Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

O Meu "perfeitinho" Ou Seja Ford Prefect E493A

Tópico em 'Ford' iniciado por José António Maximiano, 3 Mar 2012.

Tópico em 'Ford' iniciado por José António Maximiano, 3 Mar 2012.

  1. Olá caros confrades :)

    Antes de mais quero deixar aqui uma palavra de apreço ao criador deste forum e seus administradores.
    Parabéns a todos e boas moderações.

    Vou iniciar aqui a história do meu Perfeitinho.

    Todos os carros têm uma história, começando pelo seu criador. Essa é a mais importante. Sem ele o carro não existia.

    Depois há a história do proprietário ou proprietários a quem o carro pertenceu. Algumas até bastante interessantes.

    Sobre a história deste modelo, posso adiantar que foi o segundo a sair para a rua com o nome de Ford Prefect. O seu antecessor era o Ford Prefect e93a Oct 1938 a Jan de 1949.

    [​IMG]

    O meu é o segundo modelo a ser lançado com o mesmo chassis e motor, com a diferença de incorporar os farois da frente no guarda-lamas

    É então o modelo e493a fabricado de Dec 1948 - Sep 1953.

    ford_prefect_e493a_1953-44013.jpg

    Continua...
     

    Ficheiros Anexados:

    Vitor Dinis Reis gostou disto.
  2. Que loucura... que viagem ao passado...

    Abraço

    Ruy Roberto
     
  3. Olá caros companheiros.

    O Prefeitinho já acordou... ao fim de ter hibernado 18 anos, o mecanico nem queria acreditar como aquele motor emitia um som tão certinho.

    Para acordar teve de levar uma bateria de 6 volt, coisa que já é raro encontrar-se nas lojas de peças.

    Não foi fácil. O depósito de combustivel teve de ser retirado e limpo (cheirava mal e a gasolina podre) o tubo que leva a gasolina para o motor estava entupido e teve de se trocar. A bomba de gasolina estava arrumada e teve de ser reparada. O carburador idem aspas aspas. Enfim, mas valeu a pena só para ouvir aquele ronco ao acordar.

    Bom, mas nem tudo está resolvido. A bomba de gasolina debita pressão em demasia e entorna o precioso liquido pelo carburador.

    Vai ter de voltar á casa para retificar a anomalia.

    Assim que sair da oficina, vai iniciar-se o processo de manutenção que me propus a fazer.

    Trocar os pneus que estão gretados, os piscas têm o plástico ressequido, as chaves de ignição que desapareceram, tirar alguma ferrugem (não muita) que entretanto surgiu e depois.... levar um banho de tinta para ficar um pouco mais apresentável.

    É nessa altura que irei colocar umas fotos do que vou fazendo para satisfazer a curiosidade daqueles que gostam destas coisas. :)

    Só depois vai á inspecção que fica mais barato que ir com ele ás costas para o ACP.

    Abraços.
     
  4. Parabéns pelo carro!!
    Para mim, traz-me bastantes recordações.... foi o carro do meu primeiro acidente!!!

    Tinha para aí uns 5 anos, o meu Pai tinha-o estacionado, á beira da estrada, e eu estava em pé no banco de trás, como não podia deixar de ser!!

    vem uma camioneta, carregada de bidons, que entra pela traseira, fazendo com que eu fosse projectado para o banco da frente. (Note-se que eu na altura nem cinto tinha nas calças, pois andava de calções e suspensórios :lol: :lol: :D )

    Resultado: "parti os queixos" contra o retrovisor interior!!! :eek:

    ainda hoje estou a ver o filme todo.... foi como se tivesse sido ontem.. e já lá vão alguns 54 anos!!! :(

    aquilo era bidons pela estrada fora, o carro subiu o passeio e foi contra uma parede... e eu era sangue por todo o lado... :wacko: :blink:

    ahhh, já me esquecia de dizer que o Perfect era preto com os interiores em cabedal bordeaux :rolleyes:

    há momentos que nunca se esqueçem... :)
     
  5. Olá companheiro João :)

    Mas que recordação... livra. E o carro? Foi para a sucata?

    Realmente neste modelo havia a opção dos bancos serem em pele. O meu não tem e acho que os que tem, não são os de origem. Com o tempo vou estudando o que vou substituir, retirar ou repôr, para que fique o mais original possivel, sem comprometer as inspecções.

    Ainda agora telefonou o mecanico a pedir mais umas peças do distribuidor...tampa e rotor. É sempre a investir... :wacko: O que vale é o amor que damos a estas "peças" que começam a ser raras.

