Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Opel 1604S montagem de carburador

Tópico em 'Mecânica' iniciado por David Tavares, 23 Nov 2011.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por David Tavares, 23 Nov 2011.

  1. Estou a reparar um Opel 1604S de 1971 recentemente adquirido.
    Comecei por desmontar algumas peças do motor para limpar e verificar e surgiram, algumas dúvidas em relação ao carburador Solex DIDTA.

    - No topo do carburador junto à borboleta do choque falta o tubo do respirador da cuba. Costuma ser um tubo em cobre relativamente largo com uma inclinação à volta dos 45º. A minha dúvida é que vi outro carburador usado também sem este tubo embora este venha referido nos livros? Era alguma prática comum tirar este tubo, por exemplo para não cair para dentro do colector de admissão?

    - Na base do carburador existe uma válvula térmica, em livros referida como "hot idle compensator" não sei qual o nome usado em Português. Pelo que percebi esta deve abrir um entrada de ar para o colector de admissão quando este está acima dos 90ºC. No meu caso à temperatura ambiente a haste da válvula já tem alguma folga, não sei se em funcionamento o vácuo do colector faz a válvula fechar ou se falta alguma anilha ou se está empenada.

    - A última dúvida é sobre as juntas da base do carburador. Entre a chapa de resguardo e o colector de admissão há uma junta fina mas penso que esta devia ser mais espessa pois é preciso que a chapa dobre ligeiramente para que esta apoie no colector. Entre a chapa e o carburador existe uma junta mais espessa que já teve marcas de estar directamente sobre o colector, ou seja parece que o resguardo nem sempre lá esteve. Esta junta mais espessa não pode ser colocada entre a chapa e o colector pois é demasiado larga e não cabe.

    Se alguém tiver experiência nestas questões agradecia ajuda e se surgirem dúvidas posso tirar algumas fotos.
     
  2. Não consigo ajudá-lo na questão mecânica, e certamente que com fotos seria mais fácil a malta ajudar...

    Gostaria de ver fotos desse 1604, pois também tenho um.

    Abra um tópico na secção dos restauros, para que possamos acompanhar os desenvolvimentos.

    Um abraço!
     
  3. David, umas fotos assinaladas com o que refere no texto ajuda bastante.

    Depois poderei tentar dar uma ajuda, visto que o manta já teve um carburador desses(original).
     
  4. Cá estão as imagens para ajudar a explicar as dúvidas.

    No topo do carburador já vi fotos com um tubo de cobre (respirador da cuba) no local indicado pela seta. No meu caso existe o sítio para colocar o tubo mas este não está lá. Não sei se é mesmo assim ou se falta.
    Ver anexo 255655

    Esta foto mostra o compensador de ralenti que deverá abrir quando o colector está quente. A foto não mostra bem mas a valvula não está bem fechada. Não sei se é mesmo assim ou se falta algum oring ou está empenado.
    Ver anexo 255657

    O colector, juntas e resguardo
    Ver anexo 255658

    Entre o resguardo e o colector há uma folga com cerca de 2mm. Com o aperto o resguardo dobra e era assim que estava mas penso que deve precisar de uma junta mais espessa do que a de papel que tenho.
    Ver anexo 255659

    Já agora alguem sabe de alguma loja que venda a bomba do acelerador de preferencia na zona de Lisboa?
    Ver anexo 255656

    Fico a aguardar ajuda e posteriormente vou colocar algumas fotos do carro na secção de restauro.
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página