, que considero muito conseguido. De resto, o seu autor, ou responsável (sendo certo que qq carro tem vários "autores", departamentos de design inteiros...), foi Paul Bracq, então director-adjunto do design BMW, autor de "pérolas" como o protótipo BMW Turbo dos anos 70, o coupé série 6, e já antes disso dos Mercedes SL "pagode", 220 S, W108... Além disso, e sem tirar nada aos Neue Klasse/02, não deixa de ser verdade que o e21 é, em rigor, o primeiro "Série 3", linhagem que ainda hoje persiste. Claro que é só uma questão de nome, o Neue Klasse é que iniciou a linhagem, mas pronto, não se chamava série 3, chamava-se 1500, 1600, 1800, 1600-2, 1602... 2002... pormenores, mas tb fazem a história da coisa. Outra coisa típica da BMW que surgiu pela primeira vez no e21 foi o painel dito "ergonómico", com a parte central virada para o condutor, aspecto que a BMW nunca mais abandonou.
    tudo isto dito, e como "declaração de interesses", eu tenho um e21, um 315 de 1982, versão "económica" (pois... já me tinham dito...) do e21, equivalente na gama ao anterior 1502. Um e outro têm o mesmo motor M10 dos outros e21 4 cilindros e dos 02, a diferença está no carburadorzinho que estrangula bastante o desempenho (e faz pouco pelo consumo...), mas para isso o melhor remédio é o que neste momento o Dinis Gomes está a acabar de aplicar no meu carrinho: dois carburadores duplos, Dellorto ou Weber, e o 315 assume-se como verdadeiro BMW, passando de modestos 75 CV e de uma curva de potência que torna inútil puxar por ele (não lhe falta força em baixas, falta é potencia a partir das 3500... não vale a pena passar daí...), para se aproximar já muito (dizem, que eu ainda nem nele peguei, vou buscá-lo no fim-de-semana...) das performances de um M10 2000 de série.
    Fotos e relato da modificação em breve e em tópico próprio! Não se livram de mais um testamento!
     
  15. obrigado Nuno, um testamento pode ser longo mas quando é sobre os clássicos dá vontade de ler e reler:D
    Quanto a essa famosa edição da MC vou ver se a encontro por aí.
    Com estas palavras quase que dá vontade de comprar um e converter-me à religião dos BMW;)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página