o motor do meu fiat 850 aquece

Claudio Vilas

Veterano
Paulo Sergio Carvalho disse:
Já agora desculpem a minha ignorancia mas o meu 128 tambem tem umas blindagens nas laterais do motor,fazem o mesmo efeito que o 850 ou servem apenas de protecção ?

Servem de protecçao, para evitar que agua, lixo e lama, entrem na zona por onde roda a polie da cambota.
 

Claudio Vilas

Veterano
M Bento Amaral disse:
exacto! O meu motor de inverno demora muito tempo a aquecer. Se eu não o deixar a trabalhar na garagem 20 minutos, no inverno, saio das Fazendas de Almeirim, e vou até Santarém, sem sequer me sair ar quente da solfagem! LOL

Mauro:

Se é verdade o que dizes, acho que devias ver bem o que se esta a passar com o carro, de certeza que ele esta a perder agua.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
A falta do termostato num motor é uma sentença de torturas prolongadas.

Basicamente não se regula a temperatura, e assim só em condições muito puxadas é que o motor atinge a sua temperatura ideal. Ao funcionar abaixo dela, isso implica que as peças internas não estão na sua dimensão óptima (as cotas de rectificação a frio contam com a expansão das peças a quente para que a folga seja mínima), e o maior atrito interno faz com que o motor desenvolva menos, consuma mais e, pior do que isso, a maior quantidade de gasolina pedida e injectada nos cilindros lava as paredes e dilui o óleo todo, aumentando brutalmente a taxa de desgaste... nada simpático!

Cláudio, eu discordo que haja necessáriamente perdas de água no circuito do 850 do Mauro, pode bem ser apenas que o radiador esteja em muito bom estado e a fazer bem o seu serviço, e a ausência do termostato provoca esta falta de aquecimento. Um motor cujo circuito esteja totalmente saudável mas lhe falte o termostato custa imenso a ganhar temperatura.

Então com a chauffage ligada pior ainda, porque no inverno é como um radiador extra... o meu Spider no inverno se tiver a torneira da chauffage ligada, pelas temperaturas que indica o manómetro da temperatura da água, nem chega a usar o radiador em si porque o termostato nem chega a abrir, só com o carro parado ou em trânsito lento durante muito tempo. E estamos a falar de um twin-cam, que dissipa calor em doses brutais, ao contrário do pushrod dos 600/850/127...

Um abraço a todos!
 
o termoestato funciona como um restrictor para alem de regular a temperatura operacional do motor em causa.sem termoestato a sulocao refrigerante circula com uma velocidade elavada pelo radiador nao permitindo a este tempo suficiente para arrefecer o refrigerante.Uma anilha com o diametro externo do termoestato e um buraco de 5/8 " outra sulocao que da resultado e nao corre o risco de avaria do termoestato.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Eu faz muito que não uso restritores, só mesmo em casos especiais, porque a vantagem do termostato é regular o caudal em função das necessidades de arrefecimento, não é de abertura linear, leva alguns graus de intervalo até à abertura plena. Mas em motores de alta rotação, especialmente se for para circuitos ou semelhante, o restritor pode ser uma boa opção... modera-se o débito da bomba e mantém-se a coisa mais controlada, embora se o motor for mesmo de altas rotações também seja boa ideia aumentar o tamanho da polie para lhe tirar velocidade.

Ideal, ideal seria uma bomba de água eléctrica como agora começam a surgir... já há kits no mercado para retrofit em clássicos...

Um abraço a todos!
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Vitor Patricio disse:
Para uma utilização normal é colocar tudo como de origem, tudo a funcionar bem, e o 850 não aquece.

Nem mais, caro amigo, é isso mesmo... o carrito foi bem desenhado de raiz, o pessoal é que vai aldrabando e comprometendo as capacidades dele aos poucos até que vai longe demais.

Um abraço!
 
Topo