Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

oleos qual o melhor

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Pedro Pinzaru, 27 Out 2009.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Pedro Pinzaru, 27 Out 2009.

  1. Boas
    tenho que mudar o oleo do carro. queria saber qual a marca mais indicada. um colega meu mete um no seu seat ibiza uma marca chamada selenia. o carro que tenho a mudar e o Sunny B11 1.5
     
  2. selenia é a marca de oleos que a fiat recomenda. é uma boa marca.
    EU no meu 850 uso Bp visco 2000
     
  3. Cuidado com o oleo que colocas no 850.
    Tem que ser oleo mineral, se colocares sintetico, prepara a carteira

    Abraços
    Claudio
     
  4. BP Visco 2000 é perfeitamente aceitável para qualquer clássico pois é mineral

    A minha escolha é o óleo mineral mais barato e mudo cada 2 anos se não fizer mais de 1500 km / ano
     
  5. No que respeita ao Sunny, acho que um bom 15W40 será óptimo, semi-sintético mas depende muito da kilometragem do seu carro e o estado do motor. Se o motor estiver "justo" ou rectificado será apropriado colocar um bom óleo semi-sintético visto não ser uma viatura de competição ou visto não ser um motor já bastante rodado que exija óleo mineral no seu interior. Naturalmente que se o motor já tiver uns anitos penso que um bom mineral com o Visco2000 será indicado.

    Eu faço mudanças de 5000 em 5000 Km, apesar de usar semi-sintéticos de origem Mobil. Penso mesmo usar sintético sem problemas mas o meu motor tem 25000Km após restauro total. Os segmentos ainda estão como novos concerteza..e sei que aguentaria mais KM mas sou preciosista com essa questão pois tenho um carro que leva 14Litros de óleo e depende bastante dele para arrefecer e manter as peças móveis do motor.

    No Bmw uso também semi-sintético de boa qualidade e não me preocupo tanto pois, além de ser um motor 6 cilindros mais actual, controlo regularmente o nível, além de andar constantemente com o carro, pelo menos 1000KM por mês em média.

    Abraço
     
  6. Claudio, porque é que diz: "Tem que ser oleo mineral, se colocares sintetico, prepara a carteira" ???
     
  7. Os óleos minerais

    Que são os mais baratos e comuns no mercado.

    Adequados para motores convencionais de qualquer cilindrada, têm assim uma viscosidade adoptada à temperatura de funcionamento do motor em causa, atingindo os principais pontos de lubrificação mesmo no inverno, ou seja, quando há maior resistência ao escoamento do lubrificante pelas vias ou galerias do óleos existentes no motor. Um alerta, com o tempo, os óleos minerais podem provocar carbonização principalmente no cabeçote e nas sedes de válvula, caso não sejam usados aditivos especiais para evitar o problema.

    Os Semi-Sintéticos

    Que são os de base sintética e mineral, recomendados para motores mais potentes e que atingem um nível de rotação acima da média, isto por terem menor quantidade de compostos de carbono mineral, provocando menos carbonização das câmaras de combustão, o que note-se facilita a entrada e saída dos gases de admissão e escape,isto além de evitar problemas tipo batida de pino. Outra característica deste tipo de óleo é formar uma película protectora nas paredes dos cilindros, diminuindo o atrito entre as partes móveis durante o arranque.

    Sintéticos

    As viaturas de alta perfomance ligadas á competição ou não, deve usar obrigatóriamente óleos sintéticos, são estes afinal que têm uma curva de viscosidade mais constante, independente da temperatura do funcionamento do motor, não provocam ainda carbonização.
     
  8. a minha mãe diz que o "Fula" é o melhor... ahahahhaah
     
  9. Tens uma "MÃO" que fala contigo? Tas a ficar mesmo agarrado... :huh:
     
  10. Simão, sendo assim, para a minha R4 o mais adequado será um mineral. correcto? por acaso também tenho de lhe mudar o óleo, o que la tinha anteriormente foi um senhor que lhe mudou, quando ainda estava nas mãos dos meus avós. é um sintético... a R4 de alta performance não tem nada :D:D
     
  11. Eu uso mineral...a minha carrinha era-lhe recomendado um 20w40 ...devemos respeitar as normas do fabricante,porque as folgas segmentos,capas de biela ,bronzes de apoio etc estavam calculadas para essa viscusidade... mudo uma vez por ano independentemente do nº de kilometros.

    cumprimentos
     
  12. Já dei a minha opinião, em outro tópico aqui no fórum, à cerca do tipo de oleos a usar nos motores classicos e veiculos recentes. Creio qure não haverá melhor que um bom oleo 100% sintético. Claro isto para motores que estejam em bom estado, ou recentemente reparados, não com isto querendo dizer que aos que já tenham alguns km e consumam algum oleo o de base sintética lhe fizessem mal, mas devido a menor viscosidade o consumo iria aumentar de certeza, mas que iriam andar melhor protegidos e sofrendo menor desgaste lá isso iriam andar.
    Se alguem for de outra opinião, com fundamento, que faça o favor de aqui a deixar.
    Cumprimentos
     
  13. Tu até tens razão, mas em motores um pouco antigos poderá provocar um aumento de consumo de oleo.
     
  14. Rafael, já tinha mensionado isso no meu post.
    Normalmente toda a gente gosta de "abusar" dos motores dos seus classicos, penso que é melhor haver um consumo maior de oleo, mas que o motor ande melhor protegido. Mas isto é a minha opinião.
    Cumprimentos
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página