O Meu "perfeitinho" Ou Seja Ford Prefect E493A

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Depois de dar uma volta pela nossa secção Ford, não encontro nenhum anterior à idade do meu... 1949... estarei enganado? Certamente haverá muitos no nosso jardim à beira mar plantado mas não no nosso forum.

Se estiver enganado, digam...
Há aquele ditado velhinho que se aprende na tropa... A VELHICE É UM POSTO :lol: :lol: :lol:
E esta heim...

Abraçossssssssssss.

Olha; que interessa se há outros mais antigos ou não (que o teu) ?? :lol:
Esse a meu ver (para ti) deve ter muito mais "charme" que alguns que andam por aí; é "nacional", já existem poucos (eventualmente menos que outros mais antigos mas importados em quantidades industriais), é da(s) primeira(s) série(s) de Prefect e acima de tudo é teu ...
Toca é de colocar fotos aqui ... :lol:
 

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Portalista
Ter uma máquina com essa idade é o derradeiro desafio para quem se dedica a manter "as máquinas do passado". Infelizmente não temos por aqui, no Portal dos Clássicos, muitos tópicos com as aventuras e desventuras de restaurar ou manter carros com mais de 60 anos!

Obrigado pela partilha Maximiano, este é mais um daqueles tópicos que vale a pena seguir. Mesmo que muitos, como eu, nada possamos acrescentar pois o desconhecimento é quase total. Resta aprender, o que já é muito!
 
OP
OP
José António Maximiano
Caros confrades.

Quando levantei a questão do meu "Perfeitinho" ser o mais antigo, fi-lo propositadamente correndo o risco de levantar alguma polémica sobre o valor que damos às nossas relíquias.

Nós, ao restaurar, preservar, ou simplesmente guardar uma relíquia por restaurar num canto de um barracão que temos vago, já estamos a transmitir a gerações futuras, exemplos vivos da história do automóvel. É um papel que ninguém valoriza nesta sociedade materialista e com deficit cultural
Mal daquele que pensar que por ter um automóvel mais antigo, terá mais valor que um de época mais recente. O valor de cada viatura de coleção é muito relativo e quando misturado ao valor sentimental, então mais baralhados ficamos.

Vou contar-vos a exemplo do que falo num episódio que se passou comigo.

Há uns bons anos atrás, no inicio da década de 90, na oficina do mecânico que usava fazer a manutenção ao meu carro, encontrava-se um dos desportivos mais lindos da Fiat. De cor vermelho "Ferrari" em muito bom estado de conservação era uma relíquia que não deixava ninguém indiferente. Perguntei ao mecânico de quem era e ele, depois de me informar, disse-me que o proprietário até nem se importaria em vendê-lo.
Não liguei muito ao assunto, pois já tinha dois encostados à espera de restauro, e o dinheiro não era assim tanto que me desse ao luxo de ter mais um clássico na garagem.
Mais tarde em conversa de novo com o mecânico, fui informado que o homem pedia, no tempo do escudo 1.000 contos. Achei que o preço nem era exagerado para a condição do automóvel, sabendo através do mecânico que o proprietário era todos picuinhas na manutenção das várias viaturas que possuía.
Passado três dias o Fiat 124 Sport Spider morava na minha garagem.

Conclusão: A Maria ia-me matando. (Puxa…. quando eles embirram…)
Mas tu és maluco? Com tantas despesas que temos e com os filhos a exigir mais assistência na educação, tu vais derreter dinheiro em mais lixo? Não tens já sucata que chegue?
Nem com a desculpa de o ter comprado para o filho ela se acalmou. Mas o mais grave da situação é que a pequena industria que tinha entrou em dificuldades e a situação começou a agravar-se nos anos subsequentes.
O desgraçado do Fiat vinha sempre à baila quando discutíamos sobre como sair da crise em que estávamos a mergulhar. Porra… quando se parte um degrau da escada, os outros levam todos na mesma volta.

Passados dois anos de orgulhosamente tentar manter aquela relíquia italiana, e num daqueles dias em que já nada se espera de bom, a Maria diz-me ao almoço que um senhor telefonou a perguntar por mim e se tínhamos um Fiat descapotável de 1972.

Querem ver que agora também vou ter problemas com o Fiat? Resmunguei eu.