    Abraço
     
  6. Viva

    Quando digo que os estofos eram em pele, fiquei com essa ideia, pois escorregavam bastante, mas como era muito novo... não juro!! mas ainda os tenho na memória.

    Quanto ao carro, tenho uma vaga ideia de que não ficou muito danificado, pois acho que não estava bem travado, daí ter subido o passeio e ter embatido no muro o terreno é plano, recordo-me de ouvir dizer que tinha sido a minha sorte ...!!!

    Quanto ao carro, foi logo trocado por outro, salvo erro um Zephir que tinha uma pala verde, transparente, por cima do vidro dianteiro.

    Bons tempos em que se trocava de carro todos os anos!!! também não seria de esperar outra coisa, já que a minha família era proprietária da Ford em Leiria e Caldas.

    quanto ao estar sempre a investir... faça de conta que é um "porquinho mealheiro", com a diferença de que podemos andar no interior dele misturados com os "trocos".

    um abração
     
  7. Olá João

    Lembro bem dos modelos Zephir e de circularem pelas nossas ruas. Este da foto então... era considerado um espada na epoca
    800px-Ford_Zephyr_211E_front.jpg

    Essa de mudar de carro todos os anos... bem era mais ao contrário. Os carros duravam anos nas mãos dos proprietários. Nem todos eram sortudos :)

    Gandre abraço.
     

    Ficheiros Anexados:


  8. HI
    Vamos mas é a colocar fotos do teu :lol:
    Não percebi isso da "bomba gasolina debitar pressão a mais"
    Não será a valvula/boia do carburador que não veda ??
    Boa "manutenção"
     
  9. o modelo do do meu pai era mais parecido com este.

    Só me lembro da "pala" e achava o carro feio... :( e a cor acho que era cinzento.. :rolleyes:

    não chegou a durar 6 meses, pois ninguém gostava dele!!!

    acho que se trocou por um Taunus
     

    Ficheiros Anexados:

  10. Ainda está na oficina e não há espaço para as pics. Assim que vier para casa prometo tirar. Alias vou tirando á manutenção geral que vou fazer.

    Abraço.
     
  11. Olá caros confrades :)

    Enquanto o Perfeitinho está na oficina, retirei-lhe os para-choques para entretanto mandar cromar. Estive a ver os preços de novos no site http://www.smallfordspares.co.uk/ mas acabei por optar fazer o trabalho numa casa da especialidade.

    Posso vos dizer que a empresa em questão é das mais conceituadas a nivel de cromagens. O serviço é bem feito e leva os três banhos que uma boa cromagem exige. Cobre, niquel e cromio. Demoram o mês a entregar as peças. Os dois para-choques ficam pela módica quantia de 307.00 euros, com a garantia de se manterem impecáveis durante 15 anos. Já estou a imaginar o que vou gastar no total das peças que pretendo tratar. Puxadores, elevadores, tampões, etc, etc...

    É evidente que não será necessário fazer todo o trabalho duma só vez. À medida que vai havendo di$ponibilidade vão-se refazendo as peças que mais restauro exigem. O importante é o carro estar fiável em termos mecanicos de forma a circular em segurança.

    Ainda não há há fotos, mas brevemente acabam por surgir.

    Abraços.
     
  12. O problema não é da bomba, é da valvula da boia do carburador que não fecha, pode ser por ter lixo ou então é a boia mal regulada.
     
  13. É uma questão em aberto. A bomba regressou á casa para verificação. O carburador foi todo revisto e restaurado. Na opinião do mecanico a boia está a vedar bem. Vamos aguardar vinda da bomba e depois testar todas as afinações do carburador. Geralmente o material tem sempre razão e por vezes é a falta de experiência a causadora de questões de soluções simples.

    Vamos aguardar. Agradeço as dicas.

    Abraço.
     
  14. Não me leves a mal, mas aí convém ter a certeza, mandar a bomba para traz sem ter a certeza de que seria de lá o problema acho mal feito...
    Abraço.
     
