Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Onde Comprar Roca?

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por paulo giesta, 7 Dez 2013.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por paulo giesta, 7 Dez 2013.

  1. Boa noite
    Estou a restaurar e reparar de raiz, um motor de um Lancia hf, agora ando a procura de comprar uma "roca" isto é uma pedra de se aplicar no berbequim e serve para despolir os cilindros. Na zona da Covilha alguem sabe onde posso adquirir isto?
     
  2. HI
    Acho que o que pretende é uma coisa que se chama em inglês "brake cylinder hone" e/ou também "car cylinder hone" ou mesmo "engine ,,,,".
    Basta procurar no ebay e são mais que muitos ....
    Na Covilhã não sei onde comprar mas numa grande superfície talvez encontre ....

    Mas ... e nisto há sempre um mas .... é conveniente ter algum cuidado no uso desta ferramenta. Não refiro apenas o cuidado no seu manuseamento, mas o que pode provocar ..... ter em atenção o "grão da pedra" (existem vários grãos tal como na lixa), deve usar com o motor (bloco) desmontado senão a "areia" vai para o interior dos cilindros, e daí caí, e ..... acaba por ter problemas de desgaste (mais tarde) noutras partes.

    O ideal seria tirar os pistons e proteger a cambota (no caso de não querer desmontar tudo) com fita de modo a que a dita "areia" não se introduza nos orifícios da lubrificação dos "bronzes", Finalmente ...... uma "lavagem" a mais nunca é demais.
     
    paulo giesta gostou disto.
  3. O motor esta praticamente todo desmontado, isto é ja tirei pistoes etc pois vou trocar segmentos bronzes etc
    Obrigado pelas dicas
     
  4. Já agora, e se ainda for a tempo, posso sugerir algo infinitamente melhor... conheci esta ferramenta através da bíblia dos twin-cam Fiat escrita pelo Guy Croft, e que ele recomenda fortemente. Dá um acabamento infinitamente superior às pedras, reduzindo o tempo de rodagem (i.e., o acamar dos segmentos) e melhorando a retenção de óleo.

    [​IMG]

    Estes escovilhões chamam-se Flex-Hone, e são compostos de pequenas pedras abrasivas suportadas numa base do género de um escovilhão de arame que ajuda a criar uma ligeira pressão sobre a superfície dos cilindros.

    A qualidade é de tal ordem que hoje todos os fabricantes utilizam esta tecnologia ou algo derivado para os seus motores.

    Podem ler mais sobre esta ferramenta aqui, no site do fabricante, a Brush Research Manufacturing.

    Hoje em dia já fabricam várias versões para todo o tipo de cilindros, desde guias de válvulas até aos dos motores, passando até por pinças de travão.

    Eu tenho a versão para as guias de válvula e dos cilindros, e é o tratamento que uso para os meus motores quando precisam deste tipo de intervenção.

    Um abraço!
     
  5. Eduardo
    (agora o portal não está a fazer a citação)

    Eu julgo que "o melhor" está directamente relacionado com o objectivo que se pretende ....
    Assim e se for para tirar "o calo" na parte superior do cilindro "o melhor" (para mim) será uma "cylinder ridge reamer", e depois dar o acabamento final com a "peça" que apresentas.
    Ao "trabalhar" nos/os cilindros deve ser sempre em duas fases (pelo menos, o ideal serão 3); são elas, o "desbaste" e o "polimento".

    Caso se queira procurar (a roca) nas lojas em PT o melhor é pedir um "esmeril" para "esmerilar" o cilindro e aplicar no berbequim. Esta ultima ferramenta não seja muito comum (vista) por cá ... porque a "função" dela é mais de "polimento" ...
     
    paulo giesta gostou disto.
  6. Sem dúvida, o flex-hone serve apenas para dar o acabamento, é um abrasivo fino, desgasta muito pouco a superfície.

    No entanto, se o motor já tem um calo substancial, não sei até que ponto se safará apenas com uma troca de segmentos. Mas dito isto, e sabendo que o motor é um Lampredi, o desgaste grande nas camisas é raro, a não ser que tenha havido muito uso de maus óleos.

    Um abraço!
     
    paulo giesta gostou disto.
  7. O motor tem 60 mil kms esta é parado desde 99 e nao tem qualquer calo, apenas tem 2 riscos suaves no terceiro cilindro, devido a porblemas de segmentos..
    De maneira que penso que passar a roca seria suficente.

    Eduardo o flex-hone arranja se bem ca? Em que tipo de lojas se encontra? Ou sera melhor via ebay?
     
  8. Já agora ando a pesquisar no ebay e mesmo para cilindros existe diversas medidas? A minha questão qual será a necessária para este motor?
     
  9. Já agora ando a pesquisar no ebay e mesmo para cilindros existe diversas medidas? A minha questão qual será a necessária para este motor?


    HI
    Se "andas" no ebay também podes ir ao "youtube". Para ficares com uma ideia melhor procura pelos termos que eu dei anteriormente e ... "How to use ...."
    Simpleslaugh.png

    Existem várias medidas para vários diâmetros de cilindros.
    Existem "escovilhões" destes com mais ou menos "pedras". Quantas mais "pedras" mais rápido é o serviço .... E penso que também existem vários "grãos".

    Para escolher tens de saber o diâmetro do cilindro e depois procurar o "escovilhão" indicado para essa medida; já que cada um dá de uma medida até outra.

    O "problema" não será o motor mas sim o "serviço" a ser feito ...
     
  10. Tem de ser uma medida acima do diâmetro do cilindro para as pedras poderem exercer força contra as paredes. E sempre bem lubrificado.
     
  11. Tens de usar a medida compatível com o teu motor. Se for um Lampredi dos HF, tem uma camisa de 84 mm, logo tem de ser o que esteja imediatamente acima dessa medida.

    Eu comprei através da eBay, desconheço que alguém tenha a representação disto cá, é pouco conhecido fora dos meandros dos preparadores de motores.

    Quanto ao grão, eu salvo erro comprei de grão médio (180, acho). Hei-de verificar, já lá vão uns anitos.

    De qualquer forma, vê bem se os riscos não serão sérios, porque um pequeno risco hoje lixa-te o motor em pouco tempo amanhã. Eu tenho um twin-cam para rectificar que partiu os segmentos no cilindro #4 (suspeito que por falta de débito adequado da lubrificação devido a uma cambota parcialmente obstruída). Ainda trabalhava bastante bem (e de resto o motor está em excelente estado), mas eu desconfiava e abri-o para ter a certeza. Os riscos mal se viam, mas assim que passei com o flex-hone toparam-se logo, porque começaram a reter o pó do abrasivo. Prefiro levar a uma medida acima do que arriscar com esta e estar a comprometer o trabalho todo.

    Um abraço!
     
  12. Tenho de ver bem, vou usar a roca e depois uso o flex-hone para finalizar e ai vejo como fica o trabalho...
     
  13. Boa Noite Paulo, talvez encontre numa casa de chaves e coisas para bricolage quando se sobe para a serra a seguir a câmara! do lado direito da rua!

    Cumprimentos
    bom restauro
     
    paulo giesta gostou disto.
  14. Obrigado pela dica.
    Estou farto de andar a procura de medida acima de 84mm no ebay, so vejo ate 19mm-60mm
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página