Após ter recebido um novo telefonema, era alguém que sabia do automóvel, (não gosto de chamar “carro” a estas relíquias) e perguntava se estava interessado em vendê-lo.

Respondi-lhe que tudo dependia do preço. Mal sabia ele que eu até nem me importava de vendê-lo para superar as dificuldades que estava a atravessar. Também não ia vendê-lo por qualquer preço.
Mas porque raio é que o homem queria o meu Fiat? Havia tantos á venda do mesmo modelo.
O comprador insistia em saber por quanto é que eu o poderia vender.
Ah e tal, (aquelas tretas de vendedor) o Fiat foi comprado com intenção de o dar ao meu filho quando tirasse a carta. Era chato fazer uma desfeita dessas ao rapaz, Blá Blá blá.
É claro que já tinha dois Ford de 1949 com intenção de ser um para cada. Tenho um casal.
Mas o homem tanto insistia que lhe disse:
Por menos de 2200 contos não o vendo.
Isso é muito caro, você sabe que o preço deles anda na ordem dos 1800, 1900 contos Blá Blá Blá… Nem eu sabia que eles andavam tão valorizados na época.

Pois, mas eu não vendo por menos.

Mas porque raio é que o homem queria o meu Fiat? E como soube ele que eu tinha um Fiat Spider?
Achei toda a história muito estranha.

O que é facto é que o senhor queria mesmo ver a viatura.

Marcamos encontro e lá surge o homem num Mercedes SLK do último modelo da época, mais a esposa para analisarem o meu bólide italiano.
Tem de fazer um desconto e porque torna e porque deixa, mas eu ia mantendo sempre a minha proposta.
Ás tantas o senhor puxa de umas fotos onde testemunhava ser o primeiro proprietário da viatura, ainda no tempo em que namorava a esposa. Que engraçado. Ia lá imaginar uma história de amor tão linda.
Era um industrial do norte que pretendia adquirir novamente o seu primeiro automóvel.
Procurou no registo automóvel se a viatura existia e pelos dados, conseguiu obter o meu contacto.
Ah… o Fiat já não está de origem porque tem muitas peças e acessórios Abarth, o motor não é o de origem…, a capota não é de origem… as jantes são Abarth… queixava-se o homem.
E eu a pensar que tudo aquilo valorizava o clássico…

O negócio foi fechado pela minha proposta, mas com o castigo de ter de contar maços de notas de 1000 escudos. Queria lá saber… mas foi uma seca contar aquelas notas todas.

Este é um bom exemplo sobre o valor das viaturas de coleção.
Nenhum dos meus Ford de 1949 vale isso presentemente, e já passaram 16 ou 17 anos.

Outro fator a ter em conta é o estado da viatura. Se está completo. Se as peças são fáceis de encontrar no modelo em questão. Se os restauros foram bem feitos ou aldrabados.

Quando se faz um restauro deve-se ir ao pormenor, ou então, se não temos possibilidades financeiras para o fazer, mais vale mantê-lo o mais original possível, para que não perca o valor histórico e patrimonial na sua originalidade.
Depois há outra condição que também influência o valor da viatura. A história do ou dos proprietários. Automóveis que participaram em eventos, que pertenceram a gente que se destacou na sociedade, etc.

Ás vezes perguntam-me quanto vale este ou aquele modelo. É sempre difícil fazer uma avaliação sem saber como ele se encontra. Há situações em que uma viatura doada não tem qualquer valor devido ao seu avançado estado de ferrugem e ausência de peças originais. Depois há a questão dos importados. Viaturas com volantes à direita etc etc.
Não deixam de ter valor, mas há sempre alguma diferença.

Bem mas enquanto escrevia este meu epílogo, acabei de receber pelo correio o kit do carburador que andava perdido. É que faz os carteiros não terem atenção ao que fazem. Entregaram à pessoa errada na morada errada. Enfim…

Abraços.
 
OP
OP
José António Maximiano
Olá caros Confrades. :)

Como prometido aqui vão algumas imagens do material que tenho preparado para quando o Ford sair da oficina.

A primeira imagem é um aparelho que aconselho a todos aqueles que têm os clássicos algum tempo parados. É uma tecnologia que mantem a bateria sempre carregada sem causar quaisquer danos de sobrecarga.




