Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

o motor do meu fiat 850 aquece

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Rui Nelson Silva, 22 Jul 2010.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Rui Nelson Silva, 22 Jul 2010.

  1. boas!
    é o primeiro tópico que lanço aqui no portal e começo com uma breve historia aqui da maquina...
    o carro foi herança do meu avo, tinha eu uns 5 anos e quando todos achavam o carro uma lata velha, este ja me fascinava! ao fim destes anos o carro acabou por ficar para mim, tenho hoje 18 anos e tenho a maquina comigo! :D
    quando o carro veio para a minha mão tava mesmo mau no que toca ao motor, nem ao "relantim" aguentava, então com o pouco que sabia no que toca a mecanica retirei o motor do bicho fora e fiz lhe uma retificaçao! ;) ficou um brinquinho!
    agora aos poucos tou a restaurar o resto, tenho os interiores e a pintura em fase de restauro mas nao estao mal.
    o problema que tenho tido na maquina é o aquecimento no motor, enquanto é noite e os dias sao frios tudo bem, agora quando esta calor basta fazer uma pequena viagem que o carro aquece bastante e a agua começa a borbulhar. digam me soluções para resolver este problema em casa. ;)
     
  2. Boas Rui
    Os chefes vão pedir para te apresentares á malta
    A colaça do carro estará boa ? Esse motor não sofreu nenhum aquecimento? Podem ser varios factores o melhor será consultares um mecãnico que perceba de pòda ;)
    Abraço
     
  3. Tens de verificar o sistema de refrigeração. O termostato funciona? A tubagem está toda boa? O radiador não está entupido? À volta do radiador, tem a persiana por onde passa o ar a funcionar bem?
     
  4. Caro Rui,

    Se o motor já foi revisto, é bem provável que o problema esteja noutro lado... no radiador!

    Experimente passar ao de leve a mão pelo radiador com o motor à temperatura normal, e estou certo que vai encontrar zonas frias.

    Isto deve-se ao libertar de sedimentos pelo alumínio da cabeça do motor quando não se utiliza anticongelante em condições (ou não se troca com a frequência indicada pela marca de um ano), que se vai acumulando no radiador que é a parte do sistema mais restritiva à passagem. Também é provável que o radiador da chauffage esteja meio entupido da mesma forma.

    Este fenómeno deve-se à corrosão electrolítica (ataque de um metal a outro por terem características muito distintas) entre o ferro do bloco e o alumínio da cabeça, que gera óxido de alumínio em grande quantidade sob a forma de sedimentos que entopem as tubagens.

    O que recomendo nestas situações é uma limpeza rigorosa ao sistema da chauffage, e se o radiador de facto apresentar os sintomas que referi, das duas uma: ou levar uma reparação (menos bom) ou ser substituído (ideal).

    Convém também, se ainda não o fez, verificar alguns outros culpados óbvios, como o termostato e a tampa do radiador. O primeiro regula quando a água entra em circulação e se for velho pode estar preso (o sintoma é custar muito a aquecer) ou falhar a abertura por completo (aqui aqueceria muito depressa fosse como fosse). A segunda regula a pressão do circuito mas pode falhar, e nesse caso ficará o sistema comprometido e as tubagens sob imensa pressão que não passa para o vaso de expansão como devia.

    Uma última dica importante: O melhor anticongelante que conheço é o Paraflu da própria Fiat, que deve utilizar misturado a 50:50 com água e trocar anualmente.

    Mais alguma questão, é só dizer!

    Um abraço!
     
  5. Bem vindo Rui.

    Aproveito para te pedir que te apresentes no lugar correcto! ;)

    Um 850? Odeio esse carro... :p ihih

    Para alem do que a malta ja sugeriu, tens de verificar outra coisa: O motor do 850, em baixo, tem uma chapa de cada lado, uma blindagem que fecha o vão do motor. O teu 850 tem isso? É que se não tem, aí tens a resposta; Ao contrario do que as pessoas pensam, tirar as placas não ajuda na refrigeração do motor, muito pelo contrario!

    Ficamos a aguardar!
     
  6. se os paneis debaicho do compartimento do motor foram retirados a eficiencia do sistema de arrefecimento fica encapacitado.
     
  7. tendo em conta tudo o que disseram penso que o problema esta nas tais placas de baixo do motor. :p
    ignorancia da minha parte, julguei que sem aquilo o carro nao iria aquecer tanto visto que o motor é atras. quanto a junta da colaça esta foi trocada e quanto ao termóstato o carro nao tem visto que na altura nao consegui arranjar nenhum.

    quanto a apresentar me no devido lugar, expliquem melhor isso. ;)
     
  8. Amigo Rui,

    Antes de mais, a apresentação significa criar um novo tópico a apresentar-se a si mesmo a esta comunidade na secção do Fórum chamada "Os entusiastas".

    Atenção à questão do termostato, não convém nada circular sem ele no circuito, pois assim o motor nunca trabalha à sua temperatura ideal.

    Mauro, o termostato do 850 é no mesmo local do 127? Eu isso não conheço, assim como não me lembrava da questão dos painéis para controlar o fluxo de ar...

    Se for no mesmo local, são fáceis de encontrar... se não conseguir, diga.

    Um abraço!
     

  9. Sim Eduardo, são no mesmo sitio! :) E eu quase que apostava contigo, que o meu 850 nao tem termostato!
     
  10. De facto são no mesmo sitio que o 127, a carcaça em aluminio em que encaixa é que é diferente, tem mais um tubo.

    Esses termostatos arranjam-se e são importantes no Inverno para o motor atingir mais rapidamente a temperatura normal de funcionamento, no Verão são dispensáveis.
     


