Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Opel Corsa A 1.0 De 1990

Tópico em 'Clássicos Modernos' iniciado por Remy Joaquim, 22 Nov 2012.

Tópico em 'Clássicos Modernos' iniciado por Remy Joaquim, 22 Nov 2012.

  1. Olá a todos

    Pode não ser clássico, mas gosto muito deste carro e com todo o gosto e aos poucos vai ser para restaurar. Nunca gostei muito de carros de 3 portas, mas este fugiu a excepção.
    Há cerca de 3 meses adquiri um Opel Corsa A de 1990 com 102 525KM (que era de um senhor idoso), posso dizer que em termos de motor este carro está como novo, e até o comprei por uma quantia simpática visto que este carro vinha com um radiador novo e bateria.
    Antes de andar com ele pedi ao mecánico que me fizesse uma revisão, este limpou o carburador que estava mesmo sujo e o filtro do ar, o resto não teve tempo porque o que eu queria era o carro nas mãos.

    Desde que está nas minhas mãos este carro já sofreu as seguintes alterações / melhoramentos:

    - Suspensões dianteiras novas
    - Platinados novos
    - Escovas dianteiras novas
    - Limpeza do sistema de refrigeração (Nunca vi tanta ferrugem na minha vida)
    - Tubo da gasolina trocado (estavam ressequidos)
    - Carro tem homologados pneus 135 / 70 R13 e 165 / 70 R13 ou 165 / 65 R14, mas tinha 145 / 70 R13. Assim não podia andar por isso troquei de pneus, neste momento tens uns Yokohama Bluearth 165 / 70 R13, sendo que tambem teve um alinhamento de direcção.

    No geral o carro está bom e para lá caminha, brevemente vou leva-lo a um mecanico para me configurar o carburador da melhor forma possivel, visto agora estar a consumir um pouco de mais para o motor que é. Sinceramente não sei o estado das velas mas também deverá levar novas.

    Antes de mais, agradecia que me dessem as vossas opiniões (sempre bem vindas) para possiveis melhoramentos :)

    Aqui ficam umas fotos do bólide !
    (Logo que possa coloco umas fotos com luz diurna, visto estas terem sido tiradas agora)
    Ver anexo 295294Ver anexo 295295Ver anexo 295296Ver anexo 295297Ver anexo 295300Ver anexo 295301
     

    Ficheiros Anexados:

  2. o carro está muito original, já verificou a chapa onde se encontra localizada a bateria? essa zona costuma apodrecer nestes carros e depois aparece água no chão do carro, no lado do pendura, tambem tem de colocar as pecinhas plasticas que fixam o tubo da água do lava vidros, pois quando o limpa vidros funciona roça no tubo, por sorte até podem estar caidas nessa zona ou já estarem na cava de roda, pois a um buraco que cumunica para lá.
     
  3. Sim está original e vai continuar assim.
    Na zona da bateria tem protecção, mas mesmo assim já está muito fraca e tem que levar um arranjo.
    Infelizmente as peças já foram, tenho que arranjar umas similares.
    Se correr tudo como quero o carro será desmontado por completo, pintado, motor revisto e interior arranjado (abatifa, teto e bancos)
    Só espero que conseguir vender um material que tenho aqui em casa para prosseguir com o restauro completo.
     
  4. Boa compra Remy ! Meu primo teve um desses , mas o motor durou muito pouco, meu primo puxava muito por ele e acabou colando !Meteu o 1.2 mais recente ! É um bom carro , e muito fiável ! A caixa é de 4 ? Tá bastante bom de chapa aparentemente ! Infelizmente os que hoje em da se vê ja tem marcas do tempo ! Hoje vi um de 86 , e apenas estava queimado ! :) Quanto aos upgrades pouco ou nada posso ajudar , pois não conheço muito bem as dicas !
     
  5. Compreio porque estava mesmo a precisar de carro, e como estava em bom estado apostei nele.
    Eu as vezes puxo por ele, mas nada por aí além. Sim a caixa é de 4, ao inicio fez-me um pouco de confusão.
    De chapa está bom, tem uns toques mas nada que não vá ao sitio e fique como novo.
     
  6. Bem estou a começar a comprar material para fazer o restauro do carro, mas preciso da vossa ajuda se fizerem o favor.
    Como tem aqui muitos entendidos e conhecedores, gostaria de saber uma loja que venda tubos em silicone para este carro, gostaria de trocar todos os tubos de refrigeração, e já agora os tubos dos travões também.
    Relativamente ao tubo dos travões se possivel gostaria de colocar em cor, mas por favor, deem-me uma loja que venda material de qualidade, não gosto de brincar com a minha segurança.

    Obrigado desde já ;)
     
  7. Bem este fim de semana o carro levou 4 velas novas e o carburador foi afinado, tinha o parafuso da gasolina todo aberto, neste momento está quase todo fechado e o carro anda na mesma, sem se engasgar tanto como o fazia.
    Hoje, infelizmente bati com ele contra uma pedra, enpenei chapa junto a roda traseira do lado direito, eu mais dois amigos leva-mos aquilo ao sitio, mas so no chapeiro é que se tira a mossa.
    Por curiosidade fui a Opel pedir um orçamento de algumas peças para ver se os preços praticados não seriam muito altos, qual o meu espanto quando numa lista de 7 peças só tem duas e dessas duas dava-me para comprar quase todas numa loja de peças de automovel, até fiquei de boca aberta quando o senhor me telefonou a indicar os preços.
     