  15. Foi lá porque o próprio reparador da bomba disse que poderia ser esse o problema... :)
     
  16. Aí então é outra coisa...
     
  17. Olá caros confrades. :)

    Ainda nesta senda da bomba de gasolina... Bem... afinal a bomba não foi reparada mas sim substituida por uma idêntica de um outro qualquer Ford da época. A questão é que como não é a original a árvore de cames que controla a bomba força o diafragma fazer um curso maior, por isso sobra combustivel no carburador. A solução que parece mais plausível é ajustar o cepo da bomba para que esse curso seja menor, ou seja, que o diafragma não oscile demasiado no seu curso vertical. Isto tudo era evitável, mas o mecanico não sabia que eu tinha a hipotese de mandar vir de Inglaterra uma bomba recondicionada de origem por preços mais em conta. Enfim... caso a coisa não se ajuste, terei de ser ressarcido pela casa que disponibilizou a bomba e mandarei vir uma de origem. Estas coisas levam tempo a resolver porque as oficinas só se dedicam aos clássicos quando há folgas nas reparações mais urgentes.

    Eu só pretendo que o carro fique a trabalhar para depois o levar para casa e iniciar então a manutenção que necessita.

    Entretanto já fui adquirindo algumas peças que vou necessitar. Brevemente terei de mandar vir os pneus de inglaterra onde são mais em conta. Posso deixar aqui o link para que outros que necessitem possam adquir. http://www.classictyres.org/page/index

    Atenção que há vários preços para o tipo de borracha aplicada no fabrico. Se pretendemos um pneu para uso diário poderemos encontrar mais barato, mas caso optemos por pneus mais duradouros o investimento é um pouco superior. Borrachas baratas têm tendência a gretarem ao fim de 3 ou 4 anos enquanto a Dunlop por exemplo, fabrica pneus que chegam a durar mais de 10 anos mesmo estando parados. Depois há fatores que influênciam uma deteoração mais rápida com a luz e o facto de estarem sobre pressão.

    Bom... por hoje é tudo. Tenho de ir pintar os numeros da matricula. Sim porque os originais eram pintados a branco sobre a chapa preta. :)

    Abraços.
     
  18. Desconhecia isso dos pneus... ;)
     
  19. Olá Caros confrades.

    A senda continua... :wacko: chegou-se à conclusão que o carburador também tem fugas. Certamente são as juntas que não estão em condições. Mandei vir um kit de reparação de UK e agora a encomenda não aparece. Já reclamei mas vai ser dificil aparecer. Terei de mandar vir outro.


    Entretanto já tenho:

    Cinco pneus novos e respectivas camaras de ar, vindos de UK.
    Matriculas novas pintadas à mão. (preto e branco)
    Os piscas de seta reparados e a funcionar a 6 volts (Já não se encontram estes piscas à venda, só de 12 V e custam os olhos da cara).
    Estive um dia de volta deles a limpá-los e a fazer adaptações de forma a ficarem o mais originais possivel. Por fim foram testados e pintados.
    Mandei vir dois tampões das rodas de origem que faltavam.
    O emblema PREFECT que faltava na mala traseira.
    Os para-choques ainda estão na cromagem e levam mais 20 dias para mos entregarem.
    Escovas do para-brisas de origem. São tão fininhas :D
    Tampão da gasolina de origem com chave.
    A chave de ignição e das portas de origem Ford.(Estava perdida)
    O rotor e tampa do distribuidor.
    Os piscas de origem trás e frente.
    Filtros de oleo de origem.
    Parafusos cromados para fixação do para-choques e matriculas.

    Isto é apenas para ver se o retiro da oficina e ir à IPO.

    Depois de o ter em casa vou com calma analisar quais as prioridades de restauro. Provávelmente não poderei fazer muito mais sem que o carro seja pintado. Não vou fazer trabalhos de estofador antes disso, não teria lógica.
    Estas coisas para quem não tem muitos euros disponíveis levam o seu tempo. As peças são caras e se pretendemos fazer um trabalho o mais aproximado com o original, leva-nos muitos $$$$.
    Vou tentar tirar umas fotos às peças que tenho em mãos, porque o carro continua num canto da oficina onde é dificil tirar fotos.

    Pelos euros que já gastei, estou a prever que vou ter de adiar a pintura geral. Ficará adiada para o ano que vem. Além disso a crise não está nada a ajudar o meu pequeno negócio.

    Aguardemos melhores dias...

    Abraços a todos.
     
  20. Depois de dar uma volta pela nossa secção Ford, não encontro nenhum anterior à idade do meu... 1949... estarei enganado? Certamente haverá muitos no nosso jardim à beira mar plantado mas não no nosso forum.

    Se estiver enganado, digam...
    Há aquele ditado velhinho que se aprende na tropa... A VELHICE É UM POSTO :lol: :lol: :lol:
    E esta heim...

    Abraçossssssssssss.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página