  11. Se não tem termostato e a junta da cabeça está boa, mande o radiador a uma casa especializada para limpar e testar, quase de certeza que fica com o problema resolvido.

    As chapas em volta do motor têm influência, mas se tudo estiver bom não é isso que provoca aquecimento, tenho 2 Fiat 850 Coupé, nenhum deles trazia essas chapas e nunca aqueceram, e um deles chegou a ir à Serra da Estrela com 4 adultos e carga e não aqueceu. Obviamente que as chapas melhoram o fluxo de ar para o radiador, eu também já tenho um par para colocar num dos coupés, não estou a dizer que é errado colocar as chapas, só não tem tanta influencia como estão a relatar.
     

  12. Boas meu caro:

    Muito bem, mais um 850 que vai voltar a pisar estrada.

    O 850, tral como foi dito pelo Mauro e mt bem( já aprendeu) so deve trabalhar com as chapas que tapam o motor e isto porque?
    Quando o motor e o carro esta a circular, a ventoinha suga o ar frio para o radiador e explusa o mesmo (ar quante) para tras do carro arrefecendo-o. Ora se o carro nao tiver as tampas, a deslocaçao do carro em andamento faz com que o ar quente, entre de novo para o radiador e como nao é ar frio mas quante, o carro nao arrefece mas aquece.
    Por exemplo, so para que tenho uma ideia, se descer com o carro a circunvalação de verao sem as tampas, quase que lhe garanto que ao chegar ao fim da mesma, pode deitar o motor ao lixo, porque ja deve ter gripado, e olhe que o motor do 850 é mt resistente.
    Uma vez que somos vizinhos, se precisar de alguma coisa, pode contar comigo.
    Abraço

    Claudio Vilas
     


  13. Ò Claudio, essa de gripar o motor a descer a circunvalação é um bocadinho exagero, a que velocidade desce? Vai com o motor em esforço? Só se for para descer a 200km/h, mas ai não precisa de se preocupar com o motor gripado, porque vai destruir o carrinho todo, porque a essa velocidade com um 850 não curva.

    Em relação ao que eu disse no meu post anterior tenho de fazer uma rectificação os 850 Sport Coupé têm uma bomba de àgua de maior caudal, que aperta com 4 porcas e a dos 850 normal é de 3 porcas e menor secção, de modo que a capacidade de refrigeração é diferente.
     
  14. Termoestato!

    Sobre este assunto devo dizer o seguinte:

    O carro deve andar sempre com o termoestato mesmo de verão.
    Tal como foi dito, e muito bem o termoestato faz com que o motor atinga mais rapidamente a temperatura de funcionamento.
    A temparatura, estando dentro dos valoress estipulado, faz com que o carro tenha um maior rendimento.
    Retirar termoestato--
    Uma das razoes que levavam as pessoas a retirar o termoestato, tem a ver com o aquecimento do motor. Quem tem um 850, sabe que tirar o radiador é algo trabalhoso (eu gosto de tirar aquilo) e como tal, o expediente para que o carro nao aquecesse muito, era retirar o termoestato, uma vez que o radiador, fica completamente obstruido quando sujo. Como fica no sitio onde fica, retirar para limpar era uma tarefa que na altura se evitava.
    Se o radiador e o circuito de refrigeração estiveram limpos, as tampas do motor colocados o motor nao aquece, isto é mantem a temperatura ideal.
     
  15. Meu caro:

    Eu já presenciei a situaçao que acabei de relatar, e olhe que o motor agarrou bem, claro que tambem ja devia de haver algum mau trato, mas ............... custou-me mt a ver aquilo.
     
  16. exacto! O meu motor de inverno demora muito tempo a aquecer. Se eu não o deixar a trabalhar na garagem 20 minutos, no inverno, saio das Fazendas de Almeirim, e vou até Santarém, sem sequer me sair ar quente da solfagem! LOL
     

  17. OK pode ter agarrado, mas a descer na circunvalação normalmente pouco se acelera, logo o esforço é minimo e a circulação de ar grande, por isso é que achei estranho, mas como disse pode ter sido por muitas coisas, pouco oleo, pouca àgua, falta de circulação da àgua, ...

    Em relação ao termostato, eu também prefiro ter termostato, mas estou a falar de motores que se saiba como estão ou neste caso radiadores.

    Como falou e bem, a maior parte das vezes o aquecimento provém de um radiador entupido, a posição do mesmo provoca que tenha tendencia a acumular lixo no exterior, e depois basta que começe a entupir por dentro e adeus refrigeração.

    Em relação a ser trabalhoso tirar o radiador, realmente é, mas na maioria dos carros modernos, é mais dificil, mais ventoinhas, mais AC, mais cablagens e menos espaço.

    Aliás os Fiat 850 são dos veiculos mais acessiveis de desmontar o motor, basta retirar a traseira e está tudo acessivel. Foi o primeiro motor que desmontei e desmanchei, já lá vai uns 27anos, na altura era um rapazito e fiquei admirado de o meu pai me pedir para fazer esse serviço, ele explicou-me que tirava a traseira e por onde havia de começar e aquilo correu muito bem, conclusão o miudo ficou todo contente e nunca mais esqueci os Fiat 850.
     
  18. Já agora desculpem a minha ignorancia mas o meu 128 tambem tem umas blindagens nas laterais do motor,fazem o mesmo efeito que o 850 ou servem apenas de protecção ?
     
  19. bem, amanha vou ja por as tampas de baixo do motor para ver se resolvo o problema. ;)
    quanto a questao do termóstato vou tentar resolver isso com o mecanico pois neste momento nao tenho tempo para me meter nessas habilidades. :)
     

  20. Meu caro:


    Rubrico tudo o que disse.

    Claudio
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página