  8. Olá pessoal
    Gostaria de saber onde posso comprar um distribuidor electronico e já agora, onde posso ver qual é o meu tipo de distribuidor.

    Obrigado ;)
     
  9. Pesquisando um pouco encontra-se isto
    http://www.simonbbc.com/distributors/4cyl-standard-electronic/opel-corsa-db1024-distributor
     
  10. Eu já tinha feito uma pesquisa.
    Encontrei vários mas como alguns São para vários modelos de carros fiquei em dúvida. Muito obrigado, logo que Possa vou mandar vir isso, já que o meu me anda a dar cabo da cabeça.
     
  11. Ontem fui a sucata e comprei umas pinças para discos ventilados de um Opel Corsa B, vamos lá ver se a travagem melhora significativamente ou não. Ofereceram os discos, mas discos e pastilhas vão ser novos. Este fim de semana a ver se desmonto, limpo e pinto as pinças.
    Aproveitei e já encomendei o distribuidor electronico, próxima semana deve chegar (penso eu de que)

    Deixo aqui umas fotos das pinças:
    Ver anexo 296742Ver anexo 296743Ver anexo 296744Ver anexo 296745Ver anexo 296746
     

    Ficheiros Anexados:

  12. Parece que ainda tens bastante calço para gastares ! Não compreendo a malta da das sucatas ! Tudo o que é tubo, cortam :angry: , cá é igual ! É um mal generalizado deles ! Gosto da marca das velas :D , muito boas ! Acho que a o calcanhar de aquiles da travagem tem a ver com o eixo traseiro e não dianteiro , posso estar enganado ! Agora que tens isso é montar e testar ! As pinças podem bater nas jantes, visto o original ser 13" e o sistema dos ventilados é 14" , esses ventilados vieram de um Corsa 1.4 , certo ? O Sport !
     
  13. Sim, digamos que são semi-novos os calços. Por aqui, pelo que um amigo meu me disse é assim mesmo, tem tubo corta-se !
    Pelo que me disseram as pinças dão mesmo com jante 13', mas agora só experimentando. Só vou testar isso quando fizer o restauro completo, para já é que ando a adquirir o material necessário. Acho que estas pinças eram de um GSI pelo que ele me disse.
     
  14. Os GSi ( máquinas dum catano :D ), que são o 1.6 é jante 14" , ainda hoje vi um branquinho, todo ja ferrugento ! :(

    Cumps !
     
  15. cá em casa, mora um 1.4GT, o sistema de travagem é igual aos restantes corsas, exceptuando o gsi que tinha discos ventilados.

    um amigo, falou-me dum truque muito usado na madeira quando por lá houve um trofeu de corsa GT em ralis, usavam as bombas do renault 5 gt turbo que sao semelhantes às do corsa (tanto que passavam nas verificações para o rali) e melhorava significativamente a travagem.
     
  16. Não sabia dessa Tiago , mesmo com tanta subida e desçida ingreme, tem de travar mesmo bem ! E ainda andam uns quantos Corsa A, cá nos rallys ! Boa dica, desconheçia !
     
  17. Desconhecia dessa troca de bombas, mas nada como dar uma vista de olhos.

    Ora bem, hoje o meu bolinhas decidiu dar-me cabo da cabeça. Logo de manhã cedo, sabendo eu que ele não gosta muito de chuvinha, quando o liguei apercebi-me que tinha humidade no distribuidor, visto que ele parecia um trator autentico. Como ja estava muito atrasado para trocar de carro lá teimei eu em ir nele, quase a chegar a empresa foi-me abaixo, como era uma descida lá o desengatei e aproveitei o balanço para voltar a ligar o motor com algum custo. Chegado a empresa, vou para estacionar e pimba motor e abaixo e ligar está quieto. Lá fui eu e mais 2 empurrar o carro.
    Final do dia a chover a potes, pedi ajuda ao tecnico de manutenção (ele até dá uns toques de mecanica também) e ajudou-me a limpar a tampa do distribuidor e reparou que os "pernos" já tinham um desgas-te considerável. Bem lá se limpou, montou e fui ao mecanico trocar a tampa. Aproveitei e troquei as uniões do tubo de vacuo, que ja estavam ressequidas.
    Vamos lá ver amanha de manhã a ver se ele anda bem, visto que por aqui chove, chove e chove !!

    Umas fotos da nova e antiga tampa do distribuidor:
    Ver anexo 296786Ver anexo 296787Ver anexo 296788Ver anexo 296789
     

    Ficheiros Anexados:

  18. Que "traição" por parte do Corsa :lol: :lol: , logo logo anulas isso tudo , com a montagem do distribuidor electrónico ! ;)
     
  19. Espero que chegue antes de quarta feira, porque senão já só o coloco depois do natal, visto que ele vai fazer mais uma viagem longa :)
    Hoje tive imensa sorte, como por aqui tem chovido a potes, ao ir para o trabalho sem querer entrei num charco de água e até o carro me foi abaixo, liguei-o a terceira vez e lá fui eu. Se não tivesse trocado a tampa do distribuidor bem que ficava por ali na hora!
    Hoje comprei mais umas coisas para o corsa, umas chaves (visto que não tinha suplentes) e um auto-radio !
    Amanha já vou ao electricista coloca-lo, visto ter as ligaçoes antigas no carro.
    E com as chaves tive sorte, paguei duas e trouxe três :lol: (Uma tem defeito só dá de um lado)

    Ver anexo 296823Ver anexo 296824
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página