Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

O teu carro moderno será um clássico?

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Hugo Viana da Silva, 28 Jan 2015.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Hugo Viana da Silva, 28 Jan 2015.

  1. Esta é a lista dos carros que as companhias de seguros aceitam para os seguros de pré-clássico (+ de 15 anos).
    http://issuu.com/vitorinos/docs/listagem_de_pr__cl_ssicos1?e=2547860/2597675

    Não sei quem a elaborou, nem qual o critério, mas não deixa de ser surpreendente em alguns casos...
    Por exemplo, não contempla o Alfa GTV916, um Fiat Tipo 16v, ou um Citroen Saxo Cup, mas inclui variados diesels... :wacko:
     
    David Silva e Marco Pestana gostaram disto.
  2. Bem visto, não inclui um único Opel! :blink:
     
  3. Parece uma ideia interessante, mas de facto faltam critérios, e não se percebe em que condições estes seguros poderão viir a ser feitos. Os Rover que me poderiam interessar, também não estão contemplados.
     
  4. Embora falte ai muito carro eles conseguem alargar o leque de opções. Os 106 XSI não estão contemplados mas o meu tem lá o seguro feito.
     
  5. Há mais carros pré-clássicos para além dessa lista.
     
    Marco Pestana gostou disto.
  6. Pois, isso eu não entendo, se conseguem abrir o leque, para quê uma lista? Para poderem justificar uma nega a quem não gostam da cor dos sapatos?
     
  7. Provavelmente é mesmo por aí, Hugo...

    Não querendo fazer o papel de advogado do diabo, consigo ver a situação de todos os lados. Infelizmente para nós, tem havido muito oportunista a tentar aproveitar-se da idade do chasso que conduz para tentar aproximar-se do estatuto de clássico, pese embora não tenha a mínima intenção de preservar o carro em condições, mantendo-o apenas pelos mínimos indispensáveis que o mantenham móvel.

    Uma coisa é dar estatuto de pré-clássico a um 106 XSi que é mantido por quem obviamente conhece o que tem e pretende gozá-lo como tal, outra coisa é fazer o mesmo a um tipo de ar suspeito com um Uno 45 seguro com arames e cuspo... percebes o que quero dizer? É mesmo provavelmente uma salvaguarda.

    Se calhar até mesmo se aparecer um tipo com um Uno 45 verdadeiramente estimado lhe fazem a apólice... porque daqui a amanhã será mesmo um clássico. Mas aqueles que andam a fugir à foice quase por milagre serão de evitar. É tudo uma questão de risco, que é o negócio de quem trabalha nos seguros... e eles têm de avaliar o risco potencial em cada cliente.
     
    João Pereira Bento gostou disto.
  8. Eu sou completamente contra a discriminação do "é clássico" vs "não é clássico". Para mim quem faz o clássico é o dono e a forma como trata e apresenta a sua viatura, não tanto o carro em si. Eu como dono do carro à esquerda já fui várias vezes discriminado negativamente e sinceramente acho uma atitude repugnante.
     
  9. Também concordo que o dono e a sua atitude distinguem, antes de tudo o resto, aquele que será um clássico daquele que nunca passará de um mono velho... mas acho que é exactamente para deixar isso na mão dos agentes de seguros (sem o afirmar publicamente, porque não podem - seriam cruxificados) que existem estas listas...
     
  10. Eu fiquei com a ideia de ser uma heurística que lhes permite rejeitar automaticamente carros sem terem o trabalho de analisarem o caso concreto em mãos. Pelo menos comigo assim foi. Tanto na Vitorinos como mesmo num dito Clube Ford o seguro foi automaticamente rejeitado ao saberem qual era o modelo. Isto há uns anos quando o carro tinha menos de 25 anos.
     
    Hugo Viana da Silva gostou disto.
  11. Agora já tem 25!
     
  12. O que eu não consigo compreender é porque raio um Cx break diesel e um Peugeot 604 TD são pré-clássicos e um Renault Clio Baccara (apenas mais um exemplo) não é.
     
  13. Também não consigo compreender como é que um MX-5 de 95/96 é considerado pré-clássico e um de 1997 já não é (quando são ambos da 1.ª geração e praticamente idênticos).
     
  14. A tabela foi feita em 2012 logo 1997 era a linha corte dos 15 anos. Parece-me justo pois é aplicado a todos os veículos de igual forma.
     
    Hugo Viana da Silva gostou disto.
  15. 10256521_10152584470264839_8811189874953561822_o.jpeg Penso que um Alfa Romeo 156 V6 2500cc 24v, de 1998, 1a serie, será um clássico futuro,
    mais não seja pelo seu motor...
    Um modelo que foi " Carro do Ano " e o motor ganhou o ceptro de " motor do ano " .
    PS - Já agora, alguém sabe qual a melhor companhia de seguros ( ou a menos má ) que o aceite como pré clássico ? Obrigado por qq informação via PM.
     
    #16 Marco Pestana, 1 Fev 2015
    Última edição: 1 Fev 2015
    Antonio Alegre gostou disto.
  16. Caro Marco, penso não estar equivocado em dizer que já li em revistas inglesas que o modelo em questão já é um pré clássico;).

    Penso que a lista acima não deverá ser tomada em grande consideração, existem n pressupostos hoje que amanha não interessam e vice versa, e como a maioria desses pressupostos são subjectivos.
    Hoje um Mini vale 20.000€, amanha poderá só valer 2.000€, as vicissitudes do mercado marcarão a especulação e os valores do mesmo e logo o seu interesse como clássico.
     
    Marco Pestana gostou disto.
  17. Pois eu tenho dois seguros de pré-clássicos em carros que não constam dessa lista e eu nem sequer ligo muito aos meus sapatos!
    [QUOTE="... não gostam da cor dos sapatos?[/QUOTE]
    ;)) Espero que tenha a ver com o "pedigree" das marcas e algumas ... :ph34r: (just joking!)
     
  18. Boa tarde
    Em minha opinião o que poderá contar nessas listas para definir as diferenças entre um Clássico um Pré Clássico e um Carro Velho, será o nº de veículos fabricados e o nº de veículos em circulação (com inspeção e seguro). É natural que foram vendidos/fabricados mais Renault 5 Laureat que R5 Alpine Turbo.
    Apesar de que para mim qualquer veiculo com mais de 25 anos e em bom estado de conservação deverá ser considerado um Clássico.
     
  19. O meu FIAT Tipo 16V não é aceite? Raro e Carro do Ano? Desconhecem totalmente a história deste modelo que mudou a história da FIAT...
     
    Antonio Alegre gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página