Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

O Rolls Psicadélico de John Lennon

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Francisco Lemos Ferreira, 11 Nov 2009.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Francisco Lemos Ferreira, 11 Nov 2009.

  1. [​IMG]

    conhecido o gosto das estrelas do mundo do espectáculo pelos carros potentes e luxuosos. Como não podia deixar de ser, a marca Rolls Royce é uma das mais procuradas, não só por possuir aquelas características mas também pelo facto de poder personalizar os seus modelos de acordo com os caprichos dos clientes. Entre os músicos da pop/rock, por exemplo, não têm faltado felizes possuidores destes carros, como Elvis Presley, Stevie Wonder, Freddy Mercury ou rapper 50 cent. Todos estes veículos têm em comum a sobriedade, a distinção e o estatuto que a marca lhes confere. No entanto houve um que foi tudo menos sóbrio: o fabuloso Rolls Royce de John Lennon.

    [​IMG]

    O veículo em questão era um magnífico Phantom V com a matrícula FJB111C que lhe foi entregue em 1965. Por esta altura o carro era ainda sóbrio (apesar de ser visto em fotografias com os Beatles todo branco há quem diga que a sua cor original era o preto) mas Lennon não se deu por satisfeito enquanto não o "personalizou". Começou por lhe instalar um rádio-telefone, a que se seguiu um sistema de som muito especial, uma televisão Sony, um frigorífico e uma cama de casal no lugar do assento traseiro. Só mesmo Lennon para se lembrar de uma coisa destas...

    Mas o músico estava descontente quanto à pintura tão sóbria do seu automóvel, contrastante com a sua personalidade extrovertida e megalómana. Encomendou então uma pintura psicadélica a um grupo de artistas holandeses, que encheu a carroçaria do Rolls de todo o tipo de cornucópias, floreados e arrebiques multicolores sobre um fundo amarelo. Lennon ficou embevecido e pagou cerca de 2000 libras pela brincadeira.

    Escusado será dizer que o veículo chocou imenso a mentalidade britânica da época, para quem a Rolls Royce era motivo de orgulho nacional. Diz-se que houve uma senhora de idade que, indignada, chegou a desferir golpes de chapéu de chuva sobre o automóvel... Pese embora estes percalços, que obviamente divertiam imenso Lennon, tornou-se o meio de transporte quase exclusivo dos Beatles até à sua separação, ocorrida em 1970.

    Quando Lennon e Yoko se mudaram para os EUA o carro seguiu com eles. Já em território americano foi "emprestado" a outros músicos, como os Rolling Stones e Bob Dylan, até que foi posto na garagem e, posteriormente, "doado" ao Cooper-Hewitt Museum de Nova Iorque, onde permaneceu de 1978 até 1985, data em que foi leiloado. A licitação mais alta atingiu $2 299 000 USD e permitiu a Jim Pattison, um milionário canadiano, tornar-se o novo proprietário do famoso automóvel. Mais tarde, num acto de generosidade, Pattison ofereceu o Rolls à rainha de Inglaterra. Actualmente encontra-se exposto ao público no Royal British Columbia Museum, em Victoria.

    [​IMG]

    in obvious
     
  2. Pera aí... O gajo deu $2 299 000 USD e ofereceu-o à rainha de Inglaterra?

    Quem pode, pode.
     
  3. Yep... segundo consta, a senhora agrediu o carro e gritou "You swine! How dare you do this to a Rolls?!?" :D

    Um abraço! ;)
     
  4. Isso era um tuning made in lennon, que extravagancia... :D
     
  5. Na minha terra diz-se assim : "Quem tem unhas é que toca guitarra" ;) o Rolls está muito fixe para estar exposto B)
     
  6. Bem...há com cada um...!!! "quem pode pode" é o que se diz aqui na minha zona!!!
     
  7. Será o mesmo ? Este esteve na exponor no ano passado.
    Desculpem a minha sinceridade mas isto é um autentico insulto:p para o carro e para a marca mas gostos são gostos B)
     

    Ficheiros Anexados:

  8. A pintura deste carro para o anterior é diferente, embora seja pura imitação.
    Reparem na zona onde fixa o retrovisor, e pintura na base difere, e reparem também na pintura do capot, embora semelhante, também difere...

    Já estava a estranhar a matricula portuguesa! :)
     
  9. É o cumulo da excentricidade não tenho nada contra nem a favor do Lennon mas se queria dar nas vistas podia ter feito uma tatuagem da testa aos pés ás cores e ir para os concertos de fio dental :wacko:
     
  10. Tem razão NUNO então ainda pior já foram dois a fazer m##d#
     
  11. :D::D::D:
     
  12. Mas esse rolls e uma replica? do lennon?
     
  13. Pelos vistos Bruno este deve ser do TONY CARREIRA B)
     
  14. Não fazia ideia disto.
    O carro está uma aberração! Porra!
    Os ricos não têm mais nada que fazer é o que dá.
    O outro esperto depois de o ter comprado(bom e barato), fez sem duvida um belo negocio, ainda o foi dar!
    Vá-se la perceber!
    Para terminar em beleza ouve um esperto(mais um) que fez uma replica! Espetaculo!
     
  15. Tal como o dono, o carro representa a extravaGAN"Z"iA que imperava por aquelas alturas...

    É obvio que havia muita gente contra, mas eles é que eram felizes (porque será?? :D) e o resto é que ficava sem dormir... ;)

    cumprimentos.
     
  16. Esse esperto foi logo um portugues o_O:D
     
  17. Pronto ninguem quer o carro do "joão limão" eu fico com ele pronto eheheh ;). Eu tambem era capaz de mandar pintar o carro assim, se tivesse vivido as mocas que ele vivou naqueles anos huhhhhhhhhhh tá-se bemmmmm......... :)
     
  18. Mais umas fotos do Rolls nacional, de 2008:
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]


    Digo já que não me importava de o ter na garagem porque ter um Rolls e não o personalizar...é quase como ir a Roma e não ver o Papa:p e este está pelo menos...vistoso e alegre:D:D
     

  19. Paulo, a avaliar pela matricula, este não é do TONY mas sim do PAULO PORTAS para as suas deslocações ao serviço do Partido Popular.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página