_DSC1881.jpg
Aqui estão os pneus e as camaras de ar prontinhas a colocar.

_DSC1884.jpg

Os piscas, stops e refletores.



_DSC1891.jpg
Mais algum material.

_DSC1892.jpg
O Kit de reparação do carburador que vai já diretamente para o mecânico.

_DSC1893.jpg
Os tampões já limpos e pintados:

_DSC1894.jpg

E por agora é tudo.

Abraços.
 

Anexos

  • _DSC1881.jpg
    _DSC1881.jpg
    55.7 KB · Vistos: 0
  • _DSC1884.jpg
    _DSC1884.jpg
    83.1 KB · Vistos: 0
  • _DSC1884.jpg
    _DSC1884.jpg
    83.1 KB · Vistos: 0
  • _DSC1881.jpg
    _DSC1881.jpg
    55.7 KB · Vistos: 0
  • _DSC1891.jpg
    _DSC1891.jpg
    41.9 KB · Vistos: 0
  • _DSC1891.jpg
    _DSC1891.jpg
    41.9 KB · Vistos: 0
  • _DSC1893.jpg
    _DSC1893.jpg
    51.2 KB · Vistos: 0
  • _DSC1891.jpg
    _DSC1891.jpg
    41.9 KB · Vistos: 0
  • _DSC1892.jpg
    _DSC1892.jpg
    40.1 KB · Vistos: 0
  • _DSC1892.jpg
    _DSC1892.jpg
    40.1 KB · Vistos: 0
  • _DSC1881.jpg
    _DSC1881.jpg
    55.7 KB · Vistos: 0
  • _DSC1884.jpg
    _DSC1884.jpg
    83.1 KB · Vistos: 0
  • _DSC1893.jpg
    _DSC1893.jpg
    51.2 KB · Vistos: 0
  • _DSC1892.jpg
    _DSC1892.jpg
    40.1 KB · Vistos: 0
  • _DSC1893.jpg
    _DSC1893.jpg
    51.2 KB · Vistos: 0
  • _DSC1894.jpg
    _DSC1894.jpg
    49.4 KB · Vistos: 0
  • _DSC1894.jpg
    _DSC1894.jpg
    49.4 KB · Vistos: 0
  • _DSC1894.jpg
    _DSC1894.jpg
    49.4 KB · Vistos: 0
OP
OP
José António Maximiano
Olá :)

Para matar a curiosidade de alguns, aqui ficam as imagens do meu "Perfeitinho". Ainda continua na oficina e e local não me deixa fazer melhor registo.

Espero que opinem sobre este monte de sucata com rodas. Prometo que vou devolvê-lo ao asfalto ainda este ano.

A ver vamos, como dizia o cego...

_DSC1895.jpg _DSC1898.jpg _DSC1899.jpg Abraços.
 

Anexos

  • _DSC1895.jpg
    _DSC1895.jpg
    104.9 KB · Vistos: 0
  • _DSC1895.jpg
    _DSC1895.jpg
    104.9 KB · Vistos: 0
  • _DSC1895.jpg
    _DSC1895.jpg
    104.9 KB · Vistos: 0
  • _DSC1898.jpg
    _DSC1898.jpg
    71.5 KB · Vistos: 0
  • _DSC1898.jpg
    _DSC1898.jpg
    71.5 KB · Vistos: 0
  • _DSC1898.jpg
    _DSC1898.jpg
    71.5 KB · Vistos: 0
  • _DSC1899.jpg
    _DSC1899.jpg
    67 KB · Vistos: 0
  • _DSC1899.jpg
    _DSC1899.jpg
    67 KB · Vistos: 0
  • _DSC1899.jpg
    _DSC1899.jpg
    67 KB · Vistos: 0
Depois de dar uma volta pela nossa secção Ford, não encontro nenhum anterior à idade do meu... 1949... estarei enganado? Certamente haverá muitos no nosso jardim à beira mar plantado mas não no nosso forum.

Se estiver enganado, digam...
Há aquele ditado velhinho que se aprende na tropa... A VELHICE É UM POSTO :lol: :lol: :lol:
E esta heim...

