Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

O ultimo Horsh

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Eduardo Flôr, 15 Nov 2008.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Eduardo Flôr, 15 Nov 2008.

  1. O ultimo Horch

    Uma historia bastante interessante sobre o ultimo veiculo de luxo a ser produzido pela Horch.

    Antes da 2ª Guerra Mundial, a Horch estava inseria no grupo Auto-Union, produzia carros de luxo ao nível da RR e da Bugatti, mas apôs a guerra é claro que não havia mercado para carros de luxo, com uma Europa endividada e com uma Alemanha destruída as pessoas procuravam carros económicos e mais simples, não havendo assim espaço para estes V8, desta forma as esperanças da Horsh caiam por terra, sendo que so produziram um veiculo o qual foi entregue ao director do grupo DKW.

    Este Horsh foi o ultimo a ser construído e participou numa aventura a volta do mundo, acabando em San Angelo, Texas.

    Ao principio o carro foi usado pelo director da DKW, mas com o passar do tempo foi começou a "encostar" e ficou durante algum tempo estacionado na fabrica em Ingolstadt na Alemanha, até que um soldado americano o adquiriu e levou para os Estados Unidos, desde então a Audi perdeu o paradeiro desta preciosidade.
    O departamento de recuperação de automóveis antigos da Audi e os seus historiadores apenas sabiam que o soldado o tinha levado para o Texas, sendo que a única pista que tinham era uma foto do carro parado algures num ferro-velho no deserto, tendo assim perdido o rumo dos acontecimentos.

    Claro que a historia não acaba por aqui. em 1967 um coleccionador, Al Wilson (mais do tipo sucateiro), recebeu um telefonema do irmão a dizer que tinha encontrado um carro único e peculiar, que nunca tinha visto antes, e que se chamava Horsh.
    Passo a transcrever o telefone.
    Al Wilson - Tens um carro para mim?
    Irmão- Um Horsh
    Al Wilson - Ooooorshh? Não queres dizer Porsche?
    Irmão- Não, é mesmo um Horsh
    Al Wilson- WTF que é isso? bem eu fico com ele, tem um nome esquisito por isso deve ser raro.

    E assim comprou o automóvel por 500 euros, sem ter bem noção daquilo que tinha em mãos, sendo que ficou satisfeito por constatar que era um V8. Al Wilson continuo a pesquisar, até que encontrou um coleccionar americano de Horsh's que se propros a ajuda-lo na identificação do carro, o qual não conseguiu fazer porque não tinha registo de ter sido produzido algum depois do fim da guerra. Começou então a escrever catas para alguns experts por todo o mundo, ate que chegaram a conclusão que estavam perante um ultimo Horsh de sempre. Isto foi possível porque a noticia chegou a Alemanha e alguns dos construtores reconheceram o Horsh e confirmaram a historia peculiar.
    A equipa de recuperação de clássicos "Audi Tradition" deslocou-se então ao Texas e adquiriu o Horsh para o trazer de volta a Alemanha para uma reconstrução total que vai demorar cerca de 2 anos, mas antes foi exposto no museu de uma maneira única e exemplar.
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Fantástica história de um clássico raro.

    obrigado pela partilha
     
  3. Grande história, Eduardo!

    P.S. Pede a algum comissário que altere o título...
     
  4. Obrigado, estou aqui pelo menos a 3 horas para conseguir arranjar os filmes e polos no youtube, mas vai valer apena. Esta um documentario bem interessante.
     
  5. Historia espetacular
     
  6. São estas histórias e toda a magia que encerram, pelas quais cada vez mais gosto de clássicos...

    Obrigado pela partilha dos filmes.

    Abraço
     
  7. De referir que o Horch estava completo

    Caracteristicas
    • V8 engine along the front, Displacement 3823 cm3 • Performance: 92 hp at the rear wheel drive 3600/min • • Four-speed gearbox (with Remote Monitoring) • • wheelbase 3350 mm Kerb weight 2100 kg • Top speed 125 km / h
     

    Ficheiros Anexados:

  8. Fantástico. Obrigado pela partilha.
     
  9. mas que historia fantástica.
    ao fim de tantos anos esta fantástica preciosidade vai ter um final feliz.
    fantástico, as voltas que o mundo dá... digam la que isto não;) dava um filme
     
  10. Obrigado pela partilha :feliz::feliz: Quanto kilometros terá feito :huh:???
     
  11. Quanto quilómetros não faço ideia, mas foi com agrado que recebi uma resposta de um entusiasta da Horch vinda da Alemanha, onde me envia um grande numero de fotografias do momento do resgate.
    Entre elas podemos ver o antigo proprietário a mostrar a documentação e cartas escritas, e a entregar peças ao historiador da Audi. Certamente fotos de um momento único.
     

    Ficheiros Anexados:

  12. e mais...
     

    Ficheiros Anexados:

  13. Um muito obrigado pela partilha Eduardo. B)
    O cenário criado pela Audi está muito concebido|conseguido
     
  14. Obrigado por essas maravilhosas fotos de um verdadeiro clássico e da sua fantástica história...

    Assim sim!

    abraço
     
  15. Obrigado, de reparar nas fotos da matricula, que acho algo de fantastico, o que aquela pequena inscrição tem de significado histórico é algo assim de fantastico!
    Já agora as ultimas duas fotos, onde se vê o passado e o presente deste Horch.
     
  16. Muito boa história Eduardo.;)
     
  17. Obrigado amigo Baião! ;)
     
  18. Uma história fantástica, de facto. Ainda há grandes descobertas por fazer por esse mundo fora.

    Quanto à descoberta em si, já tinha lido um artigo sobre ela que vem publicado este mês na Octane, ainda não tinha era visto o carro já em exposição na Audi, de facto o cenário montado está impecável.

    De notar que o carro foi um esforço algo limitado no sentido de inovação, pois a empresa tinha muito poucos recursos, e daí que o carro foi desenvolvido em torno da plataforma e mecânica de um modelo do pré-guerra, logo a performance seria algo limitada. Foi oferecido ao patrão da DKW (pertencente, tal como a Horch, ao grupo Auto-Union), mas este usou-o muito pouco e acabou mesmo por o pôr de parte por achar o carro demasiado vistoso para a época de austeridade que se vivia na Alemanha de então.

    Acabou por ser comprado, tal como tantos outros carros europeus, por um soldado americano, que o levou consigo de volta para casa. Isto explica a matrícula (U.S. Forces in Germany), que nunca foi alterada desde então, pois o carro teve pouquíssimo uso e acabou por ser adquirido pelo texano Al Wilson, que o manteve até agora.

    Com a chegada dos rumores deste carro aos ouvidos da Audi, o curador da colecção do grupo deslocou-se imediatamente ao local e tratou de confirmar a originalidade do carro, que rapidamente foi adquirido e transportado de volta à Alemanha.

    Al Wilson manifestou ainda ao repórter da revista que finalmente ficara contente pois já tinha perdido a esperança de alguma vez vir a saber a história de tão misterioso carro que já possuía faz tantos anos.

    Uma curiosidade extra: Muita gente acusou a equipa que construiu o carro(inteiramente de forma artesanal) de ter usado componentes de outras marcas para reduzir os custos, em especial os guarda-lamas dianteiros, que insinuaram ser de um Mercedes "Ponton", mas não era verdade... todos os componentes da carroçaria são únicos e originais.

    Um abraço a todos!
     
  19. Duas palavras: ALTA MENTE!! :D
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página