Abraçossssssssssss.

http://portugal.portalclassicos.com/topic/21392-ford-model-y-pickup-1935/page__hl__pickup

era isto que queria citar :)
 
OP
OP
José António Maximiano

Anexos

  • IMG_0009.JPG
    IMG_0009.JPG
    68.6 KB · Vistos: 0
  • IMG_0009.JPG
    IMG_0009.JPG
    68.6 KB · Vistos: 0
  • IMG_0009.JPG
    IMG_0009.JPG
    68.6 KB · Vistos: 0
  • IMG_0011.JPG
    IMG_0011.JPG
    74 KB · Vistos: 0
  • IMG_0010.JPG
    IMG_0010.JPG
    75.1 KB · Vistos: 0
  • IMG_0010.JPG
    IMG_0010.JPG
    75.1 KB · Vistos: 0
  • IMG_0010.JPG
    IMG_0010.JPG
    75.1 KB · Vistos: 0
  • IMG_0011.JPG
    IMG_0011.JPG
    74 KB · Vistos: 0
  • IMG_0011.JPG
    IMG_0011.JPG
    74 KB · Vistos: 0
  • IMG_0013.JPG
    IMG_0013.JPG
    77 KB · Vistos: 0
  • IMG_0013.JPG
    IMG_0013.JPG
    77 KB · Vistos: 0
  • IMG_0012.JPG
    IMG_0012.JPG
    73.1 KB · Vistos: 0
  • IMG_0012.JPG
    IMG_0012.JPG
    73.1 KB · Vistos: 0
  • IMG_0012.JPG
    IMG_0012.JPG
    73.1 KB · Vistos: 0
  • IMG_0013.JPG
    IMG_0013.JPG
    77 KB · Vistos: 0
  • IMG_0015.JPG
    IMG_0015.JPG
    73.8 KB · Vistos: 0
  • IMG_0015.JPG
    IMG_0015.JPG
    73.8 KB · Vistos: 0
  • IMG_0014.JPG
    IMG_0014.JPG
    88.9 KB · Vistos: 0
  • IMG_0014.JPG
    IMG_0014.JPG
    88.9 KB · Vistos: 0
  • IMG_0014.JPG
    IMG_0014.JPG
    88.9 KB · Vistos: 0
  • IMG_0015.JPG
    IMG_0015.JPG
    73.8 KB · Vistos: 0
  • IMG_0016.JPG
    IMG_0016.JPG
    50.2 KB · Vistos: 0
  • IMG_0016.JPG
    IMG_0016.JPG
    50.2 KB · Vistos: 0
  • IMG_0016.JPG
    IMG_0016.JPG
    50.2 KB · Vistos: 0
  • IMG_0017.JPG
    IMG_0017.JPG
    45.4 KB · Vistos: 0
  • IMG_0018.JPG
    IMG_0018.JPG
    85.3 KB · Vistos: 0
  • IMG_0017.JPG
    IMG_0017.JPG
    45.4 KB · Vistos: 0
  • IMG_0018.JPG
    IMG_0018.JPG
    85.3 KB · Vistos: 0
  • IMG_0017.JPG
    IMG_0017.JPG
    45.4 KB · Vistos: 0
  • IMG_0019.JPG
    IMG_0019.JPG
    83.5 KB · Vistos: 0
  • IMG_0018.JPG
    IMG_0018.JPG
    85.3 KB · Vistos: 0
  • IMG_0019.JPG
    IMG_0019.JPG
    83.5 KB · Vistos: 0
  • IMG_0019.JPG
    IMG_0019.JPG
    83.5 KB · Vistos: 0
  • IMG_0020.JPG
    IMG_0020.JPG
    103 KB · Vistos: 0
  • IMG_0020.JPG
    IMG_0020.JPG
    103 KB · Vistos: 0
  • IMG_0020.JPG
    IMG_0020.JPG
    103 KB · Vistos: 0
  • IMG_0021.JPG
    IMG_0021.JPG
    66.4 KB · Vistos: 0
  • IMG_0021.JPG
    IMG_0021.JPG
    66.4 KB · Vistos: 0
  • IMG_0021.JPG
    IMG_0021.JPG
    66.4 KB · Vistos: 0
  • IMG_0022.JPG
    IMG_0022.JPG
    99.2 KB · Vistos: 0
  • IMG_0022.JPG
    IMG_0022.JPG
    99.2 KB · Vistos: 0
  • IMG_0022.JPG
    IMG_0022.JPG
    99.2 KB · Vistos: 0
  • IMG_0023.JPG
    IMG_0023.JPG
    94.9 KB · Vistos: 0
  • IMG_0023.JPG
    IMG_0023.JPG
    94.9 KB · Vistos: 0
  • IMG_0023.JPG
    IMG_0023.JPG
    94.9 KB · Vistos: 0
  • IMG_0024.JPG
    IMG_0024.JPG
    77.8 KB · Vistos: 0
  • IMG_0024.JPG
    IMG_0024.JPG
    77.8 KB · Vistos: 0
  • IMG_0024.JPG
    IMG_0024.JPG
    77.8 KB · Vistos: 0
  • IMG_0026.JPG
    IMG_0026.JPG
    81.5 KB · Vistos: 0
  • IMG_0026.JPG
    IMG_0026.JPG
    81.5 KB · Vistos: 0
  • IMG_0026.JPG
    IMG_0026.JPG
    81.5 KB · Vistos: 0
OP
OP
José António Maximiano
Olá Caros Confrades.

Que me aconselham a fazer ...

Não há ferrugem. Até fiquei espantado.

Estou em lavá-lo á pressão, dar um produto anti-ferrugem e pintar o interior que não fica á vista.

Opinem SFF.

Abraços.
 
OP
OP
José António Maximiano
Olá Caros Confrades.

Aqui vão mais umas fotos do trabalho que tenho feito aos poucos no meu Perfeitinho :)

Ainda hoje vai levar as carpetes, trapetes e forro na mala.

Abraços
 

Anexos

  • IMG_0002.JPG
    IMG_0002.JPG
    120.6 KB · Vistos: 39
  • IMG_0002-001.JPG
    IMG_0002-001.JPG
    119.6 KB · Vistos: 48
  • IMG_0003.JPG
    IMG_0003.JPG
    87.5 KB · Vistos: 49
  • IMG_0003-001.JPG
    IMG_0003-001.JPG
    123.7 KB · Vistos: 47
  • IMG_0004.JPG
    IMG_0004.JPG
    123 KB · Vistos: 46
  • IMG_0004-001.JPG
    IMG_0004-001.JPG
    112.7 KB · Vistos: 50
  • IMG_0005.JPG
    IMG_0005.JPG
    97.5 KB · Vistos: 50
  • IMG_0005-001.JPG
    IMG_0005-001.JPG
    105.8 KB · Vistos: 50
  • IMG_0006.JPG
    IMG_0006.JPG
    101.8 KB · Vistos: 48
  • IMG_0007.JPG
    IMG_0007.JPG
    122.9 KB · Vistos: 36
OP
OP
José António Maximiano
Olá caros confrades.

Aqui vão mais umas imagens do trabalho que tem sido feito.

Ao desmontar os estofos tive a sorte de encontrar por baixo o material de origem. Bastou copiar o molde e refazer com pele. O contraste até ficou engraçado.

Continuemos...
 

Anexos

  • IMG_0007.JPG
    IMG_0007.JPG
    203.4 KB · Vistos: 27
  • IMG_0008.JPG
    IMG_0008.JPG
    197.2 KB · Vistos: 31
  • IMG_0009.JPG
    IMG_0009.JPG
    200.9 KB · Vistos: 29
  • IMG_0011.JPG
    IMG_0011.JPG
    203.8 KB · Vistos: 31
  • IMG_0012.JPG
    IMG_0012.JPG
    216.3 KB · Vistos: 32
  • IMG_0014.JPG
    IMG_0014.JPG
    193.3 KB · Vistos: 31
  • IMG_0015.JPG
    IMG_0015.JPG
    200.5 KB · Vistos: 33
  • IMG_0017.JPG
    IMG_0017.JPG
    185.7 KB · Vistos: 34
  • IMG_0018.JPG
    IMG_0018.JPG
    202.9 KB · Vistos: 35
  • IMG_0019.JPG
    IMG_0019.JPG
    228.5 KB · Vistos: 37
  • IMG_0021.JPG
    IMG_0021.JPG
    166.5 KB · Vistos: 39
  • IMG_0023.JPG
    IMG_0023.JPG
    164.8 KB · Vistos: 27
Topo